![]() |
| Baixe esta coletânea em FLAC Loseless aqui |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 2004 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 0049-2
RIPADO DO CD ORIGINAL
Projeto e Seleção de Repertório: André Werneck
Masterização: Sérgio Seabra
Direção de arte: Marciso (Pena) Carvalho
Projeto gráfico: Cristina Cruz
Imagens das novelas gentilmente cedidas pelo CEDOC/TV Globo.
Fonogramas cedidos por: UMG (1, 2, 3, 4, 5, 12), SME (6, 7, 8, 9, 10) e Som Livre (11, 13, 14).
PLAYLIST:
- IMBRANATO / Tiziano Ferro [MULHERES APAIXONADAS]
- PER AMORE / Zizi Possi [POR AMOR]
- LA SOLITUDINE / Renato Russo [CARA & COROA]
- LUNA / Alessandro Safina [O CLONE]
- CANTARE È D'AMORE / Amedeo Minghi [ANJO MAU (1997)]
- TORMENTO D'AMORE / Agnaldo Rayol & Charlotte Chruch [TERRA NOSTRA]
- CARUSO / Lucio Dalla [DE CORPO E ALMA]
- NOI DUE PER SEMPRE / Wess & Dori Ghezzi [CORRIDA DO OURO]
- L'ULTIMA NEVE DI PRIMAVERA / Franco Micalizzi [OS GIGANTES]
- PRIMAVERA / Riccardo Cocciante [PARTIDO ALTO]
- CON TE PARTIRÒ (TIME TO SAY GOODBYE) / Jerry Adriani & Mafalda Minnozzi [ZAZÁ]
- LA FORZA DELLA VITA / Renato Russo [O REI DO GADO]
- VATTENE AMORE / Luciano Bruno [ZAZÁ]
- CI SARÒ (I'LL BE) / Mafalda Minnozzi [ANDANDO NAS NUVENS]
Olá, Padawans! Tudo bem? Espero que sim!
Hoje é dia de ouvirmos os TEMAS ITALIANOS DE NOVELAS. Isso significa: muito homem cantando rouco ou com voz de cantor lírico e muita mulher cantando estridente. Irrita? Sim, mas eu passo pano para todos esses que foram selecionados para estar neste CD. Só cuidado para depois que este álbum acabar sua cueca não estar melada, porque vem muita baladona por aí (nos anos 80 as pessoas chamavam música lenta rasgada de "mela-cueca". Daí a minha tentativa de piada...).
Começamos com um tema de "Mulheres Apaixonadas". Tiziano Ferro canta "Imbranato" ("Desajeitado", em português). Este cantor de atualmente 43-quase 44 anos saiu do armário após uma grave crise de depressão e diversas batalhas contra compulsão alimentar e distúrbios alimentares. Ele ainda era um bebê quando lançou este single, com 22 anos.
Zizi Possi já era uma cantora consolidada por aqui quando lançou seu primeiro projeto em italiano: "Per Amore". Foi o álbum de sua carreira que mais vendeu discos e ainda valeu como um dos temas principais da novela "Por Amor". Em seguida lançou a sequência desse projeto: "Passione".
Renato Russo, então vocalista da banda Legião Urbana, embarcou também em um projeto italiano uma ano antes de Zizi e nos entregou "Equilibrio Distante", sucesso de crítica e de vendas. Na época foi lançado somente em CD e K7. Deste disco foram cunhadas as músicas "La Solitudine" (tema da novela "Cara & Coroa") e "La Forza della Vita" (tema da novela "O Rei do Gado"). Como não foi lançado em LP, isso torna essas faixas exclusivas no formato nessas trilhas de novela.
Alessandro Safina é um tenor lírico cujo seu único sucesso em terras brasileiras foi com a inclusão da faixa "Luna" na trilha da novela "O Clone" em 2001. Ainda temos uma versão em espanhol da mesma música inclusa nas edições em CD para o mercado latino-americano (e também foi inclusa na versão mexicana da trilha, intitulada " El Clón").
Amedeo Minghi emplacou "Cantare È d'Amore" na novela "Anjo Mau" em 1997. O álbum homônimo teve uma tiragem limitada em 2500 cópias na Itália em 1996. A música estava belíssima nas parada até o momento em que a dupla Cleiton & Camargo- irmãos de Zezé Di Camargo e Luciano - estragaram com sua versão brasileira transformando o belo na cagada "Quando Um Grande Amor Se Faz" (eles ja tinham ganhado o meu ódio jihadista ao cagarem com Roxette em "Na Hora de Amar (Spending My Time)".
A novela 'Terra Nostra' foi a primeira novela que começou com uma trilha internacional (tá bem, foi internacional da Shopee...) - a segunda foi a novela "Boogie Oogie". Os nossos artistas gravaram clássicos da canzone italiana mas a novela nos ganhou pela sua abertura: "Tormento d'Amore" foi interpretada por Agnaldo Rayol mas todos queriam saber de quem era a voz feminina do rolê. Essa era de Charlotte Church, uma menina de 13 anos na época da gravação. A gravação fez tanto sucesso que a editora de parituras Irmãos Vitale lançou uma versão para quem quisesse a tocar no piano.
"De Corpo e Alma" (1992) marcou mais pela tragédia da vida real do que pela história propriamente dita. Naquele mundo de transplante de coração e Clube das Mulheres, também tivemos a Itália representada através de "Caruso" apresentando Lucio Dalla aos brasileiros. Só que tem uma coisinha que não nos disseram na época: Essa música era de 1986 e foi do álbum "Dallamericaruso",
Aliás, essa coisa de resgatar faixa italiana de anos anteriores aconteceu mais de uma vez: "L'Ultima Neve di Primavera" (Franco Micalizzi) saiu da trilha sonora de um filme de mesmo nome lançado em 1973. Na época, a novela "Os Gigantes" era exibida em 1979; "Primavera" (Riccardo Cocciante) era de 1976 e a novela "Partido Alto" foi exibida em 1984. Detalhe: Era um lado B do single "Margherita".
Um resgate muito bacana fizeram com a dupla Wess & Dori Ghezzi e sua "Noi Due Per Sempre", tema da novela "Corrida do Ouro". Eles só cantaram juntos durante os anos 1970. Wess era um homem preto americano e Dori uma italiana loiríssima e sua carreira juntos começou por conta de concursos de música na Itália.
Uma boa coletânea não seria nada se não tivéssemos os nossos "fillers". Na verdade estou sendo maldoso, pois tanto Luciano Bruno quanto Mafalda Minnozzi são italianos radicados por aqui e trouxeram suas interpretações para sucessos como "Con Te Partirò" (Andrea Bocelli), "Vattene Amore" (Amadeo Minghi) e "Ci Sarò" (versão italiana de "I'll Be" de não sei quem canta mas ainda saberei. Não sou obrigado a saber de tudo). Inclusive Mafalda e Jerry Adriani foram espertos de gravar a música mesmo antes de ter sido apresentada ao grande público por Andrea Bocelli (que chegou aos nossos ouvidos ao som de um comercial de ferro de passar roupas, é mole? A dona dançava ao som de um bolero italiano estilizado que era... Andrea Bocelli e "Con Te Partirò").
É isso gente. O texto foi longo porque estava, de fato, acordado e não postei de madrugada. Senão, meu saquinho que já era do tamanho de um ovo de codorna seria do tamanho de um óvulo. 😃
Ainda volto para falar de outra coletânea. FUI!

2 comentários:
Muchas gracias por este disco.
Saludos.
Só estou até hoje tentando entender como que a Som Livre lançou um disco de temas italianos de novela sem uma única música da italiana mais famosa no Brasil: a diva Laura Pausini. A coisa é tão estranha (já que ela, na época, tinha várias músicas em novelas) que não aproveitaram nem "Speranza", que ela gravou especialmente para Esperança e ainda foi a versão do tema de abertura que mais tocou na novela (e nas rádios)...
Postar um comentário