quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vale a Pena Ouvir em FLAC: SINAL DE ALERTA - NACIONAL (Som Livre, 1978)

Baixe esta trilha sonora em FLAC Lossless aqui.


FICHA TÉCNICA:
Ano: 1978 - Selo: Som Livre
No. de cat.: 403.6166 (LP) / 740.6166 (K7)
Seleção de Repertório: Arnaldo Schneider
Direção de Produção: Guto Graça Mello
Direção Musical: Otávio Augusto
Arranjos especiais de: Waltel Braco / Guio de Morais / Radamés Gnatalli
Montagem (original): Ieddo Gouveia
Remasterizado 100% digital por: Sky Walker. Atualizado em 18 de abril de 2024.
Design/Capa: Hans Donner / Sergio Liuzzi
Foto: Câmara Três
Restauração de capa e adaptação gráfica para CD: Sky Walker
Pesquisa e atualização de informações de fonogramas: Sky Walker
Fonogramas cedidos por: Universal Music (1, 2, 5 e 6), Warner Music (3, 9 e 11), Som Livre (4 e 8) e Sony Music (7, 10 e 12).

PLAYLIST:
  1. MEDO DE AMAR Nº 2 / Simone
  2. PANORAMA ECOLÓGICO / Erasmo Carlos
  3. RITA BAIANA / Zezé Motta
  4. ANOITECEU / Francis Hime
  5. LERO LERO / Edu Lobo
  6. SALVE O VERDE / Quarteto em Cy
  7. CROSS FIRE (TIRO CRUZADO) / Sergio Mendes & Brasil '88
  8. O SILÊNCIO É DE OURO / Sá & Guarabyra
  9. DOS CRUCES / Ney Matogrosso
  10. ...E OS OUTROS QUE SE DANEM FOOTBALL CLUB / Nelson Gonçalves
  11. NÓS, OS GRANDES ARTISTAS / Marília Medalha
  12. CAIS / Nana Caymmi
        Olá, Padawans!
        Chegou a vez da trilha nacional de "Sinal de Alerta" ganhar remasterização e parar aqui em FLAC. Refiz tudo. Como eu tinha o CD de todas as faixas, a trilha aqui postada está 100% digital.
           "Sinal de Alerta" foi uma novela de Dias Gomes para o horário das 22h. Por conta dos cachorros latirem no horário (Leia-se: o TRE cedia o horário para os políticos fazerem propaganda) a novela foi exibida no início às 23h. Quando acabou o horário eleitoral, a Rede Globo exibiu um compacto de tudo o que aconteceu até então em 10 capítulos. Durante este período não exibiram nada novo. Mesmo assim, a novela não alcançou audiência e passou despercebida do grande público. Porém deixou duas trilhas sonoras primorosas, e hoje o Titio Sky apresenta a trilha nacional da trama.
           Curiosamente a novela não teve tema de abertura, mas uma sonoplastia feita especialmente para ela, ilustrando a abertura. Uma novela cujo tema foi meio-ambiente e poluição, ambientada no Rio de Janeiro - combinaria melhor com São Paulo - e durou 116 capítulos, com um elenco de peso como Jardel Filho, Yoná Magalhães, Paulo Gracindo - como o vilão Tião Borges -, vera Fischer, dentre outros. Foi a primeira novela de Eduardo Conde que era, na verdade, cantor, e Angelina Muniz.

          Vamos ao álbum:

1. MEDO DE AMAR N.º 2 / Simone
            Faixa do álbum "Cigarra", de 1978, esta canção fez um enorme sucesso exalando muita sensualidade e falando do prazer feminino, ainda mais com os incompreensíveis sussurros no início. Ressuscita até defunto! Em tempo: "Cigarra" foi um apelido dado à Simone por Milton Nascimento.

2. PANORAMA ECOLÓGICO / Erasmo Carlos
           Faixa do álbum "Pelas Esquinas de Ipanema", de 1978, lançado na época pela Polydor. Inspirado em temas ao mesmo tempo ecológicos e urbanos, Erasmo fez este álbum com o híbrido das sensações que transmitia o badalado bairro carioca nos anos 70. Sua mulher Nara estava fazendo um curso de paisagismo e em casa os assuntos de botânica eram frequentes a ponto de Erasmo inspirar-se para fazer uma música com inúmeros nomes de flores. Não demorou muito para que a ideia se expandisse para peixes e aves - de forma que no final "Panorama Ecológico", principal faixa do disco, fala dos elementos terra, água e mar.

3. RITA BAIANA / Zezé Motta
            Faixa do álbum "Zezé Motta" (também conhecido como "Prazer, Zezé"), foi lançado pela Atlantic / WEA também em 1978. Este samba brejeiro foi luxuosamente composto por John Neschling - maestro, compositor da trilha de "Os Maias", ex-maestro da OSESP, ex de Lucélia Santos e pai de Pedro Neschling - e Geraldo Carneiro, dramaturgo e escritor. Foi lançado em CD em 2006, hoje um item raro.

4. ANOITECEU / Francis Hime
            Prata da casa (leia-se: da Som Livre), Hime lançou o álbum "Passaredo" em 1977, de onde esta faixa foi retirada. Ainda neste disco Francis fez sucesso com "Trocando em Miúdos".

5. LERO-LERO / Edu Lobo
           Com participação não-creditada do grupo vocal Boca Livre esta faixa veio direto do álbum "Camaleão", também de 1978. Renomado compositor, ganhador de um festival da canção em 1967 e parceiro em famosas composições de Chico Buarque como 'Beatriz', "Lero-Lero" veio em parceria com Cacaso e é considerada uma música de ouro para quem aprecia o gênero MPB.

6. SALVE O VERDE / Quarteto Em Cy
           Originalmente gravada por Jorge Ben, o grupo feminino havia assinado com a Philips / Phonogram e lançou "Querelas do Brasil" que foi produzido pelo renomado Marcos Maynard. Mesmo nunca tendo lançado este álbum em CD, esta música só foi possível em formato digital ao aparecer em diversas coletâneas lounge com referência ao Brasil nos Estados Unidos e Europa.

7. CROSS FIRE (TIRO CRUZADO) / Sergio Mendes & Brasil 88
           Em 2011 a Sony Music tomou vergonha na cara e relançou "Cross Fire" em CD aqui no Brasil. Esta empolgante composição de Márcio Borges - irmão de Lô Borges, um dos fundadores do movimento "Clube da Esquina" - conta ainda com as vozes de Gracinha Leporace, uma não-creditada Neuza Borges e, claro, uma estrangeira cheia do sotaque cantando em português.

8. O SILÊNCIO É DE OURO / Sá & Guarabyra
           Esta faixa foi gravada exclusivamente para a trilha pelos rock ruralistas Luis Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra. Antes eram um trio com Zé Rodrix chamando-se Sá, Rodrix & Guarabyra. Só veio à tona em CD quando uma coletânea da dupla saiu pela BMG (atual Sony Music) na série "Focus" em 1999.

9. DOS CRUCES / Ney Matogrosso
           Grafado erroneamente como "Dos CRUZES", esta música veio do álbum "Feitiço" lançado em 1978 pela Continental (cujo catálogo pertence à Warner Music hoje em dia). Cover de Carmelo Larrea, já havia sido regravada também por Milton Nascimento. Porém, a gravação do Ney continua sendo a mais emblemática das duas. Deste álbum ainda saíram mais dois sucessos: "Não Existe Pecado Ao Sul do Equador" e "Tic-Tac do Meu Coração". O CD com a capa original hoje em dia se encontra no box do Ney pela Warner.

10. ...E OS OUTROS QUE SE DANEM FOOTBALL CLUB / Nelson Gonçalves
           Faixa do álbum "O Carnaval de Nelson Gonçalves" de 1977, a faixa fala sobre o egoísmo das pessoas e de como os tempos estão ruins. Atualíssima, por sinal, se a analisarmos o que está acontecendo no dia-a-dia...

11. NÓS, OS GRANDES ARTISTAS / Marilia Medalha
           Parceira de Toquinho e Vinícius, Marilia Medalha passou maus bocados no período militar e sempre foi considerada pelos especialistas como uma das pérolas da música nacional. Esta joia musical, vinda do álbum "Boias de Luz", relançado pela Warner em 2003 em CD, foi composta por nada mais, nada menos que Gonzaguinha. O CD hoje em dia se encontra fora de catálogo, mas consegui achar o meu, felizmente.

12. CAIS / Nana Caymmi
           Este cover de Milton Nascimento foi gravado na fase RCA - lembrando que ela havia passado anteriormente pela CID e depois pela EMI e em seguida pela Som Livre. Filha de Dorival Caymmi e irmã de Danilo e Dori, Nana possui uma voz cujo charme reside no timbre quente e ao mesmo tempo rouco. Esta gravação também foi feita para a trilha, aparecendo mais tarde em uma coletânea de temas da cantora pela EMI em 1999 mas o álbum "Nana" teve duas reedições: Uma pela BMG Ariola (a capa do CD era o poster em vez da capa original) e outra dentro do box "A Dama da Canção" com as artes originais completas.

Bem, Padawans: baixem o álbum e curtam o disco! Fui!...

Nenhum comentário: