![]() |
| Baixe esta trilha remasterizada em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre
No. de cat.: 406.0031 (LP) / 746.0031 (K7)
Gerente de produto: Toninho Paladino
Seleção de Repertório: Sérgio Motta
Edição: Ieddo Gouveia
Remasterização: Sky Walker em 19 de abril de 2025.
Pesquisa de atualização dos créditos dos fonogramas: Sky Walker
CAPA
Direção de arte: Marciso "Pena" Carvalho
Fotos: Frederico Mendes
Cabelo: Yá Lopes
Maquilagem: Maria das Dores
Arte-Final: Ana Paula Guinle
Restauração de capas e projeto gráfico adicional: Sky Walker
Atores: Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi
Fonogramas gentilmente cedidos por: SME (1, 2, 11 e 14), WEA (3 e 7), UMG Recordings (4, 5, 6, 8, 9, 10, 13 e 15) e MDK Comunicações (12).
PLAYLIST:
- FATHER FIGURE / George Michael (5:40)
- WHERE DO BROKEN HEARTS GO? / Whitney Houston (4:35)
- LOST IN YOU / Rod Stewart (4:58)
- CRYING OVERTIME / Alexander O'Neal (5:14)
- I GET WEAK / Belinda Carlisle (4:52)
- IL FAUT SAVOIR / Charles Aznavour (3:06)
- BABY CAN I HOLD YOU / Tracy Chapman (3:13)
- SILENT MORNING [7" Club Mix] / Noel (3:56)
- PIANO IN THE DARK / Brenda Russell - featuring Joe Esposito (5:19)
- FREE AS A BIRD / Supertramp (4:20)
- PARADISE / Sade (4:02)
- LION IN MY HEART / Thunder Newcome (3:51)
- PINK CADILLAC / Natalie Cole (4:26)
- ME IN TUTTO IL MONDO / Ornella Vanoni (3:27)
- SILENT MORNING [12" Club Mix]* / Noel (6:59)
*Faixa-Bônus.
Oi, oi, oi, Padawans! Toddy's bem?
Quem me acompanha sabe que estou fazendo uma faxina no blog postando os mais populares agora em FLAC. Eu reviso cada um deles, vejo onde há melhorias para se fazer e daí eu posto. Na verdade essa reciclagem demonstra uma evolução das tecnologias para cada vez mais levar um som melhor e capas joiadas para vocês.
As pessoas podem achar um saco eu repetir discos como VALE TUDO - INTERNACIONAL. Sim, mas tenho de aproveitar o hype em cima do remake e relembrar a cada um de vocês porque a versão original ficou tão icônica. Um dos pontos foram as trilhas sonoras.
A memória vívida que eu tenho deste disco aqui foi a minha irmã ganhando de presente de aniversário em sua festa de 15 anos - foi no final de setembro de 1988 - juntamente com "Hit Power" e "Fera Radical - internacional". No Natal eu ganhei "Hitmakers" e "Bebê A Bordo - internacional". Só ganharia o "Hits Explosion" (de 1989) em março de 1990, coladinho com o lançamento do "Hit Parade" nesse mesmo ano.
Eu não conhecia uma música sequer da trilha. Ainda não tocava a trilha internacional na novela. Foi só eu ter o disco em mãos que "Baby Can I Hold You" (Tracy Chapman) começou a tocar como tema de Raquel (Regina Duarte) e Ivan (Antônio Fagundes). Logo "Father Figure" (George Michael) me marcou como tema da propaganda de Aldeíde Candeias (Lília Cabral), a nova rica que prometia "incendiar essa cidade". Daí começou a tocar todo o resto. Eu gostei muito de "Piano in the Dark" (Brenda Russell - featuring Joe Esposito) logo de cara. O mesmo foi para "Silent Morning" (Noel), que eu considerava um freestyle (ou 'balanço', como chamávamos na época o estilo musical) bacanérrimo apesar de achar o vocalista um lerdo. Noel estourou nas rádios com essa e "Like A Child" (que foi tema da novela "Que Rei Sou Eu?" em 1989).
Outra que eu amei logo de cara foi a versão de Natalie Cole para "Pink Cadillac" de Bruce Springsteen. "Where Do Broken Hearts Go" (Whitney Houston) ainda era novidade por aqui mas ao longo do tempo se consolidou como um dos grandes hits da cantora. Me lembro também de achar "Lost In You" (Rod Stewart) um roquezinho muito do safadona época, mas minha opinião mudou ao longo dos anos até porque ele compôs essa com Andy Taylor, ex-guitarrista do Duran Duran e como eu sou fã ardoroso da banda...
Eu me lembro de achar as músicas todas muito bem escolhidas, com toques de classe representados pela gravação de Charles Aznavour ("Il Faut Savoir") que foi tema da Odette Roitman (Beatriz Segall) e "Me In Tutto Il Mondo" (Ornella Vanoni), tema de Heleninha Roitman (Renata Sorrah). Não é à toa que "Vale Tudo - internacional" figura como a terceira trilha sonora da Globo mais vendida da história de suas novelas: Mais de 1.415.000 cópias.
Só lembrando que as novelas norteavam as paradas de sucesso durante os anos 1980. Tocou na Globo, era certeza de ser sucesso. Muito cantor estrangeiro se deu bem por aqui com essa prática. Supertramp foi um desses casos: No lançamento do álbum "Free As A Bird" (A&M Records, 1987) eles emplacaram a faixa-título na trilha.
Contexto: Supertramp não era conhecido da grande massa sendo coisa só do público de nicho que curtia rock um tanto progressivo, um tanto folk, um tanto indefinido. Com a banda desembarcando no Brasil, as rádios foram inundadas com um pot-pourri de sucessos deles que fizeram no exterior. Foi aí que eles já chegaram com a cama pronta para fazer seus shows e apresentando o disco novo. Mesmo com arte de capa em quatro cores diferentes (verde, vermelho, amarelo e azul) nos três formatos, o disco flopou e o CD se tornou um item bem raro de se achar. Em tempo: Não saiu em CD no Brasil. Foi assim que Supertramp alçou ao status de uma das grandes bandas dos anos 70 e 80 em terras tupiniquins.
Outra coisa: Eu não sei quanto ao resto do país mas aqui em solo carioca só dava 98 FM, que tocava massivamente os temas de novela até o kool fazer bico. A Globo investia na hiperexposição de suas trilhas beneficiando o cantor, a gravadora de origem e assim por diante.
É isso: É uma trilha adulta, digna do horário das 20 horas mas que acabou agradando muita garotada por aí. Eu fui um deles. Agora vocês podem mais do que conferir o que andei fazendo de novo por aqui.
Ainda coloquei a resenha da postagem original de dezembro de 2013. Quero opiniões, please!
Beijundas! ;-D
"Vem, gente! Hoje tem VALE TUDO - INTERNACIONAL. Procurem a trilha nacional pelo blog que eu também postei meses atrás. Eu já havia mexido nesse álbum em 2006, mas remexi hoje e aí está o resultado final. Mais um disquinho bonito e joiado! :-) Fiquei meio com medo de botar essa trilha aqui por ser farofa mas foda-se, já botei! :-D
Certamente o maior hit e carro-chefe do disco foi "Baby Can I Hold You", de Tracy Chapman. Foi o tema do casal principal, Raquel (Regina Duarte) e Ivan (Antônio Fagundes). Mas não pensem que ficou só nessa, não: "Father Figure" com um George Michael ainda quando fingia ser heterossexual e possuía a imagem de macho latino - mesmo ele sendo grego - foi também um grande hit. A ele também se assemelhou "Piano in the Dark" (Brenda Russell com participação do ex-Brooklyn Dreams Joe ESPOSITO - na capa está errado), sendo veiculado nas rádios tanto na versão completa ou editada da novela.
A trilha quando foi lançada não tinha muitas músicas conhecidas mas ao longo do tempo ficaram e graças à tamanha propagação pela novela que parou o Brasil. Sergio Motta teve total carta branca para a sua montagem. Porém Gilberto Braga, em uma conversa informal com Sergio, mostrou e exigiu que Ornella Vanoni estivesse presente com "Me In Tutto Il Mondo", música até então desconhecida do seletor de repertório. Outra que deu um toque de classe foi "Il Faut Savoir" (Charles Aznavour), tema de Odete Roitman (Beatriz Segall).
Supertramp foi inserido no disco pois a banda na época estava em turnê no Brasil, aproveitando que colocaram "Free As A Bird" na trilha. Embora "I'm Beggin' You" (do mesmo álbum) fosse mais exitosa no exterior, "Free As A Bird" é a música que marcou mais este disco aqui. Depois disso a banda deu uma pausa quase eterna, ensaiando uma volta logo depois.
"Silent Morning" (Noel), ao contrário do que se pensava, NÃO ESTÁ EDITADA. É uma versão que somente saiu em um compacto 45 RPM. Para não haver chiadeira também coloquei a versão de 12 polegadas, que é a maior e mais conhecida. No LP do cantor é outra versão, até bem aceitável.
"Silent Morning" (Noel), ao contrário do que se pensava, NÃO ESTÁ EDITADA. É uma versão que somente saiu em um compacto 45 RPM. Para não haver chiadeira também coloquei a versão de 12 polegadas, que é a maior e mais conhecida. No LP do cantor é outra versão, até bem aceitável.
Ainda temos para completar: Whitney Houston, Natalie Cole (com a dançante 'Pink Cadillac"), Sade, Belinda Carlisle, Rod Stewart (com a parceria do ex-Duran Duran Andy Taylor em "Lost in You"). Só tem uma bagaça: Thunder Newcome ("Lion in My Heart") que, segundo eu soube, foi uma exigência dos patrocinadores na trilha - tipo o que acontecia com Franco Perini (e seus pseudônimos: Peter Trad, Frank Shadow, etc.) nas dos anos 90.
Uma última curiosidade inútil: Quem comprou a primeira tiragem do disco os selos vêm com a fonte Arial tamanho 8, enquanto as outras tiragens vieram com a fonte Arial tamanho 6. Você vai ter de ler os créditos do selo com lente de aumento... :-)
Bem, lá vou eu de novo! Volto depois com mais novidades para este Natal. Bye, Padawans!!!"
(Sky Walker, 18 de dezembro de 2013.)
É isso, pessoal!
FUI, PADAWADA! 😃

Nenhum comentário:
Postar um comentário