NACIONAL:
![]() |
| Baixe esta coletânea exclusiva aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 2017 - Gravadora: $WP
No. de catálogo: SWP-0109-2 (Nacional) / SWP-0110-2 (Internacional)
Seleção de repertório: $kywalker
Remasterizado por $kywalker em 24 bits HD
Capas, Arte-final e Diagramação: $kywalker
Bitrate: 320 kbps HD
PLAYLIST:
- ESSE TAL DE ROQUE ENROW / Rita Lee e Tutti-Frutti (BRAVO, 1975)
- A LUA E EU / Cassiano (O GRITO, 1975)
- VOO SOBRE O HORIZONTE / Azymuth (LOCO-MOTIVAS, 1977)
- KITCH ZONA SUL / Ronaldo Resedá (DANCIN' DAYS, 1978)
- FOI PARA O SEU BEM / Tim Maia (MARRON GLACÉ, 1979)
- MALMEQUER* / Maria Creuza (A SUCESSORA, 1978)
- É HORA / Djavan (O ASTRO, 1977)
- O QUE É QUE HOUVE? / O Som Livre (MINHA DOCE NAMORADA, 1971)
- COME TO ME TOGETHER / Octavio Bonfá (O HOMEM QUE DEVE MORRER, 1971)
- MUNDO EM FESTA / Bibi Vogel (OS OSSOS DO BARÃO, 1973)
- PAVÃO MYSTERIOZO / Ednardo (SARAMANDAIA, 1976)
- CAROLINA / Aquarius (O CASARÃO, 1976)
- TEM MULHER NA VIDA DELE / The Fevers (O PULO DO GATO, 1978)
- BAILE DE MÁSCARAS / Guilherme Arantes (COQUETEL DE AMOR, 1977)
- CAPITÃO DE INDÚSTRIA / Djalma Dias (SELVA DE PEDRA, 1972)
- SHIRLEY SEXY / Marília Pêra (O CAFONA, 1971)
*Grafado na época de lançamento como "Mal Me Quer".
Fonogramas pertencentes à: UMG (1, 2, 5, 13), WEA (3), RGE (4, 7, 8, 9, 10, 12, 14, 15, 16) e Sony Music (6, 11).
INTERNACIONAL
![]() |
| Baixe esta coletânea exclusiva aqui. |
PLAYLIST:
- DON'T YOU WORRY 'BOUT A THING / Stevie Wonder (OS OSSOS DO BARÃO, 1974)
- AIN'T NOBODY STRAIGHT IN LOS ANGELES [MELÔ DE LOS ANGELES] / The Miracles (PECADO CAPITAL, 1976)
- REMEMBER ME / Diana Ross (BANDEIRA 2, 1971)
- LOVE'S IN YOU, LOVE'S IN ME / Giorgio & Chris (SINAL DE ALERTA, 1978)
- JUNGLE BOOGIE / Kool & The Gang (OS OSSOS DO BARÃO, 1974)
- DANCING MACHINE / The Jackson 5 (O ESPIGÃO, 1974)
- BEATLES DISCO - UNLIMITED CITATIONS* / Café Créme (O ASTRO, 1978)
- CERCA DE TI (THEY LONG TO BE)(CLOSE TO YOU) / Los Hermanos Castro (BANDEIRA 2, 1971)
- I LOVE YOU FOR ALL SEASONS / The Fuzz (O CAFONA, 1971)
- CONVERSATION / Morris Albert (LOCO-MOTIVAS, 1977)
- STICK-UP / Honey Cone (O PRIMEIRO AMOR, 1972)
- LADY / Puzzle (CARINHOSO, 1973)
- HONEY, HONEY / ABBA (O CASARÃO, 1976)
- RIO DE JANEIRO [SPECIAL 12" VERSION] / Gary Criss (DANCIN' DAYS, 1978)
- MAGIC LADY / Sergio Mendes (OS GIGANTES, 1979)
- PAPA WAS A ROLLIN' STONE / The Temptations (A PATOTA, 1972)
*Na época grafado em francês como "Citations Ininterrompués", mas todas as versões do álbum da banda Café Créme - com exceção dos lançados em territórios espanhóis - vieram com o nome em língua inglesa. Já os lançados em território espanhol vieram com o nome das músicas traduzidas em espanhol, antigamente praxe nesses países.
Fonogramas pertencentes à: UMG (1, 2, 3, 4, 5, 10, 13, 16), Sony Music (6), WEA (7, 14, 15), RGE (8, 12) e D.R. (9, 11).
Salve, salve, todos! Hoje eu trago para vocês mais um lançamento da série "Eu Ouço Novela", desta vez em versão nacional e internacional, focando a década de 1970. De fato eu escolhi para estes discos as músicas que mais me chamaram a atenção em trilhas nacionais e internacionais.
A ideia de fazer estes discos nasceu de uma audição de uma coletânea chamada "The Best of Stevie Wonder" lançada pela Som Livre em 1978, em que "Don't You Worry 'Bout A Thing" grudou no meu ouvido de tal forma que repeti essa música ad nauseam naquele dia. Eu me encuquei e me veio uma vaga lembrança de que foi tema de novela. Obviamente eu, na minha curiosidade, peguei todos os meus discos de trilhas e fiquei vendo suas listas musicais até que PIMBA!: achei na trilha de "Os Ossos do Barão" (que para a minha decepção só trouxe 2:28 dos de 4:43 minutos de música). Então, como eu tenho a obsessão de querer que prestem atenção naquilo que eu achei interessante (aliás, este é o intuito que me move neste blog: Eu quero que OUÇAM COM A DEVIDA ATENÇÃO!), comecei a coletar músicas das trilhas que me chamaram muito a atenção e assim nasceram os meus "Eu Ouço Novelas".
Outra música que eu me escangalhei de rir e morri de sunga borrada foi "Ain't Nobody Straight in Los Angeles", ou "Melô de Los Angeles" da banda The Miracles. Como a maioria mal sabia o português e nem se ligava no que a música falava em 1976, ela passou fácil pela censura tupiniquim mas se prestarem a devida atenção na faixa a banda canta que "Ninguém é hetero em Los Angeles / Parece que todo mundo lá é gay / Homossexualidade é parte da sociedade / Liberdade de expressão..." etc. Extremamente ousada para os dias conservadores de hoje e ainda bem que ninguém queimou um disco dos Miracles por isso. Eles até ganharam uma estrela na calçada da fama de Los Angeles, se concretizando, assim, o que eles fotografaram para a capa de seu disco na época, "City of Angels".
Ainda sob o efeito entorpecente de ter conseguido o CD original do Giorgio Moroder de 1978, repeti "Love's in You, Love's in Me", dueto com Chris Bennett oriundo do disco homônimo de 1977. Outra faixa que eu prestei atenção por ter saído do jogo para Kinect "Dance Central" foi "Jungle Boogie" (da banda Kool & The Gang). Até Madonna sampleou esta música em sua "Erotica" mas o sample está tão discreto na gravação que é difícil saber qual parte ela utilizou...
"Dancing Machine" (The Jackson 5) é uma dessas músicas que vem com uma pulga embutida que quando te morde te faz pular e dançar feito louco (a minha parte predileta da música é o intermezzo - parte instrumental do meio).
"Rio de Janeiro" (Gary Criss) é maravilhosa com toda a sua versão 12" mas eu queria entender por que todo homem dos anos 1970 quando usa aquele terno espreme-saco boca-de-sino tem tudo cara de cu sujo, minha gente! E aquele cabelo que parece que não vê um banho há 736 dias e só aparece penteado graças à ajuda do laquê???? Esqueçam essa imagem do inferno e fiquem com a música (mesmo com aquela velha falácia de que o Rio é uma cidade onde só existem mulheres vestidas pra matar...).
Uma coisa, pessoal: Quando eu ponho D. R. (Direitos Reservados) como gravadora é porque ela não tem mais representante aqui no Brasil, não que seja uma brazuca. A única que realmente é tupiniquim é "Lady" (Puzzle), projeto de uma música só para a novela "Carinhoso".
Terminado o disco internacional, foi a hora de fazer o nacional. As músicas escolhidas são as que mais me tocaram em trilhas. Por isso, novamente peço que PRESTEM ATENÇÃO NA BELEZA DELAS. Elas não foram escolhidas a esmo. Reuni todas aquelas que eu acho que não devem cair no ostracismo como "Malmequer" (Maria Creusa), "Baile de Máscaras" (Guilherme Arantes), "Carolina" (Aquarius regravando Chico Buarque), "Come to Me Together" (Octavio Bonfá em um inglês em que diz nada com nada mas onomatopeicamente falando dá um barato, além do que os encadeamentos harmônicos são muito interessantes), "Capitão de Indústria" (Djalma Dias e os arranjo de cordas privilegiando as violas, um som bem característico dos anos 1970 causando uma comoção em quem ouve), "Mundo em Festa" (Bibi Vogel e a singeleza que esta canção promove, em especial promovido pelo seu início ao piano em uma oitava aguda) e fora várias outras que já passaram pelo blog.
Bem, é isso por enquanto. Foi uma coletânea despretensiosa mas que é a minha playlist de cabeceira no momento. Espero que gostem. FUI!


2 comentários:
jose mauricio- MACEIO AL. uma selecao de muito bom gosto de novelas nacionais e internacionais. valeu. abracao.
Olá Skywalker
Obrigado por estas seleções aqui feitas,são de alta qualidade e as musicas muito bem escolhidas.parabens.
Gostaria de sugerir que voce fizesse,uma coletanea com dois ou tres discos das "discothecs",que tocavam nas novelas anos 70,olha que tem muita musica boa,tenho certeza que com a mesma qualidade que voce nos proporciona.abraços
Postar um comentário