sábado, 19 de abril de 2025

Vale A Pena Ouvir em FLAC: VALE TUDO (Som Livre, 1988 // Remaster 2025)

Baixe este remaster em FLAC Lossless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre
Nº de Catálogo: 406.0020 (LP) / 746.0020 (K7) / 3019-2 (CD Original)
Produzido por Max Pierre e Aramis Barros
Supervisão Musical: Walter D'Ávila Filho
Sonoplastia: Aroldo Barros
Fonogramas pertencentes à: SME (1, 2 e 3), WEA (4, 8 e 9), UMG (5, 6, 11, 15 e 16), MP,B (7) e Som Livre  (10, 13 e 14).
Faixa 14: fonograma de titularidade de Som Livre e Universal Music.
Caetano Veloso gentilmente cedido por PolyGram. (Universal Music)
Fonogramas de Gal Costa, João Bosco, Ivan Lins e Léo Gandelman posteriormente incorporados ao catálogo de suas gravadoras de origem.
CAPA
Foto: Marisa Alvarez Lima
Figurino: Gregório Fagamello
Coordenação gráfica: Felipe Taborda
Arte-Final: Ana Paula Guinle
REEDIÇÃO 2025
Álbum remasterizado por Sky Walker.
Capas restauradas por Sky Walker.
Arte adicional (encarte, contracapa e inlay) por Sky Walker.

PLAYLIST:

  1. BRASIL / Gal Costa
  2. TÁ COMBINADO / Maria Bethânia
  3. TERRA DOURADA / João Bosco
  4. PENSE E DANCE / Barão Vermelho
  5. PONTOS CARDEAIS / Ivan Lins
  6. A SOMBRA DA PARTIDA / Ritchie
  7. TODO SENTIMENTO / Verônica Sabino
  8. É / Gonzaguinha
  9. PENSE NISSO AMANHÃ / Nico Rezende
  10. ISTO AQUI O QUE É? / Caetano Veloso
  11. FAZ PARTE DO MEU SHOW / Cazuza
  12. BESAME / Jane Duboc
  13. O MUNDO SÓ PRA NÓS (Eye in the Sky) / Gáz
  14. SEM DESTINO / Léo Gandelman
  15. *CHANSONG / Tom Jobim e Nova Banda
  16. *BUNDA LE LÊ / Os Paralamas do Sucesso
  17. *Faixa-bônus.

            Oi, Padawans! Toddy's bem?
        O VALE A PENA OUVIR EM FLAC de hoje é o resgate de VALE TUDO. Aproveitando o remake este ano sendo exibido na Rede Globo eu ando passando o velho nas velhas Trilhas Sonoras, clássicas para dizer a verdade. Hoje eu vim de nacional e na próxima postagem virá o internacional, que já está em curso.
        O que mudou desta versão para a anterior postada? Nova masterização, a arte de capa foi recuperada e a playlist atualizada com erros de grafia corrigidos e na ordem de execução.
            Da outra vez eu acrescentei duas canções ao repertório. Obviamente que elas estão nesta versão, também. Elas só tocaram uma vez durante a exibição da novela, mas foram tão importantes durante a exibição na época que eu coloquei e explico o por que no texto original abaixo. 
            A capa do CD original tem um fundo de foto em dégradé muito do safado de branco para o creme. Na capa do LP isso é tão sutil que qualquer um juraria que o fundo da foto é branca. Eu coloquei a foto sem o tal dégradé, mesmo. Créditos renovados e foi aí que eu descobri que a trilha sonora - quase toda gravada para a novela, recaindo conceito de Trilha Sonora Original - teve muitas de suas músicas exclusivas incorporadas ao catálogo dos cantores nas gravadoras.
            Abaixo está o texto original quando eu relancei esta trilha em comemoração aos 25 anos da novela. Aproveitem essa nova masterização, gente!
            FUI, PADAWADA! 😀

           "E este ano mais uma novela faz 25 anos! Agora é a vez de Vale Tudo com essa edição exclusiva de 25 anos de aniversário. Em 1988 estreava uma das novelas mais bacanas de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A novela tratava do embate da toda honesta Raquel (Regina Duarte) contra a inescrupulosa filha Maria de Fátima (Glória Pires) que enganou a mãe, roubou-lhe o dinheiro, a humilhou fingindo não conhecê-la perante Solange (Lídia Brondi) que ainda perde Afonso (Cássio Gabus Mendes) para a sonsa rival, filha de Raquel. Alia-se a Cesar (Carlos Alberto Ricceli) e faz de tudo o que for possível para subir na vida, nem que para isso renegue e prejudique a própria mãe.
           Ao longo da novela vão surgindo vilões de peso como a mais famosa de todas até hoje: Odette Roitman (Beatriz Segall), cultuada até hoje. Tratou da corrupção e de questões sociais como as dificuldades que o povo enfrenta para trabalhar e conseguir se sustentar. Vendo a novela percebe-se que em 25 anos nada mudou...
           Um amor lésbico censurado também fez parte da novela mas teve mais personagens emblemáticos: Heleninha Roitman (Renata Sorrah), filha de Odete, que é uma alcoólatra desde que sofreu um acidente de automóvel em que seu irmão morrera - na verdade quem dirigia era Odete, mas deixou a própria filha levar a culpa por anos; Afonso, namorado de Solange, roubado por Fátima que o corneou com César e ambos foram descobertos. No meio do caminho Fátima se torna amante de Marco Aurélio, que casa-se com Leila (Cássia Kiss) que, por ciúmes e sem saber, matou Odete Roitman. No dia da morte de Odete ficou um clima de suspense no ar com o "quem matou?".
           Ivan (Antônio Fagundes), tentando subir na vida, abandona o amor Raquel e casa-se com Heleninha que nos brindou com cenas antológicas como a que, já separada de Ivan, em uma discoteca pede para o DJ tocar um mambo caliente totalmente bêbada e ela dança ao som de "Bunda Le Lê" (Paralamas do Sucesso), razão esta pela qual está presente neste relançamento. Enfim, foi uma novela memorável e recentemente reprisada no canal Viva.
           "Chansong" (Tom Jobim) foi o tema de Rubinho (Daniel Filho) onde tocou inteira no capítulo 21 no qual Rubinho sonha em reencontrar Tom Jobim nos Estados Unidos, em uma cena em que ele divaga pensando nisso após ter sido desfeiteado por Maria de Fátima em uma ilha de ricaços. Renato (Adriano Reys), grande amigo de Rubinho, havia lhe conseguido uma carona para os EUA no jatinho de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), um executivo inescrupuloso, mulherengo que tinha medo que o filho Thiago (Fábio Villaverde) fosse gay por ser um garoto sensível que curtia música clássica e livros intelectuais classificando seu comportamento, literalmente, como "viadagem". Rubinho morre antes de embarcar no jatinho na ilha onde também estavam Fátima, Raquel e Ivan, não conseguindo realizar seu sonho de fazer sucesso como músico no exterior e nem reencontrar o compositor com quem trabalhou anos antes.
           Além disso, voltando ao álbum em si, algumas músicas estão de volta completas ou com o seu final restaurado, como é o caso de "Tá Combinado" (Maria Bethânia), "Pense e Dance" (Barão Vermelho), "Terra Dourada" (João Bosco) e "Pontos Cardeais" (Ivan Lins).
           Cenas fortes, diálogos rascantes, polêmicas, discussão sobre honestidade e corrupção, todos os ingredientes de um novelão inesquecível. Por isso mesmo temos agora uma trilha também inesquecível, agora com mais temas importantes na trama. Um grande sucesso, agora remasterizado para os padrões de 2013, com as faixas completas. Espero que curtam. Abreijos do Titio! FUI!"

(Sky Walker, 16 de junho de 2013).

6 comentários:

Ivan disse...

Na época saiu em CD ??

Sky Walker™® disse...

Saiu em 2001 como parte da série Campeões de Audiência juntamente com mais 19 trilhas.

Audy disse...

Parabéns pelo resgate, riquíssimo da historia da teledramaturgia. Amei

Evandro Filho disse...

Boa noite Sky, vc os LPs da novela Corpo Santo da Rede Manchete?

Sky Walker™® disse...

Tenho, claro.

Evandro Filho disse...

Poderia postá-lo no seu blog, se for possível?
Gosto dos dois LPs, inclusive a internacional.