quinta-feira, 6 de junho de 2013

Análise Retrô: TRILHAS SONORAS INTERNACIONAIS DE NOVELAS DA GLOBO (1981-1990)

Classificação: RUIM + REGULAR ++ BOM +++ ÓTIMO ++++ EXCELENTE +++++

           Olá, children from my Brazil varonil! Eu volto aqui para falar de um assunto que consome um pouco do meu tempo como melômano que sou: TRILHAS SONORAS. Quem me acompanha sabe que eu já falei sobre as coleções "Campeões de Audiência", "Som Livre Masters Trilhas" e sobre as trilhas internacionais da primeira década de vida da Som Livre. Agora vamos falar de um período que, para muitos, foi a época de ouro do segmento que é os ANOS 80.
           Mais uma vez: a década começa no ano 1 e termina no ano 10. Portanto, quem procura informações sobre as trilhas de 1980 NÃO É NESSE ARTIGO. Aqui é de 1981 para cima.
          Por isso mesmo começamos com:

BAILA COMIGO (1981)+++++

           A trilha internacional é considerada um clássico até hoje. Também pudera, pois veio com os megahits "Without Your Love" (Roger Daltrey), "Living Inside Myself" (Gino Vanelli) e "Time" (Alan Parsons Project). Ainda contou com os sucessos "9 to 5" (da nossa "cantriz" country peituda Dolly Parton), "Crying" (Don McLean), "Reality" (Richard Saunderson), "Come Back to Me" (Leslie, Kelly & John Ford Coley), a ressuscitada "What's in a Kiss" (Gilbert O'Sullivan) e a divertida "Santa Maria" (Newton Family, uma espécie de Genghis Khan cigano).


O AMOR É NOSSO (1981) ++

           Uma novela jovem com uma trilha de poucos sucessos. Dizem por aí que a novela não fez o sucesso esperado mas deixou clássicos como "Sunshine on My Shoulders" (John Denver), "The Best of Times" (Styx) e "Welcome Home" (Corelia - totalmente 'Star Wars' o nome da banda). Também destaco a divertida - e instrumental - "No Tears Tomorrow" (Lonnie Smith) e "Nowhere to Hide" (Voyage). Confesso que eu me interessei mais pela trilha nacional...



BRILHANTE (1981) ++++

           Novela confusa - metade disso graças à censura, na época - cuja trilha internacional teve duas edições: A primeira com o sucesso "Good Time Tonight" (Kool & The Gang) e a segunda com "Queen of Hearts" (Linda Kooly - cover para Juice Newton). Não sei se foi uma boa troca, realmente, pois gosto mais da música do Kool.
           Ela traz os sucessos "Comin' in and out of Your Life" (Barbra Streisand), "Hurt" (Carly Simon), "Murmures" (Richard Clayderman ao piano), "You Weren't in Love" (MICK Fleetwood, e não MIKE, como vem no LP) e "Take Me Now" (David Gates - anos depois estragada por uma versão brasileira do Só Pra Contrariar).  Ainda tem as belas interpretações de Morris Albert ("Do You Miss Me"), "Love Games" (Ian & Christopher - mais um projeto paralelo do Voyage), Jim Capaldi  ("Casinha Branca", do Gilson, virou "Old Photographs" em inglês) e Waltel Branco disfarçado de Sound Orchestra em "Song for Laura". Ao mesmo tempo sofisticada e um tanto inovadora.

JOGO DA VIDA (1981) +++

         Sílvio de Abreu e a sua versão de "Corrida do Ouro" que fez um grande sucesso em uma novela encabeçada por Gloria Menezes. Com muitos sucessos no horário das 19 horas destaco: "I Believe in Love" (Nikka Costa), "Sign of Times" (Bob James), "Give It to Me Baby" (Rick James), "Piano" (do brazuca Bruno Carezza), a arrojada "Dance The Night Away" (Voggue), o clássico "I Can't Go for That (No Can Do)" (Daryl Hall & John Oates) e a linda "The Old Songs" (Barry Manillow).


O HOMEM PROIBIDO (1982) ++++

           Primeira trilha selecionada pelo já falecido Sérgio Motta e a primeira internacional lançada pelo selo Opus / Columbia. Foi uma seleção de repertório bem arrojada para o horário das 18 horas. O álbum é repleto de música estilo Hi-NRG (que muitos chamam de "Gay Disco") mas também tem balada e rock. Também é nesse álbum que os primeiros sinais de funk aparece - algumas concomitantemente lançadas com o álbum da Furacão 2000, na época.
           Começando pela mega balada do Foreigner: "Waiting for a Girl Like You" foi o grande hit do disco juntamente com "I Love Rock and Roll" de Joan Jett & The Blackhearts (tristemente estragada por Britney Spears anos depois) sendo a música que encerra o LP. As legais para dançar são "Rock Your World (Joho Joho)" (Weeks & Co.) e "Hit 'n' Run Lover" (Carol Jiani). As consideradas "Funk" e que também legais à beça são: "Treat Yourself to My Love" (Terri Gonzalez) - que em alguns Lp's ela sofre com queda de rotação no início [ainda bem que eu escapei DUAS vezes disso] - "You're the One for Me" (D. Train) e "Do It to Me" (Vernon Bunch) e, claro, que eu não poderia deixar de citar a gostosa "Pac Man Fever" (Buckner & Garcia).

SÉTIMO SENTIDO (1982) +++

           É uma trilha um tanto quanto "diferente" para os padrões da época - outro lançamento considerado arrojado. Traz o mega hit "Empty Garden (Hey, Hey, Johnny)" (Elton John) composta por Elton e Bernie Taupin em homenagem ao recém-falecido John Lennon. Outra música da trilha que merece o nome que tem é "Classic" (Adrian Gurvitz), pois adquiriu esse status ao longo do tempo com louvor. Belíssima balada.
           Essa trilha também marca a estreia de Duran Duran em novelas com uma música que foi um hit mediano somente aqui no Brasil - "Anyone Out There" (mundo afora eles bombavam com "Planet Earth" e o polêmico vídeo de "Girls on Film"). Outra grande faixa é "Megatron Man" (Patrick Cowley), bem Hi-NRG e eletrônica. Don McLean volta com seu sucesso "Castles in the Air" e como a editora não liberou Vangelis para a trilha, puseram um cover de "Chariots of Fire" (Carruagens de Fogo) por um grupo obscuro chamado Spirits.

ELAS POR ELAS (1982)+++

            Fazer trilhas "diferentes" para o público se acostumar com a sonoridade da nova década já havia virado uma rotina para Sergio Motta. Não que as seleções fossem ruins mas os tempos realmente estavam mudando e, às vezes, ele adicionou músicas nas trilhas que viriam a estourar mais tarde por aqui mas que já eram um tremendo sucesso no exterior. Sempre antenado, seus discos só poderiam resultar em boas vendas e virar itens de colecionador.
            O disco abre com uma canção que seria um sucesso anos depois - mais precisamente em 1994 por causa do filme "Priscila: A Rainha do Deserto": "I've Never Been to Me" (Charlene). É seguida de pertinho por outro grande sucesso: "Even The Nights Are Better" (Air Supply) definitivamente foi o sucesso da novela; outras que também foram destaques foram "Gimme Just A Little More Time" (Angela Clemmons, cover de uma famosa canção dos anos 60) e "It's Good to Be The King" (do divertido ator/produtor/diretor Mel Brooks).

SOL DE VERÃO (1983) +++++

           A novela do Maneco pode ter sofrido com a morte de Jardel Filho, o protagonista da novela e deixado de escrever por estar abalado com isso. Porém, a novela também marcou pelos seus temas. O que dizer do retorno triunfal de Duran Duran com "Save A Prayer", seu maior sucesso até hoje? (mesmo que editada). E os temas românticos matadores como: "Don't Look Back" (The Korgis), "Hard to Say I'm Sorry" (Chicago), "Être" (Charles Aznavour - colocada na trilha para coincidir com sua vinda ao Brasil, na época) e "Love and My Best Friend" (de uma iniciante Janet Jackson)? Ainda mais contrastando com as agitadas e solares "Baby I Need Your Lovin'" (Carl Carlton), "I Don't Wanna Dance" (Eddy Grant), "Wot" (Captain Sensible) e "Situation" (Yazoo). Ah!: Somente uma correção: "Do That To Me One More Time" é interpretada por BENNY Latimore (omitiram o Benny dos créditos).
           Já ia me esquecendo: Muita gente que eu conheço se casou ao som de "Hypnos" (Future World Orchestra), um tema instrumental realmente muito bonito.

FINAL FELIZ (1983) +++++

           Não há como não se encantar com a trilha de "Final Feliz": É uma trilha pra cima e as canções lentas que ela possui são de arrasar o coração de qualquer um. O mega hit "Try My Side" (Chi-Lites) abre o álbum e Madonna estreia em trilhas de novelas com essa versão quase exclusiva de "Everybody". Yazoo agita com "Don't Go" e Daryl Hall & John Oates voltam com o megassucesso "Maneater". Gary's Gang manda ver com "Knock Me Out" no final do disco, Voyage fecha o lado A com a ótima "Let's Get Started" e nesse mesmo lado David Christie vem com o seu hit europeu "Saddle Up". Smoothsayer faz um belíssimo cover de "The Lion Sleeps Tonight", a versão americanizada para "Wimoweh" cantado a primeira vez para o mundo pela potente voz de Yma Sumac nos anos 50.
           Já no ranking das lentinhas temos "Got to Be There" (Chaka Khan regravando Michael Jackson), "It Started with A Kiss" (Hot Chocolate), "Never Gonna Let You Go" (produzida pelo brasileiro Sergio Mendes), "I'm Never Gonna Say Goodbye" (Billy Preston) e "Bluer Than Blue" (Ruby Wilson), todas atualmente consideradas grandes clássicos da música internacional.

PÃO PÃO BEIJO BEIJO (1983) ++++

            Mesmo sendo tão arrojada quanto as primeiras feitas pelo Sergio Motta está fincada profundamente nos corações dos trilheiros. É um disco bem gorducho - a Opus/Columbia costumava editar ferozmente as músicas que iriam para a novela.
           O grande sucesso foi, sem sombra de dúvida, "Total Eclipse of the Heart" (Bonnie Tyler) cujo clipe tinha aqueles famigerados olhos brilhantes de dar medo a qualquer mortal. Nesse disco também estava escondida uma faixa que faria sucesso anos depois na voz de Jennifer Hudson: "And I Am Telling You I'm Not Going", originalmente cantada por Jennifer Holiday para o musical "Dreamgirls". Difícil escolher qual versão é a melhor, mas eu fico com as duas.
           Outro sucesso grande do disco foi "First Love" da então menininha Nikka Costa. Também tem a maravilhosa balada de "If You Were My Lady" (Glenn Campbell & Diane Solomon) em uma época de término de contrato com a Capitol Records e Glenn gravou este dueto por um selo obscuro.
           Mais uma obscura que viria a ser conhecida anos depois pelos filmes e musicais da vida é "I Will Follow Him" - aqui em uma versão discoteca interpretada por Claudja Barry. Para caber no LP a música foi reduzida de quase 5 minutos para 1:59, e ainda aceleraram a rotação um pouco para caber mais coisa. Essa música foi um tema muito conhecido do filme "Mudança de Hábito".
           As duas mais tesouradas com edições pra valer foram "You Said You'd Gimme Some More" (KC & The Sunshine Band), reduzida de quase 8 para quase 3 minutos. "Hip Hop Be Bop Don't Stop" (Man Parrish) também perdeu 3 dos seus 5 minutos.
            Ainda temos Narada Michael Walden fazendo cover de Gloria Gaynor (que fazia cover não sei de quem) de "Reach Out, I'll Be There" e Dorothy Moore ressuscitada - ou relembrada - em "Misty Blue".

LOUCO AMOR (1983) +++

           Quem viu uma novela do Gilberto Braga sabe que o repertório não costuma ser muito pop. Mas LOUCO AMOR foi. E pra chuchu! Hoje em dia você imaginaria uma trilha do Giba com Depeche Mode, New Edition, Bananarama, Spider Murphy Gang, Frida (ex-ABBA, a morena), Rhetta Hughes, Eddy Grant e John Othis White Jr. botando o consumidor para dançar e, para completar, Traks fazendo cover de Doobie Brothers agitando ainda mais a trilha? E o que dizer da descolocada country "Shame on the Moon" de Bob Seger and The Silver Bullet Band? Sim, Sergio Motta arriscou seu pescoço com este disco...
           ... Mas em contrapartida ele colocou o grande hit "We've Got Tonight" (Kenny Rogers & Sheena Easton) para tocar exaustivamente na novela. E ainda conta com as belíssimas regravações de "Can't Help Falling in Love" (do grupo Cameo) e "The Shadow of Your Smile" (totalmente repaginado pelo american in Brazil Jon Lucien). Também leva o mérito de carregar as raras gravações de "Really Saying Something" (Bananarama e um não creditado Fun Boy Three) e "Angel Man (G.A.) [Downtown Mix]' de RHETTA HUGHES (essa é a grafia correta do nome dela) - aliás, esta retirada diretamente de LP (descobri isso na versão em cassete da trilha).
           A versão em cassete vem com a ordem das faixas trocadas por uma questão de equiparação de minutagem entre os dois lados, prática comum no formato pela gravadora. "Can't Help Falling in Love" (esta passando a ser A2) trocou de lugar com "Really Saying Something" (que passou a ser 4B).

GUERRA DOS SEXOS (1983) +++++

           Inicialmente a trilha internacional era pra ser com temas de filmes de cinema tocados ao longo da novela mas mais uma vez Sérgio Motta arriscou seu pescoço e lançou a trilha internacional como a conhecemos, gerando a fúria do autor, Sílvio de Abreu, a ponto de ele querer sua cabeça na gravadora. Sergio, então escreveu de punho próprio uma carta explicando que ele era apenas um funcionário, que só fazia o que lhe mandavam, que ele precisava do emprego para comer e etc., enfim, de forma que tanto Silvio quanto Giba se emocionassem e se compadecessem dele e no final acabaram se tornando grandes amigos.
           Mas AINDA BEM que veio a trilha como ela é hoje. Afinal de contas podemos nos deliciar com a versão single de "True" (Spandau Ballet), a maravilhosa "Hold Me 'Till The Morning Comes" (Paul Anka com um não-creditado Peter Cetera), "In Your Eyes" (George Benson) e "Always Something There to Remind Me" (Naked Eyes). Mas a trilha é muito mais do que isso, claro: Temos a Hi-NRG "So Many Men, So Little Time" (Miquel Brown), o megassucesso "Baby Jane" (Rod Stewart) e a divertida "Jungle Queen" (Robert Sacchi). Pena, apenas, que não veio com "40 Grados" (Los Iracundos), tema de Vânia e Ulisses.

EU PROMETO (1984) ++++

           A novela das 22h e a última de Janete Clair (e a primeira de Glória Perez) traz "Tonight I Celebrate My Love" (Roberta Flack & Peabo Bryson), o maior hit da novela. Também trouxe um grande hit das pistas: "Vamos A La Playa", em edição exclusiva para a novela (RIGHEIRA, no LP estava certo). Outra que está realmente com a grafia correta é a Hi-NRG "TELEFONE (Long Distance Love Affair)", com Sheena Easton (SIM, GENTE! É com "F", mesmo!).
           É uma trilha ótima e marca a única presença de OMD em discos de novela (com a enigmática "Souvenirs"); outra ex-ABBA, Agnetha Fältskog (a loura), marca presença com a belíssima "Wrap Your Arms Around Me"; os filmes imperam na trilha: "All Time High" (Rita Coolidge, do '007') e "No See No Cry" (Chaka Khan, do filme 'Superman III'). Ah, sim: Um tal Gazeta faz cover do Gazebo em "I Like Chopin" (Na verdade Gazeta foi o pseudônimo do João Gordo, ex-Ratos do Porão e ex-apresentador da MTV). Já Taco dá sua cara moderna para 'Puttin' on the Ritz', um sucesso de Fred Astaire.

VOLTEI PRA VOCÊ (1984) ++++

            Mais uma lançada pela Opus / Columbia sob a batuta de Sérgio Motta. Sinceramente, se não fosse o Youtube você lembraria algo dessa novela além da abertura? Acho que não... Que me desculpe o Benedito Ruy Barbosa, mas tentar continuar "Meu Pedacinho de Chão" com as personagens adultas não deu certo e nem cativou o público. Vida que segue...
           Mas isso não significa que a trilha foi ruim (ÔEEEEE...): Tem clássicos como "A Song for You" (John Miles), "Reggae Nights" (Jimmy Cliff), "Could It Be Right" (Earth, Wind & Fire) e "Hold The Night" (Night Force). Também tem as belíssimas "I Am Love" (Jennifer Holliday), "Show Her" (Ronnie Milsap) e "Make Believe It's Your First Time" (Carpenters com um início alternativo dpeois da morte de Karen Carpenter). Vale a pena a conferência. Ainda tem as Hi-NRG's "Body Work" (Hot Streak), "Searchin' (I Gotta Find A Man)" (Hazell Dean) e "When Will I See You Again" (Magda Layna).

CHAMPAGNE (1984) +++++

           Mais uma trilha na memória coletiva. Também pudera: Só "You and I" (Kenny Rogers & Barry Gibb) já vale o disco inteiro. "All Night Long" (Lionel Richie) era o grande hit das rádios na época, mas disputava feio com "Is This The End" (New Edition).
              Gloria Gaynor chegou com o hino "dasguêi", "I Am What I Am" e outro grande sucesso foi com Huey Lewis & The News cantando "Heart and Soul". Ainda temos Lillo Thomas cantando "Just My Imagination" e Crocodile Harris com "Gimme The Good News". Ótimo disco.

TRANSAS E CARETAS (1984)+++++

           Quando a coisa começa a andar bem não há quem pare, não é mesmo? Por exemplo: Reunir em um mesmo disco "Let's Stay Together" (Tina Turner), "Ebony Eyes" (Rick James & Smokey Robinson NÃO CREDITADO - no selo está "Rick James & Friend"), "Ya Moh Be There" (James Ingram & Michael MacDonald), "Almost Paradise" (tema romântico de "Footloose" com Mike Reno & Ann Wilson), "Souvenir of China" (Jean Michel Jarre), "Talking In Your Sleep" (The Romantics), "Drifting Dreaming" (a linda versão do Gymnopédie no. 1 de Erik Satie, com Cleo Layne & James Gallway), "Joanna" (Kool & The Gang), "Eva" (Umberto Tozzi) e "Victims" (Culture Club) só pode significar uma coisa: SUCESSO. E este disco foi mais do que um sucesso! Dedão positivo do Papi pra ele! :-)

AMOR COM AMOR SE PAGA (1984) +++

           Tá, gente, vamos aos hits do disco. Não é uma trilha que eu escute muito, mas isso não significa que é ruim: Tem seus bons momentos, claro! São eles:
            "Somebody Else's Guy" (Jocelyn Brown), aqui na versão single; "Moments of Love" (After All) [ô, faixazinha difícil de conseguir...]; "Heart Don't Lie" (LaToya Jackson); "Time After Time" (Cyndi Lauper - a grande faixa do disco); "Dancing in the Dark" (Bruce Springsteen - outro grande sucesso) e a original em francês para o clássico da Rita Cadillac 'É Bom Para O Moral' (C'Est Bon pour Le Moral - La Compagnie Créole).
          "Moments of Love" (After All) foi retirado de LP. Quando a música começa, a rotação titubeia horripilantemente, fora que nota mais chiado do que o normal.

PARTIDO ALTO (1984) ++++

           Já notaram como teve trilha internacional em 1984? Já é a quinta que eu comento sobre. (risos)
           Começa com "Primavera" (Ricardo Cocciante), grande sucesso e emblemática por si só como a maioria das canções italianas. Ela veio da década de 1970, mais precisamente de 1973; logo após vem Tina Turner e sua versão "re-vamp" de "Help!" (originalmente dos Beatles) que também foi um grande hit; e já que tinha "break" na novela, vamos dançar ao som de "Hey DJ" (The World's Famous Supreme Team) que foi até incorporada por Mariah Carey em "Honey"; Eartha Kitt vem com mais uma Gay Disco em "Where's My Man"; também temos Menudo com "If You're Not Here (By My Side)" [apesar de que todos só se lembram deles por 'Não Se Reprima']; e para terminar a saga de hits, Culture Club e sua "Miss Me Blind" com um final estranho, mesmo nos CD's de hits da banda.

VEREDA TROPICAL (1984) ++++

         A novela de Carlos Lombardi tem o seu charme, mesmo não tendo os maiores temas de novela - os outros discos roubaram todos os possíveis.
           Porém, Lionel Richie abre os trabalhos com "Stuck on You", deixando a bola para Prince & The Revolution com "When Doves Cry". Aí Lillo Thomas relembra Temptations regravando "My Girl" e Billy Preston relembra Beatles regravando "Here, There and Everywhere".
           Frank Stallone - sim! O irmão de Sylvester Stallone - canta a belíssima balada "Love Is Like A Light". Mtume vem com balada-charme "You Are My Sunshine". Ainda, temos dois relembrados: Sergio Endrigo com uma versão linda de "Io Che Amo Solo Te" e Mimmo di Francia com "Balliamo".
           Como de costume, Hi-NRG à solta: Earlene Bentley vem com "I'm Living My Own Life", com uma edição brusca em seu final no LP. E a bagaça do disco ficou por conta de Destiny por regravar Julio Iglesias e Diana Ross em "All of You".

LIVRE PARA VOAR (1984) +++++

           Confesso: Gosto muito dessa trilha. Apesar de ser toda boa, vamos aos hits:
         "Drive" (Cars), "Careless Whisper" (George Michael em versão single - ainda sim cortada); "Boys Do Fall In Love" (Robin Gibb); "Hold Me" (Teddy Pendergrass & Whitney Houston - Whitney NÃO CREDITADA); "You Get The Best from Me (Say, Say, Say)" (Alicia Myers); "Once Again" (Damaris Carbaugh - versão em inglês de "Outra Vez" do Roberto Carlos [Nota: Depois ela só gravou disco gospel]); "Do What You Do" (Jermaine Jackson); "I Can Dream About You" (Dan Hartman - do filme "Ruas de Fogo"); e "Just The Way You Like It" (The SOS Band).

CORPO A CORPO (1985) ++++

            Tirando a decepção de "Still Loving You" (Scorpions) estar editada no meio o disco é todo legal. Só tem uma bagaça divertida que é "Agadoo" (Black Lace).
           Apesar de ter grandes hits como "Too Late for Goodbyes" (Julian Lennon), a fantástica "What About Me?" (James Ingram, Kenny Rogers and Kim Carnes), "Purple Rain" (Prince & The Revolution), "Missing You" (Diana Ross) e "Make No Mistake, He's Mine" (Kim Carnes & Barbra Streisand), o hit do disco foi mesmo "I Feel for You" (Chaka Khan). Ainda contamos com "Sex Appeal" (Sophie St. Laurent) e a classuda gravação de Maysa para "Bonita", em inglês, do Tom Jobim.


UM SONHO A MAIS (1985) ++++

           Difícil definir que música fez mais a alegria da garotada mas me arriscarei com "Love Is Love" (Culture Club) e "I Want to Know What Love Is" (Foreigner).
           Além da novela divertida, a trilha também conta com ótimos temas: "Private Dancer" (Tina Turner), "Nobody Loves Me Like You Do" (Whitney Houston & Jermaine Jackson), "Together in Electric Dreams" (Giorgio Moroder and Phillip Oakey - você encontra em algumas coletâneas do Human League, haja vista que Oakey é o vocalista da banda), "Smalltown Boy" (Bronski Beat, ex-banda do Jimmy Sommerville) e a divertida "Sex Over The Phone" (Village People).

A GATA COMEU (1985) +++++

           Trilha selecionada por Sidney Oliveira, teve duas edições: A primeira contém "Crazy for You" (Madonna) e a segunda contém "Smooth Operator" (Sade). Eis o que aconteceu para haver a troca: "Crazy for You" foi classificada como sendo música da CBS (atual Sony Music), porque foi parte integrante da trilha do filme "Vision Quest", que saiu pela Geffen Records, na época distribuída no Brasil pela CBS. Só que Madonna era artista da WEA (atual Warner Music) e a gravadora dela chiou. Resultado? Retirou a faixa e colocou a de seu próprio artista, no caso, Sade.
           A trilha carrega outros grandes sucessos, tais como: "I Should Have Known Better" (Jim Diamond), "The Heat Is On" (Glenn Frey - tema do filme "Um Tira da Pesada"), "Everything I Need" (Men at Work), "Heaven" (Bryan Adams), "I Was Born to Love You" (Freddie Mercury), "Everytime You Go Away" (Paul Young), "Forever By Your Side" (Manhattans) e "We Can change The World" (Tremendo - em virtude da 'boy band' argentina estar no Brasil para shows).
           Foi a última trilha lançada pelo selo 'Opus/Columbia'. O selo Opus também foi distribuído pela PolyGram (usando o selo Elenco), como na trilha da minissérie "A Máfia no Brasil" e a coletânea dupla "Elis Vive".
              Na época da novela saiu um compacto de 4 faixas chamado "4 Hits internacional" contendo 3 dos 4 temas da novela pela Epic / CBS: "I Was Born to Love You", "I Should Have Known Better", "Everytime You Go Away" (apesar do início ser o original o final foi editado igual ao disco da novela) e "Make No Mistake, He's Mine" (de 'Corpo A Corpo', também com o final editado).

TITITI (1985) ++++


           Outra trilha que entrou para o hall das inesquecíveis. Começa arrebatador com Century cantando "Lover Why". Cai em "Clouds Across The Moon" (Rah Band - versão single) e, ainda no mesmo lado: "Hello Stranger" (Carrie Lucas), "Good Times" (F.R. David), "Rainforest" (Paul Harcastle - um funk de classe); mudando de lado vem "Hot Shot" (Jimmy Cliff), "Hang on to Your Love" (Sade), "Give A Little Love for Love" (The Stylistics) e "Does Anybody Know Me" (Lipps, Inc.).
        Sobre a faixa A3: O nome do cantor veio errado na capa e no selo do disco. "Body to Body" foi interpretado pelo cantor GEORGE VALE e não VALDE como veio no disco. Até então a única informação disponível é que a faixa saiu em um single 45 RPM em Portugal pelo selo Ovation. Não tem foto e nem nada do cantor e tampouco saiu em formato digital.
           Foi a última trilha da Som Livre a ser fabricada pela RCA, dando lugar à CBS, oficialmente falando. Lembrando que a RCA continuou a fazer os LP's como tiragem extra e ainda tinha a Fonopress que fabricava alguns títulos mais extraoficialmente e mais adiante vou falar melhor sobre um deles em especial.

DE QUINA PRA LUA (1985) +++++

           Primeira trilha internacional da Som Livre oficialmente lançada pela CBS (atual Sony Music).
           Sinceramente: você se lembra da novela? Lembra de alguma música que te tocou na trilha nacional? Se a sua resposta é NÃO eu acredito em você porque é um fato: Todos só lembram da trilha internacional e da capa do disco, com uma mulher de 4 na praia usando um fio dental e, claro, da seleção maravilhosa que foi feita por Sérgio Motta para o disco. É muito clássico para um disco só. E são tantos que eu serei obrigado a citar a playlist completa:

  1. DON'T CLOSE YOUR EYES TONIGHT / John Denver (editada)
  2. FOREVER YOUNG / Alphaville
  3. ROCK ME AMADEUS / Falco (editada)
  4. HURTS TO BE IN LOVE / Gino Vanelli
  5. I LIKE YOU / Phyllis Nelson (editada)
  6. REMEMBER I LOVE YOU / Jim Diamond (editada)
  7. EVERYTHING TO LOSE / Style Council (editada)
  8. TARZAN BOY / Baltimora (editada)
  9. MORE THAN I CAN BEAR (REMIX) / Matt Bianco (editada)
  10. I MISS YOU / Klymaxx (BEM editada)
  11. NEVER (ALBUM VERSION) / Heart (editada)
  12. DA QUANDO NON CI SEI (UNA VOLTA ANCORA) / Dario Baldan Bembo (editada)
  13. KALIMBA DE LUNA / Tony Esposito (BEM editada)
  14. SAVING ALL MY LOVE FOR YOU / Whitney Houston (editada)
          Tomaram, papudos? Caso raro de trilha sem bagaça pra estragar! E a música da novela foi a balada "I Miss You" (Klymaxx). Outras também estouradas foram "More Than I Can Bear (Remix)" (Matt Bianco) - que além de render um compacto em 45 rpm também foi a versão remix que veio no álbum brasileiro da banda, "Whose Side Are You On?" - ex-banda da cantora Basia e "Forever Young" (Alphaville). Uma iniciante Whitney Houston manda ver em "Saving All My Love for You" e Falco marca com o seu remix de "Rock Me Amadeus", remix esse que só saíram em compacto e disco mix na época.

SELVA DE PEDRA (1986) +++++

         Este remake não fez tanto sucesso quanto a novela original mas deixou uma trilha de respeito. E que respeito. Olha só o que tem no mesmo disco: "(I'll Never Be) Maria Magdalena" (Sandra), "Broken Wings" (Mr. Mister), "The Sweetest Taboo" (Sade), "West End Girls" (Pet Shop Boys), o megahit da novela "Yes" (Tim Moore), "In Between Days" (The Cure), "Nikita" (Elton John) e "Duel" (Propaganda). Sandra, Elton John e Propaganda curiosamente vieram completas, haja vista que as faixas são de longa duração (respectivamente 5:50, 5:45 e 4:44). Essa trilha também existe fabricada pela RCA.

CAMBALACHO (1986) +++++

           Foi com essa trilha que finalmente prestaram atenção em Whitney Houston, que regravou o clássico de George Benson "Greatest Love of All". Aqui colocada na versão do álbum, começando com piano - na versão single começa com o som de teclado.
           Outra grande canção foi "The Captain of Her Heart" (Double). E tem mais: "Bad Boy" (Miami Sound Machine), a divertida "Don Quichotte" (Magazine 60), o belíssimo dueto de "On My Own" (Patti LaBelle & Michael McDonald), a estourada "Something About You" (Level 42), a romântica "Cherish" (Kool & The Gang) e o divertido tema de Tina Pepper cantado por Tina Turner ("Better Be Good to Me") com aquele bend de cima pra baixo no início da música que não existe na gravação original. Esta trilha também existe fabricada pela RCA.

RODA DE FOGO (1986) +++++

            Uma trilha das 8 porreta. Foi editada para venda três vezes, mas as versões mais famosas são as da CBS e a da Fonopress.
           Quem ouve as duas edições percebe que há significativas diferenças, pois a da Fonopress possui algumas faixas de duração mais longa - caso de "Sledgehammer" (Peter Gabriel), "The Finest" (The S.O.S. Band - por 5 segundos), "It Won't Be The Same Old Place" (James Warren) e "If Looks Could Kill" (Heart).
            Um disco cheio de hits e alguns surgiram com a exibição da novela: "Sweet Freedom" (Michael McDonald) foi editada da versão original presente na trilha do filme com minutagem de 7:40. Fizeram até uma edição bonitinha que manteve a integridade da faixa como um todo reduzindo a mesma em 3:56; "With You All The Way" (New Edition), "Invisible Touch (Genesis), "Colors on My Blues" (do brazuca Reno Scott) e "Ancora Con Te (Outra Vez)" (Peppino Di Capri) vieram completinhas; "New York - Rio - Tokyo" (Trio Rio), um dos grandes hits do disco, veio vergonhosamente cortada; O mesmo aconteceu com "Holding Back The Years" (Simply Red), que veio na versão do álbum; "Why Worry" (Dire Straits) também foi cortada mas ao menos ficou aceitável levando em consideração que a música já veio editada no álbum original da banda, "Brothers in Arms", por questões de minutagem - na real ela dura 8:25; Outros sucessos menores foram "You Can't Get Out of My Heart" (do finado Mike Francis) e Sahara Nights (F. R. David). Um disco para se ouvir sem interrupção. Show!

HIPERTENSÃO (1987) +++++

          Para um disco de padrão CBS até que foi beeem generoso na minutagem. Claro que, por estar cheio de sucessos, o disco também merece louvor e carinho no coração dos trilheiros de plantão.
           O disco começa logo com a arrebatadora "Human" (Human League), grande sucesso da época. Logo em seguida vem "Papa Don't Preach" (Madonna), completinha, e também sendo a última participação de Madonna em trilhas de novela até então. Outro grande sucesso deu sequência: "Stuck with You" (Huey Lewis and The News) sofreu um corte no final, dando gostinho de quero mais.
           Como era costume temas famosos de filme parar em trilhas de novela, não foi diferente quando escalaram "Glory of Love" (Peter Cetera) para este disco, que é tema do filme "Karatê Kid". Ele abre sequência para o canadense Glass Tiger, com "Don't Forget Me (When I'm Gone)", também grande sucesso e, assim como a sua antecessora, também veio completa; Em seguida entrou a que talvez foi o maior hit da trilha: "Shake You Down" (Gregory Abbott) tocou no rádio de encher o saco, na época. Infelizmente veio cortada pela metade, mas com uma edição até bonitinha. O que não deu para engolir mesmo foi o corte escroto de "Only A Step Away" (Wall Street Crash), deixando a música sem sentido, inclusive: Não deixaram nem terminar o primeiro refrão!...
           O lado B abre com Chris DeBurgh e seu famoso tema romântico "The Lady in Red" (do filme "Dormindo com O Inimigo"). Em seguida vem Wax com o remix de "Right Between The Eyes", que, mesmo com a minutagem generosa, ainda sim veio cortada; Outra que passou por cortes foi "Holiday Rap" (MC Miker G. & DJ Sven), que veio na versão estendida, sendo um rap feito em cima da base de "Holiday", de Madonna; Na faixa 4, Century, também editada vem com "Gone with The Winner"; um desconhecido Austin Howard discretamente apresenta a todos o trio britânico de maior sucesso do final dos anos 80: Stock, Aitken & Waterman, compositores da música "I'm The One Who Really Loves You". Gente, convenhamos, a música tem 3:30 no original, tinha necessidade de cortar?
           Aí vem Ric Ocasek (ex-The Cars) cantando a baladona "Emotion in MOTION" (escreveram errado na capa do disco). E para terminar, James Brown também vem cantando uma balada de moderado sucesso na época, "How Do You Stop?". Ambas vieram discretamente cortadas.

O OUTRO (1987) +++


           Confesso: Talvez seja a única novela da Globo que eu não tenha me interessado em ver, até porque aqui em casa todos preferiam ver "Corpo Santo", da Manchete, que era praticamente no mesmo horário. O que eu conheço da novela é das trilhas, mesmo. O disco não fez feio à excelente trilha nacional.
            Vamos começar pelos sucessos: "Coming Around Again" (Carly Simon), "Don't Dream It's Over" (Crowded House), "The Miracle of Love" (Eurythmics), "You're The Voice" (John Farnham), "Words Get in the Way" (Gloria Estefan & Miami Sound Machine), "Don't Get Me Wrong" (Pretenders), "Two People" (Tina Turner), "Stay The Night" (Benjamin Orr, outro ex-The Cars) e "I'll Be Over You" (Toto).
           O disco ainda conta com três canções que só se encontram lá: "At The Back of My Heart" (MCR), "Foolish Pride" (Sasha - bagaça brazuca) e "Thousand Miles From Home" (Jim Porto). Falando nele...
           Até o próprio Jim Porto, que é um brasileiro que mora e faz carreira na Itália, assumiu a versão de "Thousand Miles From Home" da novela no Youtube como a gravação que ele apresenta seu trabalho. Portanto, tanto essa quanto a do MCR pode esquecer em tentar achar em versão completa. Sorte obtive ao achar "Never Gonna Leave You" (Subject), que também é muito difícil.
           "O Outro" foi a última trilha internacional a ser fabricada pela CBS.

BREGA & CHIQUE (1987) ++++

           Assim como fizeram a Opus / Columbia para fazer a transição de fabricantes, criaram a Globo Discos com a mesma função. E o primeiro disco deste novo selo - findando assim a parceria da Opus com a CBS e com a PolyGram, que lançava títulos da Opus pelo selo Elenco - foi justamente a trilha de "Brega & Chique internacional", que trazia o ator Vinícius Manne, nosso eterno pelado das 7, na capa do LP, de bunda de fora. Até fico com pena do ator, pois ele sempre é lembrado mais pela bunda de fora do que pelo talento, e ainda está na luta. SIM, SUASGUÊI, desistam pois ele é muito bem casado e pai de três meninas lindas. :-) E respondendo às perguntas dasguêi, NÃO, ele não mudou quase nada.
           Para quem não lembra, a abertura chegou a ser censurada durante um tempo, mas prevaleceu a versão original, que é o do pelado andando "nu com a mão no bolso" de costas para a câmera até sumir no horizonte na tela (com uma ajudinha da tecnologia para agilizar o processo, claro!).
           A Globo Discos foi fabricada pela BMG Ariola (ex-RCA Eletrônica) durante sua curta existência entre 1987 e 1988. Porém, a lição de capar as músicas dos discos da sua antecessora parece que ficou. Eu era mais a Opus Elenco que ao menos mantinha as faixas na sua duração original.
            Caparam 13 das 14 faixas, deixando somente "Music" (F. R. David) de fora. Todos conhecem por ser a original da versão infame "Meu Mel", de Marquinhos Moura.
           Entre os sucessos, temos: "Everything I Own" (Boy George), "Let's Wait Awhile" (Janet Jackson), "No Promises" (Icehouse), "What Do We Mean to Each Other?" (Sergio Mendes), "Is This Love?" (Whitesnake), "Now and Forever" (Jimmy Cliff), "Somewhere Out There" (Tema de "Fievel - Um Conto Americano" - James Ingram & Linda Ronstadt), "I Want Your Sex" (George Michael), "Head to Toe" (Lisa Lisa & The Cult Jam), "In Too Deep" (Genesis) e "C'Est La Vie" (Robbie Nevil).
           "Infidelity" (Simply Red) só foi sucesso no exterior e "Glad to Know" (Malcolm Roberts) não tem aquele subtítulo no original (THAT YOU'RE THE ONE).

BAMBOLÊ VOL. I e II (1987) +++++


           Duas trilhas mistas, com faixas alternadas em português e língua estrangeira, retratando a década de 50 no horário das 18 horas.
           O grande hit do disco 1, sem dúvida, foi "Jailhouse Rock" (Elvis Presley), e do disco 2 os sucessos foram "Blue Moon" (The Marcels), "See You Later Alligator" (Bill Halley & His Comets) e "Next Door to An Angel" (Neil Sedaka).
           Os dois discos são gostosos de se ouvir sem parar. O primeiro ainda é da fase final da CBS. O segundo já veio assumidamente pela BMG Ariola.
           Outros hits dos dois discos: "You Are My Destiny" e "Puppy Love" (Paul Anka em dose dupla - a segunda é repeteco de "Estúpido Cupido"), "Moon River" (Andy Williams), "Tequila" (Silvio Mazzuca), "In The Mood" (The Glenn Miller Orchestra), "The Great Pretender" (The Platters), "Nel Blu Dipinto Di Blu" (Domenico Modugno), "Donna" (Richie Valens) e "Wake Up, Little Susie" (Everly Brothers).
           Para não dizer que eu não falei das flores, das nacionais tem-se: "Conquistador Barato" (Léo Jaime - tema de abertura), "Você" (Norma Benguell & Dick Farney - já presente na novela "Gina"), "Desafinado" (Gal Costa), "Festa do Amor" (Patrícia Marx, ex-Marques), "Que Será" (Dalva de Oliveira), "Vivo Sonhando" (Sylvia Telles) e "Cabecinha no Ombro" (Alcides Gerardi).
           O volume 1 saiu em CD em Portugal pela BMG de lá, a BMG Portugal.

MANDALA (1988) +++++


           Com o advento do Duran Duran vir para o Hollywood Rock em 1988, lançaram "A Matter of Feeling" no disco, já que vinham sem nenhum hit, apesar de os meninos estarem com "Notorious" nas paradas por dois anos seguidos e eram uma grande febre na época.
           Whitney Houston continuou com sua escalada de sucesso colocando "Didn't We Almost Have It All?" na trilha. Em seguida, os australianos do Wa Wa Nee colaboraram com a ÚNICA boa faixa de seu disco homônimo - "Sugar Free". "With or Without You" (U2) foi a única música da banda em uma trilha de novela; "Nothing's Gonna Change My Love for You" (Glenn Medeiros), uma regravação de George Benson, tocou demais na época.
           Ainda temos "Luka", outro hit fresquinho na voz de Suzanne Vega. Quem também comparece é a banda Bon Jovi com a música "Never Say Goodbye". "Lost in Emotion" (Lisa Lisa and The Cult Jam) era um barato de se escutar, só pena que o longo fade out corta o tesão do ouvinte, reduzindo a música em mais de um minuto; Cutting Crew colabora com "I've Been in Love Before", uma grande balada e hit da época; Tiffany, uma banda que revelaria Debbie Gibson, vem com "I Think We're Alone Now", e o disco fecha com um clássico do Kenny G., "Songbird", utilizada em um monte de festas de 15 anos, inclusive nos da minha irmã. :-)
           Ah, sim, o disco possui 11 das 14 faixas cortadas.

SASSARICANDO (1988) ++++


         Foi a minha primeira trilha internacional, de fato. O disco é ótimo. Os cortes nas faixas, nem tanto. Para se ter uma ideia, as únicas que vieram inteiras foram "Breakout" (Swing Out Sister) e "Milky Way" (bagaça brazuca de Peter Dominic). Ou seja, 12 das 14 foram tesouradas.
          O disco abre com "Paradise is Here" (Tina Turner), resgatada de 1986 pois a cantora estaria fazendo uma turnê pelo Brasil na época. O mesmo aconteceu ao colocarem Rita Pavone cantando sua faixa de trabalho na época, "Finito" e com Sting com "We'll Be Together".
          Seis músicas fizeram grande sucesso por conta de estarem na trilha: "Fatamorgana" (Dissidenten), que animava os delírios árabes de Fedora (Cristina Pereira); "Call Me" (Spagna); "Unchain My Heart" (Joe Cocker); "Give Me All Night" (Carly Simon); "Love's Closing In" (do cantor e ator Nick Jameson) e "One More Night" (Ana).
           Outros sucessos: "Just to See Her" (Smokey Robinson, ex-Temptations) e "(I've Had) The Time of My Life" (tema do filme "Dirty Dancing", grande sucesso na época, tristemente cortada) (Bill Medley & Jennifer Warnes).
           A trilha nacional saiu em CD com apenas 8 faixas - um delas sendo reprise da faixa 1 - pela CBS Portugal.

FERA RADICAL (1988) +++++

           Uma novela que marcou época, e também suas trilhas. Quem nunca cantou "Fera Radical" (Solange) bem alto que atire a primeira pedra! :-)
           A trilha começa com outro tema do filme "Dirty Dancing", "She's Like The Wind" (Patrick Swayze & Wendy Fraser), um clássico das baladas até hoje. Seguindo a linha do cinema temos "Get Outta My Dreams, Get Into My Car" (Billy Ocean, do filme "Sem Licença Para Dirigir") e "(You Make Me Feel Like A) Natural Woman" (Carrie Hamilton & Yutaka Tadokoro, do filme "Tokyo Pop").
           Outros sucessos da trilha: "Living in a Box" (da banda de mesmo nome), "That's What Love Is All About" (Michael Bolton, estreando em carreira solo), "Lessons in Love" (Level 42), "Love Changes Everything" (Climie Fisher, em clima de 'one-hit-wonder'), "Tell It To My Heart" (Taylor Dayne), "Promises" (Basia, ex-Matt Bianco), "Special Way" (Kool & The Gang) e "Mary's Prayer" (Danny Wilson).
           Dessa vez foram menos carniceiros: Editaram 8 das 14 faixas.

VALE TUDO (1988) +++++

           A única exigência de Gilberto Braga nesta trilha foi colocar Ornella Vanoni cantando "Me In Tutto Il Mondo" e Charles Aznavour com "Il Faut Savoir". De resto, Sergio Motta obteve carta branca para colocar o que quisesse.
           Tanto a trilha nacional como a internacional é querida do grande público. Na época em que foi lançada a maioria das músicas ainda era desconhecida do grande público, ganhando notoriedade ao decorrer da novela e com a extensa divulgação que o disco teve.
          O disco está lindo, com muitas músicas que hoje são clássicos do pop. "Father Figure" (George Michael) abre o álbum. Whitney dá as caras - e a voz - em "Where Do The Broken Hearts Go?"; Rod Stewart, em parceria com o ex-Duran Duran Andy Taylor, lançou "Lost in You" - a guitarra da música é de Andy; "Crying Overtime" (Alexander O'Neal) possui a faixa com o melhor som do disco; "I Get Weak" (Belinda Carlisle) foi um grande hit dos cursinhos de inglês; "Piano in the Dark" (Brenda Russell feat. Joe Esposito) tocou até enjoar nas rádios; Supertramp ressuscitado e com turnê pelo Brasil deixou "Free As A Bird" de clássico; Sade colaborou com sua "Paradise" e Natalie Cole com a divertida "Pink Cadillac".
         Agora, o grande destaque do disco vai para a estreia triunfal de Tracy Chapman com o megassucesso "Baby Can I Hold You?", tema de Ivan - Antônio Fagundes - e Raquel - Regina Duarte).
           Tirando outra dúvida: "Silent Morning" (Noel) NÃO ESTÁ EDITADA. Ela acaba ali mesmo, e foi retirada de uma versão que está em um compacto de 45 RPM.  A versão mais famosa, contudo, contém a continuação dessa versão, de 6:58. E a versão do álbum tem 4:20, com a introdução e final diferentes.
           Bagaça do disco: "Lion In My Heart" (dos brazucas do Thunder Newcome). Exigência dos patrocinadores da novela, na época.
           9 das 14 faixas estão editadas.
           Esta trilha saiu em CD como veio no LP pela BMG Portugal em... (adivinha?).

BEBÊ À BORDO (1988)+++++


         A trilha do natal de 1988 carregava o slogan "Disco - O presente que todo mundo gosta". Uns dizem que foi uma campanha contra o advento do CD, o que eu acho pouco provável, pois a própria gravadora já produzia CD's. Somente os de novela é que ainda não haviam entrado no jogo.
           Elton John anuncia os trabalhos com "I Don't WANNA Go On with You Like That", que tocou em muito bailinho por aqui, inclusive na versão remix. Logo depois veio o grande hit do disco: "Build" (Housemartins), ou a "Melô do Papel", como era popularmente chamado. Curiosidade: Norman Cook, atualmente conhecido como Fatboy Slim, tocava na banda.
           Outros hits do disco: "Le Bal Masqué" (Le Compagnie Créole) e "Qu'est-Ce Que Tu Fais? (Melô da Lambateria II)" (Formule II, na versão instrumental), famosas na época da lambada; "I Don't Want to Live Without You" (Foreigner), "Never Tear Us Apart" (INXS), "Electrica Salsa" (Off, a banda que originou Snap! sem o Turbo B. e Penny Ford, claro), "No Pain, No Gain" (Betty Wright), "Strangelove [Pain Mix]" (Depeche Mode, bem atrasadinha pra época) e "Downtown Life" (Hall & Oates).

VIDA NOVA (1988) +



           A exemplo de "Anarquistas, Graças A Deus", algumas gravações foram retiradas diretamente de 78 rotações. Nem a foto linda de Yoná Magalhães salvou o disco. Porém, salva-se a regravação de "Again" (Del Kiggar, brazuca).





O SALVADOR DA PÁTRIA (1989) +++++

           Depois das vergonhosas capadas que a trilha nacional levou para caberem 16 temas em um disco, eis que finalmente sai uma trilha ótima para uma novela que foi confusa. E foi a primeira trilha efetivamente lançada em CD para o mercado brasileiro fabricado pela Microservice, mas foi lançada com as edições do LP.
           Para os padrões da época, o som do CD está até legal, perto de outras coisas tenebrosas que a Som Livre andou lançando no formato para as novelas. Quem cuidou da masterização para o formato foi o então novato Sérgio Seabra sobre as edições de Ieddo Gouveia.
             Sucessos? MUITOS: "Hold Me In Your Arms" (Rick Astley), "Two Hearts" (Phil Collins), "One Moment in Time" (Whitney Houston, das Olimpíadas de 1988), "I'll Be There For You" (Bon Jovi, editada), "Girl, You Know It's True" (Milli Vanilli, vergonhosamente editada no miolo), "Inside A Dream" (Jane Wieldlin), "Domino Dancing" (Pet Shop Boys, o grande hit do disco, editada no início da parte remixada), "Baby I Love Your Way / Freebird Medley (Freebaby)" (Will Power), "Lost in Your Eyes" (Debbie Gibson, o outro grande hit do disco) e "I Believe in You" (Stryper, música gospel vendida como música romântica, tema principal de Sassá Mutema e Clotilde). Um grande disco.

QUE REI SOU EU? (1989) +++++

           Minha trilha libertária, quando eu passei a não gostar mais das músicas de Xuxa (longa história, outro dia eu conto...). Marcou minha transição definitiva da infância para a adolescência. :-) E foi a primeira que eu comprei com o meu próprio dinheiro.
           A julgar pelo estilo da novela, pensei que não teria trilha internacional, pelo menos um volume 2. Mas veio com vários hits arrebatadores: "Eternal Flame" (Bangles), "How Can I Go On?" (Freddie Mercury & Montserrat Caballé), "Bamboleo" (Gipsy Kings), "Orinoco Flow" (Enya), "Like A Child" (Noel), "Let The River Run" (Carly Simon, vencedora do Oscar(R) de melhor canção pelo filme "Uma Garota de Futuro") e "Patience" (Guns n' Roses, completíssima com todos os seus 6 minutos).
          Uma correção, que eu me lembro bem até hoje: a grafia correta da música da banda espanhola Santa Fé é "EL CAMINO (SOMEDAY WE'LL BE TOGETHER)" (sem til em "camino"). Ah, sim, e a música é gospel.
           Diferente do LP, exageraram na vagareza de "Orinoco Flow" e "Patience", que além de tudo estava baixa demais. "ESPECIALLY for You" (Jason Donovan & Kylie Minogue) está abafadíssima no canal esquerdo do CD e é daquele tamanho mesmo: A faixa saiu no disco do Jason Donovan, "Ten Good Reasons". Há uma versão estendida, que eu prefiro mais.
           As bagaças do álbum ficam por conta de "When I Fall in Love" (Lil Consant) e "American Bars" (Leo Robinson). A primeira é um "filler" (enche-linguiça) e a segunda foi música colocada a mando do "abençoado" patrocinador. "Les Chemins D'Amour" de Mário Lúcio de Freitas Matisse eu já acho legal, e era um ótimo tema dos rebeldes.

TOP MODEL (1990) +++++


           Foi a primeira trilha internacional a vir com todas as faixas inteiras, diferenciando-se da edição do LP. O CD é um formato muito cobiçado e ruim de se achar. A primeira trilha nacional a vir também com as faixas completas foi a da mesma novela.
           Apesar da trilha internacional ser muito boa, acho a nacional melhor e mais para cima. Essa ficou tão romântica a ponto de querer fazer as pessoas cortarem seus próprios pulsos se ouví-la em estado de depressão.
           Os sucessos foram vários, puxados por "Right Here Waiting" (Richard Marx). "I Don't Wanna Lose You" (Tina Turner), "Don't Wanna Lose You" (Gloria Estefan - separados por um I), "Wish You Were Here" (Bee Gees), "No More Boleros" (Gerard Joling) e "I'm Gonna Miss You" (Milli Vanilli) deram o tom de romance do disco.
           Graças a colocarem "Stairway to Heaven" (Led Zeppelin) no álbum que despertou em todos da minha geração a revisitar o fascinante trabalho desse grupo liderado por Robert Plant e Jimmy Page. E ajudou a alavancar as vendas do CD "Led Zeppelin IV". É por causa de "Top Model" que a banda finalmente ocupou o lugar de honra no rock internacional pelos brasileiros.
           Outro sucesso foi "Stay", da banda Oingo Boingo. No disco com a versão do álbum "Boingo Alive", com uma gravação ao vivo de estúdio (sem plateia). Outras bacanas são "Don't Look Back" (Fine Young Cannibals), "Call It Love" (Poco) e "Give Me Action" (Debbie Day, brazuca legal).

O SEXO DOS ANJOS (1990) +++++


           Bem, a seleção é ótima, mas se quiserem conferir em um formato por questões de som, confiram-na em LP, pois o som do CD é horroroso. Vou explicar o por quê.
           Quem fez a masterização do CD foi o famigerado Ieddo Gouveia. Leia-se: Músicas fora de rotação, música começando como se a luz tivesse acabado de voltar (sabe quando o disco tá parado na vitrola e quando a luz volta ele volta devagar até pegar a velocidade normal? É tipo isso...), outras com final editado e teve música que PERDEU 20 segundos no formato digital.
           Que pasa? O álbum em CD NÃO PASSA! Só isso! O LP - com todos os seus cortes - é muito superior, pois está tudo na rotação correta. Às vezes acho que fazia de propósito para desistir do formato...
           "Sweet Child O'Mine" (Guns n' Roses) tem um corte HORROROSO no solo de guitarra do Slash: Os tempos do compasso nem se casam e tá um corte descarado no LP. No CD está completa.
           "Listen to Your Heart" (Roxette) corta em fade out antes do pedaço final. E o tal lance do "a luz voltou" acontece no CD nesta faixa, mesmo ela vindo completa.
            "Rock Wit'cha" (Bobby Brown) está cortada no LP. Em compensação, no CD, ficou sem a primeira batida, mas com um final longo.
            "Got to Be Certain" (Kylie Minogue) foi retirado de disco e no CD ele toca um pouco devagar.
           "It's Not Enough" (Starship), apesar de vir inteira no LP, veio com 20 segundos a menos no CD. Gente, me ajuda, O CD NÃO TEM DURAÇÃO MAIOR?
           Finais capados em: "Lovin'" (Highway), "I'll Be Loving You (Forever)" (New Kids on the Block), "Conquistador" (Thierry Mutin) e "Chronic Love" (Dean McDowell). Os três patinhos (disco fora de rotação) rola solto em "Boys (Summertime Love)" (Sabrina), "If You Don't Know Me By Now" (Simply Red). Ainda temos os sucessos "A Little Respect" (Erasure, com 2 anos de atraso) e You Got It" (Roy Orbison, sucesso póstumo).
           Em suma: 4 editadas no LP.

GENTE FINA (1990)+++++

           A novela pode ter sido uma merda, mas não se pode negar que a trilha internacional é primorosa e marcou muita gente. A versão em CD é um pouco difícil de achar, e as faixas são completas neste formato. Já no LP, 6 das 14 faixas foram tesouradas.
           É difícil definir qual foi a música do álbum. Só tem altos sucessos e as internacionais menos conhecidas também são bem legais. Caso de "Another Day in Paradise" (Phil Collins), "Sealed with A Kiss" (Jason Donovan), "Advice for The Young at heart" (Tears for Fears), "Midnight" (Nikka Costa), "Oh L'Amour" [versão ao vivo] (Erasure), "Reason to Believe" (Wilson Phillips). Essas todas vieram completas no LP.
             Já as incompletas no LP e completas no CD são: "Running" (Information Society), "Jane's Got A Gun" (Aerosmith), "How Am I Supposed to Live Without You?" (Michael Bolton), "All I Wanna Do Is Make Love to You" (Heart) e "Angel" (Eurythmics - não confundir com 'There Must Be an Angel Playing with My Heart').
           Ainda na linha incompleta, "Together" (do finado cantor italiano Mike Francis), desta vez em forma de bossa nova, diferente da versão original. Ainda tem Jigsaw ressuscitado e cantando "Brand New Love Affair".

RAINHA DA SUCATA (1990) +++++

           A trilha conta com 5 das 14 faixas cortadas no LP. No CD vem com todas elas completas. Também conta com muitos hits, para compensar a perda da audiência da novela para "Pantanal", da extinta Rede Manchete.
           "Into My Life" (Colin Hay Band) introduz o CD com o único sucesso da banda do ex-integrante do Men At Work. Em seguida Lisa Stansfield canta "All Around The World". Jimmy Cliff, perdido ainda pelo Brasil, grava "Rebel in Me". Sonia, a versão feminina de Rick Astley, vem com o seu segundo sucesso "Listen to Your Heart" (não confundir com o do Roxette). Janet Jackson canta "Come Back to Me" (editado no LP), "Forever" (Kiss - editada) foi a consequente. Ainda temos "My Romance" (Carly Simon - famosa por entrar em um comercial dos bombons Garoto), "Send Me an Angel" (Real Life, hit das pistas), "Vision of Love" (Mariah Carey estreando em trilhas), "Blue" (Geoffrey Williams) e Petula Clark ressuscitada em "Too Many Broken Hearts".

MICO PRETO (1990) +++++

           Novela de pouco sucesso, se passou em parte em Nova Iguaçu, RJ. Porém a sua trilha internacional foi um estouro de vendas, vinda da boa fase iniciada em "Top Model". Com o CD também com todas as
faixas completas, ela apresenta "Sending All My Love" (Linear), "Move This" (Technotronic), "Still Got The Blues" (Gary Moore), "U Can't Touch This" (MC Hammer), "The Emperor's New Clothes" (Sinéad O'Connor - eidtada no início e no fim no LP), "Oh Girl" (Paul Young, cover dos Chi-Lites), "The Power"
(Snap! - na versão do álbum), "Star" (Erasure) e "Walk on By" (Sybil - remix).
           Também temos DJ Memê com o pseudônimo de Jam Session cantando um rap em "Sure of It!".
           A trilha contém 5 faixas editadas das 14 em LP.
           Último CD internacional pela fabricação Microservice.

BARRIGA DE ALUGUEL (1990) +++++

          A partir desta trilha a VAT - Video Audio Tape do Amazonas - assume a fabricação dos CD's. Os CD vem com som baixo e abafado. A trilha nacional ainda saiu pela Microservice, sendo esta a última da até então fabricante.
           "Barriga de Aluguel" foi a trilha feita para o natal de 1990, mas só fez um massivo sucesso em 1991, e a novela acabou sendo esticada para que a trilha fosse bem divulgada na trama, apesar de algumas músicas já tocarem desde o início.
           Eu me lembro bem que ao pegar a capa do LP, na época, tive uma certa dificuldade de reconhecer a playlist que ela possuía. Ao longo do período é que as músicas ficaram bem conhecidas, mas algumas já eram hits antes mesmo da trilha.
           O lado A não teve faixa cortada. Já o lado B teve 4. O disco é mais dance. Deve ser para compensar a vagareza da trilha nacional (salvo "Feira de Acari").
           É possível achar a trilha nacional editada pela BMG Ariola e pela Sony Music (ex-CBS). Eu tenho as duas edições.
           Os hits dançantes do disco: "Cinema" (Ice MC), "Get A Life" (Soul II Soul), "Love Don't Live Here Anymore" (Double Trouble), "Now You're Gone" (In-Dex, versão remix, sem o THAT), "Heart Like A Wheel" (Human League, editada no LP), "I Don't Know Anybody Else" (Black Box, editada no LP) e "Begin The Beguine" (Dionne Warwick).
           O hit rock do disco: "Sense of Purpose" (Pretenders).
           Os hits lentos do disco: "I'll Never Fall in Love Again" (Deacon Blue - cover de Burt Bacharach), "If Wishes CAME True" (Sweet Sensation - não é COME) e "Lonely Is The Night" (Air Supply - ressucitada de 1986 e editada no LP).
           Claro que temos bagaças: "Sweet Love" (Leo Robinson), "Rock and Roll Is Back Again In Town" (Johnny Jo & The Rockers Mário Lúcio de Freitas) e "My Brother, My Friend" (Eddy Benedict, crente que é Queen em "Somebody to Love", fazendo até a guitarra estilo Brian May na introdução).

          Bem, galera, por enquanto é só. Há algum detalhe que me escapou ou alguma informação que eu errei? É só comentar. FUI!!!

15 comentários:

Unknown disse...

Uau!!! Como me deliciei aqui na última hora e meia lendo esse post!!! Minha esposa veio até aqui umas 3 vezes pra saber porque de tanto ouvir músicas lentas dos anos 80 e ficar imóvel só movendo a página pra baixo com o dedo indicador pelo teclado. rsrsrs Parabéns pelo post. Fiz um revival de toda a minha infância e adolescência lendo seu texto. Por outro lado, ficava irado com as versões cortadas dos LP's. Até hoje lembro-me muito bem da decepção de ouvir "Sweet Child O' Mine" e justo no super solo do Slash vem o corte, com perda de ritmo e tudo mais. rsrsrs Mas o importante é que posso dizer com muita certeza: que época farta em músicas boas viu! Forte abraço.

Unknown disse...

A Gata Comeu pode ser considerada uma das ou dizendo a melhor trilha sonora , pelo conteúdo de sucesso com músicas até hoje executadas nas rádios, porém acho muito editadas, sendo que até mesmo na novela as músicas não mostravam as edições do disco.

Luiz Fernando Vieira disse...

Muito legal seu blog, parabéns!

Flávio disse...

A GENTE É ENGANADO ATÉ NA HORA DE COMPRAR CD ORIGINAL PORQUE A QUALIDADE DAS MUSICAS DAS EMISSORAS DE RÁDIOS É BEM MAIS ORIGINAL.

Sky Walker™® disse...

Obrigado! Abs B-)

Sky Walker™® disse...

Bem, amigo, quanto a isso o que eu falo é: A música no rádio parece ter um melhor som porque a onda de transmissão gera uma frequência extra que dá a sensação de o som ser melhor, e o mesmo não acontece com o CD, por mais puro que o som seja. Se bem que, trilhas entre 1989 e 1992 tem um som muito duvidoso. Abs! :-B

Elias disse...

Por favor manda a senha de eu prometo novela nacional,baixei mas pede uma senha lá....gde abraço parabens pelo Blog

Sky Walker™® disse...

O link lá está desatualizado. Não recomendo baixá-lo. Quando eu atualizar, vc saberá por aqui, ok? Abs.

Leão disse...

Olá Skywalker boa noite, excelente esse artigo sobre as trilhas internacionais dos '80s. Pra mim as melhores foram Final Feliz e Cambalacho e as mais lamentáveis foram O Amor é Nosso!, Jogo da Vida e O Homem Proibido.

Não sei se você tem conhecimento mas as trilhas de Hipertensão e O Outro também tiveram prensagem pela RCA, no caso de O Outro já creditada como BMG Ariola, Hipertensão Internacional da RCA é uma raridade extrema que eu tenho a sorte de possuir, aliás batalhei todos os LP's de trilhas prensandos pela RCA pois a qulidade é bem superior aos da CBS, tenho uma dúvida, sabe se as trilhas de Cambalacho e Direito de Amar tiveram prensagem pela RCA? Um grande abraço e parabéns pelo blog! Cordialmente Leão. soler_rj@yahoo.com.br

Sky Walker™® disse...

Olá, Leão. Td bem? As trilhas de Cambalacho internacional e Direito de Amar tiveram, sim, fabricação pela RCA, mas em 1986 ainda era nomeada RCA e em 1987 era nomeada como RCA/Ariola. Somente em 1988 é que assumiram o nome de BMG/Ariola, ok? Abs!

Ricardo Becker Maçaneiro disse...

Dizer que "a novela acabou sendo esticada para que a trilha fosse bem divulgada na trama" é um total descabimento. O que aconteceu foi que o poderoso Boni quis, pela segunda vez (a primeira havia sido com Pacto de Sangue em 1989), exibir uma novela totalmente gravada e a escolhida foi Salomé, a substituta de Barriga de aluguel no horário das 18h, que teria apenas 108 capítulos. Com isto a trama de Glória Perez, que já teria a longa duração de 190 capítulos, acabou tendo 250 capítulos.

K. Araújo disse...

Léo, qual foi a primeira trilha em K7?
E a última?

Ricardo Becker Maçaneiro disse...

A primeira trilha a sair em cassete, da Globo, com certeza, deve ter sido O Cafona Nacional (pelo menos nada indica que as trilhas de 1970-71 lançadas pela Philips/Polydor tenham sido lançadas em cassete - eu pelo menos nunca vi e a Som Livre lançou cassetes desde o seu começo).
A última a sair em cassete foi Torre de Babel Nacional, em tiragem limitadíssima. Pouco antes haviam sido lançadas Era uma vez Nacional e Corpo Dourado Internacional.
Um formato que poucos sabem que teve lançamentos de trilhas foi o Cartucho de 8 trilhas, pelo menos de O Cafona Nacional até Gabriela.

K. Araújo disse...

Obrigado pela resposta.

Logan disse...

Pra ficar mais que perfeito só faltou adicionar o marcador Analise Retrô. 😁😁

Amo as trilhas dos anos 80!
Minhas preferidas são: Champagne, Guerra dos Sexos, De Quina Pra Lua... Pensando bem, gosto de quase todas, foi uma década de trilhas muito boas.

Parabéns pela análise.