sábado, 22 de junho de 2024

A PRÓXIMA ATRAÇÃO (Polydor / Companhia Brasileira de Discos, 1970)

Baixe esta trilha em FLAC Lossless aqui.

Capa alternativa, também à venda na época. Minha edição em LP é com esta capa.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1970 - Gravadora: Polydor (Universal Music)
Nº de Catálogo: 44.060 (LP) / UICY-3161 (CD - Japão, 2001) / UICY-77203 (CD - Japão, 2015)
RIPADO DO CD ORIGINAL.
Direção de Produção: Nelson Motta
Estúdio: CBD
Técnicos de gravação: Ary Carvalhaes e João Moreira
Arranjos: Chiquinho de Moraes / Rogério Duprat / Arthur Verocai / Roberto Menescal / Paulo Machado
Lay-Out: Nilo Jorge
Capas restauradas por: Sky Walker

PLAYLIST:
  1. CIÇA CECÍLIA / Erasmo Carlos
  2. A PRÓXIMA ATRAÇÃO / Ivan Lins [ABERTURA]
  3. REGINA / Ronnie Von
  4. ZIP / Briamonte Orch.
  5. PANORAMA, SEGUNDO RODRIGO / Marcus Pitter
  6. QUEM VEM DE LÁ / MPB4
  7. MADALENA / Elis Regina
  8. DIA DO GRILO / A Charanga
  9. SUCESSO, AQUI VOU EU (BUILD UP) / Rita Lee [na época grafado como RITTA LEE]
  10. SOL NASCENTE / Conj. Roberto Menescal
  11. VERDES CAMPOS DA AMÉRICA / Antônio Carlos
  12. ATMOSFERA / Briamonte Orch.

            Olá, Padawans! Todes bem?
            "A Próxima Atração" foi uma novela da Rede Globo exibida às 19 horas a partir de 26 de outubro de 1970 se encerrando em abril de 1971. Sete mulheres se empolgaram em dar o golpe do baú em um gaúcho solitário de nome Rodrigo (Sérgio Cardoso): Uma publicitária, uma chacrete, uma manicure, duas aeromoças e duas solteironas. A novela foi um sucesso mas tivemos algumas polêmicas e curiosidades: Foi acusada de plágio - o querelante GANHOU a ação, tivemos um caso de yellow face (ator branco se passando por asiático), Silvio de Abreu ainda ator...
            A abertura composta e cantada por Ivan Lins conta bem a história da novela: Um bom vivant que é alvo de sete mulheres que querem dar um golpe do baú. A novela foi escrita por Walther Negrão - a primeira dele. Infelizmente o que nos sobrou dela foi somente a trilha sonora, que foi vendida com duas capas diferentes.
            O grande sucesso do disco foi, indubitavelmente, "Madalena" (Elis Regina). O nome da personagem de Renata Sorrah teve seu nome trocado devido à música e assim ajudou a canção a se tornar um dos grandes clássicos da MPB, além do que alavancou as vendas do compacto duplo da cantora. Outro grande sucesso foi "Sucesso, Aqui Vou Eu" (Rita Lee, na época Ritta Lee).
            Uma trilha maravilhosa produzida por Nelson Motta. A minha preferida, de longe, é "Quem Vem de Lá" (MPB4), presente unicamente neste lançamento.
            A capa do disco teve três versões diferentes de capa sendo as duas da foto as mais díspares uma da outra. As outras apenas mudavam a cor de fundo da capa: Um disco vinha em vermelho como na foto e outro vinha em preto. A terceira versão mostra a imagem repetida em um efeito gráfico que chamamos de perspectiva.
            É isso, pessoal. Este foi o último disco de trilha sonora da Globo que foi lançado pela Philips / Companhia Brasileira de Discos. Anteriormente tivemos: "Véu de Noiva", "Verão Vermelho", "Irmãos Coragem", "Assim Na Terra Como No Céu" e "Pigmalião 70".
            Beijundas do Titio.
            FUI!

P.S.: Eu agradeço a todos que estão colaborando com o PIX para a aquisição de melhores equipamentos visando a melhoria do blog. Meus mais sinceros agradecimentos e continuem doando, gente! O Titio conta com vocês! Beijos e FUI!

2 comentários:

CARLOS HELENO disse...

SEU TRABALHO DE RESGATE DESSAS PÉROLAS É EXCELENTE AMIGO!!!! QUALIDADE E ESMERO SÃO CARACTERÍSTICAS PRESENTES EM SEU BLOG!!! PARABÉNSSSSSSSSSS ABRAÇO

Carlos disse...

boa tarde vc poderia postar os seguintes discos midback de 1994 e os 3 volumes de moments of love da globo columbia , thank you