quinta-feira, 29 de junho de 2023

SL Origens: EXPOENTES (Som Livre, 401.0006, 1988)

 
Baixe esta coletânea em FLAC Lossless aqui.


FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 402.0008 (LP) / 742.0008 (K7) / 401.0006 (CD)
Gerente de produto: Toninho Paladino
Seleção de repertório: Sérgio Motta
Edição: Ieddo Gouveia (LP)
Masterização: Mário Jorge e Aramis Barros (CD)
Ripado do CD original.
Capa: Marciso Carvalho
Todos os fonogramas pertencentes à Som Livre.
Restauração de capas: $kywalker.

PLAYLIST (CD):
  1. LINDO BALÃO AZUL / A Turma do Pirlimpimpim [Moraes Moreira, Baby do Brasil, Ricardo Graça Mello, Bebel Gilberto e Aretha Marcos]
  2. NEM OURO, NEM PRATA / Ruy Maurity
  3. TÔ VOLTANDO / Sergio Mendes
  4. LINHA DO HORIZONTE / Azimuth [José Roberto Bertrami & Azimuth] [Azymuth]
  5. JUVENTUDE TRANSVIADA / Luiz Melodia
  6. FLOR-DE-LIS / Djavan
  7. TROCANDO EM MIÚDOS / Francis Hime
  8. CARINHOSO / Márcio Montarroyos
  9. ESTRELAR / Marcos Valle
  10. COISA CRISTALINA / Wando
  11. OLHOS COLORIDOS / Sandra Sá
  12. POMBO-CORREIO (DOUBLE MORSE) / Moraes Moreira
  13. SEDE DOS MARUJOS / Ivan Lins
  14. ME DEIXAS LOUCA (ME VUELVES LOCO) / Elis Regina
  15. AVENIDA PAULISTA / César Camargo Mariano
PLAYLIST (LP e K7):

LADO A:
  1. LINDO BALÃO AZUL / A Turma do Pirlimpimpim
  2. NEM OURO, NEM PRATA / Ruy Maurity
  3. FLOR-DE-LIS / Djavan
  4. TÔ VOLTANDO / Sergio Mendes
  5. POMBO-CORREIO (DOUBLE MORSE) / Moraes Moreira
  6. JUVENTUDE TRANSVIADA / Luiz Melodia
  7. TROCANDO EM MIÚDOS / Francis Hime
  8. LINHA DO HORIZONTE / Azimuth
LADO B:
  1. OLHOS COLORIDOS / Sandra Sá
  2. COISA CRISTALINA / Wando
  3. ESTRELAR / Marcos Valle
  4. CARINHOSO / Márcio Montarroyos
  5. SEDE DOS MARUJOS / Ivan Lins
  6. AVENIDA PAULISTA / César Camargo Mariano
  7. ME DEIXAS LOUCA (ME VUELVES LOCO) / Elis Regina

        Oi, Padawans! Voltei frenético! Agora é a vez do sexto CD do catálogo da Som Livre e foi o primeiro a ser anunciado amplamente em propagandas em rádio e TV. O disco EXPOENTES foi feito para ilustrar o cast da gravadora e todos os sucessos que valeriam a pena ter em digital pela primeira vez. Muitos dos álbuns dos artistas aqui apresentados levariam ANOS até receberem uma edição em CD e com um som digno. Para fazer bonito até perante o mercado internacional, os artistas aqui colocados foram selecionados para representarem o selo nos mercados nacional e internacional.
        Mais uma vez a ordem no CD foi embaralhada perante o CD e o cassete. As faixas vêm completas na versão CD e quem cuidou do produto foi, mais uma vez, Mário Jorge e Aramis Barros. Lembrando que o CD era visto como um produto de elite e chique onde nós, meros mortais, nem tínhamos dinheiro para um disquinho ou um CD player (se você fala "tocador de CD" vou amaldiçoar você e seus descendentes por 25 gerações. O aparelho não tem mão PARA TOCAR PUNHETA, CACETE!!!).
        Voltando ao meu estado sereno, calmo e pavio longo, são 15 sucessos feitos nas duas últimas décadas com o melhor som e a melhor tecnologia disponível. Todos os CD's, até então, foram masterizados no sistema Dolby Spectral Recording para uma melhor qualidade sonora. Isso cessaria na metade de 1989. Em vez de falar de faixa a faixa, eu prefiro que vocês ouçam e vou falar de qual álbum saiu cada uma:

  • LINDO BALÃO AZUL / Pirlimpimpim (Trilha Sonora Original do Especial), 1982
  • NEM OURO, NEM PRATA / Nem Ouro Nem Prata, 1976
  • TÕ VOLTANDO / Horizonte Aberto, 1979
  • LINHA DO HORIZONTE / Azimüth, 1975
  • JUVENTUDE TRANSVIADA / Maravilhas Contemporâneas, 1976
  • FLOR-DE-LIS / A Voz, O Violão, A Música de Djavan, 1976
  • TROCANDO EM MIÚDOS / Passaredo, 1977
  • CARINHOSO / Carinhoso: nacional (trilha sonora original da novela), 1973
  • ESTRELAR / Marcos Valle, 1983
  • COISA CRISTALINA / Coisa Cristalina, 1983
  • OLHOS COLORIDOS / Sandra Sá, 1982 (RGE)
  • POMBO-CORREIO (DOUBLE MORSE) / Cara e Coração, 1977
  • SEDE DOS MARUJOS / Ivan Lins, 1986
  • ME DEIXAS LOUCA (ME VUELVES LOCO) / Brilhante: nacional (Trilha Sonora Original da Novela), 1981 e compacto simples especial lançado em 1982. Lado B: Baby Face.
  • AVENIDA PAULISTA / A Todas As Amizades, 1983 (Opus Columbia)
        É isso por ora, pessoal. Próxima parada: GRUPO CHOVENDO DA ROSEIRA CANTA TOM JOBIM. 

        FUI!!!!!! :-*

2 comentários:

Mister John Fortal disse...

Essa coletânea foi uma das primeiras que eu comprei em “CD”, e comentar sobre ela me emociona muito e me leva aos meus vinte e poucos anos, nessa época, eu ainda sonhava muito, idealizava um mundo melhor e ainda ficava impactado com uma série de coisas da vida.

Eu lembro como se fosse hoje, eu parei na sessão de “CDs” da finada “Mesbla”, e quando eu peguei nesse disco, os meus olhos foram diretos em “Carinhoso” com “Márcio Montarroyos”, e eu gelei, e pensei, eu tenho que comprar esse disco, pensei até em roubar, pois essa versão de “Carinhoso” é uma das mais belas, senão a mais, levava de volta à minha infância, passado o ímpeto e os desejos não tão nobres, eu resolvi esconder ele atrás dos CDs de música clássica, que todo mundo olhava fazendo cara de intelectual, mas ninguém comprava, eu pensei, eu escondo aqui, quando eu conseguir uma grana, eu venho e compro, pois comprar “CDs” nessa época era impraticável para a maioria, inclusive para mim, tipo uns dois ou três meses depois, de posse do meu “Credicard” com um limite próximo a zero, eu fui bisbilhotar os “CDs”, não é que ele estava lá, eu peguei junto com outro “CD” e fui ao caixa me sentindo um “Sudestino” aqui no “nordeste”, me achava o máximo, mas o cartão não passou, eu tirei o outro disco, e finalmente levei essa maravilha para casa, passei meses escutando da primeira à penúltima faixa, eu só não ouvia a “ansiolítica” “Avenida Paulista”, pois nessa época eu ainda achava a música instrumental nacional um porre, e ainda acho grande parte dela, mas por ironia do destino, a música que me fez comprar esse disco foi uma instrumental, mas até então era uma coisa pontual, isso também aconteceu com “Ivan Lins”, que eu achava igual a “Edu Lobo”, só depois é que eu fui perceber e amar o piano dramático dele e a interpretação teatral, só em 1983, quando eu ouvi “Depois dos Temporais”, é que eu fui entender o quão maravilhosa era a música do “Ivan”, toda a musicalidade e as letras libertárias, denunciando nas entrelinhas as atrocidades da ditadura militar como nas maravilhosas “Abre Alas”, “Cartomante”, “Coragem, Mulher” e “Novo Tempo, curiosamente a música “Depois dos Temporais” que fez eu me conectar com a grandiosa obra de “Ivan Lins”, tem como ponto alto o sublime solo de trompete de “Márcio Montarroyos “ que me impactou em 1973 com a abertura da novela “Carinhoso” e que em 1988 me fez comprar essa coletânea, e que nela também tinha “Ivan Lins”, ou seja tudo estava ligado e interligado, e eu só fui saber disso hoje, escrevendo esse comentário/texto. Realmente, o melhor da adolescência, é quando ela acaba, mas o maravilhoso, é que quando, eu fui adolescente (1977-1982) eu fui muito sortudo de estar nas paradas, nas trilhas de novelas e lotando “Shows”, essa turma com música popular, de qualidade e inédita, embora nessa época eu fosse igual a papagaio, só repetindo, as letras e toda a poesia e idealismo moldaram a minha personalidade que eu só fui perceber muito tempo depois. Parabéns por esse belo projeto.

Mister John Fortal

anra disse...

Muchas gracias por esta colección.
Saludos.