segunda-feira, 29 de abril de 2024

AS FAVORITAS DO CINEMANIA (Bloch Discos, 1991)

Baixe esta coletânea rara em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1991 - Gravadora: Bloch Discos
Nº de catálogo: 282.001/1-469363 (LP) // 82.001/4-469363 (K7) // 587.001/2-469363 (CD)
RIPADO DO CD ORIGINAL
Produtor Fonográfico: Bloch Discos
Gerência de Produção: Francisco Rodrigues
Coordenação: Wilson Cunha
Seleção de Repertório: Francisco Rodrigues
Foto Edson Araújo
Design: JC Mello
Ilustração: Miguel Ângelo
Carros gentilmente cedidos por Lucas Serrão
Restauração de Capas: Sky Walker
Fonogramas gentilmente cedidos por: Universal Music (1, 2, 3, 5 e 6), Warner Music (4) e Sony Music (7, 8, 9 e 10).

PLAYLIST:
  1. UNCHAINED MELODY / The Righteous Brothers [GHOST - DO OUTRO LADO DA VIDA]
  2. SMOKE GETS IN YOUR EYES / The Platters [ALÉM DA ETERNIDADE]
  3. HOW DEEP IS YOUR LOVE / Bee Gees [OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE]
  4. WE DON'T NEED ANOTHER HERO (THUNDERDOME) [Extended Version] / Tina Turner [MAD MAX III - ALÉM DA CÚPULA DO TROVÃO]
  5. OVER THE RAINBOW / Judy Garland [O MÁGICO DE OZ]
  6. FAME / Irene Cara [FAMA]
  7. EVERYBODY'S TALKING / Nilsson [PERDIDOS NA NOITE]
  8. SAY YOU, SAY ME / Lionel Richie [O SOL DA MEIA-NOITE]
  9. ENDLESS LOVE / Diana Ross & Lionel Richie [AMOR SEM FIM]
  10. IT HAD TO BE YOU / Harry Connick, Jr. [HARRY & SALLY - FEITOS UM PARA O OUTRO]
        Oi, Padawans! Todes bem?
        O post de hoje é dedicado ao cinema e, mais especificamente, à coletânea AS FAVORITAS DO CINEMANIA da extinta Bloch Discos.
        Para falar da Bloch eu teria de falar de sua mãe, a extinta TV MANCHETE que nasceu com uma programação bacana e diferenciada conquistando o público cansado das mesmices da Rede Globo ou da programação rasa das emissoras paulistas como Bandeirantes ou SBT. Fundada por Adolpho Bloch, muitas vezes encostou na liderança da Globo e até ganhou dela com a novela "Pantanal" (1990) desbancando fragorosamente a rival "Rainha da Sucata". Assim como a Globo possuía a Som Livre para divulgar suas trilhas e coletâneas, a Manchete fez a mesma coisa fundando a Bloch Discos. A Bloch Discos durou pouco mas nos deu discos muito legais como este que eu trago para vocês hoje. Pena que o final foi amarguinho - as capas nem arte tinham mais.
        "Cinemania" foi um programa em estilo revista eletrônica exibido pela emissora entre 1989 e 1993 dedicado ao cinema apresentado pelo crítico de cinema Wilson Cunha e a apresentadora Tânia Rodrigues. Era entretenimento puro, apresentava as novidades e eu sempre dava uma conferida no programa para saber o que eu iria assistir àquele mês ou se o filme tão esperado já estava nos cinemas. Ele dedicava uma parte especial aos temas de filmes, tanto que dois volumes das Favoritas do público surgiram. Vocês estão baixando o volume 1 por aqui.
        Manchete, ousada que só, exibiu também "Cinemania II - Mais Forte Ainda" às segundas-feiras à partir de 1991 depois da meia-noite. O motivo? Era dedicado aos filmes de conteúdo adulto e exibia sexo explícito sem cortes. Ele também comentava sobre eles e o mundo do cinema pornô. Em tempos que você não precisava passar vergonha ao tocar o tema da "Brazino 777" na sua TV mas rezava que seus pais se recolhessem cedo para poder ver o programa, muita gente rendeu homenagens com a mão que melhor lhes aprouvesse vendo o programa esperando os pais dormirem. Eu fui um dos que homenageava todas as segunda-feiras quando o programa era exibido e a homenagem não tinha alvo. Era o que aparecia na tela e vumbora! (Risos).
        Voltando ao rumo da prosa principal, "As Favoritas" surgiu de uma eleição feita pelos espectadores dos melhores temas até então. Essas foram as dez mais votadas e foi uma seleção bem heterogênea. Pelo fato de "Ghost - Do Outro Lado da Vida" ainda estar muito fresca na memória das pessoas "Unchained Melody" tirou o primeiro lugar grantindo, portanto, sua abertura no CD. É um tema que atualmente transita entre o standard e o moderno.
        Falando em standards, temos dois genuínos e um terceiro por tabela por fazer parte do "American Songbook": "Over The Rainbow" (Judy Garland, tema do filme "O Mágico de Oz"), "Smoke Gets in Your Eyes" (The Platters, tema do filme "Além da Eternidade") e "It Had to Be You" (Harry Connick, Jr., tema do filme "Harry & Sally"). E pensar que daqui a 14 anos o filme "Mágico e Oz" e a música completarão 100 anos de existência...
        Dos anos 1970 pinçaram "Everybody's Talking" (Nilsson, tema do filme "Perdidos na Noite") e "How Deep Is Your Love" (Bee Gees, tema do filme "Os Embalos de Sábado à Noite"). Foi muita coragem fazer "Perdidos Na Noite" naquele período onde o conservadorismo tomava conta de Hollywood e então ter um filme sobre a sobrevida de um michê (prostituição masculina!) e um deficiente locomotor ladrão de quinta nas ruas, com direito a cenas de estupro do cowboy - veladas, claro - e falar sobre algo que acontecia naquele momento em 1978, que era a febre das discotecas e todos tentando ser alguém mesmo que por aquela noite. Mesmo que por cima haja uma aparente inocência nessas duas películas, se passar a prestar a devida atenção há coisas densas acontecendo neles.
        Puxando a sardinha para o meu lado porque eu vivi o cinema nos anos 1980 mesmo sendo criança, eu ficava doido com o Oscar para saber se a minha favorita levaria a estatueta pra casa. "We Don't Need Another Hero (Thunderdome)" (Tina Turner, tema de "Mad Max III"), "Say You, Say Me" (Lionel Richie, tema de "O Sol d Meia-Noite"), "Fame" (Irene Cara) e "Endless Love" (Lionel & Diana, tema do filme "Amor Sem Fim") marcaram para sempre minha infância e minha vida.
        Uma menção honrosa: "Girls On Film" (Duran Duran) não foi tema de filme algum mas tocou no programa de encerramento de "Cinemania II" com muitas imagens de peitudas passando na TV em plena atividade, como eu diria... educativa-artística (risos maledicentes).
        É isso, people! Confiram esta coletânea porque não é sempre que material da Bloch baixa por aqui. FUI!

Nenhum comentário: