quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

O MELHOR INTERNACIONAL DAS WEBNOVELAS DA $WP ($WP, 2024)

Baixe esta coletânea exclusiva em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2024 - Gravadora: $WP
Nº de catálogo: SWP-0171-2
Seleção de repertório: $kywalker
Masterizado por $kywalker em FLAC Loseless HD.
Capa: Projeto gráfico e coordenação gráfica: $kywalker
Fonogramas cedidos por: WEA (1, 3, 9), UMG (2, 12, 14, 15, 16), Adaptor Recordings (4), Building Records (5), Som Livre (6), Dirty Loops (7), SWP (8) e SME (10, 11, 13).

PLAYLIST:
  1. UNCHAINED MELODY / David Phelps (DESENCONTROS)
  2. STARSHIPS / Nicki Minaj (FINAL FELIZ)
  3. WE ARE YOUNG / fun. & Janelle Monáe (FINAL FELIZ)
  4. REBIRTH / Joe Welch (ESCUDOS)
  5. STEREO LOVE / Edward Maya & Vika Jigulina (SEGUINDO MEU CAMINHO)
  6. NASCIMENTO (REBIRTH) - SCENE II / Aloe Blacc + Clara Moreno (BRINCAR DE VIVER)
  7. YEAH YEAH / Dirty Loops (ESCUDOS)
  8. NEW YORK, NEW YORK [DJ ZAGO VS. CHEW FU FIX MASH-UP REMIX] / Frank Sinatra (QUEER AS FOLK - CLUB BABYLON)
  9. WHATEVER IT TAKES / Michael Bublé & Ron Sexsmith (SELVA DE PEDRA)
  10. (I LIKE) THE WAY YOU LOVE ME / Michael Jackson (SELVA DE PEDRA)
  11. RUN THE WORLD (GIRLS) / Beyoncé (SOL DE VERÃO)
  12. ON THE FLOOR [Remix] / Jennifer Lopez - feat. Pitbull (BAILA COMIGO)
  13. LOCA / Shakira - feat. Dizzee Rascal (SELVA DE PEDRA)
  14. LIKE A G6 / Far East Movement - feat. The Catracs and DEV (CORAÇÕES A MIL)
  15. TAKE YOU TO RIO [Remix] / Ester Dean (BAILA COMIGO)
  16. SATYAMEVA JAYATHE / SuperHeavy (BRINCAR DE VIVER)

        Bom dia, Padawans! Ainda na celebração dos 13 anos do blog resolvi contar um pouco da minha jornada aqui na Sky Walker. Conforme eu mesmo contei no post anterior, eu curtia fazer trilhas fan made e até a criar minhas próprias webnovelas com sinopse e tudo.

        "Desencontros" foi projetada para ter duas trilhas que fossem além da cronicidade. Mesmo sendo uma novela ambientada nos anos 1960 - e para isso serviria mais a triha nacional - quando a trilha internacional fosse lançada já teríamos avançado para os anos 1970. Ou as músicas eram estilizadas e lembravam a época. Por isso comecei com artistas contemporâneos da época, como Rumer, David Phelps dentre outros. Desde disco eu tirei "Unchained Melody" (Phelps), tema de amor do casal protagonista Ivan e Rita. 
Capa da trilha internacional com o logo atualizado da SWP.

        "Final Feliz" teve uma capa e uma seleção de repertório que deu o que falar na época de lançamento. O artista escolhido pra capa foi Armando Babaioff em uma foto lindíssima. E para embalar a energia positiva do disco, escolhi "Starships" (Nicki Minaj) e "We Are Young" (fun. & Janelle Monáe).


        A trama de "Escudos" é ambientada na cidade praiana de Paraty e "Rebirth" (Joe Welch) ganhou o meu coração no instante em que fui apresentado à música. Virou tema da invejosa e vingativa Maira. Também trouxe outra independente da internet para a minha trilha: "Yeah Yeah" (Dirty Loops), versão fantástica da música do projeto Bodyrox. Não importa o quanto o tempo passe, ela vai estar sempre no meu top 5. Carolina Ferraz estampou a capa do disco, lindíssima e à vontade.



        "Seguindo Meu Caminho" teve duas trilhas internacionais: Uma feita com hits do mainstream e na segunda surfei na trilha diferentona baseada num repertório que me foi apresentado por Heyner Pacheco, o dono do blog Saladificador. Na época "Stereo Love" (Edward Maya & Vika Jigulina) era estouradona nas rádios e hoje por ser considarada um clássico do Eletro Music.
        As capas foram inspiradas nas capas conceituais de Hans Donner dos anos 1970 na Som Livre.


        "Brincar de Viver" tem uma temática forte que é o amor entre um casal discordante. Para reforçar isso, eu peguei algumas canções do disco "Red, Hot + Rio" e espalhei pelas trilhas - o tema de abertura saiu de lá. Eu escolhi "Nascimento (Rebirth)" (Aloe Blacc + Clara Moreno) para representar a força e a mensagem das músicas selecionadas.
        "Satyameva Jayathe" (SuperHeavy) é uma canção que me impactou profundamente e foi single da superbanda formada por Mick Jagger, Joss Stone, Damian Marley e A. H. Rahman. O título é o lema nacional da Índia e significa "Somente a verdade triunfa!" e na cena da minha webonvela a verdade se revela para a personagem Otávio ao saber de que foi diagnosticado como sendo uma pessoa que vive com HIV. Otávio e o psicólogo estão na sala do consultório e o psicólogo vai revelando a informação. Nisso, a introdução se intercala entre as falas do médico. E foca na incredulidade da cara de Otávio, num misto de choque e catatonia.
        A trilha internacional teve duas capas com os protagonistas: Uma com Juliana Paes e outra com Alexandre Slavieiro. Detalhe para o balãozinho vermelho, que simboliza a luta diária das pessoas que vivem com HIV. É uma história pro-choice (defensora de uma causa específica).



        Em uma ideia conjunta com Crystal, estávamos pensando em escrever uma versão brasileira, com os nossos dilemas nacionais, para a série "Queer As Folk" mas parei no hospital devido a uma meningite e quase bati as botas. A trilha do clube Babylon foi atrasada meses em seu lançamento, quando as músicas já estavam quase que batidas. Porém a abertura pensada é a versão remix de "New York New York" de Frank Sinatra, que eu descobri e consegui de forma muito curiosa.
        Em 2013 estava convalescendo da meningite em casa, totalmente debilitado e sem poder sair. Comecei a jogar a plataforma Second Life, onde eu poderia ser o que eu quisesse e as maiores baladas virtuais estavam por lá. Conheci o DJ Mikey Bear (nome real é Michael), que trabalhava como DJ na plataforma com rendimentos reais (isso mesmo: dólares) e era o DJ mais top que tinha. Essa era sua música de apresentação por ele ser de Nova Iorque. Fizemos amizade e ele tocava muito música minha online nos seus sets. Esse mash-up de dois remixes eu refiz baseado no que ele fez nos EUA. Aliás, eu usei o Second Life como plataforma de saber das novidades antes de chegarem às rádios brasileiras.


        Na minha imaginação "Selva de Pedra" ganharia uma nova atualização, desta vez acontecendo em São Paulo e nos anos 2010. Escalaria como trio de protagonistas os atores João Gabriel Vasconcelos como Cristiano, Isis Valverde como Simone/Rosana Reis e Alinne Morais como Fernanda (já que ela tinha experiência prévia em fazer genre desequilibrada na TV).
        Cada um ganhou uma capa nas trilhas que eu fiz: Uma nacional, outra internacional e mais uma que eu chamei de Chic Lounge. "Whatever It Takes" (Michael Bublé & Ron Sexsmith) parou na trilha Chic Lounge e tanto "(I Like) The Way You Love Me" (Michael Jackson, tema de amor de Cristiano e Simone) quanto "Loca" (Shakira, tema de Fernanda) entraram aqui.


        A escolhida de "Sol de Verão" para compor este disco nem saiu da trilha principal. "Run The World (Girls)" saiu da trilha complementar "Sol de Verão: Summer Nights" feita para se acabar nas pistas. Todas as trilhas foram feitas a quatro mãos: A nacional e a lounge com Crystal; a internacional e a Summer Nights com Edson Avella, outro valoroso colaborador. 


        "Baila Comigo" também ganhou um remake imaginário. Deste aqui tirei as músicas "On The Floor" (Jennifer Lopez feat. Pitbull) e "Take You to Rio" (Ester Dean), exclusiva da trilha internacional do filme de animação "Rio". Infelizmente na trilha brasileira veio a versão a Ivete Sangalo e, mil desculpas, a versão brasileira ficou uma merda.
        Em tempo: Na época reclamaram que eu tinha puxado "Rolling in the Deep" (Adele) pro disco haja vista que ela já faria parte da trilha internacional da novela "Morde e Assopra" (Rede Globo). Detalhe que o CD da novela estava naquele medinho de nem sair. Só que eu vou dizer algo: Quando eles puxaram praticamente diversas que eu selecionei e ninguém reclamou... Enfim, postei primeiro e apesar de louvar um pedaço do nosso passado, Som Livre é Som Livre e SWP é SWP.


        E por fim, uma das primeiras trilhas que eu montei para o blog está aqui e eu escolhi "Like A G6" (Far East Movement) apesar de ser toda pop. Volte um post caso se interesse em saber da trama que envolve "Corações A Mil".


        Bem, galera, aí está uma explicação e uma reapresentação das coisas que eu já fiz por aqui. Espero que gostem das músicas selecionadas, pois as mesmas não foram à toa e tudo tem uma história por trás da seleção. FUI!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O MELHOR NACIONAL DAS WEBNOVELAS DA $WP (SWP, 2024)

Baixe esta coletânea exclusiva aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2024 - Gravadora: $WP
Nº de catálogo: SWP-0170-2
Seleção de repertório: Skywalker
Masterizado em FLAC Loseless por $kywalker.
Fonogramas cedidos por: FarOut Records (1, 13), Som Livre (2, 11), SWP (3), Deck (4, 9), UMG (5, 8, 10), Pardal Produções (6),  WEA (7), Trama (12), e SME (14)
Capa e Coordenação gráfica: $kywalker.

PLAYLIST:
  1. FINAL FELIZ / Banda Black Rio [FINAL FELIZ 2012]
  2. MISTÉRIOS / Om'Mas Keith [BRINCAR DE VIVER]
  3. CORAÇÕES A MIL [$KYWALKER A MIL 2011 EXTENDED REMIX] / $kywalker vs. Marina Lima [CORAÇÕES A MIL]
  4. LUA E ESTRELA / Anna Luisa [BAILA COMIGO 2011]
  5. MIAMI MACULELÊ / Gal Costa [FODA-SE]
  6. BEIJINHO NO OMBRO / Valesca Popozuda [FODA-SE]
  7. OLHA E NÃO ME OLHA / Jorge Vercillo [CORAÇÕES A MIL]
  8. UMA NOITE E 1/2 [REMIX] / Marina Lima e Renato Rocketh [SOL DE VERÃO 2011]
  9. GRINGO / Banda Uó [ESCUDOS]
  10. CAPITÃO DE INDÚSTRIA / Os Paralamas do Sucesso [SELVA DE PEDRA 2011]
  11. ENCONTRO / Maria Gadú [DESENCONTROS] e [BAILA COMIGO 2011]
  12. ESFERA / Technozoide - feat. Rosy Aragão [CORAÇÕES A MIL]
  13. AOS PÉS DO REDENTOR / Banda Black Rio - feat. Caetano Veloso [BRINCAR DE VIVER]
  14. MOMENTO / Bebel Gilberto [SELVA DE PEDRA 2011]

        Olá, Padawans! Falo tanto das trilhas dos outros que hoje eu resolvi relembrar o meu próprio passado. Entre 2011 e 2014 eu tinha o hábito de inventar webnovelas e criar webtrilhas pra elas com elenco pensado para elas e possíveis remakes. Já que falo tanto do passado dos outros, por que não do meu próprio? Daí que surgiu a ideia de fazer esse MELHOR NACIONAL DE WEBNOVELAS $WP.
        Quando eu iniciei o blog e tive a ideia de criar trilhas fan made para webnovelas originais e a primeira sinopse que eu publiquei no dia 3 de fevereiro de 2011 foi a da novela "SEGUINDO MEU CAMINHO", que você pode ler (ou reler) aqui. Na sinopse original a história começava em Mariana, interior de MG e depois continuava no RJ. Só que hoje teríamos um problema: Há Mariana depois de Brumadinho? Mas seria bom ver o embate entre o bom-moço Jorge e sua amada Flávia com o invejoso irmão dele chamado Camilo e a inescrupulosa mãe de nome Eva. Acabei fazendo uma trilha nacional e duas internacionais, sendo a primeira com uma pegada mais mainstream e o volume 2 com uma pegada mais alternativa sem perder o interesse. Ah: E esqueçam a logomarca da Globo na capa. Na época ainda pensava em ser Som Livre. Parei com essa babaquice logo depois.

Capa da trilha nacional.

        Outra webnovela que "estreei" no dia 23 de fevereiro do mesmo ano foi "CORAÇÕES A MIL", onde o sedutor Armando (papel escrito para Diego Cristo) prova do seu próprio veneno: Ele cai nas garras de Maria Fernanda (Fernanda Machado), uma sedutora contumaz fazendo um embate de gato-e-rato onde, no meio desse imbróglio, eles seudzem "todo gato, toda gata e toda coisa linda que passar" conforme diz a letra da música de Marina Lima, escolhida e remixada especialmente para a abertura dessa novela. 13 anos depois de pronta, a própria cantora só veio a conhecer o remix em 2018 e adivinha quem o fez? Ganha um doce quem acertar!


        Foi a primeira trilha em que Crystal começou a colaborar comigo na seleção de repertório, pois não tinha expertise em música nacional e no que tocava na época. Como a sinopse está ainda na gaveta, não possui link direto para um post. Foi a Webnovela mais acessada do site (5298 acessos).

        Já no dia 10 de março de 2012 eu soltei a websinopse de "BRINCAR DE VIVER" que conta a história de amor com luta e superação por parte da personagem Otávio, um chef dono de um restaurante badalado mas com cara de simples (pensado, na época, para o ator Alexandre Slavieiro) e a médica Alice (pensado para Juliana Paes). Cada um com seu drama pessoal: Enquanto ela, mesmo sem desanimar, supera a perda dos pais em um acidente de carro, ele se descobre uma pessoa vivendo com HIV ao ser contaminado pela ex-noiva. Só que por ele ser rico, sua ex Kelly (pensado para Camila Pitanga) quer reconquistá-lo e casar com ele. Porém, a intenção dela é matá-lo e herdar toda sua fortuna com a ajuda do amante Falco (pensado para Eriberto Leão). Com aliados contra esse amor os dois vão lutar por suas vidas contra todos os preconceituosos incluindo a tia preconceituosa dela (pensado para Marilu Bueno, infelizmente falecida atualmente), o pai conservador (pensado para o Nuno Leal Maia), sua irmã evangélica fervorosa (pensado para Maria Flor). Somente a mãe dele o apoia (pensado para Marieta Severo).
        "Brincar de Viver" ganhou um vídeo de abertura que eu disponibilizei no YouTube. Cliquem aqui para assistir. Até que o Windows Movie Maker me serviu pra alguma coisa.

        "DESencontros" foi uma web novela que eu comecei a escrever lá por 2010, postei em 2013 e que no ano passado sua trilha sonora passou por uma revisão. Se passa na época da ditadura que separa um temporariamente um casal. Ivan, um músico, é exilado em Londres engravidando Rita que deu a luz a Maria Clara. Pensando ter sido abandonanda, se casa com Hélio, um coronel do exército. Eu falo pra vocês. O Capiroto tem mais compaixão, mas no final ele é punido à altura das atrocidades que ele comete ao longo da história. Não vou contar tudo, não é? 


 
       Durante esse tempo eu também pensei em alguns remakes em 2011. Então SELVA DE PEDRA, MEU BEM, MEU MAL, BAILA COMIGO e SOL DE VERÃO ganharam trilhas atualizadas sendo que MEU BEM, MEU MAL foi o primeiro par de trilhas que eu deixei outra pessoa ficar completamente responsável por tudo exceto as capas. Heyner Pacheco, do blog "Saladificador", foi a primeira colaboração total do blog (na verdade, a única). Infelizmente os arquivos se perderam e só mantenho as capas hoje em dia. Carolina Dieckmann, moreníssima, seria a atual Isadora Venturini e Grazi Massafera como a prostituta Ana Maria, papel que fora de Luma de Oliveira na primeira versão.



        As trilhas nacionais eram exclusivamente selecionadas por Crystal de onde eu fazia uma "director's cut", pois tinham mais de 20 músicas. Sempre gostei de trilhas mais curtas, preferencialmente no formato de 14 faixas.
        A única atualização que eu faria em "Selva de Pedra" é que a história se passaria em São Paulo e que em vez de um estaleiro seria uma fábrica de automóveis. João Gabriel Vasconcelos, egresso do filme "Do Começo Ao Fim", seria o meu Cristiano Vilhena. Isis Valverde Simone/Rosana Reis e Alinne Morais como a louca Fernanda.




        Em março de 2012, só para constar como informação, eu botei na praça as trilhas não oficiais da novela das 23h O ASTRO, as trilhas perdidas de DANCIN' DAYS (sendo uma disco e outra de românticas) e foi quando eu iniciei a coluna mais famosa do blog: ANÁLISE RETRÔ.
        Em agosto do mesmo ano eu montei duas trilhas para um suposto remake da novela FINAL FELIZ, tendo uma foto de cinema na trilha nacional e estampando o ator Armando Babaioff na internacional. Além de eu ter caprichado na trilha internacional, foi um dos mais acessados do blog, beirando a 1000 acessos.


        Em 9 de maio de 2013 eu lancei as trilhas para outra webnovela original: "Escudos", ambientada em Paraty, cidade da Costa Verde no Rio de Janeiro onde temos um triângulo amoroso entre a psicóloga Luiza (pensado para Carolina Ferraz), o oftalmologista Cristiano (pensado para Reynaldo Gianecchini) e Jairo (Edson Celulari), o antagonista e concorrente direto de Cristiano no amor e no trabalho. O amor entre uma menina abastada e bailarina e um artesão e um romance gay polêmico (que seria vivido pelos atores Bruno Fagundes e Rodrigo Simas) devido ao tabu envolvido na história. Curiosos para saber mais? Acessem aqui e leiam.
        A trilha nacional foi praticamente feita por Crystal. Se vocês virem alguma música-farofa nela, foram todas ideias minhas. ;-)


        Em 2 de outubro de 2013 eu anunciei a próxima estória da seguinte forma: "Uma websérie erótica de 24 capítulos que, de tanto sucesso e escândalo, estendeu-se a 69 capítulos!". E assim a história de "FODA-SE" atraiu a curiosidade de muita gente. Então, pessoal: A première da faixa "Beijinho No Ombro" (Valesca Popozuda) FOI NO MEU BLOG E NESTA WEBTRILHA! Eu tinha conseguido uma penca de faixas em primeira mão e resolvi colocar no meu. A capa estampava ninguém menos que o ator pornô Harry Louis com orelhinha de coelhinho da Páscoa. Sim, eu o escalei para fazer o Haroldo, um cara tímido e introvertido que descobre que sua noiva usa o Facebook Namoro e o Bang'Em pra transar com geral da internet. Então, pau da vida, ele aperta o botão do "Foda-se" e se tivesse dando mole e tivesse buraco, lá ia ele transar. Assim agiu até encontrar uma mulher que também é avessa a redes sociais, se apaixonaram, casaram e o estoque de camisinhas tinha de ser renovado a cada semana.
        Foi a primeira trilha que veio com um pôster safadinho com um seminu de Harry, com as partes pudentas cobertas com chantilly. E sim, aloprei escalando Inês Brasil para cantar "Oba-Oba" na abertura.


        Bem, é isso. Caso possuam maior interesse em querer saber um pouco mais das minhas tramas, fiquem à vontade pra fuçarem por aqui. Por ora é só. FUI!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

$W Exclusive: CATEI DO iTUNES / Nacional e Internacional ($WP, 2024)

Baixe esta coletânea exclusiva em FLAC Loseless aqui.

Baixe esta coletânea remasterizada em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2024 - Gravadora: $WP
Nº de catálogo: SWP-0168-2 (Nacional) / SWP-0169-2 (Internacional)
Seleção de repertório: $kywalker
Masterizado por $kywalker em FLAC Loseless HD.
Fonogramas cedidos por:
NACIONAL: UMG (1, 4, 6, 9, 10, 11), WEA (2), Som Livre (3, 7, 12, 14), SME (5, 8, 13)
INTERNACIONAL: UMG (1, 6), United Recordings (2), TCB Records (3), SME (4, 9, 10), WEA (5, 8), UNQUIET (7).
CAPA
Projeto gráfico e coordenação gráfica: $kywalker

PLAYLIST - Nacional:
  1. ESSA ALEGRIA (CABOCLINHOS) / Elba Ramalho
  2. AMAZON RIVER / Dori Caymmi
  3. CHOVENDO NA ROSEIRA / Bruno Gadiol
  4. NOSOTROS / Simone
  5. DOCE PRISÃO / Joanna
  6. JEITO DE AMAR / Ney Matogrosso
  7. CIÊNCIA E NATUREZA / Edson e Terezinha
  8. COMEÇO, MEIO E FIM / Tavito
  9. SAUDADE DOS AVIÕES DA PANAIR (CONVERSANDO NO BAR) / Elis Regina
  10. BERIMBAU / Vinicius de Moraes
  11. DESACATO / Claudia [Claudya]
  12. O SEU AMOR / Lúcio Mauro Filho e Gabriela Medvedovsky
  13. COISAS DO CORAÇÃO / Ritchie
  14. SIRI QUE MARCA A ONDA LEVA / Robson Jorge e Lincoln Olivetti
PLAYLIST - Internacional:
  1. GRAVITY OF LOVE [Chilled Club Mix] / Enigma
  2. ANCHORLESS / De-Phazz - feat. Pat Appleton
  3. MY LOVE / Vince Benedetti meets Diana Krall
  4. ANOTHER CHANCE [Afterlife Remix] / Roger Sanchez
  5. WAITING FOR THE RAIN / Maaya Sakamoto
  6. BEING WITH YOU / Cathy Dennis
  7. FLY TO PARADISE (BLISS) [Epic Symphonic Cinema Remix] / Virtual Choir 4 - conducted by Eric Whitacre
  8. Y, ¿SI FUERA ELLA? / Alejandro Sanz
  9. ESPECIALLY FOR YOU [Extended Version] / Jason Donovan & Kylie Minogue
  10. I'LL ALWAYS LOVE YOU [Extended Mix] / Taylor Dayne

        Olázis, Padawada! Titio $ky está de volta!
        Apresento a vocês duas coletâneas exclusivas apropriadamente chamadas de "CATEI DO iTUNES". Pra variar, comecei com uma ideia e uma playlist aleatória, tipo o caos apocalíptico do CD "13 Anos de Rede Manchete" (para quem não conhece, o CD contém "Thriller" (Michel Jackson), "Florentina" (Tiririca), "O Canto da Cidade" (Daniela Mercury) e "Detalhes" (Roberto Carlos), tudo numa salada incompreensível).
        Eu costumo dizer que as músicas se escolhem. Aí deu nisso que vocês estão recebendo: Eu classifico como dois discos diferentões.
        Há anos eu jurava que eu tinha "Essa Alegria (Caboclinhos)" em casa. Essa música da Elba me perseguia desde criança e quando eu vi que meu pai não possuía em nenhum dos discos dela, encafifei por anos quando uma alma caridosa do Instagram a usou como música de fundo, me fazendo querer tê-la. Esse álbum da Elba era da fase Ariola, incorporada à Universal Music anos mais tarde.
        Sou apaixonado pela trilha de "Tereza Batista Cansada de Guerra" (ou somente "Tereza Batista") e sou um fã declarado de Dori Caymmi. Aí ele entrega a belíssima "Amazon River", que eu ouço no repeat.
        Tem músicas boas que não param em CD. Existem somente no iTunes. Foi o caso de "Chovendo Na Roseira" (Bruno Gadiol), "O Seu Amor" (Lúcio Mauro Filho e Gabriela Medvedovsky, cover dos Doces Bárbaros) - ambas da trilha de "Malhação: Toda Forma de Amar" - e "Siri Que Marca a Onda Leva" (Robson Jorge e Lincoln Olivetti). E o que dizer de "Começo, Meio e Fim" (Tavito) que posteriormente foi regravado pelo Roupa Nova para a novela "Felicidade"? Fiquei chocado ao descobrir que tinha isso aqui em casa.
        Eu conhecia a faixa "Nosotros" na voz de Joyce sem a letra, somente vocalize. Aí Danilo Caymmi coloca letra e Simone grava. Ficou linda.
        Claudya e Elis Regina podiam ser rivais na música apesar de registros vocais diferentes (Claudia é soprano e Elis era mezzo-soprano), mas as duas cantavam muito. Escolhi "Desacato" e "Conversando No Bar" para mostrar a potência vocal das duas. Hoje em dia quem estraga com essa rivalidade tosca são os fãs das duas.
        Como não poderia deixar de se notar, há alguns temas de novelas por aqui. "Jeito de Amar" (Sétimo Sentido), "Ciência e Natureza" (da série "Obrigado Doutor"), "Doce Prisão" (Ti Ti Ti [1985]), "Coisas do Coração" (Roque Santeiro, sendo aumentada no disco da novela com um copiar e colar tosco) e por aí vai.
        Já o internacional foi um processo quase parecido até porque as três últimas foram temas de novela ("Suave Veneno" e 2 da novela "Que Rei Sou Eu?", respectivamente) mas o restante eu fui pelo caminho do lounge. Enigma e sua "Gravity of Love" com trechos da introdução da obra sinfônica "Camina Burana" (Carl Orff), a maravilhosa "Waiting For The Rain" (Maaya Sakamoto) e até trouxe um projeto cuja voz minha está nela: Virtual Choir 4 regida por Eric Whitacre. A música tem base eletrônica - downtempo - que dava margem para remixes. Eu mesmo contribuí com dois, mas escolhi este outro por ter um ambiente épico.
        É isso, pessoal! Amei esse discos e espero que vocês também amem. FUI!

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

NOVELA: TEMAS LATINOS (Som Livre, 2004)

Baixe esta coletânea em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2004 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 0111-2
RIPADO DO CD ORIGINAL
Projeto e Seleção de Repertório: André Werneck
Masterização: Sérgio Seabra
Direção de arte: Marciso (Pena) Carvalho
Projeto gráfico: Cristina Cruz
Imagens das novelas gentilmente cedidas pelo CEDOC/TV Globo.
Fonogramas cedidos por: SME (1, 2, 4, 5, 6, 8, 10, 12), WEA (3), UMG (7, 11) e Som Livre (9, 13, 14).

PLAYLIST:
  1. MARÍA (SALSA Y MERENGUE) / Ricky Martin [SALSA E MERENGUE]
  2. BAMBOLÉO / Gipsy Kings [QUE REI SOU EU?]
  3. VIVIR SIN AIRE / Maná [MULHERES APAIXONADAS]
  4. ESTOY ENAMORADO / Donato & Estefano [EXPLODE CORAÇÃO]
  5. ROMANCE ROSA (BACHATA ROSA) / Juan Luis Guerra 4.40* [DE CORPO E ALMA]
  6. NO ME PLATIQUES MAS / Cristian [Cristian Castro] [KUBANACAN]
  7. CONTIGO APRENDÍ / José Feliciano [KUBANACAN]
  8. NOCHE DE RONDA / Paolo [MULHERES APAIXONADAS]
  9. MUÑEQUITA (NIKITA) / Trini Lopez [MEU BEM QUERER]
  10. UNA HISTORIA DE AMOR / La Sociedad [SUAVE VENENO]
  11. SABOR A MÍ / Laura Fygi [AQUARELA DO BRASIL]
  12. AGUA Y SAL / Rosario [CORAÇÃO DE ESTUDANTE]
  13. CHEI CHOVORRIHO / Grupo Encanto Cigano [EXPLODE CORAÇÃO]
  14. BETCHÁRI / Grupo Encanto Cigano [EXPLODE CORAÇÃO]
*Apesar da música ser atribuída ao cantor Juan Luis Guerra, na verdade o artista creditado foi a "Juan Luis Guerra 4.40" que é a BANDA de Juan e que leva seu nome. Um erro da Sony Music Brasil na época que acabou sendo levado adiante nos créditos de onde esta música aparecia. Vamos combinar que não ficou evidente nos créditos originais e que a banda só aparecia na contracapa do disco enquanto Juan, o vocalista, posava sozinho na capa. Por isso, a indução ao erro foi perdoável já que partiu da própria gravadora que não atentou para este detalhe.

        Olá, Padawans! Voltei com o outro volume de NOVELA, agora com TEMAS LATINOS.
        Quando você pensa em temas latinos, automaticamente você pensa em música em língua espanhola, correto? Mas NÃO É O QUE ACONTECE 100% AQUI. Primeiramente que Juan Luis Guerra 4.40 interpreta "Romance Rosa" em português (o original seria "Bachata Rosa"). Nem preciso comentar que muitas dessas músicas fizeram sucesso por aqui anos-luz depois de oficialmente lançadas pelas suas gravadoras. O caso mais discrepante foi o de Trini Lopez, pois a trilha saiu em 1998 e o disco do artista ("25th Anniversary Album" da Polydor) saiu em 1990 (!)
        Apesar de Gipsy Kings tocar música flamenca estilizada, é uma banda FRANCESA baseada na Catalunha, Espanha. E o que música latina tem a ver com música cigana? NADA! Então alguém me explica a lógica do Grupo Encanto Cigano aparecer nesta coletânea? Só porque ambas tem, por instrumentação, muitos violões? Mesmo assim são estilos musicais DISTINTOS!
        Para terminar, antes que me perguntem se eu postarei "NOVELA: TEMAS SERTANEJOS", a minha resposta é NÃO! Primeiro: porque não tenho o CD. Segundo: Eu não gosto. 
        Bem, é isso aí, por ora. Beijos e FUI!

NOVELA: TEMAS ITALIANOS (Som Livre, 2004)

Baixe esta coletânea em FLAC Loseless aqui

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2004 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 0049-2
RIPADO DO CD ORIGINAL
Projeto e Seleção de Repertório: André Werneck
Masterização: Sérgio Seabra
Direção de arte: Marciso (Pena) Carvalho
Projeto gráfico: Cristina Cruz
Imagens das novelas gentilmente cedidas pelo CEDOC/TV Globo.
Fonogramas cedidos por: UMG (1, 2, 3, 4, 5, 12), SME (6, 7, 8, 9, 10) e Som Livre (11, 13, 14).

PLAYLIST:
  1. IMBRANATO / Tiziano Ferro [MULHERES APAIXONADAS]
  2. PER AMORE / Zizi Possi [POR AMOR]
  3. LA SOLITUDINE / Renato Russo [CARA & COROA]
  4. LUNA / Alessandro Safina [O CLONE]
  5. CANTARE È D'AMORE / Amedeo Minghi [ANJO MAU (1997)]
  6. TORMENTO D'AMORE / Agnaldo Rayol & Charlotte Chruch [TERRA NOSTRA]
  7. CARUSO / Lucio Dalla [DE CORPO E ALMA]
  8. NOI DUE PER SEMPRE / Wess & Dori Ghezzi [CORRIDA DO OURO]
  9. L'ULTIMA NEVE DI PRIMAVERA / Franco Micalizzi [OS GIGANTES]
  10. PRIMAVERA / Riccardo Cocciante [PARTIDO ALTO]
  11. CON TE PARTIRÒ (TIME TO SAY GOODBYE) / Jerry Adriani & Mafalda Minnozzi [ZAZÁ]
  12. LA FORZA DELLA VITA / Renato Russo [O REI DO GADO]
  13. VATTENE AMORE / Luciano Bruno [ZAZÁ]
  14. CI SARÒ (I'LL BE) / Mafalda Minnozzi [ANDANDO NAS NUVENS]
        Olá, Padawans! Tudo bem? Espero que sim!
        Hoje é dia de ouvirmos os TEMAS ITALIANOS DE NOVELAS. Isso significa: muito homem cantando rouco ou com voz de cantor lírico e muita mulher cantando estridente. Irrita? Sim, mas eu passo pano para todos esses que foram selecionados para estar neste CD. Só cuidado para depois que este álbum acabar sua cueca não estar melada, porque vem muita baladona por aí (nos anos 80 as pessoas chamavam música lenta rasgada de "mela-cueca". Daí a minha tentativa de piada...).
        Começamos com um tema de "Mulheres Apaixonadas". Tiziano Ferro canta "Imbranato" ("Desajeitado", em português). Este cantor de atualmente 43-quase 44 anos saiu do armário após uma grave crise de depressão e diversas batalhas contra compulsão alimentar e distúrbios alimentares. Ele ainda era um bebê quando lançou este single, com 22 anos.
        Zizi Possi já era uma cantora consolidada por aqui quando lançou seu primeiro projeto em italiano: "Per Amore". Foi o álbum de sua carreira que mais vendeu discos e ainda valeu como um dos temas principais da novela "Por Amor". Em seguida lançou a sequência desse projeto: "Passione".
        Renato Russo, então vocalista da banda Legião Urbana, embarcou também em um projeto italiano uma ano antes de Zizi e nos entregou "Equilibrio Distante", sucesso de crítica e de vendas. Na época foi lançado somente em CD e K7. Deste disco foram cunhadas as músicas "La Solitudine" (tema da novela "Cara & Coroa") e "La Forza della Vita" (tema da novela "O Rei do Gado"). Como não foi lançado em LP, isso torna essas faixas exclusivas no formato nessas trilhas de novela.
        Alessandro Safina é um tenor lírico cujo seu único sucesso em terras brasileiras foi com a inclusão da faixa "Luna" na trilha da novela "O Clone" em 2001. Ainda temos uma versão em espanhol da mesma música inclusa nas edições em CD para o mercado latino-americano (e também foi inclusa na versão mexicana da trilha, intitulada " El Clón").
        Amedeo Minghi emplacou "Cantare È d'Amore" na novela "Anjo Mau" em 1997. O álbum homônimo teve uma tiragem limitada em 2500 cópias na Itália em 1996. A música estava belíssima nas parada até o momento em que a dupla Cleiton & Camargo- irmãos de Zezé Di Camargo e Luciano - estragaram com sua versão brasileira transformando o belo na cagada "Quando Um Grande Amor Se Faz" (eles ja tinham ganhado o meu ódio jihadista ao cagarem com Roxette em "Na Hora de Amar (Spending My Time)".
        A novela 'Terra Nostra' foi a primeira novela que começou com uma trilha internacional (tá bem, foi internacional da Shopee...) - a segunda foi a novela "Boogie Oogie". Os nossos artistas gravaram clássicos da canzone italiana mas a novela nos ganhou pela sua abertura: "Tormento d'Amore" foi interpretada por Agnaldo Rayol mas todos queriam saber de quem era a voz feminina do rolê. Essa era de Charlotte Church, uma menina de 13 anos na época da gravação. A gravação fez tanto sucesso que a editora de parituras Irmãos Vitale lançou uma versão para quem quisesse a tocar no piano.
        "De Corpo e Alma" (1992) marcou mais pela tragédia da vida real do que pela história propriamente dita. Naquele mundo de transplante de coração e Clube das Mulheres, também tivemos a Itália representada através de "Caruso" apresentando Lucio Dalla aos brasileiros. Só que tem uma coisinha que não nos disseram na época: Essa música era de 1986 e foi do álbum "Dallamericaruso",
        Aliás, essa coisa de resgatar faixa italiana de anos anteriores aconteceu mais de uma vez: "L'Ultima Neve di Primavera" (Franco Micalizzi) saiu da trilha sonora de um filme de mesmo nome lançado em 1973. Na época, a novela "Os Gigantes" era exibida em 1979; "Primavera" (Riccardo Cocciante) era de 1976 e a novela "Partido Alto" foi exibida em 1984. Detalhe: Era um lado B do single "Margherita".
        Um resgate muito bacana fizeram com a dupla Wess & Dori Ghezzi e sua "Noi Due Per Sempre", tema da novela "Corrida do Ouro". Eles só cantaram juntos durante os anos 1970. Wess era um homem preto americano e Dori uma italiana loiríssima e sua carreira juntos começou por conta de concursos de música na Itália.
        Uma boa coletânea não seria nada se não tivéssemos os nossos "fillers". Na verdade estou sendo maldoso, pois tanto Luciano Bruno quanto Mafalda Minnozzi são italianos radicados por aqui e trouxeram suas interpretações para sucessos como "Con Te Partirò" (Andrea Bocelli), "Vattene Amore" (Amadeo Minghi) e "Ci Sarò" (versão italiana de "I'll Be" de não sei quem canta mas ainda saberei. Não sou obrigado a saber de tudo). Inclusive Mafalda e Jerry Adriani foram espertos de gravar a música mesmo antes de ter sido apresentada ao grande público por Andrea Bocelli (que chegou aos nossos ouvidos ao som de um comercial de ferro de passar roupas, é mole? A dona dançava ao som de um bolero italiano estilizado que era... Andrea Bocelli e "Con Te Partirò").
        É isso gente. O texto foi longo porque estava, de fato, acordado e não postei de madrugada. Senão, meu saquinho que já era do tamanho de um ovo de codorna seria do tamanho de um óvulo. 😃
        Ainda volto para falar de outra coletânea. FUI!

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

DISCO GREATEST HITS [$WP REMASTER] (Globo Columbia, 1993)

Baixe esta coletânea em remasterizada em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1993 - Gravadora: Globo Columbia (Som Livre)
Nº de catálogo: 423.016 (LP) / 323.016 (K7) / 419.016 (CD)
Seleção de repertório: Sérgio Motta e Rodrigo Vieira
Masterização original: Sérgio Seabra
Remasterizado por $kywalker em FLAC Loseless em 16 de janeiro de 2024.
Fonogramas gentilmente cedidos por SME.
Ilustração: Mário Bag
Direção de arte: Marciso "Pena" Carvalho

PLAYLIST:
  1. SHAKE YOUR BODY (DOWN TO THE GROUND) / The Jacksons
  2. THE GROOVE LINE / Heatwave
  3. YOU SET MY HEART ON FIRE, Pt. 1 / Tina Charles
  4. FOR THE LOVE OF MONEY [Single Version] / The O'Jays
  5. WORK TO DO / The Isley Brothers
  6. TSOP (THE SOUND OF PHILADELPHIA) / MFSB - feat. The Three Degrees
  7. THE LOVE I LOST [Single Version] / Harold Melvin & The Blue Notes
  8. AIN'T NO STOPPIN' US NOW / McFadden & Whitehead
  9. I GOTTA KEEP DANCIN' (KEEP SMILIN') / Carrie Lucas
  10. WHEN WILL I SEE YOU AGAIN / The Three Degrees
        Oi, Padawada! Hoje trago mais um clássico do catálogo da Globo Columbia: DISCO GREATEST HITS, lançado em 1993.
        Apesar de ter grandes sucessos do período da Disco Music, cada um no ano em que foi lançado, para quem era dos anos 1990 achava uma coletânea diferentona porque nenhuma dessas estavam batidas durante a revival da Disco Music, ou seja: Teria de se ter um conhecimento um pouco mais além para reconhecer as músicas desta playlist.
        Algumas, inclusive, foram retiradas de disco: "For The Love of Money" (The O'Jays), "The Love I Lost" (Harold Melvin & The Blue Notes) e a faixa com mais estalos de todas: "I Gotta Keep Dancin' (Keep Smilin')" (Carrie Lucas). Felizmente já há versões digitais de todas em 2024, coisa que não ocorreu na época deste lançamento. As gravadoras tiveram de correr atrás.
        A versão single de "TSOP" originalmente não contém os vocais iniciais de The Three Degrees. Elas somente aparecem no final da faixa. A versão mais conhecida foi feita para o programa "Soul Train" com mais vocais e elas cantando "Soul Train, Soul Train / People all over the world..." . O produtor se arrependeu ao tentar dissociar a música do programa anos mais tarde e até quando Soul Train foi exibido na TV "TSOP" foi seu tema.
        Uma coisa interessante é que "Shake Your Body (Down to the Ground)" (The Jacksons) veio na versão do álbum com quase 8 minutos de duração. Gente, convenhamos que os discos de Disco Music vinham com faixas muito longas e eram de duas a três por lado. Qualquer faixa de duração pequena era a versão pra compactos single e rádios. Nas casas das pessoas as versões eram as imensas que cobririam o lado inteiro de um disco.
        Heatwave continha um integrante ilustre que ficaria conhecido mais como compositor do que como performer: Rodney Temperton (também conhecido como Rod) compôs o sucesso "Boogie Nights", "All You Have to Do Is Dial", "The Groove Line" e todos os outros sucessos da banda, mas não parou por aí. Ele é o autor de "Thriller" de Michael Jackson e "Sweet Freedom" de Michael McDonald. Ele ganhou mais grana com direitos autorais do que na banda, propiamente dita.
        Outra curiosidade foi que Gene McFadden e John Whitehead, então compositores para a Philadelphia Records (rival da Motown e cooptou um monte de artistas da Motown incluindo The Jacksons e Michael), tiveram a música "Ain't No Stoppin' Us Now" recusada por uma gama de artistas fazendo com que eles mesmo a gravassem se tornando um tremendo sucesso. A música é considerada um hino da comunidade Afro-Americana devido à força de sua letra. (Tradução do título: "Não Nos Impedirão Agora").
        Algumas dessas músicas foram sucesso nos anos 1990 nas vozes de outros artistas: "Work to Do" foi regravado por Vanessa Williams e parou na trilha internacional de "Deus Nos Acuda"; "For The Love of Money" foi citado na medley de abertura do filme "Mudança de Hábito 2" na voz de Whoopi Goldberg; "The Love I Lost" foi regravado por Sybil; "Ain't No Stoppin' Us Now" por Undercover; "I Gotta Keep Dancin'" por Corona; e em 1983 Magda Layna regravou "When Will I See You Again" e parou na trilha internacional da novela "Voltei Pra Você" no ano posterior.
        Espero que gostem deste remaster. FUI!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

100% DANCE (Som Livre, 2004)

Baixe esta coletânea em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2004 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 0063-2
Projeto e Seleção de Repertório: André Werneck
Masterização: Sérgio Seabra
Direção de arte: Marciso (Pena) Carvalho
Projeto gráico: Cristina Cruz
Fonogramas cedidos por: WEA (1, 2), SME (3, 4), Paradoxx (5), Musics Net (6, 7, 12, 13, 14), UMG (8, 9, 10) e Building Records (11).

PLAYLIST:
  1. MISSING [Todd Terry Remix] / Everything But The Girl
  2. GROOVE IS IN THE HEART / Deee-Lite
  3. MR. VAIN [Radio Edit] / Culture Beat
  4. WHAT IS LOVE / Haddaway
  5. TOTAL ECLIPSE OF THE HEART [Mobius Loop Mix/Edit] / Nicki French
  6. WE ALL NEED LOVE / Double You
  7. BAKER STREET [Extended Mix] / Undercover
  8. FINALLY [12" Choice Mix/Edit] / Ce Ce Peniston
  9. KILLER / Adamski
  10. MURDER ON THE DANCEFLOOR / Sophie Ellis-Bextor
  11. SOMETHING / Lasgo
  12. NUMBER ONE [Club Short Mix] / Alexia
  13. THE RHYTHM OF THE NIGHT [Radio Edit] / Corona
  14. THINK ABOUT THE WAY / Ice MC
        Olá, Padawans!
        100% DANCE foi uma coletânea lançada em 2004 pela Som Livre que também contou com sua versão em DVD. Também há um outro CD da série 100%: 100 BLACK.
        Só tem clássico aqui, a maioria dos anos 1990. Quem voltou à moda agora foi Sophie Ellis-Bextor e "Murder on the Dancefloor" por ser tema principal do filme concorrente ao Oscar "Saltburn", em exibição na Amazon Prime. Aliás, quem tem a versão em DVD pode conferir o clipe divertidíssimo que essa música tem e que se passa em um concurso de baile (onde ela trapaceia sem o menor escrúpulo para ganhar o prêmio de melhor casal dançarino).
        As músicas falam por si só. Vou deixar vocês curtirem! FUI!
        

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

SÓ NOVELAS (Indie Records, 2006)

Baixe essa coletânea em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2006 - Gravadora: Indie Records
Nº de catálogo: 789842012615
Seleção de Repertório: René Michel
RIPADO DO CD ORIGINAL
Masterização: Marco Hoffer
Direção de arte: Telma Ribeiro
Projeto Gráfico: Rafael de Paula
Fonogramas 1, 3, 5, 6, 7, 8, 10, 11 e 12 gentilmente cedidos por Musics Net. Faixas 2, 4, 6 e 9 por Spottlight.

PLAYLIST:
  1. LOOKING AT MY GIRL / Double You [MULHERES DE AREIA]
  2. FOLLOW YOU / Sect [HISTÓRIA DE AMOR]
  3. EVERYBODY / DJ BoBo [PÁTRIA MINHA]
  4. BRAND NEW DAY / Claudja [QUEM É VOCÊ?]
  5. NUMBER ONE [CLUB SHORT MIX] / Alexia [O AMOR ESTÁ NO AR]
  6. WE LIVE / Bosson [PECADO CAPITAL (1999)]
  7. NEW YORK-RIO-TOKYO [Edit] / Trio Rio [RODA DE FOGO]
  8. PADRE NUESTRO (VATER UNSER) / Padre Nuestro E Nomine [O BEIJO DO VAMPIRO]
  9. ROUND THE CORNER / London Elektricity [UM ANJO CAIU DO CÉU e O BEIJO DO VAMPIRO]
  10. MAMBO ITALIANO / Mambo Project [KUBANACAN]
  11. ÉPETHE VATHIÁ SIOPÍ / Iannis Poulopoulos [BELÍSSIMA]
  12. LA VIE EN ROSE / Strings Orchestra [ALMA GÊMEA]
        Oi, Padawans! Voltei com esta coletânea feita pela Indie Records chamada "Só Novelas". A curiosidade é que o selo pegou todos os CD's das trilhas e da coletânea "Dance", retirou as faixas e não masterizou nada, apesar da indicação. E se a faixa estava editada nos CD's de origem, aqui ficou do mesmo jeito. Enfim, trouxe só a título de curiosidade, mesmo. Eu até gostei da seleção, no duro!
        Até uma próxima e FUI!

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

SUCESSOS DAS MINISSÉRIES (Som Livre, 2003)

Baixe esta coletânea em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2003 - Gravadora: Som Livre
Nº de Catálogo: 0029-2
RIPADO DO CD ORIGINAL
Projeto: Luiz Pereira
Masterização: Sérgio Seabra
Direção de Arte: Marciso "Pena" Carvalho
Projeto Gráfico: Cristina Cruz
Fonogramas de titularidade de Som Livre, exceto: SME (1) e UMG (6, 9, 10 e 13).

PLAYLIST:
  1. MAL DE MIM / Djavan [O SORRISO DO LAGARTO]
  2. MILAGRE MILAGRES DO POVO / Caetano Veloso [TENDA DOS MILAGRES]
  3. SEGREDO / Maria Bethânia [AQUARELA DO BRASIL]
  4. MULHER / Emílio Santiago [MULHER]
  5. ANOS DOURADOS / Tom Jobim [ANOS DOURADOS]
  6. FÊNIX / Jorge Vercillo [A CASA DAS SETE MULHERES]
  7. MERCY STREET* / Ritchie [O SORRISO DO LAGARTO]
  8. À BRASILEIRA / Adriana Calcanhotto [CHIQUINHA GONZAGA]
  9. NE ME QUITTE PAS / Maysa [PRESENÇA DE ANITA]
  10. POT-POURRI: MARIA / LINDA FLOR (AI, YOYÔ) / Maria Bethânia - part. esp.: João Gilberto [O SORRISO DO LAGARTO]
  11. O TEMPO E O VENTO (PASSARIM) / Tom Jobim Danilo Caymmi [O TEMPO E O VENTO]
  12. O BEM E O MAL / Danilo Caymmi [RIACHO DOCE]
  13. UMA VOZ NO VENTO / Leila Pinheiro [A CASA DAS SETE MULHERES]
  14. DEIXA FICAR / Nana Caymmi [TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA]
*Apesar de no disco da minissérie a canção ter sido interpretada por Ritchie, na sonorização da minissérie na TV a música foi interpretada por Peter Gabriel.

        Olá, Padawans! Espero que estejam gostando da nossa Temporada de Verão aqui na $WP, onde eu posto um álbum por dia - tá que teve dia que eu postei quatro. E respondendo às perguntas dos curiosos: Sim, tenho vida! Sim, eu também trabalho! Sim, eu transo e vou bem gozado, obrigado! :-D
        Mais uma coletânea difícil - se não for rara de se achar nos sebos por aí - está aqui na casa: SUCESSOS DAS MINISSÉRIES. Contém faixas das principais produções da Rede Globo.
        "O Sorriso do Lagarto" emplacou três no disco: "Mal de Mim" (Djavan), "Maria/Linda Flor" (Maria Bethânia e João Gilberto) e principalmente "Mercy Street" (Peter Gabriel / Ritchie) foram bastante executadas nos rádios e a minissérie, gravada em Paraty, atualmente é mais lembrada pela trilha do que pela história. Uma trilha forte com música incidental de Wagner Tiso.
        "Tenda dos Milagres" é uma trilha linda e marcou por conta de duas músicas: a abertura "Milagres do Povo" (Caetano Veloso) e "Amor de Matar" (Tânia Alves, não presente neste lançamento). Vocês sabem que apareceu Jorge Amado, os Caymmi estão envolvidos. Caetano, também baiano, se juntou à festa e criou este tema que ficou tão marcante que é impossível dissociar da minissérie.
        "Aquarela do Brasil" estreou em 2000 mas não obteve o sucesso esperado. Porém "Segredo" (Maria Bethânia) foi cunhada de lá. Sinceramente, só acho que "Clair de Lune" (Sagrado Coração da Terra) foi mais marcante apesar de ser menos comercial. Apenas acho.
        E o que falar da série "Mulher", que teve duas temporadas (1998 e 1999)? Uma série necessária e com talentos de peso como Eva Wilma e Patrícia Pillar interpretando duas médicas. Com muita informação sobre saúde feminina e os habituais folhetins de sempre, teve a luxuosa participação de Emílio Santiago cantando o tema de abertura.
        Tom Jobim emplacou duas aberturas de minisséries: A primeira foi em 1985 com "O Tempo e o Vento (Passarim)"; a segunda foi com "Anos Dourados", ambas de minisséries homônimas. "Anos Dourados" ganharia posteriormente letra de Chico Buarque e seria regravado por Maria Bethânia. Só para dar aquela variadinha, foram dois temas muito marcantes da nossa teledramaturgia.
        Só um adendo sobre "Passarim": Danilo Caymmi participou, de fato, da faixa. Só que ele não era o principal mas apenas um integrante do time de músicos de Tom responsável pela flauta transversa e backing vocal masculino. Tá bem que a voz dele está bem proeminente em momentos pontuais da música, mas nos créditos ele não foi destacado. Não é um "featuring". Então fica só o Tom, mesmo, como o cantor.
        Em 2003 estreou "A Casa das Sete Mulheres" contando sobre a saga de sete mulheres de uma mesma família durante a Guerra dos Farrapos - ou Farroupilha - nos apresentando e colocando personagens da história do nosso país em seus devidos lugares de destaque: Bento Gonçalves, Giuseppe e Anita Garibaldi dentre outros. Foi um tremendo sucesso: Imagens cinematográficas, atuações brilhantes - alguns atores eram realmente da Região Sul - e uma trilha sonora que não faz feio a nenhuma produção internacional. A mesma ficou ao encargo de Marcus Viana para dar o tom heroico que a trama precisava. Da trilha principal saíram "Fênix" (Jorge Vercillo) e "Uma Voz no Vento" (Leila Pinheiro - com aquela introdução "inspirada" na música "Happy Birthday Mr. Lawrence" de Ryiuchi Sakamoto). Se acharem os dois álbuns, COMPREM! Vale muito a pena!
        Em 1999 outra minissérie que foi mania nacional foi "Chiquinha Gonzaga" e o redescobrimento de seu repertório. No final de cada episódio um cantor da atualidade interpretava sua música - até então somente com o piano da professora Maria Teresa Madeira - com letra. E dessa trilha foi retirada a música "À Brasileira" com voz de Adriana Calcanhotto.
        Já em 2001 todos estavam hipnotizados com a "Presença de Anita" e sua música de abertura: "Ne Me Quitte Pas" na voz de Maysa. Não teve CD oficial com a trilha sonora, mas colocaram a faixa de Maysa aqui, só que tem uma diferença básica: A versão tocada na abertura foi a ao vivo no Olympia de Paris enquanto que aqui colocaram a versão do álbum.
        "Riacho Doce" passou na TV em 1990 e a música que mais me marcou foi "O Bem e o Mal", só que não na versão de Danilo Caymmi e sim na instrumental interpretada por Ary Sperling. Foi uma trilha que teve boa vendagem e ainda teve como seu maior hit a faixa "O Que É O Amor" (Selma Reis, não presente neste lançamento). Em relação ao lançamento das trilhas: o LP e o K7 saíram em 1990, o CD em 1991 com outras tiragens em 1994 e 2007 por ocasião do lançamento da minissérie em DVD no mesmo ano.
        "Tereza Batista Cansada de Guerra", chamada na telinha de "Tereza Batista", foi uma minissérie baseada no livro homônimo de Jorge Amado exibida em 1992 da qual eu me lembro bem: Depois de assistir comendo a obra com farofa e dendê, eu cheguei a conclusão de que Mulher Maravilha o caralho o cacete!: Mulher greluda com G maiúsculo porreta é Tereza Batista! Ela virou minha heroína! Pra variar, onde tem Jorge Amado tem os Caymmi na música. Eu amo a trilha sonora de paixão e "Deixa Ficar" foi um sucesso cantado por Nana Caymmi e a escolhida para encerrar o álbum.
        Bem, pessoal, espero que tenham gostado de mais esta compilação. Fiquem bem!
        FUI!