![]() |
| Baixe esta trilha sonora remasterizada em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1979 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 403.6195 (LP), 740.6195 (K7)
Direção de Produção: Guto Graça Mello
Pesquisa de Repertório: Arnaldo Schneider / João Melo / Ezequiel Neves
Produção Musical: Geraldo Vespar
Montagem (Original): Ieddo Gouveia
Capa: Hans Donner / Sergio Liuzzi
Fotos da capa e contracapa: Richard Romero (Câmara Três)
Remasterizado por Sky Walker em julho de 2013, revisado em 10 de abril de 2024.
Restauração de capas e adaptação para CD: Sky Walker
Pesquisa de atualização de fonogramas: Sky Walker
Fonogramas gentilmente cedidos por: Universal Music (1, 4, 6, 8, 10, 11 e 14); Warner Music (2 e 3); Nascimento Música (6); Tratore (9); Sony Music (12) e Som Livre (7, 14 e 15).
Uma produção Sky Walker Productions. © 1979 Som Livre. Digital Remasters (P) 2024 Som Livre.
PLAYLIST:
- GOSTOSO VENENO / Alcione
- TÔ VOLTANDO / Viva Voz
- SUPER-HOMEM - A CANÇÃO / Gilberto Gil
- SOB MEDIDA / Simone
- OUTUBRO / Milton Nascimento
- TROCANDO EM MIÚDOS / Emilio Santiago
- HORIZONTE ABERTO [versão] / Sergio Mendes - vocal: Gracinha Leporace
- FORÇA ESTRANHA / Gal Costa
- PASSAGEIRO / Roberto Riberti
- JARDIM DA SOLIDÃO / Clara Nunes
- CAFÉ DA MANHÃ / Sérgio Endrigo
- MEU NOME É NOITE VADIA / Vanusa
- LILI / Chico Batera
- PASSIONAL / Fátima Guedes
- HORIZONTE ABERTO [original]+ / Sergio Mendes - vocal: Gracinha Leporace
+ Faixa-Bônus. Apesar da outra versão ter parado no disco, essa era a versão da abertura.
"Os Gigantes" foi uma novela das 20h escrita por Lauro Cesar Muniz centrada na personagem Paloma (Dina Sfat) e como ela dominava tudo e fascinava a todos, incluindo seus amigos de infância e apaixonados Chico Rubião (Francisco Cuoco) e Fernando Lucas (Tarcísio Meira). Chico atrai a atenção de Helena enquanto Fernando possui um casamento mal das pernas com a ciumenta Vânia (Joana Fomm). Paloma era para ser uma personagem libertária, sem amarras.
Ela possui um irmão gêmeo, Fred, que sofre com um tumor e passa por uma cirurgia. Fred é casado com Veridiana (Suzana Vieira), grávida dele e entra em estado de coma após uma operação arriscada. Após ouvir uma fita em que o irmão pedia para que abreviasse o seu sofrimento, compadecida, ela desliga os aparelhos do hospital ocasionando, assim, sua morte.
O tema da eutanásia, assim como outros pesados como suicídio, sofrimento de aborto, uma insinuação de lesbianismo entre Paloma e Renata (Lídia Brondi) - namorada do repórter Polaco (Lauro Corona) - fez com que a novela fosse rejeitada pelo público e foi uma grande dor de cabeça para o autor.
O curioso é que as duas trilhas não são pesadas. A internacional, inclusive, é totalmente oposta ao clima da novela por ser totalmente pra cima e cheia de hits. Paloma tem vários temas na trilha nacional: A abertura "Horizonte Aberto", "Força Estranha" (para a Paloma idealizada pelo autor - uma mulher que fosse uma força da natureza -, diferente da Paloma que parou na novela - uma mulher caprichosa e egocêntrica, submetendo a todos às suas vontades e todo mundo na novela submisso, longe de ser uma heroína), "Passageiro", "Meu Nome é Noite Vadia" e "Lili" (tema da Paloma criança ainda vivendo na fazenda).
Falando na abertura, a novela estreou sem uma gravação finalizada tendo somente o primeiro minuto pronto. A mesma só ficou pronta quando o disco de Sérgio chegou às lojas. Enquanto aqui ganhou o mesmo nome da abertura e saiu pela Som Livre, no exterior ganhou o nome de "Alegria" e saiu pela WEA. A diferença entre a que foi pra novela e a que foi pra trilha foi a frase na segunda estrofe: "Me iluminar / eliminar o medo" (disco) X "Me iluminar / me dividir sem medo" (abertura e disco do Sergio).
"Tô Voltando" (Viva Voz), a princípio, foi pensado para a volta de Paloma da Europa à Pilar, sua terra natal. Nem chegou a tocar na novela. Aliás, qualquer gravação de "Tô Voltando" inteira que achar por aí pode ter certeza que saiu do meu compacto até porque há 11 anos atrás ninguém possuía este disco em mãos. Todos os másteres disponíveis na internet possuíam a faixa cortada, retirada da trilha. E como eram tempos de verdadeira arqueologia, eu fui o contemplado e falo isso de boca cheia. Era um tempo egoísta, onde ninguém ajudava ninguém e queriam comercializar o melhor trabalho disponível no Mercado Livre sem dar um centavo a quem remasterizou. Sabe aquela máxima de que internet é terra sem lei? Pois é, o achado era roubado na cara dura. Ainda tem umas pessoas assim. Isso que me faz, às vezes, desistir por bancar o SLAVE TO THE GRIND (Escravo do trabalho pesado).
Outro achado mas em CD do Chico Batera foi a faixa "Lili", que saiu pelo selo Cast da Som Livre. Sergio Mendes também saiu pelo mesmo selo. Graças a Deus hoje em dia só saíram do vinil as músicas do Viva Voz e do Sergio Endrigo.
É isso, pessoal. A trilha tem Alcione abrilhantando com "Gostoso Veneno" mas ao que me parece não foi tema de ninguém na trama. "Jardim da Solidão" ilustra o amargor de Veridiana (Suzana Vieira) por perder o marido e sofrer um aborto.
No meu disco as faixas 3 e 4 vieram sem a divisória entre elas. Coisas da Som Livre, né, gente... Também não entendi porque cortaram com fade as faixas 2, 3 e 5 do lado A. A trilha nem é grande pra isso! 42 minutos no total sem a bônus! As faixas 2 e 5 faltavam menos de um minuto para terminar e me frustrou!
É isso, pessoal. Espero que gostem deste relançamento. FUI!

Nenhum comentário:
Postar um comentário