![]() |
| Baixe este álbum remasterizado em FLAC Loseless 24 Bits HD aqui. |
![]() |
| Se preferir baixar em MP3 320 kbps 24 bits HD, clique aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 2023 - Gravadora: $WP - Nº de catálogo: SWP-0165-2 (CD) / SWP-0165-4 (K7)
Seleção de repertório e masterização: $kywalker
Arte-final da capa: $kywalker
Fotos: Google
Fonogramas pertencentes à WEA, exceto 3 e 4 à UMG.
PLAYLIST - Disco 1:
- PROUD MARY (4:56) / Ike & Tina Turner
- NUTBUSH CITY LIMITS (2:56) / Ike & Tina Turner
- RIVER DEEP - MOUNTAIN HIGH (3:39) / Ike & Tina Turner
- ACID QUEEN (2:58)
- HELP! (4:30)
- WHAT'S LOVE GOT TO DO WITH IT (3:48)
- PRIVATE DANCER (7:14)
- LET'S STAY TOGETHER (5:18)
- WE DON'T NEED ANOTHER HERO (THUNDERDOME) [Extended Version] (6:07)
- PARADISE IS HERE (5:34)
Disco 2:
- THE BEST (5:28)
- ON SILENT WINGS [Single Edit] (4:19) / with Sting
- TYPICAL MALE (4:14)
- SOMETHING SPECIAL (4:36)
- BETTER BE GOOD TO ME (5:13)
- TWO PEOPLE (4:09)
- I DON'T WANNA LOSE YOU (4:20)
- GOLDENEYE (4:43)
- IN YOUR WILDEST DREAMS (5:28) / Tina Turner & Barry White
- I DON'T WANNA FIGHT (6:08)
Olá, Padawans! O mês de maio foi muito triste para nós que curtimos muita música e passamos nossas vidas ouvindo Rita Lee e também a homenageada de hoje. TINA TURNER nos deixou há dez dias atrás (dia 24 / 05 / 2023). Curiosamente perdemos as duas rainhas do Rock, sendo Rita a do rock brasileiro e Tina do rock internacional. A realeza do rock e da música mundial chora suas perdas.
O máximo que podemos fazer, como órfãos que somos, é celebrar suas vidas e suas obras e hoje chegou a vez dessa suíça nascida americana conhecida em seu círculo íntimo e familiar como Anna Mae Bullock, que deu seu primeiro berro ao mundo em 1939. Dona de uma voz singular, rouca, sensual e poderosa, outra grande marca registrada de Tina era suas pernas, as quais ela ostentava para o mundo, tornando-se uma de suas marcas registradas.
Ela começou sua carreira ao lado do ex-marido Ike Turner e juntos puseram hits nos rádios como "Proud Mary", cover do Creedence Clearwater Revival - acompanhado de uma inesquecível performance de palco, até hoje lembrado e celebrado por outras cantoras como Beyoncé, por exemplo -; a empolgante "Nutbush City Limits" cuja canção ela mesma compôs; "River Deep, Mountain High" cujos masters se perderam e até hoje usam uma gravação cheia de reverberação nas cópias. Ike & Tina regravaram sem a tal "Wall of Sound" do produtor Phil Spector (que produziu um monte de gente nos anos 60 e 70 e dentre todos o álbum "Let It Be" dos Beatles).
Na vida pessoal as coisas não andaram muito bem. Ike bebia e se drogava muito, fazendo com que acontecessem abusos da parte dele na vida pessoal para com Tina. Ele a espancava e até chegou a abusar sexualmente da então esposa, levando à final separação em 1976.
Um ano antes Tina participara do filme "Tommy", uma ópera-rock de Pete Townshend - integrante da banda de rock The Who cujas novas gerações precisam realmente conhecer - interpretando a Rainha do Ácido ou como a música-tema sugere: "Acid Queen". Com toda energia possível, ela elevou a música a um nível incomparável e ficou marcada com esta performance até hoje nas mentes de quem assistiu o filme.
Considerada um ato passado, ela assinou com a Capitol Records em 1983 e foi uma guinada de 180 graus em sua carreira. Ela lançou "Let's Stay Together", cover do cantor Al Green, onde surpreendentemente alcançou o primeiro lugar das paradas Hot Club Dance Songs da Billboard. Isso garantiu que o álbum "Private Dancer" viesse à tona e o single-título que levou a vender 10 milhões de cópias no mundo todo. Daí ela não parou mais: fez outro filme ("Mad Max: Além da Cúpula do Trovão") e ainda cantou o tema, gravou mais discos de sucesso... Finalmente ela estava onde deveria, que era no topo e no Olimpo da música mundial.
Ela pagou os tubos para manter o nome Turner atrelado a si a Ike, que ainda a amedrontou e a assediou por alguns anos até que ela resolveu dar um basta, fazendo com que ele saísse de vez e por baixo de sua vida. Com sucesso atrás de sucesso, ela se casou com o suíço Erwin Bach e se naturalizou suíça. Aliás, foi onde ela encontrou seu bálsamo e ele a acompanhou até o final de sua vida.
Falando nesta compilação, destaquei 20 grandes momentos de sua carreira, seja ao lado de Ike, seja solo. Eu pautei muito por sua presença no Brasil em discos de novelas, coletâneas e muitos hits, mas confesso que as minhas preferidas constam em seu disco de 1996, "Wildest Dreams" como "On Silent Wings" (nesta versão dela com o Sting cantando quase no final da música) e a inédita de 2004, a linda "Something Special" que saiu na coletânea dupla "All The Best" (que eu acho que a versão dos Estados Unidos perante a nossa ficou muito pobre de repertório). Lembrando que Tina também tinha uma forte conexão com o Brasil, sendo que um dos maiores shows de sua carreira aconteceu no Rio de Janeiro e ainda era fã do eterno Ayrton Senna, cuja música "The Best" ficou marcada como tema internacional dele. Desculpem dividir em dois discos, mas as versões eram bem grandes e eu não quis deixar nenhuma dessas colocadas de fora, ou seja: Tina Turner para ouvidos brasileiros. FUI!


5 comentários:
Bela e merecida homenagem para a eterna rainha do rock internacional. Obrigado, Skywalker ;)
A partida de “Tina Turner”, é mais uma grande perda para o cenário da música mundial, quem é a substituta dela? Ninguém, pois ela era única, foi uma mulher de vanguarda, apanhava submissa como milhões de mulheres mundo afora, depois de muito sofrer, gritou mais alto, se rebelou e foi em busca de trilhar o seu próprio caminho, livre das amarras do machismo e de um marido alcoólatra e torturador, assim como “Tina”, também não existem cópias fieis ou substitutos de “Elis Regina”, Raul Seixas”, “Tim Maia”, Rita Lee”, “Elza Soares”, “Gonzaguinha”, “Carmen Miranda”, “David Bowie”, “Michael Jackson”, “Prince” e tantos outros, pois essa turma era realmente boa, criavam composições excelentes, cantavam divinamente, interpretavam com a alma as suas canções e eram exclusivos, tinham vários ídolos e inspirações, mas souberem criar um estilo próprio, marcaram o seu lugar no mundo e no tempo, e essa turma está indo embora, um a um e de 2016 para cá bem mais rápido, o bom dessa história é que verdadeiros artistas não morrem, pois a obra fica, e ficará até que o homem exploda com esse planeta lindo e único.
Mais uma linda criação, digna de um colecionador, conhecedor e estudioso da boa música, amei a capa, passa toda a energia que ela tinha, e como tinha, você talvez não se lembre caro “Skye”, pois você era criança ainda, e não sei se já curtia ouvir ou comprar discos, mas quando começou a tocar a versão de “Let’s Stay Together” nas “FMs” em 1983, foi uma loucura, todo mundo queria saber quem era aquela “Deusa” com aquele vozeirão, posteriormente o disco vendeu como banana, das nove músicas, seis emplacaram quase que todas ao mesmo tempo, as pessoas comentavam é o novo “Thriller”? Quem é essa gata? Quando ela apareceu a primeira vez cantando “Private Dancer”, todo mundo ficou sem fala, pois ela já era uma mulher de mais de quarenta anos, e era mesmo uma gata, uma felina sensual, aliás “Private Dancer” é uma das músicas mais sensuais de todos os tempos, é aquela sensualidade natural, do suor, dos cheiros e o tesão em todos os sentidos, não essas baixarias bregas de hoje, eu tinha vinte anos, e quando se tem vinte anos, passou dos trinta, é tudo igual, os olhos da época para aquela mulher de 43 anos, com pernas lindas e uma vitalidade absurda, deixava todo mundo estupefato, e não tem nada a ver com as reposições hormonais, suplementos, anabolizantes, “Cocaine”, “Botox”, preenchimentos e outros artifícios de hoje, era algo que vinha de dentro, era uma energia que eu nunca tinha visto em ninguém antes, certamente ela quebrou muitas barreiras, e serviu de espelho para muitas mulheres das décadas seguintes. Dessa vez, não vou conseguir dizer qual música me marca mais, pois todas estão gravadas em mim, a única exceção é essa versão estendida de “We Don’t Need Another Hero” que é matadora. Muito obrigado pelo presente e mais uma vez parabéns!
Mister John Fortal
Boa noite! Os links para download estão EXPIRADOS. Tem como reparar ou respostar meu grande Amigo ?
Mary Help, link restaurado. Boa audição!
Meu prezado Amigo, agradeço imensamente o seu tempo para repor o link, parabenizo e espero q continue com essas preciosidades disponibilizadas com nós, internautas e amantes da boa música, um grande abraço.
Postar um comentário