TRILHA SONORA NACIONAL:
![]() |
| Baixe este álbum em FLAC Loseless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1973 - Gravadora: Som Livre
Nº de Catálogo: SSIG-1028 (LP - Tiragem EMI) / 403.6028 (LP - Tiragem RCA) / K7SSIG-1028 (K7) / 3009-2 (CD)
RIPADO DO CD ORIGINAL.
"Trilha Sonora Original Incluindo Manhattan".
Coordenação geral: João Araújo
Todas as faixas Som Livre, exceto faixa 2 por EMI Music Brasil (UMG).
Produção Musical: Eustáquio Sena (faixas 3, 4, 5, 6, 8 e 9) e Aloysio de Oliveira (8, 10, 11, 12, 13 e 14).
Estúdios: Somil e Audio-Video (Rio).
Masterização: Promaster
Lay-Out (LP): Joel Cocchiararo
Projeto gráfico (CD original): Marciso "Pena" Carvalho
Designer assistente (CD original): André Rola
Projeto gráfico (este lançamento): Capas restauradas e encarte adaptado para CD por Sky Walker.
PLAYLIST:
- AMAR, SOFRER E SONHAR (MITTERNACHTS BLUES) [Instrumental] / Nuvens
- MENTIRA / Marcos Valle
- "AS MOÇA" / Osmar Milito e Trama
- MANHÃ DE SOL / Piry e Seu Conjunto
- PRISCILA / Fernando Leporace
- POSSO VER O MUNDO PELA JANELA / Trama
- AMAR, SOFRER E SONHAR (MITTERNACHTS BLUES) [Vocal] / Nuvens
- CARINHOSO / Márcio Montarroyos e orquestra [Abertura]
- MANHATTAN / Márcio Montarroyos e orquestra
- DA COR DO PECADO / Márcio Montarroyos, coral e orquestra
- CHÃO DE ESTRELAS / Márcio Montarroyos, coral e orquestra
- MARIA / Márcio Montarroyos, coral e orquestra
- MULHER / Márcio Montarroyos, coral e orquestra
- NO RANCHO FUNDO / Márcio Montarroyos e orquestra
TRILHA SONORA INTERNACIONAL:
![]() |
| Baixe esta trilha remasterizada em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1973 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: SSIGI-5024 (LP - tiragens EMI e Tapecar) / 404.7024 (LP - Tiragem RCA) / K7SSIG-5024 (K7)
Seleção de repertório: Som Livre
Lay Out: Joel Cocchiararo
Capas restauradas por Sky Walker
Lay out adaptado para CD por Sky Walker
Fonogramas de titularidade de: Universal Music (1, 2, 4, 9 e 13), Warner Music (3 e 8), Top Tape (5, 11 e 12), Sonar Kollektiv (6), Som Livre (7 e 10) e Tapecar (14).
Remasterizado por Sky Walker.
PLAYLIST:
- MUSIC AND ME / Michael Jackson
- SKYLINE PIGEON* / Elton John
- SOUL MAKOSSA / Manu Dibango
- FOR ONCE IN MY LIFE / Gladys Knight and The Pips
- TIE A YELLOW RIBBON ROUND THE OLE OAK TREE** / Glen Simon
- WINDOW / Paul Bryan [Sérgio Sá]
- FREE FOR ALL / Free Sound Orchestra
LALE CRABE / Françoise Hardy- HE / Family Child
- MANHATTAN / Sally Baldwin
- YOUR LOVE / Nathan Jones [Roberto Lippi]
- FOR BETTER / Chrystian
- LADY / Puzzle
- GERI / Jack & Jill
NOTAS:
*Os efeitos especiais que tocam durante "Skyline Pigeon" foram feitos para o LP "Sua Paz Mundial" (Som Livre, 1973);
**Original de Dawn - feat. Tony Orlando, o nome completo da música é esse. "Tie A Yellow Ribbon" foi uma redução feita para duas coletâneas da One Way / Top Tape.
Salvem, Padawans! Tutti bene?
Hoje da série "Campeões de Audiência" temos a novela "Carinhoso" de Lauro César Muniz exibida na Rede Globo em 1973 às 19h. Para nós que atualmente nos acostumamos em ter o horário das 7 reservado para as novelas leves e de humor, pensar em ter uma com uma temática mais séria soa estranho pra gente.
Reconheceu os atores da capa? Vamos ver no sentido anti-horário: Regina Duarte, Cláudio Marzo, Rosamaria Murtinho, Célia Biar, Cláudio Cavalcanti e Marcos Paulo.
O tema nacional que mais ficou no imaginário dos trilheiros em relação à novela (além da abertura, óbvio) foi "Manhattan" (Márcio Montarroyos) que ilustra bem a passagem da aeromoça "Cecília" (Regina Duarte) por Nova Iorque.
O lado A contou com temas inéditos, sendo que "Amar, Sofrer e Sonhar" apareceu duas vezes em versões diferentes (instrumental e vocal) e ilustrava as idas e vindas de Cecília nos aeroportos e dentro do avião. Gosto do lado A todo mas destaco "Priscila" (Fernando Leporace) e "Posso Ver O Mundo Pela Janela" (Trama) como as que eu ponho no repeat.
Já o lado B contou com releituras de clássicos do cancioneiro nacional interpretado pelo trompetista Márcio Montarroyos e orquestra - sendo três faixas com um coro. Destaco "Da Cor do Pecado" e "Maria" pelo final jazz inusitado mas tudo tá bonito de se ouvir. Aliás, sobre este lado a som Livre fez uma confusão na hora de indicar quais faixas tinham coro ou não, coisa que eu consertei neste relançamento.
Uma observação: em "Manhattan", lá pelos 11 segundos em diante, é notável uma corrosão sonora em especial quando o trompete toca. Infelizmente isso também acontece no LP e cassete, não é defeito do CD e sim do master original.
Já a trilha internacional fez com que "Skyline Pigeon" (Elton John) fosse um megassucesso em terras brasileiras. Em qualquer lugar do mundo exceto o Brasil ela foi o lado B do single "Daniel". A versão da novela ainda contou com efeitos especiais providenciados no LP "Sua Paz Mundial" (Som Livre no mesmo ano) tornando a "versão do avião" única no mundo.
Ainda temos como sucessos "Music and Me" (Michael Jackson) e "For Once In My Life" (Gladys Knight and The Pips). Os brazucas Paul Bryan (Sérgio Sá) e Chrystian foram sucesso com suas músicas "Window" e "For Better". O inglês sofrível de Bryan e Nathan Jones [Lippi] fica evidente quando eles pronunciam palavras com TH soando como S ("everything" vira "everySING") e Bryan transforma "thought" em "FOCK" (quase vira um palavrão).
A Som Livre se aproveitou bastante por distribuir os discos de Françoise Hardy no Brasil na época, o que a levou a aparecer mais de uma vez em trilhas.
Na minha pesquisa de atualização de créditos de fonogramas meu queixo caiu quando descobri que Puzzle era banda americana lançada pela Motown e que a Tapecar se apropriou do selo para lançar Jack & Jill como se fossem da gravadora americana. Se repararem bem, um dos vocalistas tem a mesma voz do de "The Love We Share" (The Hopefuls), tema internacional da novela "O Semideus" também lançado em compacto pela Tapecar.
Os brazucas do disco são: Glen Simon, Paul Bryan, Free Sound Orchestra, Sally Baldwin, Nathan Jones, Chrystian e Jack & Jill.
O disco internacional teve três tiragens: a primeira pela Odeon, a segunda pela Tapecar e a terceira pela RCA. A segunda tiragem é mais especial por ter o Selo Som Livre mais diferente de todos, todo em azul chumbo com o logo da gravadora em preto sem o espiral. Também é, de longe, o que possui o melhor som e foi de onde eu tirei os fonogramas de disco. "Manhattan" vem gongada nas três edições mas nesse aqui vem menos.
Bem, jovens aprendizes, é isso. Qualquer hora volto por aqui. Beijundas e FUI!


2 comentários:
QUE MARAVILHA DE POSTAGEM AMIGO!!! ESSE DISCO É ICÔNICO !! UM DOS MEUS PREFERIDOS DA DÉCADA 70!!! PURA MEMÓRIA AFETIVA!!!! SEU TRABALHO ESTÁ BRILHANTE!! PARABÉNS.
Titio poderia colocar foto do selo diferentão da trilha internacional fabricado pela Tapecar, né? Sempre tive curiosidade de ver esse selo, kkk. Eu tenho o lp nas fabricações da RCA (feita durante a reprise da novela em 74) e a original da Odeon (cujo som é melhor do que eu esperava, já que que ouvi por 20 anos o lp da RCA que eu acho que deixa a desejar em vários momentos, provavelmente fruto da masterização capenga.
Postar um comentário