Obs.: TRILHA NACIONAL ORIGINALMENTE POSTADA EM 6 DE SETEMBRO DE2024!
TRILHA SONORA NACIONAL:
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FICHA TÉCNICA:
Ano: 1971 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: SIG-1001 (LP Mono) / SSIG-1001 (LP Estéreo) / C8SSIG-1001 (Cartucho 8 Pistas - Estéreo) / 3024-2 (CD reedição 2001)
RIPADO DO CD ORIGINAL
Coordenação Geral: João Araújo
Produção Musical: Nonato Buzar
Gravado no Estúdio Nusidisc (Rio)
Mixado no Estúdio Somil (Rio)
Técnicos de gravação: Walter e Luigi
Técnico de mixagem: Célio Martins
Arranjadores: Ivan Paulo (Faixas 1, 4 e 8); Roberto Menescal (2, 6, 10, 11 e 14); Carlos Lyra (5); e Arthur Verocai (3, 9, e 12).
"Agradecemos à Gravadora Equipe pela gentil cessão do seu artista exclusivo Sérgio Ricardo para participar desta produção."
Todos os fonogramas de titularidade de Som Livre.
FICHA TÉCNICA DO CD:
Masterização: Sergio Seabra e Júlio Carneiro
Projeto Gráfico: Marciso "Pena" Carvalho
Designer Assistente: André Rola
Ilustração da TV (não incluso): Romero Cavalcanti
Texto (não incluso): Mauro Alencar
Capa restaurada para CD por: Sky Walker
PLAYLIST:
- SHIRLEY SEXY / Marília Pêra
- NADA MAIS / Jacks Wu
- BIA BIA BEATRIZ / O Som Livre
- DEPOIS DE TANTO TEMPO / Ângela Valle
- GENTE DO MORRO / Carlos Lyra
- HOMEM DE BEM / Marcos Samy
- O CAFONA / Ângela Valle e Paulo Sérgio Valle [Abertura]
- LÚCIA ESPARADRAPO / Betinho
- MANEQUIM / Marília Barbosa
- ALTA SOCIEDADE / Pedrinho Rodrigues
- I GET BABY / Nonato Buzar
- LUZES, CÂMERA, AÇÃO / Betinho
- TUDO O QUE EU SOU EU DEI / Sérgio Ricardo
- TANTO CARA / Marcello Guenza
TRILHA SONORA INTERNACIONAL:
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FICHA TÉCNICA:
Ano: 1971 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: SIGI-5001 (LP) / K7SIGI-5001 (K7) / CS8SIGI-5001 (Cartucho 8-trk)
Seleção de repertório: Som Livre (Desconhecido)
Remasterização e restauração de capas: Sky Walker
Pesquisa de atualização de créditos de fonogramas: Sky Walker
Fonogramas pertencentes a: The Jubilee Group (1, 4, 5 e 7), Sony Music (2), Unidisc (3), Roulette Records (6, 9, 11 e 12), Warner Music (8) e Blue Lagoon (10).
Nota da contracapa, na época: "Repertório licenciado por Top Tape Música Ltda., exceto as faixas 3 do lado A e 2 do lado B."
PLAYLIST:
- ACAPULCO GOLD /
Mazon DixonMason-Dixon - I FEEL BETTER / Paul Davis
- *COMME J'AI TOUJOURS ENVIE D'AIMER / Marc Hamilton
- LIFETIME OF LOVE /
ToniTony Devon - WHAT ARE YOU DOING SUNDAY / Silver
- I LOVE YOU FOR ALL SEASONS [Instrumental] / The Fuzz
- BOUREE MAN / Lenny Damon and the Bah Humbug Band [banda acompanhante não creditada na trilha]
LE ROI*LES ROIS MAGES / Sheila- *I LOVE YOU FOR ALL SEASONS / The Fuzz
- CAN'T FIND THE TIME / Rose Colored Glass
- *LEAVE IT ALL BEHIND ME / The Fuzz
- YOU AND I / Geraldine Hunt and Charlie Hodges
Todas as faixas MONO exceto *ESTÉREO.
"O Cafona", novela das 22 horas de autoria de Bráulio Pedroso, foi a primeira a ter sua trilha nacional a ser editada pela gravadora da casa (SIGLA - Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda. Selo: Som Livre). Os discos foram fabricados pela Odeon e seguiu assim até o final de 1973. A RCA tomou conta a partir de 1974.
No início os discos saíam em dois formatos de áudio: Estereofônico (Estéreo) e Monaural (Mono). Aproveitando para bater o martelo final sobre um assunto, afirmo que por A + B o disco O CAFONA VOLUME II (INTERNACIONAL) NÃO EXISTE EM FORMATO ESTÉREO. Depois de uma pesquisa pessoal eu descobri que a maioria das gravações selecionadas para a trilha não existiam em estéreo (Somente as gravações do grupo The Fuzz, Marc Hamilton e Sheila existiam dessa forma) o que eu acho que deve ter pesado na decisão de só ter saído em mono.
O disco nacional vendeu bem, encorajando a lançar um volume II somente com canções internacionais e, assim, estabelecendo um padrão na gravadora.
Os maiores hits da novela foram o tema de abertura, "Shirley Sexy", "Bia Bia Beatriz" e "Lúcia Esparadrapo".
Há um gap aos 48 segundos da música "Manequim" (Marília Barbosa e não a Pêra como foi indicado no CD). Um pequeno silêncio pode ser ouvido no decorrer da faixa. Nem tentem reclamar, pois saiu assim em todos os formatos de mídia física (e, consequentemente, formato digital).
Em breve eu retorno para comentar a trilha internacional, minha futura postagem. Aguardem a continuação deste post!
Beijos e FUI!
FALANDO SOBRE A TRILHA INTERNACIONAL: (21/09/2024):
Olá, Padawans! Eu não falei que eu voltaria? Hoje falarei sobre a trilha internacional!
Ontem eu tirei meu tempo para revisar o trabalho feito em cima dela e posso dizer que eu fiquei orgulhoso de trazer a vocês uma trilha com a melhor qualidade sonora possível disponível. A começar pela falta de fontes digitais - muito poucas foram as músicas reeditadas para as redes e o que tinha estavam com um som bem precário. Então, sim, retirei muita coisa direto do disco de vinil da trilha.
Vou começar a falar de dois problemas que me dariam dor de cabeça por um longo tempo: As faixas 1 (Acapulco Gold) e a 6 (instrumental do trio feminino The Fuzz).
A primeira me causou uma dor de cabeça por dois motivos: Quem tem o disco da trilha percebeu que aos 2:33 a gravação deu uma derrapada devido à fita master na transcrição para o vinil master (o de níquel). O segundo problema foi que a partir de 2:42 a rotação começa a cair, cair... E assim vai até o fim. Aqui eu ajeitei as duas coisas. Posteriormente a faixa saiu em mais dois discos de Melhor de Novelas da gravadora mas só soube recentemente quando eu fui pesquisar os créditos pra colocar no CD. Agora nada derrapa e nem cai a rotação - e olha que eu pensei sério em deixar por se mostrar um momento histórico, mas meu TOC falou mais alto.
A faixa 6 é a versão instrumental da faixa 9 (ou 3B no disco de vinil) e em todas as fontes que eu consegui (o disco da trilha e um compacto duplo do The Fuzz lançado pela RCA na época) o som estava destroçado, mesmo com as minhas cópias sendo praticamente zero bala! A faixa existe em CD mas não está disponível no iTunes por ser de selo menor. Curiosamente o disco saiu pela Sony Music mas o seu ISRC indica a Rhino Records, selo pertencente à Warner Music. Então vai mono, mesmo. As gravações do The Fuzz presentes aqui eu retirei do CD da Sony Music. As distribuídas pelo selo menor LSDR atualmente no iTunes corta dois ou três segundos do seu final. Aliás, eu não entendi os cortes bestas no início da faixa. A música já é minúscula e não tinha necessidade disso.
Assim como a trilha nacional foi o disco numero 1 (inaugural) da Som Livre a trilha internacional também é o disco número 1 do catálogo internacional. Quem fabricou foi a Odeon, na época. Foi assim que eu descobri que erros de créditos cometidos por falta de atenção do responsável pela diagramação de capa e selos vem desde aí.
A parte que mais me agradou foi saber que não tem filler e nem brazuca. Aliás, a Top Tape reinou no disco através dos selos Jubilee, Calli, Bang e Roulette Records.
Mason-Dixon - na verdade Mason & Dixon - foi uma dupla formada pelos cantores Bobby Mason e Tony Dixon. O seu single "Acapulco Gold" saiu pelo selo branco da Top Tape mas também pode ser encontrado com o selo da Jubilee por aqui com o mesmo número de catálogo. Na Alemanha "Acapulco Gold" chegou a sair pela Metronome Records (selo atualmente pertencente À Universal Music) e em outros lugares pela Buttercup Records (subselo da Jubilee) sendo que o single o lado A é mono e o B com a mesma faixa é estéreo. Sim, Padawans: "Acapulco Gold" existe em estéreo mas essa gravação é igual a caviar: Nunca vi, só ouvi falar.
"I Feel Better", de Paul Davis, foi lado B do single "When My Little Girl Is Smiling" pela Bang Records no mundo inteiro em 1971. As duas faixas do single viraram faixas-bônus na versão em CD do álbum "A Little Bit of Paul Davis", lançado originalmente em 1970 e ganhou sua reedição em CD em 2009 pela Wounded Bird Records / Sony Music. No Brasil a coisa inverteu pelo fato da música ter entrado na novela. Os trilheiros e fãs de Som Livre conhecem o cantor de voz maravilhosa pelas canções "Cool Night" (Disco '82) e "Do Right" (gospel disco que fecha a trilha internacional de "Plumas e Paetês" de 1980).
O canadense Marc Hamilton lançou "Comme J'ai Toujours Envie d'Aimer" em 1970 pelo selo Trans-Canada e no Brasil a música foi distribuída em compacto pela própria Som Livre. Hoje em dia seu álbum está disponível pelo iTunes e fisicamente foi distribuído em CD pela Unidisc.
Sheila (nome verdadeiro: Annie Chancel), a queridinha da França - assim era chamada durante as décadas de 1960 e 1970 - já tinha nove discos lançados no currículo quando "Love" foi para as lojas, também em 1971. Deste disco saiu o hit "Les Rois Mages" lançado, à epoca, pelo Disques Carrère. Atualmente o álbum é distribuído pela Warner Music France. Ainda teríamos outros encontros com ela, pois formou conjunto com B. Devotion (Sheila & B. Devotion) e nos deu a versão disco de "Singin' In The Rain" e ainda "Little Darlin'" (presente na trilha internacional da novela "Brilhante" em 1981).
Lenny Damon é o nome artístico de Lenny Capello, músico estadunidense nascido em 1942. Através desse pseudônimo ele lançou "Bouree Man" e outro compacto pela Jubilee.
O meu xodó é, sem a menor sombra de dúvida, o trio feminino The Fuzz. Provenientes de Washington, D.C. o grupo consistia das cantoras Sheila Young (também compositora do disco), Barbara Gilliam e Val Williams. Anteriormente com o nome de The Passionettes, trocaram de nome quando assinaram com a Calla Records em 1971 e lançaram, no mesmo ano, seu álbum autointitulado levando "I Love You For All Seasons" ao top 30 da Billboard. Ainda fomos brindados com "Leave It All Behind Me", outra belezura do disco.
Rose Colored Glass foi um grupo pop vindo de Dallas, Texas e parece que teve pouco tempo de vida e rendeu apenas dois singles, dentre eles a gostosa "Can't Find The Time" lançada pela Bang Records. O quarteto era encabeçado por Bill Tillman.
Geradine Hunt ficou mais conhecida como cantora de Disco Music mas no início dos anos 1970, na época em que gravou "You And I" com o colega Charlie Hodgers ela assinava com a Calla Records, selo-irmã da Roulette Records. Nas minhas pesquisas descobri que ela é mãe dos cantores Freddie James e Rosalind Hunt (uma das metades do duo Cheri do hit "Murphy's Law").
Bem, povo: Espero que gostem deste lançamento e sejam gentis com o titio: Ajude a caixinha com um pix de qualquer valor acima de R$ 20 pra continuar me ajudando a trazer coisas de qualidade pra vocês. Passo o chapéu, mesmo! Dinheiro -> equipamentos de ponta -> remasterizações de ponta. Ajude a cadeia produtiva!
Beijos e FUI!


8 comentários:
Mas a falha em "Manequim" que começa aos 0:48 se estende até em que parte?
Skywalker, bom dia. Venho lhe parabenizar por essas trilhas sonoras raras que você vem restaurando, e gostaria de te pedir um grande favor, seria possível você trazer de volta a trilha sonora da novela (Gina 1978) do jeito que você tem feito com os outras trilhas, conservando o máximo da originalidade das capas ? Sou um eterno apaixonado por capas e trilhas sonoras dos anos 70 e 80. Muito grato pela compreensão.
Sky, teria possibilidade de postar a trilha de Verão Vermelho? Gosto muito de trilhas de novelas.Obrigado
K. Araújo, a falha só acontece aos 0:48 da música e só ali. Abraço.
Wilson e José Guimarães: Estou seguindo a linha das séries Campeões de Audiência e Som Livre Masters Trilhas. Assim que possível atenderei seus pedidos. Abraço.
Tô no aguardo. Valeu meu amigo!
Maravilha!!!!!
Meu caro SKYWALKER, vou me juntar a centenas de fãs do teu blog para te parabenizar pelas postagens. Não somente pelas músicas, mas pela verdadeira "aula" que vc escreve sobre as faixas, sobre os cantores etc. Teu blog deveria ser eterno pq ninguém no Brasil faz um trabalho tão espetacular e completo como o que vc faz. Parabéns e continue postando essas verdadeiras "aulas". Obrigado eterno.
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