terça-feira, 9 de abril de 2024

Vale A Pena Ouvir em FLAC: OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO (Som Livre, 1980)

Baixe esta trilha sonora remasterizada em FLAC Lossless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1980 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 403.6202 (LP) / 740.6202 (K7)
Supervisão Musical: Guto Graça Mello
Produção Musical: Otávio Burnier
Pesquisa de Repertório: Arnaldo Schneider
Montagem (original): Ieddo Gouveia
Remasterização, capa e adaptação gráfica para CD: Sky Walker
Capa original: Hans Donner / Nilton Nunes
Ilustrações: Marcos Vasconcelos
Fonogramas gentilmente cedidos por: Som Livre (1, 3, 6, 12, 13 e 14), Sony Music (2 e 4), Universal Music (5, 7, 9 e 11), Warner Music (8) e Força Cultural Digital (10).

PLAYLIST:
  1. ABANDONO / Ivor Lancellotti
  2. AGORA / Joanna
  3. CIRANDA / Edson e Terezinha
  4. SUBLIME TORTURA / Miúcha e Tom Jobim
  5. TOADA ("NA DIREÇÃO DO DIA") / Boca Livre
  6. OLHA A LUA / Olivia [Olívia Byington]
  7. FELICIDADE (FELICIDADE FOI EMBORA) [música incidental: LUAR DO SERTÃO] / Caetano Veloso
  8. ESTATE / João Gilberto
  9. NUNCA / Zizi Possi
  10. CHUVA / Gilson
  11. SONHO DE VALSA / 14 Bis
  12. CANTO TRISTE / Jane Duboc
  13. GIRA... GIRA (YIRA... YIRA) / Cauby Peixoto
  14. ESSES MOÇOS (POBRES MOÇOS) [ABERTURA] / Fábio Jr.
        Hoje é o dia de relembrar a trilha sonora da novela "OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO", exibida às 18 horas durante o ano de 1980 na Rede Globo de Televisão estrelada por Claudio Marzo e Nívea Maria e se passava no Rio Grande do Sul dos anos 1930. A trilha sonora é uma preciosidade e revelou o grupo Boca Livre para a grande massa com seu hit "Toada ("Na Direção do Dia")" [curiosamente só nomeada no disco com o subtíltulo].
        O tema de abertura ficou com Fábio Jr. e sua interpretação singular para o clássico do cancioneiro popular "Esses Moços (Pobres Moços)" do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues - daí sua ligação com o enredo da novela, a região onde nasceu. Aliás, Lupicínio foi homenageado com mais duas interpretações de músicas dele: "Nunca" (Zizi Possi), outro grande sucesso da trilha e "Felicidade" (Caetano Veloso) que contou com a interpolação da música "Luar do Sertão" (composição de Catulo da Paixão Cearense). 
        Algumas músicas foram reaproveitadas em trilhas posteriores: "Nunca" foi também tema da minissérie "JK"; "Estate" foi parte da trilha italiana da novela "Passione" (2010); e "Felicidade" foi tema do livro-disco "O Coronel e O Barbeiro" da série "TABA" da Editora Abril em 1983.
        Creio que a ideia era colocar a versão de Roberto Carlos para "Abandono", mas como Roberto não cedia suas faixas à Globo na época o jeito foi apelar ao seu compositor Ivor Lancellotti para ter a música na trilha.
        A versão de "Ciranda" (Edson e Terezinha) não é a mesma da do disco da dupla, fazendo com que esta - bem melhor, na minha opinião - seja exclusiva da novela. Essa toada-canção é muito tocante.
        Alguém notou que a cadência final de "Sublime Tortura", do compositor carioca Bororó, é a mesma de "Da Cor do Pecado", outra música dele?
        A minha preferida do disco é "Sonho de Valsa" (14 Bis).
        Mais um trabalho esmerado de Guto Graça Mello e Arnaldo Schneider.
        Hoje, dia 09 de abril, completa 14 anos em que eu remasterizei esta trilha pela primeira vez. Eu atualizei com adições de músicas diretamente de fontes digitais. Lembrando que quase a metade da trilha é de fonogramas da Som Livre, portanto saíram de disco de vinil exceto Olivia (faixa 6) e Cauby Peixoto (faixa 13). As de outras gravadoras também saíram de fontes digitais.
        Por ora é só, pessoal. Emocionem-se com este disco, assim como eu me emocionei. FUI!

2 comentários:

Luis Veras disse...

Caraca mano, ainda bem que a ideia de pausa do blog não foi pra frente hein... Isso aqui tá maravilhoso de bão sô

D@v| disse...

Uma trilha linda, sensível e singela. O disco é todo bom, mas minhas preferidas são: Boca Livre, Caetano, João Gilberto (Sempre me emociona escutar "Estate") e o sempre ótimo 14 Bis, que apesar de eu associar mais o conjunto com "Todo azul do mar" e "Linda juventude " - a mais marcante deles pra mim - "Sonho de valsa" também é lindíssima e merece todo reconhecimento. Vlw, grande Skywalker! ;)))