segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Vale A Pena Ouvir em FLAC: DISCO DE OURO (Som Livre, 1992)

Baixe esta coletânea em FLAC Loseless aqui.

 

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1992 - Gravadora: Som Livre
No. de cat.: 400.1181 (CD) / 407.0126 (LP) / 747.0126 (K7)
Seleção de Repertório: Sergio Motta
Masterização: Sergio Seabra
RIPADO DO CD ORIGINAL EM FLAC LOSELESS.
Capa: Marciso "Pena" Carvalho
Fotos: Robin Lynne Gibson
Modelo: Cecilia Olson

PLAYLIST:
  1.  LOVE TO HATE YOU / Erasure (3:54)
  2.  BLAME IT ON THE SAMBA / MCL feat. Frank S.+ (3:28)
  3. *PEACE / Jimmy Cliff (4:40) - (4:03*)
  4.  PU TUN TUN / El General (3:34)
  5. *WILDSIDE / Marky Mark and the Funky Bunch (5:00) - (3:50*)
  6. *TAKE ME IN YOUR ARMS / Tony Garcia feat. Lil' Suzy (5:09) - (3:00*)
  7. *SUGAR SUGAR / DJ Les and the Kool Kat feat. The Archies (4:43) - (3:08*)
  8. *PARTY MIX / DJ Memê (4:00) - (2:32*)
  9.  RIGHT HERE, RIGHT NOW / Jesus Jones (3:08)
  10.  WASTED TIME / Skid Row (5:46)
  11. *HARD TO HOLD / Drive, She Said (4:11) - (3:26*)
  12. *BECAUSE I LOVE YOU (THE POSTMAN SONG) / Stevie B. (4:57) - (4:20*)
  13.  ELLA FUE (SHE WAS THE ONE) / Fania All Stars (3:39)
  14.  RIDE LIKE THE WIND / Another Class (4:27)
  15. *PARTY MIX II / DJ Memê (3:55) - (2:38*)
+Artista não-creditado
Fonogramas (atualizado): EMI (1, 9), UMG Recordings (2, 12), RGE (3, 8, 15), Sony Music (4), WEA (5, 10), Musics Net (6), Modern Records (7), Metal Haven (11), CID Entertainment (13), Fieldzz (14).

        Ola, Padawada! Na temporada de verão $WP o titio $ky voltou com mais uma da série "VALE A PENA OUVIR EM FLAC" resgatando "Disco de Ouro", postado primeiramente em 31 de maio de 2012 aqui no Blog. Agora em formato FLAC Loseless e não sendo uma pisina Tony mas fazendo a alegria da garotada, eis aqui mais um resgate! Confiram o release que escrevi na época e boa música a todes! FUI!

           "O ano era 1992 e a Som Livre vinha em uma boa safra de discos internacionais. Dentre os lançamentos do ano em suas trilhas e coletâneas, eis que surgiu DISCO DE OURO. Este álbum apresentou um mix de músicas novas e de outras que já haviam saído em outros discos da gravadora, como: Peace, (Jimmy Cliff), da trilha internacional da novela "Felicidade"; as Party Mix (DJ Memê), das coletâneas dance "Festa Mix" e "Festa Mix 2"; Sugar Sugar (DJ Les and The Kool Kat feat. The Archies), presente aqui pela terceira vez, pois apareceu em sua versão completa em "Let's Dance", disco do mesmo ano, e como tema de abertura da novela "Despedida de Solteiro", também de 1992.
           Está é uma coletânea eclética, com dance, rock, hip-hop, indie, funk melody e baladonas, dando um ótimo panorama da música old school ("velha guarda") da época. As cerejas do bolo ficam por conta de duas faixas que, em qualidade digital, só se encontram neste lançamento: Blame It On The Samba (MCL) e Hard to Hold (Drive, She Said).
          Blame It on the Samba tocou demais nas baladas da época, nas rádios e ainda teve a voz do vocalista confundida com o da banda Erasure. Tinha uma musiquinha infame cantada pelos frequentadores das pistas na introdução instrumental: "Ei, você, vai tomar no c*, C*ZÃO!". Essa mesma música, anos depois, saiu em versão estendida (mas com a introdução editada) numa outra coletânea da Som Livre.
           Hard to Hold hoje em dia é mais conhecida como uma das músicas do comercial do cigarro Hollywood, onde antigamente associavam esportes radicais ao consumo do cigarro.
           Neste disco também tem Ride Like The Wind, cover do Christopher Cross, talvez um dos melhores covers feitos até então, suplantando até o mais famoso, do East Side Beat.
          E, claro, não poderiam faltar os outros sucessos, em sua maioria, de 1991: Love to Hate You (Erasure), Pu Tun Tun (El General) e Wasted Time (Skid Row) também ajudaram a tornar este álbum um sucesso.
           O curioso é que este disco é um pouco complicado de achar em ambos os formatos, o deixando na categoria de raridades. Aproveite e baixe esta raridade você também! Abraço do Titio."

($kywalker, 31 de maio de 2012.)


Um comentário:

Ricardo Becker Maçaneiro disse...

Que felicidade encontrar o Disco de Ouro aqui. Lembro de ver ele nas lojas em 1993 e me chamava muito a atenção a capa da época. Realmente deve ser raro, porque, em anos frequentando sebos e várias cidades nunca achei um exemplar que seja em vinil...