TRILHA SONORA NACIONAL
![]() |
| Baixe esta trilha em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1975 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 403.6064 (LP) / 740.6064 (K7) / 3010-2 (CD)
RIPADO DO CD ORIGINAL
Desenho da capa: Cyro Del Nero
Coordenação Geral: João Araújo
Produção Musical: Guto Graça Mello
Assistente de produção: João Mello
Estúdio: Somil
FICHA TÉCNICA DO CD:
Masterização: Promaster
Projeto gráfico: Marciso (Pena) Carvalho
Designer assistente: André Rola
Ilustração da TV (não incluso): Romero Cavalcanti
Texto (não incluso): Mauro Alencar
Fonogramas cedidos por: EMI Music (Universal Music) (4, 6 e 11); BMG Brasil (Sony Music) (8, 9, 10 e 12).
PLAYLIST:
- LOURA OU MORENA / Trama
- PROCISSÃO DE SAUDADE / Silvio Caldas
- VELHO REALEJO / As Três Meninas
- MARINA / Dick Farney
- PEDREIRA / Coral Som Livre
- ADEUS BATUCADA / Carmen Miranda
- ESCALADA / Orquestra Som Livre [ABERTURA]
- BEATRICE / Walker
- RENÚNCIA / Nelson Gonçalves
- AOS PÉS DA CRUZ / Orlando Silva
- A VOZ DO VIOLÃO / Francisco Alves
- LÁBIOS QUE BEIJEI / Orlando Silva
- DOBRADO 27 DE JANEIRO / A Bandinha
- FESTA DO ALGODÃO / Ruy Maurity
TRILHA SONORA INTERNACIONAL
![]() |
| Baixe esta trilha remasterizada em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1975 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 404.7058 (LP) / 740.7058 (K7)
Seleção de repertório: Antônio "Toninho" Paladino
Desenho da capa: Cyro Del Nero
Layout: Joel Cochiararo
Remasterizado por Sky Walker.
Restauração de capas e adaptação para CD: Sky Walker
Pesquisa de renovação de créditos: Sky Walker
Fonogramas cedidos por Sony Music, exceto: Universal Music (4, 7, 8 e 13) e ABC-Paramount (6 e 14).
PLAYLIST:
- BLUE
SWEDESUEDE SHOES* / Elvis Presley - BÉSAME MUCHO / Ray Conniff and his Orchestra and Choir
- STUPID CUPID / Neil Sedaka
- BLUE GARDENIA / Nat King Cole
- DAY O+ / Harry Belafonte
- DIANA / Paul Anka
- ONLY YOU (AND YOU ALONE) / The Platters
- ROCK AROUND THE CLOCK++ / Bill Haley and
HisThe Comets - MATILDA [Edit]* / Harry Belafonte
- KISS ME QUICK / Elvis Presley
- MOONLIGHT SERENADE / The Glenn Miller Orchestra (directed by Buddy de Franco)
- OH! CAROL / Neil Sedaka
- TENDERLY / Nat King Cole
- PUT YOUR HEAD ON MY SHOULDER / Paul Anka
*Live version / Ao Vivo.
+ Nome original. "Banana Boat (Day-O)", "Day-O (The Banana Boat Song)" ou "Day-O" são títulos alternativos referentes à mesma música mas não dos discos originais do cantor.
++Nome original. "(We're Gonna) Rock Around The Clock" apareceu a primeira vez em um single em 1954 na gravadora MCA mas nos registros na Associação de Compositores Estadunidenses (ASCAP) não consta o subtítulo antes do nome.
Bonjour, Padawans! Bom estar com vocês novamente! Todes bem?
Hoje é o dia de relembrar as trilhas de "ESCALADA", novela de Lauro César Muniz pela Rede Globo exibida no horário das 20 horas (uma "novela das 8"). Uma novela de grande sucesso no horário e foi dividida em três fases. Estrelada por Tarcísio Meira como Antônio Dias; Renée de Vielmond como Marina - seu amor na trama; Suzana Vieira como Cândida - acaba se casando com Antônio; Milton Moraes como o antagonista Armando, o poderoso da cidade de Rio Pardo, onde se passa a trama; e grande elenco: Natália Timberg, Mário Lago, Ênio Santos, Cecil Thiré e muitos outros.
Falando das trilhas, ambas foram um sucesso. "Escalada" foi a primeira trilha sonora nacional onde a obrigatoriedade de ser uma trilha gravada especificamente para a novela se extinguiu de vez e passou a se adotar o formato de compilação em larga escala, assim como já acontecia com as trilhas internacionais. "O Espigão", de dois anos antes, já dava sinais disso acontecer com a inclusão de dois temas vindos de outras gravadoras.
Para a trilha nacional - que possui uma capa alternativa amarela - foi optado por colocar sucessos dos anos 1940, quando a era do rádio ainda era muito forte e alguns dos anos 1950. Das gravações novas destaco a divertida "Loura ou Morena" (Trama, composição de Vinicius de Moraes e Haroldo Tapajós), a séria "Procissão da Saudade" (Silvio Caldas), "Festa do Algodão" (Ruy Maurity) e "Beatrice" (Walker). O grande tema do disco foi "Marina" (Dick Farney), tema da personagem de Renée de Vielmond.
Já a trilha internacional foi um grande e inesperado sucesso com vendagens acima de mais de um milhão de cópias. Ela inspirou a Som Livre a criar a trilogia "Saudade Não Tem Idade", que foi no rastro do sucesso da novela. Curiosamente contou com temas ao vivo de Elvis Presley ("Blue Suede Shoes"), Bill Haley and The Comets ("Rock Around The Clock") e Harry Belafonte ("Matilda"). Aliás, essa versão da canção de Harry foi extraída de seu show no Carnegie Hall, nos EUA e no disco da novela só tem 3'30" dos 13 minutos da totalidade da faixa.
Para celebrar a passagem de fases dentro da novela a Som Livre optou por deixar a capa do nacional preta e branca - e também somente amarela, o que não deixa de ter o conceito monocromático - para a primeira fase enquanto que a capa do internacional já ganhou cores e representa a segunda e terceira. Elvis, Neil Sedaka, Nat King Cole, Harry Belafonte e Paul Anka tiveram 2 faixas cada um enquanto que Ray Conniff, The Platters, Bill Haley and The Comets e The Glenn Miller Orchestra emplacaram apenas uma no disco.
Cada versão foi meticulosamente conferida para que não ocorresse equívocos, pois era um era de regravações por conta da migração dos discos 78 RPM para os de 33 1/3 RPM. Aqui estão as versões que foram realmente parar na trilha internacional original da novela.
Bem, turma, é isso. Espero que gostem, abração e FUI!


6 comentários:
Mas a forma "Bill Haley and HIS Comets" também é correta, segundo o Discogs.
K. Araújo, não na época deste lançamento.
Amigo o álbum internacional tem algumas faixas que a qualidade real é MP3, quando usei o Audiochecker! Faixas: 2, 4, 5, 6, 7, 10, 13 e 14.
José Adriano, eu sei que sua intenção é boa, mas reclame com as gravadoras originais que põem as fontes assim no iTunes (O que vc esperava de fontes que vêm com arquivos em 256 kbps?). Eu faço o que eu posso e dou minha melhoradinha. Se você colocar tudo no AudioCheckher vai ficar louco. Por isso parei com algo que eu chamo de "punheta musical". Eu faço o meu e o meu melhor, queridão. Abraço!
P.S.: Sinceramente, não me ligo em AudioChecker. Tocando bem, que mal tem? Rs
E só pra complementar, comigo todas estão dando "FLAC error" kkkkkkkkkkkkkkk. Aliás, não sei porque essa sanha de AudioXerechker: Na hora de pôr no som vai soar a mesma coisa. Os nossos aparelhos pasteurizaram os equalizadores e não estão preparados para o som analógico, de qualquer forma. A equalização pré-programada não propaga e nem expande o som analógico, funcionando somente para os 0's e 1's do som digital. Nem o audiófilo mais experiente consegue distinguir nada com equipamentos tão capengas os quais nos são vendidos por aí, desde o fone de ouvido para se ouvir no celular até o som de casa. Tanto alarde para ouvir música num JBL ou Alexa da vida? A humanidade saiu do som mono, foi para o estéreo, surround 5.1, depois 7.1 para retornar ao som... Mono!!!! Então relaxe e não se cobre demais, pois audiofilia enlouquece qualquer ser humano e as frequências perdidas por obra das próprias gravadoras não irão mais voltar. Abração.
Amigo, obrigado por postar essas raridades musicais. E, realmente, mais importante do que a "qualidade" do som, são as memórias que ele nos traz. Sempre me emociono quando lembro dos velhos discos com chiados que tocavam no 3 em 1 Panasonic de minha mãe, que ela comprou em 1989.
Postar um comentário