![]() |
| Baixe este álbum em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 402.0011 (LP) / 742.0011 (K7) / 401.0003 (CD)
Seleção de repertório: Sérgio Motta
Gerente de produto: Toninho Paladino
Masterização: Ieddo Gouveia (LP) / Mário Jorge e Aramis Barros (CD)
Restauração de capa:$kywalker
Fotos: Frederico Mendes
Ripado do CD original.
Produzido por Alexandre Agra (1, 6, 7, 8, 15, 16), Guto Graça Mello (2, 3, 4, 5, 10, 11, 12, 13, 14) e Márcio Antonucci (9).
PLAYLIST:
- PEDACINHOS (BYE BYE SO LONG)
- MEU MUNDO E NADA MAIS
- DESCER A SERRA (SOROCABANA)
- XIXI NAS ESTRELAS
- CUIDE-SE BEM
- ROLO COMPRESSOR (EM CIMA DO SILÊNCIO)
- GRAFFITTI
- TÃO BLUE
- FELIZ ANIVERSÁRIO
- NO FIO DA NAVALHA (ou FIO DA NAVALHA)
- ÁGUAS PASSADAS
- ANTES DA CHUVA CHEGAR
- FAZER NENÉM (título original: DE REPENTE (FAZER NENÉM))
- NAVE ERRANTE
- TOPO TUDO COM VOCÊ
- CAMPOS DE MORANGOS
PLAYLIST (DO LP e K7):
LADO A:
- PEDACINHOS (BYE BYE SO LONG)
- MEU MUNDO E NADA MAIS
- DESCER A SERRA (SOROCABANA)
- XIXI NAS ESTRELAS
- CUIDE-SE BEM
- ROLO COMPRESSOR (EM CIMA DO SILÊNCIO)
- GRAFFITTI
- FELIZ ANIVERSÁRIO
- TÃO BLUE
- NO FIO DA NAVALHA (ou FIO DA NAVALHA)
- ÁGUAS PASSADAS
- ANTES DA CHUVA CHEGAR
- FAZER NENÉM (título original: DE REPENTE (FAZER NENÉM))
- NAVE ERRANTE
- TOPO TUDO COM VOCÊ
- CAMPOS DE MORANGOS
Salve, Padawans! Começando sua semana com mais uma compilação da série "Som Livre Origens"! Hoje eu trago a vocês aquele é considerado o Elton John brasileiro por ser um fabricante de hits: GUILHERME ARANTES, esse paulistano que conquistou as paradas de sucesso e teve seu auge nos anos 70 e 80. Mesmo à beira dos 70 anos ele não para de fazer shows e nem de fazer música boa.
Este CD da série "Grandes Sucessos" abrange praticamente dois discos dele pela Som Livre até 1988: "Guilherme Arantes", seu disco de estreia em 1976 e "Ligação" de 1983. Curiosamente nada de "Ronda Noturna" (1977) entrou, mesmo contendo os sucessos novelescos "Amanhã" (tema da novela "Dancin' Days") e "Baile de Máscaras" (tema da novela "Espelho Mágico", mais especificamente da novela dentro desta novela, que foi "Coquetel de Amor") e pertencendo também à gravadora.
A ordem das músicas no CD já começava a acompanhar o LP e o K7 mas "Feliz Aniversário" e "Tão Blue" trocaram de posição. Também é o único CD onde "Fio da Navalha" e "Fazer Neném" foram retiradas das fitas master (todas as reproduções depois deste CD vieram de disco de vinil).
Conforme já foi dito, Guilherme estreou sua carreira em 1976 com seu disco homônimo e o que o levou ao sucesso estrondoso foi o fato de "Meu Mundo e Nada Mais" ter entrado como tema de Nice (Suzana Vieira), a personagem principal da novela "Anjo Mau". Com composições de qualidade e um disco robusto, ele emplacou "Cuide-Se Bem" na novela "Duas Vidas" em 1977. Outro grande sucesso que aconteceu independentemente de novela foi "Descer A Serra (Sorocabana)".
Segundo sua autobiografia vinda dentro de sua caixa de álbuns relançada em 2016 ele recebeu uma proposta tentadora da WEA - que estava se instalando no Brasil - e assim deixou a Som Livre mas este não foi um rompimento amigável. Ele lançou o álbum "A Cara e A Coragem" pela nova casa em 1978 e a Som Livre, pra sacanear, lançou "Ronda Noturna" em cima deste aí, que fez o maior sucesso por causa das músicas "Amanhã" e "Baile de Máscaras". Ou seja: Ele foi tombado por ele mesmo, fazendo com que o disco de estreia da WEA fosse um fracasso de vendas.
Ele volta à casa em 1983 para mais um disco e três singles: "Ligação" rendeu a ele o hit "Pedacinhos (Bye Bye So Long)" (esse pedaço foi retirado de uma outra música: "See You in September" do grupo The Happenings). Também trabalhou a música "Graffitti" (tema da novela "Louco Amor") e em 1984 ele trabalhou três singles nos rádios: colocou "Xixi Nas Estrelas" na trilha do especial infantil "Plunct Plact Zuuuum!... II"; "Fio da Navalha" na novela "Partido Alto"; e teve problemas com a censura por causa da música "De Repente (Fazer Neném)".
As fotos da capa desta coletânea foram da mesma sessão para a capa do disco "Despertar" da CBS em 1985. Mesmo chateado por "Ronda Noturna" ter sido renegado aqui, a coletânea é boa e vale a pena dar uma ouvida. Ele só voltaria à Som Livre em 2003. Espero que gostem, também. FUI!!!
PRÓXIMA PARADA: Grandes Sucessos de JORGE BEN.

Um comentário:
Grande Cantor!
Postar um comentário