Olá, pessoas que acompanham o blog do titio! Chego aqui com mais uma análise (ou ensaio, ou revisão, você escolhe como chamar) retrô de trilhas sonoras. Desta vez, a pedidos, falo sobre a primeira década musical internacional das novelas da Globo, ou seja: De 1971 a 1980. Antes, gostaria de observar que algumas novelas não tiveram trilha internacional, especialmente antes deste período:
1. Novelas como "A Rainha Louca", "A Sombra de Rebeca", "Ilusões Perdidas" e etc. Todas dos anos 60, não tiveram suas trilhas lançadas. No máximo o maestro Lyrio Panicalli lançou um compacto e um LP com os temas instrumentais pela EMI Odeon, na época.
2. As primeiras trilhas sonoras eram lançadas pela Philips (selo da atual Universal Music) com supervisão de Nelson Motta. No Japão três delas foram relançadas em CD e em estéreo: "Véu de Noiva", "Pigmalião 70" e "A Próxima Atração".
3. As trilhas de "Irmãos Coragem" e de "Selva de Pedra - internacional" foram ambas relançadas em 1980. A primeira, anteriormente lançada pela Philips, saiu em versão estéreo pela Som Livre. A segunda, já desta gravadora, conserta o erro de "Sleepy Shores" - que em edições posteriores dos anos 70 saiu com o nome de faixa errado e compositores idem: "If You Want More" (Free Sound Orchestra), na verdade, é uma composição de Johnny Pearson, e não Waltel Blanco e Antônio Faya.
4. Dois temas de internacionais de "Irmãos Coragem" e "Pigmalião 70" saíram em compacto pela CBS (atual Sony Music).
5. Quando as trilhas passam a ser feitas pela Som Livre, a Philips lançou uma coletânea com o primeiro Melhor de Novelas.
6. As novelas "Véu de Noiva", "Pigmalião 70", "Irmãos Coragem", "Verão Vermelho", "Assim Na Terra Como no Céu", "Minha Doce Namorada", "O Homem Que Deve Morrer", "Bicho do Mato", "Meu Pedacinho de Chão", "Gabriela", "Olhai Os Lírios do Campo", "Dona Xepa", "Gina", "Nina", "Cabocla", "Marina" e "As Três Marias" não tiveram trilhas internacionais, sendo realmente inaugurado o disco internacional em 1971 com "O Cafona".
7. As novelas "João da Silva", "O Noviço" e "Sinhazinha Flô" não possuem trilha.
8. Também não possuem trilha internacional, pois saíram em compacto: "Bicho do Mato" - na verdade um compacto com o tema de abertura, de Eustáquio Sena -, "Senhora", "A Moreninha", "Vejo A Lua no Céu", "O Feijão e o Sonho", "Escrava Isaura", "À Sombra dos Laranjais", "Maria Maria", "A Sucessora" e "Memórias de Amor".
9. No rastro do sucesso da novela, outras gravadoras lançaram compactos com temas das novelas, sendo eles genéricos ou com artistas originais.
7. As novelas "João da Silva", "O Noviço" e "Sinhazinha Flô" não possuem trilha.
8. Também não possuem trilha internacional, pois saíram em compacto: "Bicho do Mato" - na verdade um compacto com o tema de abertura, de Eustáquio Sena -, "Senhora", "A Moreninha", "Vejo A Lua no Céu", "O Feijão e o Sonho", "Escrava Isaura", "À Sombra dos Laranjais", "Maria Maria", "A Sucessora" e "Memórias de Amor".
9. No rastro do sucesso da novela, outras gravadoras lançaram compactos com temas das novelas, sendo eles genéricos ou com artistas originais.
10. O titio resolveu inventar um SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO para definir se o disco é bom, que funciona assim: ME TOCOU (disco excelente-ótimo), MUY BIEN (disco bom), EN PASSANT (disco regular) e SENTA, RODA, CHUPA E CHEIRA (disco ruim).
Vamos ao que interessa?
O CAFONA (1971)
A primeira trilha da gravadora é MONO!!! Destacam-se: "Acapulco Gold" (Mazon Dixon), "I Feel Better" (Paul Davis), "I Love You For All Seasons" e "Leave It All Behind Me" (ambas de The Fuzz) e "Le Roi Mages" (Sheila).
Sabemos que a função de uma trilha é, além de embalar as personagens, é refletir as paradas da época e isso começou a ser feito muito bem por este LP. Trilha de 12 faixas, pena somente que o som compromete em alguns momentos, como o problema da fita master em "Acapulco Gold" - quase no final da música ouve-se a fita derrapar - e problemas de fabricação aparentes no som gongado de "I Love You For All Seasons" (instrumental), no final do Lado A.
Veredito: MUY BIEN!
BANDEIRA 2 (1971)
Uma bela trilha com uma boa parcela de hits da Motown, e que gerou o único número um de Ricky Shayne no Brasil, "Mamy Blue" - aqui cantado em inglês. Aliás, ele também gravou em alemão - versão esta que está na coletânea "O Melhor Internacional de Novelas - capítulo 3". Temos ainda Rare Earth, que vai além de "Get Ready", cantando "I Just Want to Celebrate", e muitos outros destaques: "Got to Be There" (Michael Jackson), "Going Back to Indiana" (Jackson 5), "Remember Me" (Diana Ross), "Strung Out" (Gordon Staples & The Motown Strings), Stevie Wonder em dose dupla ("Think of Me As Your Soldier" e "How Can You Believe", onde ele vira Eivets Rednow - ah, sim! O nome da música vem grafado errado no LP: "How Can I Believe") e Los Hermanos Castro cantando Burt Bacharach e Carpenters em "Cerca de Ti ((They Long to Be) Close to You)".Veredito: ME TOCOU.
O PRIMEIRO AMOR (1972)
Uma novela jovem, com uma trilha bacana. A novela teve como temas "I Wanna Be Where You Are" (Michael Jackson), "Long Ago Tomorrow" e "I Don't Know Any Better" (ambas de B. J. Thomas), "Stick-Up" e "Don't Count The Chickens" (ambas de Honey Cone, uma versão feminina dos Jackson 5). E ainda traz as sofisticadas "Fille Du Vent" (Pierre Groscolas), "Prélude Pour Piano" (Saint-Preux) e "Mamina" (Pascal Danel). Só não deu para engolir muito a versão fajuta de "Shaft", de Gregory Isaacs, representado por Ricky Jones...Veredito: MUY BIEN!
SELVA DE PEDRA (1972)
Essa foi uma novela que consagrou "Rock and Roll Lullaby" (B. J. Thomas), onde muita gente dançou agarradinho, namorou, noivou e casou ao som dela. Foi uma trilha editada quatro vezes: Em 1970 foi duas vezes, sendo que a primeira edição vem com a faixa 9 com o nome correto: "Sleepy Shores" (Free Sound Orchestra), uma composição de Johnny Pearson. Já na segunda, não sei o por quê, o nome mudou e virou "If You Want More", e nos créditos vem Waltel Blanco e Antônio Faya - Waltel Blanc e Anthony Faye. A terceira edição saiu em 1974 pela RCA e, por fim, já com o nome correto novamente, saiu com o selo S azul infinito em 1980.Temos ainda "Floy Joy" (Supremes), "Son of My Father" (Giorgio, atualmente Giorgio Moroder), e a emblemática "A Taste of Excitement" (Carnaby Street Pop Orchestra and Choir) e "Frightened Girl" (Silent Majority).
Veredito: ME TOCOU.
O BOFE (1972)
Antes do termo "bofe" significar homem na gíria gay, significava homem rude, bronco e feio. E, segundo dizem, a novela andou pisando feio na preferência do público. Porém, a trilha tem seus encantos, e vamos a eles:"Rocket Man (I Think It's Going to Be A Long, Long Time)" foi a primeira de muitas músicas de Elton John que pararam em trilhas de novela. Pena que veio editada em 3:10. Outros destaques são "Baby Let Me Take You" (Detroit Emeralds), o lado B "Love Song" (Jackson 5) e a maravilhosa "It's Gonna Take A Miracle" (Honey and The Bees).
É claro que também tem uma bagaça no meio: "Alone Again (Naturally)", de Gilbert O'Sullivan, na voz dos brazucas Excelsior.
Veredito: EN PASSANT.
UMA ROSA COM AMOR (1972)

Mais um disco que ficou na memória do povo. Também, impossível não curtir o som predominantemente negro da Motown.Stevie Wonder colabora com o seus grandes sucessos "You Are The Sunshine of My Life" e "Superwoman" (sem a segunda parte da música, que no total dura 7:17); Michael Jackson vem com "Ben", e tem repeteco: "Love Song", de 'O Bofe', volta neste disco. A gravação é a mesma do outro disco, mas agora atribuída a Michael Jackson.
Também foi lançado um compacto com 4 músicas da trilha: "Ben" (Michael Jackson), "Il Etait Une Fois... La Revolution" (Free Sound Orchestra), "Um Amore Sbigliato" (Tony Cucchara) e "Oh Girl" (The Chi-Lites).Veredito: MUY BIEN!

A PATOTA (1972)
Não é propriamente uma trilha internacional, mas é uma trilha mista. E tem boas gravações brazucas, o que me surpreendeu. Pena apenas que o disco tem um som gongado no final...Destaque para as canções "Pushbike Song" e "You Are Everything", interpretadas pelos brazucas do The Clowns (particularmente não sei quem está envolvido no projeto) e também "Papa Was A Rollin' Stone", com a longa introdução instrumental, interpretada pelos Temptations. Esta está editada no LP.
Veredito: MUY BIEN!
O BEM-AMADO (1973)
Não é uma das minhas preferidas, mas possui o sucesso "Listen" (Paul Bryan) e a pitoresca gravação de "Also Spreach Zarathustra" (tema de '2001 - Uma Odisseia no Espaço') com Eumir Deodato. Também tem a versão vocal de "Masterpiece" (Temptations), que virá em instrumental em 'O Semideus' com Grover Washington, Jr., e "I've Been Around", sucesso dos brazucas do Nathan Jones Group. Ainda tem "Dancing in the Moonlight" (David Jones), regravado por Toploader em 2002 e presente na trilha internacional de "Coração de Estudante".Veredito: EN PASSANT.
CAVALO DE AÇO (1973)
Marvin Gaye abrilhanta a trilha com duas canções: "Don't Mess with Mister 'T'" e "'T' Plays It Cool". A segunda tem uma introdução bem dramática, ótima para colocar quando alguém diz na novela: Preciso te revelar algo: Você não é meu filho... (entrada retumbante acontecendo, risos)... Aliás, no LP essa entrada retumbante foi cortada.
Excelsior, brazucas, emplacam "Superman", seguidos prontamente por Timmy Thomas e a sua controversa "Why Can't We Live Together". Gladys Knight também vem com seu sucesso "Daddy Could Swear, I Declare", Chrystian - ele mesmo! Da dupla Christian & Ralf - colabora com o megassucesso "Don't Say Goodbye", Stevie Wonder vem com "Superstition" e Free Sound Orchestra colabora com duas músicas feitas para a novela: "Tarcisiu's Theme" (Tarcísio Meira deve ter ficado todo "sissi" na época ganhando uma música em sua homenagem) e "Autumn Love Theme". Também destaque para a bela balada "Together" (Think Tank) e a esquisita mas bacana "The Snake" (El Chicles)."Cavalo de Aço" também teve uma edição em compacto duplo, com as seguintes músicas: "Why Can't We Live Together" (Timmy Thomas), "Don't Mess With Mister 'T'" (Marvin Gaye), "Last Tango In Paris" (Jean Pierre Sebastian) e "Don't Say Goodbye" (Chrystian).
Veredito: ME TOCOU.
CARINHOSO (1973)
Um disco metade de gravações estrangeiras, metade grupos brazucas. Apesar disso, é uma ótima trilha com ótimas canções.
Este disco tem o mérito de conter a exclusiva versão com efeitos especiais em "Skyline Pigeon" (Elton John), e se popularizou como a "versão do avião". Mas não para por aí: "Music and Me" (Michael Jackson), "Soul Makossa" (Manu Dibango), "For Once in My Life" (Gladys Knight and The Pips) - certamente o maior sucesso da trilha - e "Le Crabe" (Françoise Hardy), que vem com o nome grafado errado em "LA Crabe". Destacam-se também "Lady" (Puzzle) e "Your Love" (Nathan Jones, ex-Group).Se eu for escolher alguma música como bagaça, vai aí "Window" (Paul Bryan, também conhecido como Sérgio Sá) pela péssima pronúncia do inglês, e "He" (Family Child) pois acho que não combinou com o resto da novela: Eles não sabem se são gospel ou hippies...
Curiosidades: Há uma edição deste LP fabricado pela Tapecar, com o selo todo pintado de azul e com o logo da Som Livre circundando o mesmo lugar onde ficaria no selo original, em espiral. O som desta edição é infinitamente superior ao som da edição da EMI Odeon.
No rastro do sucesso da novela, a RGE lançou um compacto duplo com sucessos da novela, contendo "Music and Me" (genérico - Thad Sunshine), "Carinhoso" (genérico - Nuvens), "Amar, Sofrer e Sonhar" (Nuvens) e "Manhattan" (genérico - Clouds, que nada mais é que "Nuvens", em inglês).
Veredito: MUY BIEN!
OS OSSOS DO BARÃO (1974)
Foi uma trilha muito lembrada pelos noveleiros de plantão. Contém os clássicos "Love's Theme" - ESTÁ EDITADA!!!! - (Barry White and Love Unlimited Orchestra), "You Make Me Feel Brand New" (The Stylistics) e a divertida "Jungle Boogie" (Kool and the Gang - sampleada por Madonna em 'Erotica', mas confesso que demorei para achar qual trecho foi sampleado...).Temos ainda Tony Cliford regravando Clifton T. Ward em "Gaye" e "Tu Nella Mia Vita" (Wess & Dori Ghezzi). Outros cantores que passaram por aqui: Stevie Wonder, Manu Dibango, e Alain Patrick. Reuben Howell vem com sua releitura gostosa de "When A Man Loves A Woman".
Bagaças? CLARO!!!! Precisamos completar a trilha, ô pá!
Veredito: MUY BIEN!
O SEMIDEUS (1973)
Titio confessa: Foi a primeira trilha dos anos 70 que escutou, pois uma amiga já estava para jogar fora. Sem capa, peguei pra mim e curti o som. Tinha 11 anos quando isso aconteceu (1987).
Começa com o clássico "All In Love Is Fair" (Stevie Wonder, regravado mais tarde por Fafá de Belém), segue por "Funky Stuff" (Kool & The Gang - antes de cair na linha disco), tem Etta James com o sucesso "All The Way Down", a lindíssima "Songs" (B. J. Thomas), a divertida "Painted Ladies" (NÃO! Não são damas pintadas, e sim os "Ovos Coloridos", risos), a emblemática e bela "Love Me Or Leave Me Alone" (Dennis Yost & Classics IV), outra versão de "Masterpiece" (instrumental com Grover Washington, Jr. - a original leva 11 minutos), temos também "Let's Get It On" (Marvin Gaye) - ESTÁ EDITADA - e também "Nothing Would Matter", de Michael Hirschmann. A brazuca "The Love We Share" na voz de The Hopefuls NOTA: A partir de "Os Ossos do Barão" a RCA assume a fabricação dos vinis da Som Livre, sendo que é possível encontrar todas as trilhas pregressas nas duas fabricações: EMI Odeon e RCA. Eventualmente ocorre da Tapecar ter fabricado uma trilha, conforme relatado com a novela "Carinhoso".
Veredito: MUY BIEN!
SUPERMANOELA (1974)
Considerada uma das trilhas clássicas dos anos 70, já começa arrebentando com "Sylvia" (Stevie Wonder). Em seguida emenda em "The Love I Lost" (Allen Brown - cover de Harold Melvin & The Blue Notes) e segue com "Hey Hey" (Pop Concerto), grande sucesso na época. The Stylistics também marca presença com o seu hit "Betcha By Golly, Wow!", uma das mais românticas da trilha. Segue com a Melô do Pato ("Which Doctor Bump" - The Chubukos), emenda com "You Are Everything", megassucesso de Marvin Gaye e Diana Ross e fecha o lado A com chave de ouro: "Goodbye Yellowbrick Road", outro sucesso mundial de Elton John.Nota: Excelsior veio disfarçado de Anarchic System e gravou "Chérie Sha La La".
Além de outros sucessos da época, o disco fecha mais uma vez com a prata da casa: Free Sound Orchestra toca "Softly".
Veredito: ME TOCOU.
O ESPIGÃO (1974)
Apesar da questionável trilha nacional, esta trilha internacional está muito boa e condiz com as paradas do Brasil e exterior, na época.
Elton John começa com tudo em "The Ballad of Danny Bailey" (grafado errado como "Ballad of Danny BAYLEY"), música até então desconhecida por mim até ouvir a trilha. Linda! Aí vem Dennis Yost and Classics IV com "Save The Sunlight" - gostosinha, mas sobrevivo sem ela... - que depois emenda em "Dancing Machine" (The Jacksons, na versão do álbum, maior), uma música "disco" pra lá de animada. Em seguida, The Stylistics volta a habitar nas trilhas com "We Can Make It Happen Again" (parece cortada, mas é a versão single). Outra também que vem em versão single é "When The Fuel Runs Out", um 'soul disco' cantado pelo grupo Executive Suite, emendando nas românticas e lindas "Lady It's Time to Go" (Stu Nunnery) e "You Are All The Sunshine I Will Ever Need" (Evan Pace - a parte "I Will Ever Need" foi suprimida dos créditos, sabe-se lá o por quê...).Começando o lado B, temos Sami Jo com a balada "Tell Me A Lie", com sua voz rouca e sensual. Em seguida vem George McCrae (grafado erroneamente como "George McRay") com o hit "Rock Your Baby (Melô do Puladinho)", feito em homenagem à sua mulher, a também cantora Gwen McCrae (dona do hit "Rockin' Chair", feita em homenagem ao George); Marvin Gaye e Diana Ross retornam com a baladona "Pledging My Love", o brazuca Paul Jones colabora com "Another Day", Little Anthony & The Imperials atacando de soul com "The Loneliest House on the Block" - um grande sucesso da música romântica.
Outro erro de grafia: "There Is Nothing I Would Rather Do", do country Kevin Johnson, virou "There Is Nothing IS Do". Qualquer pessoa com noção mínima de inglês percebe que isso está errado...
E para fechar, os Gremlins resolveram atacar Summer Breeze, pois o que são as vozes femininas em "What Can I Do?" Gremlins total (risos)!
Veredito: ME TOCOU.
FOGO SOBRE TERRA (1974)
Esta trilha tem seus bons momentos, mas não dá para aguentar "La Chanson Pour Anna" com Free Sound Orchestra, em especial depois que passaram para o CD, deixando o som pior ainda.
Tyrone Davis vem com todo charme soul cantando "It's All In The Game". Ainda na linha Black Music, Commodores comparecem com a instrumental - mas não chata - "Machine Gun". Um genérico Jerry Jacks (o cantor original é TERRY JACKS) faz cover em "Seasons in the Sun", Diana Ross vem com a belíssima balada "Sleepin'". Alarm Clock comparece com a divertida "Tic-Tac", que simula um relógio durante a música; B. J. Thomas mandando mais uma bela balada - difícil de se achar, inclusive - "I Won't Be Following You"; Outros destaques da trilha ficam para "Rhapsody In White" (Barry White and Love Unlimited Orchestra) e "Bite You" (Bo Diddley).Veredito: MUY BIEN!
CORRIDA DO OURO (1974)
Eu confesso que gosto muito da trilha nacional, composta por Zé Rodrix, e que para esta análise eu tive de ressuscitar o meu LP, que eu só havia ouvido uma vez.
"Jeux Interdits" vem interpretado pela orquestra de Paul Mauriat e tem muitas controvérsias quanto à sua autoria. Eu a conheci como "Romance de Amor", do compositor argentino Antonio Rovira (ou Rubira, depende do país), e esta versão foi feita para o filme de mesmo nome, que em português significa "Jogos Proibidos". Quem quiser se aprofundar sobre o tema e souber um pouco de inglês, pode ver a informação completa por aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Romance_(guitar_piece). A peça é de domínio público, mas parece que Narciso Yepes, o produtor da trilha do filme, quis bancar o espertinho para ganhar os direitos autorais. Enfim, veja a história toda no endereço acima.O maior hit da novela certamente foi com o brazuca Maurício Alberto, ou Morris Albert, com sua "Feelings", até hoje ouvida e cantada no mundo inteiro. Foi alvo de ação judicial por plágio e em alguns lugares a música é creditada a Morris Albert e Louis Gaste. No Brasil, somente a Morris.
A trilha está recheada de belas canções além destas: "Noi Due Per Sempre" (Wess & Dori Ghezzi), um clássico. "Let's Put It All Together" (The Stylistics), mais um megassucesso do grupo. "She (Tous Les Visages D'Amour)", de Charles Aznavour, dispensa comentários pois é mais um hit consagrado. Elton John volta com outra boa desconhecida, mas linda: "Pinky". Jim Weatherly surpreendendo com a balada " The Need to Be". Outro grande clássico do disco é The Dells, com "You Don't Care", um soul pra lá de gostoso! Gladys Knight arrebentando com "Between Her Goodbye and My Hello", The Whispers vindo com a simpática balada 'soul' "Broken Home" e Jim Grady vem bacana em "The Reason We Live".
Conclusão: ONDE EU ESTAVA COM A CABEÇA QUE EU NÃO PRESTEI ATENÇÃO NESTE DISCO ANTES?????
Ah, sim, também lançaram um compacto com 3 músicas da novela mais uma inédita: "Let's Put It All Together" (The Stylistcs), "Julia" (Ramsey Lewis), "Broken Home" (The Whispers) e "You Don't Care" (The Dells).
Veredito: ME TOCOU DEEP IN MY HEART!
O REBU (1974)
Olha, eu até tento ouvir imparcialmente este disco, mas tenho de admitir que eu gosto muito mais da trilha nacional, com Raul Seixas e Paulo Coelho comandando as composições. Ela tem bons momentos, mas deixou a desejar em algumas canções.Ele começa com "Le Premier Pas", de Claude-Michel Schönberg - um dos autores do fabuloso musical "Les Misérables". Para quem gosta de uma balada francesa, tá aí uma boa sugestão.
Em seguida mais uma vez Elton John vem com o sucesso "The Bitch Is Back". Seguindo vem Velvet Glove, cafonérrimo em "Sweet Was My Rose". Ainda na linha cafona, Daniel Santacruz Ensemble interpreta a vocalizada - mas sem letra - "Working in the Hacienda". A cafonália só termina na faixa 7 do lado A, "Sticks and Stones" (Moon Wilson), uma balada "soul".
Década de 70 sem baladão não pode ser chamado de década de 70: Oscar Toney Jr. grava Burt Bacharach em "Make It Esay on Yourself". Em seguida, vem "Party Freaks", ou Melô da Noturna, na voz da banda Miami. Jim Weatherly volta a dar as caras em "You Are A Song", uma balada leve de levada country.
Lobo vem com o sucesso "Goodbye Is Just Another Word", talvez sua única participação em trilhas de novela.
Aí vem uma bagaça: "Swanee", com Al Morrison. É onde eu falei para mim mesmo: Ninguém merece.
Mas nem tudo está perdido: Eis que Sergio Mendes e Brasil '77 salva a pátria com a belíssima regravação de "The Trouble With Hello Is Goodbye" e Stevie Wonder vem para fechar o disco com o samba funk "Bird of Beauty", inclusive canta em português em um trecho da música, o que ficou um barato!
Veredito: EN PASSANT.
ESCALADA (1975)
É uma trilha muito peculiar, pois é a primeira trilha com clássicos populares, em geral canções dos anos 50 e 60 - diferente do nacional, que remete aos anos 30 e 40.O álbum possui alguns cantores em duplicata: Elvis Presley cantando "Blue Suede Shoes" (ao vivo) e "Kiss Me Quick", Neil Sedaka com "Oh! Carol" e "Stupid Cupid" - NÃO! ESTA MÚSICA NÃO ESTÁ EM "ESTÚPIDO CUPIDO" INTERNACIONAL -, Nat King Cole com "Blue Gardenia" e "Tenderly", Harry Belafonte com "Banana Boat Day-O" e "Matilda" (editado da longa versão ao vivo) e Paul Anka com "Diana" e "Put Your Head On My Shoulder".
Ainda temos os clássicos "Only You" (The Platters), "Rock Around The Clock" (ao vivo) (Bill Halley and His Comets) e "Moonlight Serenade" (The Glenn Miller Orchestra - directed by Buddy de Franco). Definitivamente saudade não tem idade...
Veredito: ME TOCOU.
CUCA LEGAL (1975)
Dei a sorte de achar essa trilha novinha em folha, tanto capa quanto LP. O disco nem chia...O que eu notei é que este disco a alternância entre faixa lenta e dançante está bem definida.
O disco começa bem, com Michael Jackson cantando "One Day In Your Life", um grande hit. Outros sucessos são: "More Than You Know", do brazuca Chrystian, "Boogie on Reggae Woman" (Stevie Woman), "If I Ever Lose This Heaven" (Sergio Mendes & Brasil '77) e "Let Me Be Forever" (Steve Feldman, outro brazuca).
Salientando que The Stylistics, Dennis Yost & The Classics IV e The Mircales - com a linda "Keep On Keepin' On" - também dão expediente neste álbum. Bom disco.
Também foi a primeira trilha internacional a discriminar na capa do LP a origem dos fonogramas (gravações), coisa que aconteceu de forma um pouco tosca em "O Cafona" e depois não mais.
Veredito: MUY BIEN!
BRAVO! (1975)
Bem, não é EXATAMENTE uma trilha internacional, mas sim uma trilha clássica, que acabou gerando outros volumes - que nada tem a ver com a novela, apenas reaproveitaram o nome.Outro disco do meu acervo que está novinho, ele começa com "Rhapsody on a Theme of Paganini - 18th Variation (História de 3 Amores)", que foi tema do filme "Em Algum Lugar do Passado" em 1980. O pianista é Leonard Pennario, Arthur Fiedler rege e Boston Pops executa a parte orquestral.
Raymond Lefèvre dá nova roupagem ao "Adágio" da Sonata ao Luar de Beethoven, ficando com uma cara mais contemporânea e aproximando a música mais do popular. O mesmo acontece com a "Terceira Sinfonia em Fá Maior (3º Movimento)" de Brahms, com regência e adaptação de arranjo de Waldo de Los Rios, com a Orchestra Manuel De Falla.
Outro destaque fica com "Noturno em Eb, Op. 9 nº 2", de Chopin, aqui interpretado por Artur Rubinstein.
Roger Webb revisita Tchaikowsky e rege a majestosa "Concerto Para Piano em Si Bemol Menor", com apelo popular, mas não menos bela. Então vem a bela interpretação vocal dos Swingle Singers para uma música originalmente instrumental: A famosa "Ária da Quarta Corda (Extraída da Suíte em Ré Maior)", de Johann Sebastian Bach.
André Kostelanetz conduz a orquestra em "Valsa das Flores", de Tchaikowsky, que ficou mais famosa ainda ao tocar em alguns filmes da Barbie onde ela dança balé. Só não lembro qual o desenho...
Arthur Fiedler ainda colabora com "Pomp and Circumstance", de Edward Elgar, juntamente com sua Boston Pops. E não podíamos terminar uma trilha clássica sem o nosso maior gênio: Heitor Villa-Lobos. Regida por Perez Dworecki, a orquestra interpreta "Canto do Cisne Negro". Uma bela seleção.
Veredito: ME TOCOU.
O GRITO (1975)
A novela pode não ter tido a aprovação popular - especialmente de quem mora em São Paulo - mas a trilha certamente teve, pois vem com muitos clássicos e belas canções.Um brazuca abre o CD: Steve MacLean canta o sucesso "True Love". Outra do gênero romântico é da Natalie Cole, "Inseparable". Em seguida, o soul romântico de "Breezy" com os Jacksons.
"Fly, Robin, Fly", do Silver Convention, foi um sucesso da discoteca na época. "...E Siamo Qui" (Wess & Dori Ghezzi) é uma balada gostosa que foi até regravada por Jane e Herondy em português. Outros destaques são "Hey Girl (Tell Me)" (Bobby Wilson), "So In Love With You" (Leroy Hutson) e "We Will Make It Tonight" (Carol Douglas).
Veredito: MUY BIEN!
PECADO CAPITAL (1976)
A trilha tem o mérito de ter as músicas "Dolannes Melody" (Jean Claude Borelly), "Zing Went The Strings of My Heart (O Som da Maçã)" (The Trammps), "Happy" (Michael Jackson), "Lady Bump" (Penny McLean), "Love Me Like A Stranger" (Lettermen) e a engraçadíssima "Ain't Nobody Straight in Los Angeles (Melô de Los Angeles)", com The Miracles, que literalmente significa que "ninguém é hetero em Los Angeles". Acho que a censura da ditadura pensou: "Ah, é em inglês, o povo é burro, vamos deixar essa pEm 1977 foi lançada uma trilha internacional de Pecado Capital pela RCA para o mercado latino, com um repertório completamente diferente do disco internacional da Som Livre. A lista é:
1. I DON'T CARE / Dave MacLean
2. GET BACK / Pholhas
3. SABATO POMERIGGIO / Claudio Baglioni
4. ATLANTICA / Alain Debray**
5. OUR LOVE / Terry Winter
6. QUALCHE COSA DI PIÙ / Nicola Di Bari
7. LE MARIAGE / Sylvia Vartan
8. SPECIAL SONG / Danny Rush
9. NEVER GONNA LET YOU GO / Vicki Sue Robinson (no selo do LP vem escrito a outra música da cantora, "Turn The Beat Around")
10. LOVE ME LIKE A STRANGER (LOS HOMBRES NO DEBEN LLORAR) / The Zapatas***
11. LE TRE CAMPAGNE / Schola Cantorum
12. WE DO IT / R. & J. Stone
13. NIGHTS OF SEPTEMBER / Edward Cliff
14. L'ULTIMA NEVE DI PRIMAVERA / Franco Micalizzi*
*2 anos depois foi tema da novela "Os Gigantes".
**Na nossa trilha é interpretada por Seventy-Five Music.
***Na nossa trilha é interpretada pelo conjunto Letterman.
Ah, sim: "Words of Love" e "Dialogo D'Amore" são a mesma música. Saiu uma outra versão em um compacto, com Mike Holm Orchestra.
Veredito: EN PASSANT.
ANJO MAU (1976)

Esse disco carrega dois clássicos: "Love to Love You Baby" (Donna Summer) - na verdade é a parte final da versão de 17 minutos, colocando os 3 minutos finais - e "Do You Know Where You're Going To" (Diana Ross). Ainda conta com o hits "Tu T'En Vas" (Alain Barrière & Noelle Cordier) - o famoso "Não Se Vá", versionado para português nas vozes de Jane e Herondy, "She's My Girl" (Morris Albert) e "This Time I'll Be Sweeter" (Linda Lewis).
Veredito: MUY BUENO!
O CASARÃO (1976)
A primeira de duas trilhas com 16 músicas nos anos 70. Tem gente que gosta, mas não é uma das minhas preferidas.Destaques da trilha: "Theme From SWAT" (Music Corporation), "Forever Alone" (do brazuca Steve McLean), a gostosa "Call Me" (Andrea True Connection) - uma "disco" pra lá de boa -, "Honey, Honey" (ABBA) e a curiosa versão de Arthur Alexander para "Sharing The Night Together", antes de ficar famosa e eternizada na interpretação de Dr. Hook (presente na trilha de 'Pai Herói', em 1979).
Veredito: EN PASSANT.
ESTÚPIDO CUPIDO (1976)
E eis que a felicidade bateu à porta desta novela: Suas trilhas rendem comentários até hoje, e a nacional ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas. Seguindo a linha de revisitar os clássicos da rock brasileiro e MPB dos anos 50, o disco internacional também não poderia fazer por menos. E assim fizeram uma trilha para se tocar nas festas, todo 'nonstop' (sem parar), sem intervalo entre as faixas. Vinte clássicos do rock and roll reunidos para matar a saudade que não tem idade...O disco começa com o clássico "Breaking Up Is Hard to Do" (Neil Sedaka - revisitado em 1991 pela novela 'Vamp' na trilha complementar "Rádio Corsário"), mas tem muito mais destaques vindo por aí: "Be Bop A Lula" (Gene Vincent - editada no final), "Tutti Frutti" (Little Richard), "Ruby" (Ray Charles - revisitado em 2003 pela novela "Celebridade"), "América" (Trini Lopez - editada no final), "The Twist" (Chubby Checker), "Tears On My Pillow" (Little Anthony and The Imperials - revisitado no filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" na cena do baile da escola pelo grupo Sha-Na-Na), "Misty" (Johnny Mathis), "Multiplication" (Bobby Darin), "Don't Be Cruel" (Elvis Presley), "Puppy Love" (Paul Anka - revisitado em 1987 pela novela 'Bambolê') e "Al Di La" (Emilio Pericoli - tema do filme "O Candelabro Italiano" e revisitado pela novela "Fera Ferida, em 1993).
Veredito: ME TOCOU.
DUAS VIDAS (1977)
Mais uma trilha de 16 faixas, fazendo par com "O Casarão".
Começa com o clássico "I Never Cry" (Alice Cooper), e emenda em "My Dear" (Manchester - brazucas e gravação estragada toda vida, inclusive em CD). Logo após vem o som dançante de Jermaine Jackson com "Let's Be Young Tonight", emendando no clássico romântico de "Lost Without Your Love" (Bread).
David Bowie marca a sua presença com a sua única música para este fim, até então: "Golden Years", um rock com levada discoteca. Ainda, temos Gladys Knight com mais um tema marcante e romântico: "So Sad The Songs".Gente, sou obrigado a reconhecer que em todos esses anos desta indústria vital o sr. Chrystian mandou bem, mesmo sendo daqui, e manda mais uma bela balada em língua estrangeira: "You're So Tender". Rod Stewart segue com seu clássico "Tonight's The Night". Nessa linha romântica ainda temos Camilo Sesto e Dennis Gordon, respectivamente com as canções "Jamie (My Love)" e "I Need You Now".
Como novela não vive só de romance, Norman Connors vem com a dançável e divertida "Phoenix" e a maravilhosa Diana Ross vem com uma música tão maravilhosa quanto ela: "One Love In My Lifetime" e John Blackinsell faz cover de Santiago em "Nice 'n Slow" (sendo revisitado mais tarde por George McCrae em 1989 na novela "O Salvador da Pátria).
Claro que o disco tem de ter bagaça, como qualquer outro: "Quizás, Quizás, Quizás" (Los Índios). Ninguém merece, mas tem quem goste... E a trash mas divertida "Rotísse Na Máthis (O Som do Grego)" (Voskopoulos). "Y así pasan los días..." (risos).
Veredito: MUY BUENO!
LOCO-MOTIVAS (1977)
Uma novela de sucesso que rendeu duas trilhas de sucesso, também. E a trilha internacional, até hoje, é uma das mais pedidas dos trilheiros de plantão por aí.
Na linha das românticas, Morris Albert abre a trilha com a belíssima "Conversation", o nosso brazuca que deu certo aqui e no mundo cantando em inglês. Também temos Michael Sullivan com "Sorrow", ainda fingindo ser estrangeiro, Richard Young - Ricardo Feghali, do Roupa Nova - com "Rainy Day", em um compacto lançado pela CBS na época, Alessi (ex-Brothers) cantando a inesquecível "Sad Songs", e Cook & Benjamin Franklin Group interpreta lindamente "Movin' On". Fechando o disco a instrumental "L'Esperance" (Artic), a maior do disco, com 5 minutos.Na linha das agitadas, temos três clássicos da discoteca: "Dance and Shake Your Tambourine" (Universal Robot Band), que com todo o seu minimalismo ninguém consegue ficar parado; "Young Hearts Run Free", de Candi Staton, que foi até tema de filme nos anos 90 ("Wong Foo"); e "That's The Trouble", da divina Grace Jones.
Ainda temos Ornella Vanoni cantando "Più", Cerrone em uma editadíssima versão de "Love In C Minor" (aliás, um corte em um trecho esquisito...), Andrea True Connection com "NY You Got Me Dancing". Fechando o bloco, Steve McLean volta com "Sweet Sounds Oh! Beautiful Music". Um belo disco.
Veredito: ME TOCOU DEEP IN MY HEART.
DONA XEPA (1977)

A novela não teve trilha internacional, mas o tema internacional "Try to Feel Good" (Paul Jones) saiu em um compacto duplo pela Som Livre.
ESPELHO MÁGICO / COQUETEL DE AMOR (1977)

Está mais do que batida a história de que o elenco de "Despedida de Casado" foi reaproveitado para esta novela, e "Coquetel de Amor" foi uma novela dentro de outra novela que falava da televisão e seus bastidores.
Outra novela com ótima trilha. Destaque para: " I Remember Yesterday" (Donna Summer), "Yes, Sir, I Can Boogie" (Baccara), "Trouble Maker" (Roberta Kelly), "C'est La Vie" (Emmerson, Lake &Palmer), "Ma Baker" (Boney M.), "Love So Right" (Bee Gees), "Flying High" (
Veredito: ME TOCOU DEEP IN MY HEART.
NINA (1977)

Trilha desnecessária, com standards da música americana e inglesa. Mas, rolou um "hã... não!" (risos). Creio eu que deva ter servido à trama... Mas para o meu gosto pessoal não deu...
Veredito: SENTA, RODA, CHUPA E CHEIRA.
SEM LENÇO, SEM DOCUMENTO (1977)
Outra novela que é mais famosa pela trilha internacional do que pela história em si. Começa enérgica, com Donna Summer mandando ver em "I Love You". Outra do mesmo gênero é Grace Jones, com "I Need A Man" e Roberta Kelly, com "Zodiacs".Outros grandes clássicos são o rock de Fleetwood Mac, com "Don't Stop" e a romântica "Emotion", de Samantha Sang com os Bee Gees. Destacam-se também as grandes presenças de Johnny Rivers (com "Swayin' to the Music") e Gladys Knight and the Pips (com "Walk Softly").
Sem baladão a trilha não roda: Que o digam "You Took My Breath Away" (Kaplan Kaye), "Love Me More" (Barry Dean) e "Summer Love" (Edward Cliff).
Ainda temos glam rock representado por Gary Glittler em "I Didn't Know I Loved You".
Ainda temos a bagaça divertida de "Big Bamboo" (Saragossa Band), que mistura música caribenha com Disco Music.
Veredito: ME TOCOU.
O ASTRO (1978)

Um sucesso de público e de vendas. Assim é a trilha de "O Astro", novela de Janete Clair. A trilha internacional foi editada duas vezes no mesmo período, ano em que a marca da Som Livre passava do selo espiralado verde e azul para o selo de S azul infinito, logomarca que mudaria novamente em 1999.

Falar de destaques neste disco é difícil, mas vamos nessa, pois ele é todo bom: Das agitadas fico com "Don't Let Me Be Misunderstood" (Santa Esmeralda), "Only The Strong Survive" (Billy Paul), "I'm Sagittarius" (Roberta Kelly), "Beatles Disco (Citations Ininterrompués)" (Café Crème - vergonhosamente cortada e colocada como parte 1) e "Love For Sale" (Boney M. regravando Cole Porter em estilo disco). Das lentinhas, a inesquecível "Easy" (Commodores), "We're All Alone" (Rita Coolidge), "The Name of the Game" (ABBA) e "Dreamin'" (Liverpool Express). Um ótimo LP. Sem chiar no meu som é melhor ainda.
A Som Livre ainda lançou um compacto de John Joe Daniel contendo dois temas da novela: "Loneliness" - que também fecha o lado A da trilha internacional - e, segundo o site Teledramaturgia, de Nilson Xavier (www.teledramaturgia.com.br), o tema de Amanda, "Love Is A Simple Thing".
Veredito: ME TOCOU.
O PULO DO GATO (1978)
Este disco tem muitos destaques e belas canções: "La Vie En Rose" (Grace Jones), "The House of the Rising Sun" (Santa Esmeralda), "As" (Tony Sherman - também conhecida como "Always", do Stevie Wonder), "Count on Me" (Jefferson Starship), "I Wanna Be A Rolling Stone" (Nadine Expert), "On and On" (Stephen Bishop), a divertida "Funky, Funky" (Andrea Mingardi Super Circus), "You're In My Heart" (Rod Stewart) e "From East to West" (Voyage).Veredito: MUY BUENO!
TE CONTEI? (1978)
Esta trilha é simplesmente magnífica(!!!). Tem canções românticas, sim, mas ela é basicamente para cima, com os grandes sucessos da discoteca da época. "Dance A Little Closer" (Charo - editada em 2:48), "Everybody Dance" (Chic - em uma versão exclusiva para a trilha, com 6:41), "Run Away" (Loleatta Holloway), "Easy to Love" (Leo Sayer), "El Amor Entre Tu Y Yo" (Nydia Caro) e "Keep Doin' It" (Showdown - editada em 3:00).Para contrabalançar, também tem muito romance em destaque: "How Deep Is Your Love" (Bee Gees - editada em 3:25), "Self Pity" (Lucifer), "When I Looked At Your Face" (Jodie Foster), "Surprise" (dos brazucas Manchester), "Just The Way You Are" (Billy Joel), "It's A Heartache" (Bonnie Tyler) e "Loving You Seemed to Be So Magic" (Atlantic Boys - editada em 3:30).
Como era de se esperar, o disco fechou com a bagaça "Revoir" (Art Sullivan).
Veredito: ME TOCOU DEEP IN MY HEART.
DANCIN' DAYS (1978)
Sim, foi uma das trilhas mais queridas dos anos 70, vendendo feito água. Também foi uma trilha que sofreu muitos cortes de edição. Se colocassem a trilha inteira seriam dois discos e duraria 71 minutos.Falando primeiro das lentinhas, temos Commodores na versão longa de "Three Times A Lady" (editada), uma Debby Boone toda gospel em "You Light Up My Life", o grande tema da novela de Freddy Cole ("I Loved You"), e para completar, "Follow You, Follow Me" (grande sucesso do Genesis de Phil Collins) e "Blue Street" (Blood, Sweat & Tears).
Já as dançantes, o disco começa logo com um medley dos Bee Gees na voz das brazucas Harmony Cats, com vários temas do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", como "Night Fever", "Stayin' Alive", "You Should Be Dancin'" e "Jive Talkin'". Tem mais músicas, claro, e essa faixa se chamou "Dancin' Days Medley". Sua versão completa é rara em CD, achando naqueles feitos em 1990. Até saiu uma versão nos anos 2000 na reedição em 2 discos do "Hits Again", da Som Livre, mas vem editada no meio, sem "Stayin' Alive".
Voyage comparece com seu "Scots Machine" (ex-Scotch Machine - é que chamar escocês de "Scotch" é pejorativo, portanto trocaram o nome no meio do caminho). Muita gente acha que a música é maior, mas a parte country é outra faixa chamada "Bayou Village". Então conformem-se com os seus 3:25, mesmo.
"The Wages of Sin" (Santa Esmeralda - starring Jimmy Goings) também extremamente editado, no início e no final. Remontaram o início da música, praticamente.
Outras dançantes em destaque: "The Grand Tour" (Grand Tour), "Macho Man (single)" (Village People), "Broadway Gypsy Lady*" (Linda Clifford), a maravilhosa versão estendida - mas editada - de "Rio de Janeiro" (Gary Criss) e o hit "Automatic Lover", com Dee D. Jackson - que nos palcos daqui puseram uma falsificada em seu lugar para fazer a performance em um show da época aqui no Brasil.
A novela ainda rendeu duas minitrilhas, uma de 7" (selo da Som Livre, fabricação Tapecar) e outra de 10" (selo Rock Espetacular, fabricação RCA), que saíram pela revista "Rock Espetacular". A primeira com temas nacionais e internacionais que foram espalhadas também por outras novelas. A ordem é:
A:
1. DANCIN' DAYS (ÁLBUM - EDITADA) / Frenéticas
2. SOSSEGO (EDITADO) / Tim Maia (que foi para a novela "Pecado Rasgado")
B:
1. GYPSY LADY (RADIO VERSION) / Linda Clifford
2. EVERYBODY DANCE (EDIT) / Chic (que foi para a novela "Te Contei?")
A de 10" saiu pela revista Rock Espetacular com muitos genéricos da discoteca e tem o nome de "Hit Parade". Inclui ainda temas GENÉRICOS ou não de outras novelas. Ambas acompanham uma revista da novela. A ordem é:
A:
1. HOW DEEP IS YOUR LOVE / The Saturdays (cover dos Bee Gees, em "Te Contei?")
2. I REMEMBER YESTERDAY / Special Reserve (cover de Donna Summer, em "Espelho Mágico")
3. EASY / Richie (cover dos Commodores, em "O Astro")
4. ZODIACS (EDIT) / Roberta Kelly (da novela "Sem Lenço, Sem Documento")
B:
1. ALOUETTE / Denise Emmer (da novela "Pai Herói")
2. BORN TO BE ALIVE / Puertorico
3. SCOTS MACHINE / Voyage (da novela "Dancin' Days")
4. DON'T LET ME BE MISUNDERSTOOD / Leo Park (cover de Santa Esmeralda em "O Astro")
5. RING MY BELL / Barbara Jo Anne (cover de Anita Ward)
*Nota: na época aconteceu uma confusão nos títulos de duas músicas da Linda Clifford. A que parou no disco da trilha foi "BROADWAY GYPSY LADY". "GYPSY LADY" é outra música do mesmo álbum que parou no compacto citado acima. Ambas tocam na novela.
Veredito: ME TOCOU DEEP IN MY HEART.
SINAL DE ALERTA (1978)
Apesar de ter sido um fracasso, rendeu duas trilhas boas, mas confesso que gosto mais da nacional.Destaques do disco: "Shadow Dancing" (Andy Gibb), "Love Me Again" (Rita Coolidge), "A Distant Time" (Freya Crayne), "Love's in You, Love's in Me" (Giorgio & Chris), "Fool (If You Think It's Over)" (Chris Rea), "Loneliest Man on the Moon" (David Castle), "Goodbye Girl" (David Gates) e "Midnight Sun" (Shaun Cassidy).
Veredito: MUY BUENO!
PECADO RASGADO (1978)
Outra ótima trilha. Destaque para: "You and I" (Rick James - também executada em 'Dancin' Days'), "You Make Me Feel (Mighty Real)" (Sylvester), "Keep on Jumpin'" (Musique), "Love Now, Hurt Later" (Giorgio & Chris), "Do or Die" (Grace Jones), "La Booga Rooga" (Bjorn Skifs), "Themes from The Wizard of Oz" (Meco), todos da discoteca. Já das lentinhas, aplausos para: "Your Love" (Danny Shann) e "When You're Loved" (Debby Boone).Bagaça do disco: O vergonhoso cover de "Grease", com Mike Brook - música gravada originalmente por Frankie Valli em "Grease - Nos Tempos da Brilhantina".
Veredito: MUY BUENO!
PAI HERÓI (1979)
Por que tanta trilha boa? Porque é isso que o povo gosta... Antes de dizerem que é uma música de gay, "I Will Survive" (Gloria Gaynor) foi um dos grandes hits de 1979. A música, na verdade, fala de uma mulher que se reergue após ser abandonada pelo marido. Então ele quer voltar mas ela não quer, pois sobreviveu e não precisa mais dele.Dr. Hook vem em seguida com "Sharing The Night Together", que já foi tema de "O Casarão" na voz de Arthur Alexander, mas esta de "Pai Herói" é a famosa. Outras românticas que merecem destaque são: "You Needed Me" (Anne Murray), "How You Gonna See Me Now" (Alice Cooper - mais tarde regravado por Easy Rider em "Olho no Olho", de 1993), a lindíssima "Allouette" (Denise Emmer, filha de Janete Clair e Dias Gomes, cantora, escritora e instrumentista), "I'd Rather Hurt Myself (Melô da Asa)" (Randy Brown) e a maravilhosa "I Just Wanna Stop" (Gino Vanelli).
Um grande clássico romântico está fechando o lado A: "Mirrors" (Sally Oldfield).
Também temos alguns sucessos da discoteca: "aa aa uu aa ee" (Zack Ferguson) e "Heart of Glass" (Blondie) são as tops da trilha.
Bagaça do disco: "Pigeon Without A Dove" (do radicado no Brasil Patrick Dimon). O que seria uma "gaivota sem um pombo"?
Veredito: ME TOCOU.
FEIJÃO MARAVILHA (1979)
Não é só o feijão que é uma maravilha: A seleção de repertório internacional também é. É um daqueles LP's que não tem do que se reclamar, só elogios. É uma trilha pra cima, sem esquecer do romantismo.1. IN THE NAVY / Village People - disco e hit
2. (OUR LOVE) DON'T THROW IT ALL AWAY / Andy Gibb - balada que só ressurgiu em CD no Brasil em 1996 no CD Golden Hits 3.
3. MY LIFE / Billy Joel - hit rock editado para a trilha.
4. LIES / Chrystian - eis que ele manda bem mais uma vez na balada romântica.
5. WHAT A FOOL BELIEVES / The Doobie Brothers - a ex-banda de Kenny Loggins e Michael MacDonald vem com tudo nessa música com levada de discoteca. Foi um grande hit na época.
6. BRIDGE OVER TROUBLED WATER / Mary McCann - este cover do Simon & Garfunkel ganhou uma levada 'disco', mas é no máximo divertida.
7. CUBA / Gibson Brothers - hit das pistas naquele ano, infelizmente sofreu cortes em seu miolo, alteraram sua rotação para cima e o som ainda ficou gongado por ser o final do lado A.
8. I WANT YOUR LOVE / Chic - mais um clássico da "disco music'" juntamente com "Le Freak", "Everybody Dance" e "Good Times". Chic é tudo.
9. SMILE / Harpo - essa regravação do Charles Chaplin foi um hit, fazendo par com a gravação de Robson Jorge & Lincoln Olivetti na trilha nacional.
10. I (WHO HAVE NOTHING) / Sylvester - uma "disco music" enérgica. Levou um joinha.
11. GIRL I'VE GOT NEWS FOR YOU / Casanova - outro bom exemplo de "disco music", o seu sucesso ficou restrito àquele ano, apenas. Não virou clássico.
12. ONCE UPON A MAN / Morris Albert - esse cara é bom de fazer música boa e bonita... Belíssima balada.
13. I GOT MY MIND UP / Instant Funk - outro clássico, cuja introdução foi sampleada por De La Soul na gravação original de "A Roller-Skating Jam Named "Saturdays" em 1991. Também foi sampleado por DJ Memê em seu "Classic Megamix", do álbum "Let's Dance", de 1992, já postado anteriormente aqui.
14. ONE MORE MINUTE / Saint Tropez - mais disco music na veia, mas não chega ao pés de "Sex Appeal", seu maior hit.
Veredito: ME TOCOU.
MARRON GLACÉ (1979)
Uma bela trilha, mas com muitas edições. Se ela fosse lançada na íntegra, chegaria a quase 64 minutos...
Destaques: "Reunited" (Peaches & Herb), "Lotta Love" (Nicolette Larson), "Another Cha-Cha" (Santa Esmeralda - toda editada para o disco), "Sadness" (Pacha), "I'm A Dancer" (Dennis Parker - curiosidade: Ele também foi ator pornô, tanto em filmes hetero quanto gays), "Let's Fly Away" (Voyage - em uma edição vergonhosa), "Love Don't Live Here Anymore" (Rose Royce) e "We Got Love" (Sunny).Bagaça do LP: O vergonhoso cover de "Haven't Stopped Dancin' Yet" (Martinez, gravado no original por Gonzalez).
Veredito: MUY BUENO!
OS GIGANTES (1979)
Segundo as más línguas
A trilha se dirige ao oposto do clima pesado, tendo bastante música 'disco' e um rock em seu repertório: "Good Times" (Single) (Chic), "Rise" (Herb Alpert), "Sultans of Swing" (Dire Straits), "Dance With You" (Carrie Lucas), "Love Takes Time" (Orleans) e "Put It Where You Want It" (Destination) animam o álbum. Também temos a animada "Magic Lady" (Sergio Mendes), lançada pela Warner Music na época, raro em CD (eu tenhoooo!!! Chupem essa! [risos]). Lembrando que Sergio Mendes também está na trilha nacional com "Horizonte Aberto", lançado em disco de mesmo nome pela Som Livre, também raro em CD (eu tenhooooo!!! Chupem mais essa! [risos]) lançado em 1994. No exterior saiu pela A&M Records e recebeu o nome de "Alegria".Já na linha romântica temos "I'll Never Love This Way Again" (Dionne Warwick), "Still" (Commodores), "I Just Fall In Love Again" (Anne Murray) e "She Believes In Me" (Kenny Rogers). Também vem com uma bagaça: "Paloma" (Sunday). Aliás, do que seriam nossas trilhas sem uma bagaceira que fosse, não é mesmo?
Veredito: ME TOCOU.
ÁGUA VIVA (1980)
E pensar que quase não teve trilha internacional... Sorte a nossa: Que disco lindo!!! O forte são as lentinhas.
"Lead Me On" (Maxine Nightingale) abre o disco. Tem mais românticas nele: "Do That to Me One More Time" (Susan Case & Sound Around, cover de Captain & Tenille), "Ships" (Barry Manillow, magnífico), "Just When I Needed You Most" (Tony Wilson), "Babe" (Styx), "Just Like You Do" (Carly Simon, um dos temas mais lindos de novela), "Cruisin'" (Smokey Robinson) e "Never (Gonna Let You Go)" (Charme).Para dançar: "D.I.S.C.O." (Ottawan), "I Don't Want to Fall in Love Again" (Voyage), "The Second Time Around" (Shalamar) e "Mandolay" (La Flavour). Ainda temos "Love I Need" (Jimmy Cliff) e uma bagaça: "Memories" (Bianchi), que tem uma mulher que literalmente grita ao invés de cantar na hora de vocalizar a música.
No rastro do sucesso da novela a Continental lançou uma versão genérica contendo regravações de 12 dos 14 temas internacionais feitas por outras bandas. A capa é de confundir o consumidor...
Veredito: ME TOCOU.
CHEGA MAIS (1980)
Não é uma trilha com muitos sucessos, mas mesmo assim é uma trilha linda. Das lentinhas sempre me comentam muito sobre "Clair de Femme (Tema de Gely)" (Jean Musy) e das agitadas foi um megassucesso, que eu me lembro bem e tenho o disco, foi "Gonna Get Along Without You Now" (Viola Wills). Quem nunca se animou ao ouvir "A-ha / U-hum / Gonna get along without you now..." que atire a primeira pedra.
O disco possui baladas maravilhosas: "You and I" (Paul Anka e Mirreile Mathieu - ele com um hiato em trilhas desde "Estúpido Cupido"; ela com um hiato desde "Bandeira 2"); "Feelings Old Feelings" (Dionne Warwick); "Emotions in My Heart" (Chrystian); "I'd Rather Leave While I'm Alone" (Rita Coolidge); e "With You I'm Born Again (Billy Preston & Syreetta), a que eu mais gosto.Das agitadas tem-se os hits "I Can't Help Myself" (Bonnie Pointer), "Got to Love Somebody" (Sister Sledge), "Better Love Next Time" (Dr. Hook), a maravilhosa "A Walk in the Park" (Nick Stranker Band), a já citada "Gonna Get You Without You Now" (Viola Wills) e "Let Me Party With You (Party, Party, Party)" (Bunny Siegler).
O prêmio de gravação mais pitoresca do disco vai para "You Set My Dreams to Music", do John Travolta. Sempre achei a voz dele esquisita...
Veredito: ME TOCOU.
CORAÇÃO ALADO (1980)
Quem selecionou as duas trilhas para esta novela estava inspirado. Se a nacional é maravilhosa, a internacional é tão maravilhosa quanto. Todas foram hits, mas destacam-se: ABBA ("The Winner Takes It All"), Jimmy Buffet ("Survive"), "I'm So Glad That I'm A Woman" (Love Unlimited), "All Out of Love" (Air Supply), "Sailing" (Christopher Cross), "Shine On" (LTD). As preferidas do titio Sky são: "Rescue Me" (A Taste of Honey) e "Roller Shake" (La Flavour - editada :-( ). E termina chique com Henry Mancini conduzindo coro e orquestra em "You'll Never Know". Impossível não gostar desse disco.Veredito: ME TOCOU DEEP IN MY HEART.
PLUMAS E PAETÊS (1980)
Outra trilha que mexe com o titio. O que dizer? Ótimos sucessos e ótimas surpresas.
Vamos pelos sucessos primeiro: "I'll Never Fall In Love" (Davitt Stigerson - editada), "Give Me The Night" (George Benson), "Never Knew Love Like This Before" (Stephanie Mills), "No Night So Long" (Dionne Warwick), "Modern Girl" (Sheena Easton), "Sure Shot" (Crown Heights Affair - editado) e "Special Lady" (Ray, Goodman and Brown).Agora as grandes surpresas: "Shadows in the Sun" (Sylvia Mason, ex-Voyage e pode ser achada como a voz feminina de "Go West", dos Pet Shop Boys), "The Strangers" (Genghis Khan - editada) e a gospel pop "Do Right" (Paul Davis - editada). Belo disco.
Veredito: ME TOCOU DEEP IN MY HEART.
Bem, chegamos ao fim de mais uma análise. Quem quiser checar maiores detalhes sobre lista de músicas e etc., recomendo olhar no site do Nilson Xavier (http://www.teledramaturgia.com.br/tele/trilhas70.asp). Garanto que lá você se divertirá mais ainda, pois atualmente é uma das maiores referências sobre teledramaturgia vigente. Aliás, agradeço de antemão ao Nilson Xavier por possibilitar enriquecer as pesquisas sobre trilhas sonoras e sobre as próprias novelas, e se tornar um guia para quem quer colecionar os discos e CD's, e à Tropicália Discos, pois por causa deles a minha coleção de discos cresceu vertiginosamente e por conterem discos muitas vezes em estado de novo. O meu som também agradece.
Falta muuuito ainda para eu terminar minha coleção, mas as de trilhas internacionais já encerrei. Minha luta agora é conseguir os nacionais todos.
Bem, alguma dúvida ou ressalva? Não concordou com algo que eu disse? Mande já o seu comentário, ele será bem-vindo. Até a próxima!...
17 comentários:
Amigo, li e reli este post diversas vezes e em dias diferentes... Análises perfeitas. Apesar de eu não possuir muitas trilhas desta década, algumas canções além de lindas são emblemáticas. Já consegui baixá-las todas no site do Bugrim, mas espero suas masterizações que contemplam as canções inteiras e não como foram editadas para o lp à época (além das faixas bônus). No mais, aguardo ansiosamente seu post sobre as trilhas dos anos 90 (estas eu possuo quase todas em cd´s). Abs.
Consegui no mercado livre a segunda edição do Selva de Pedra Internacional (o que está com o erro de prensagem no título de Sleepy Shores) e depois consegui a edição de 1980 pela RCA. Mas, na sua opinião qual das 4 edições tem mais qualidade sonora? Apesar de que algumas faixas como Frightened Girl e Feel The Need, tem problemas no áudio estéreo, um canal é mais alto que o outro.
Olha, de todos os que eu ouvi eu fico com o da RCA de 1980. O da segunda tiragem chega a ser insuportável aos meus ouvidos - é o que mais tem à venda por aí, falando nisso... Abs do titio! $-)
Boa tarde! amigos como faço para conseguir a trilha sonora internaciona e nacional postadas aqui nesse Blog, se tiver como me ajudar ficarei grato pela gentileza um abraço Júnior Novaes e-mail jnnovais@yahoo.com.br ou bandaserranorte@gmail.com
Já pensou em clicar embaixo das capas onde está escrito AQUI em azul? Ah, e vc precisa ter uma conta no 4shared para se logar e baixar. Abs. :-)
Achei legal essa ANÁLISE RETÔ. Só uma correção: Paul Bryan era o nome artístico de Sergio Sá, que também foi co-autor da musica "don´t say goodbye" que foi gravada por Christian. Outro sucesso de Paul Bryan foi "Listen". Fábio Junior era na época Mark Davis (don´t let me cry) e Uncle Jack (My Baby). É isso aí, Abraços.
Valeu, já consertei. Abraços!
Adorei as análises, ao mesmo tempo me fazem viajar num tempo que eu não vivi, detalhe para os erros de crédito e nas masterizações das músicas, coisas que se presta atenção mas se deixavam passar, por achar o cúmulo acontecer para uma peça de publicidade.Na música "Daybreak", de Espelho mágico: há um "enrosco" num trecho que eu achava que fosse o risco no disco,Quanto às rotações:a sirene de "bridge over troubled water,"Feijão maravilha" soa desafinado e quanto à problemas de rotação, "Mirrors":"Pai Herói" notei a velocidade oscilante no começo da música, me lembra do seu comentário engraçado um outro post, sobre a luz acabando e voltando e ter que rodar o disco com o dedo! rs...Quanto ao restante,sorte minha ter toca discos com pitch! rs...Abraço!
Adorei as análises, ao mesmo tempo me fazem viajar num tempo que eu não vivi, detalhe para os erros de crédito e nas masterizações das músicas, coisas que se presta atenção mas se deixavam passar, por achar o cúmulo acontecer para uma peça de publicidade.Na música "Daybreak", de Espelho mágico: há um "enrosco" num trecho que eu achava que fosse o risco no disco,Quanto às rotações:a sirene de "bridge over troubled water,"Feijão maravilha" soa desafinado e quanto à problemas de rotação, "Mirrors":"Pai Herói" notei a velocidade oscilante no começo da música, me lembra do seu comentário engraçado um outro post, sobre a luz acabando e voltando e ter que rodar o disco com o dedo! rs...Quanto ao restante,sorte minha ter toca discos com pitch! rs...Abraço!
Adorei as análises, me faz viajar num tempo que não vivi.
As citações para erros de créditos e masterização eram coisas que eu percebia, mas que deixava passar batido,até por serem artigos de publicidade.
Nota para 3 músicas:
"Daybreak-Espelho mágico": há um enrosco num trecho da música que eu pensava que fosse risco.
"Bridge over troubled water-Feijão Maravilha": Na hora da sirene, ela desafina.
"Mirrors-Pai Herói", me lembra quando vc falou sobre acabar a força e girar o disco com o dedo (engraçadíssimo)! rs...
Sorte minha em diversos casos, ter toca discos com pitch! rs... Abraços
Adorei as análises, me faz viajar num tempo que não vivi.
As citações para erros de créditos e masterização eram coisas que eu percebia, mas que deixava passar batido,até por serem artigos de publicidade.
Nota para 3 músicas:
"Daybreak-Espelho mágico": há um enrosco num trecho da música que eu pensava que fosse risco.
"Bridge over troubled water-Feijão Maravilha": Na hora da sirene, ela desafina.
"Mirrors-Pai Herói", me lembra quando vc falou sobre acabar a força e girar o disco com o dedo (engraçadíssimo)! rs...
Sorte minha em diversos casos, ter toca discos com pitch! rs... Abraços
Adorei as análises, me faz viajar num tempo que não vivi.
As citações para erros de créditos e masterização eram coisas que eu percebia, mas que deixava passar batido,até por serem artigos de publicidade.
Nota para 3 músicas:
"Daybreak-Espelho mágico": há um enrosco num trecho da música que eu pensava que fosse risco.
"Bridge over troubled water-Feijão Maravilha": Na hora da sirene, ela desafina.
"Mirrors-Pai Herói", me lembra quando vc falou sobre acabar a força e girar o disco com o dedo (engraçadíssimo)! rs...
Sorte minha em diversos casos, ter toca discos com pitch! rs... Abraços!
Adorei as análises, me faz viajar num tempo que não vivi.
As citações para erros de créditos e masterização eram coisas que eu percebia, mas que deixava passar batido,até por serem artigos de publicidade.
Nota para 3 músicas:
"Daybreak-Espelho mágico": há um enrosco num trecho da música que eu pensava que fosse risco.
"Bridge over troubled water-Feijão Maravilha": Na hora da sirene, ela desafina.
"Mirrors-Pai Herói", me lembra quando vc falou sobre acabar a força e girar o disco com o dedo (engraçadíssimo)! rs...
Sorte minha em diversos casos, ter toca discos com pitch! rs... Abraços
Adorei as análises, me faz viajar num tempo que não vivi.
As citações para erros de créditos e masterização eram coisas que eu percebia, mas que deixava passar batido,até por serem artigos de publicidade.
Nota para 3 músicas:
"Daybreak-Espelho mágico": há um enrosco num trecho da música que eu pensava que fosse risco.
"Bridge over troubled water-Feijão Maravilha": Na hora da sirene, ela desafina.
"Mirrors-Pai Herói", me lembra quando vc falou sobre acabar a força e girar o disco com o dedo (engraçadíssimo)! rs...
Sorte minha em diversos casos, ter toca discos com pitch! rs... Abraços
Adorei as análises, me faz viajar num tempo que não vivi.
As citações para erros de créditos e masterização eram coisas que eu percebia, mas que deixava passar batido,até por serem artigos de publicidade.
Nota para 3 músicas:
"Daybreak-Espelho mágico": há um enrosco num trecho da música que eu pensava que fosse risco.
"Bridge over troubled water-Feijão Maravilha": Na hora da sirene, ela desafina.
"Mirrors-Pai Herói", me lembra quando vc falou sobre acabar a força e girar o disco com o dedo (engraçadíssimo)! rs...
Sorte minha em diversos casos, ter toca discos com pitch! rs... Abraços
A ausência de El Dia que me quieras em Pecado Capital é mesmo um mistério, pois o tal Pablo Hernandez é, na verdade, o Cesar Camargo Mariano, sob pseudônimo (cf. http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/pecado-capital-1-versao.htm ).
Sendo que a faixa pertence à RGE, não entendo porque mão colocaram no cd (é uma das faixas mais bonitas do álbum!)
Sobre Selva de Pedra internacional: Houve até uma pequena confusão quando saiu a primeira leva de LPs Selva de Pedra internacional, em 1972. Sleepy Shores, composta por Johnny Pearson, aparecia em gravação da Free Sound Orchestra. "Na primeira edição do disco, a faixa, que embala a dor de Fernanda [Dina Sfat] após ser abandonada no altar por Cristiano [Francisco Cuoco] e o desespero que a conduz à loucura, aparece com o título If You Want More e o crédito de composição a Waltel Branco e Antônio Faya. Na edição seguinte, o erro é corrigido e a canção surge com seu título original e com o crédito ao devido autor." (Teletema, de Guilherme Bryan e Vincent Villari. Dash Editora, 2014). in: http://porcoselefantesedoninhas.blogspot.com.br/2016/11/alem-da-trilha-oficial-de-selva-de.html
Postar um comentário