![]() |
| Baixe as duas versões aqui. |
![]() |
| Baixe aqui |
Ano: 1987 (Nacional) e 1988 (Internacional)
No. de cat.: Nacional:590.004 (LP), 595.004 (K7) e 3023 -2 (CD)
Internacional: 406.0011 (LP), 746.0011 (K7)
Produção Musical: Max Pierre e Aramis Barros (nacional)
Gerente de Produto: Toninho Paladino (internacional)
Seleção de Repertório: Sergio Motta (internacional)
Masterização e remontagem: $kywalker em outubro de 2006 (internacional) e 2010 (nacional)
Masterização da trilha nacional: Sergio Seabra e Júlio Carneiro, exceto faixa 7 por $kywalker.
Edição: Ieddo Gouveia
Fotos: Marisa Alvarez Lima (Nacional) e Isabel Garcia (Internacional)
Figurino: Gregório Faganello (Nacional)
Joias: Antonio Bernardo (Nacional)
Cabelo e Maquiagem: Duh (Nacional) e Marlene Moura (Internacional)
Coordenação Gráfica: Felipe Taborda (nacional) e Marciso Carvalho (internacional)
Arte-final: Eduardo Borges
"A Matter of Feeling / Duran Duran" - P 1988 EMI ODEON sob licença da Tritec Music Ltd./EMI Music Ltd.
"With or Without You / U2" - Gentilmente cedido por Island Records
"Bitter Fruit / Little Steven" - P 1988 EMI ODEON sob licença da Manhattan Records, a division od Capitol Records, Inc. - USA
"No Conversation / View from A Hill" - P 1988 EMI ODEON sob licença da EMI Records Ltd. - Inglaterra
Capas: Tiago Lima (internacional)
Bitrate: 320kbps
PLAYLIST - Nacional+:
- MITOS / César Camargo Mariano (2:55) - (2:03)
- VIAGEM AO FUNDO DO EGO / Egotrip (4:23) - (3:45)
- DOU-NÃO-DOU / Djavan (4:25) - (2:32)
- O AMOR E O PODER (THE POWER OF LOVE) / Rosana (4:09) - (3:58)
- BOBO DA CÔRTE / Alceu Valença (2:46)
- UM DIA, UM ADEUS / Guilherme Arantes (4:51) - (2:36)
- MEU MESTRE CORAÇÃO / Milton Nascimento (3:53) - (3:26)
- A PAZ / Zizi Possi (3:38) - (3:27)
- EU JÁ TIREI A TUA ROUPA / Wando (4:12) - (3:50)
- PERSONAGEM / Fafá de Belém (3:48) - (3:20)
- EU QUERO O ABSURDO* / Tânia Alves (5:03) - (2:58)
- TEMPO DE DON DON** / Zeca Pagodinho (3:50) - (3:21)
- PRECONCEITO / Via Negromonte (3:48) - (2:24)
- PERDÃO / Areia Quente (2:58)
- EU JÁ SEI / Garotos da Rua (4:32) - (3:00)
- UMA MULHER / César Camargo Mariano - part. esp.: Léo Gandelman (4:18) - (2:54)
Fonogramas gentilmente cedidos por: CBS (1, 2, 3, 4, 6, 7, 11, 13, 16), BMG Ariola (5, 15) e PolyGram (8, 9)
+ O disco 1 contém todas as versões estendidas. O disco 2 contém as músicas editadas conforme o álbum da novela.
* Música reconstruída conforme o álbum de Tânia Alves.
** Versão do álbum (disco 1) é diferente da versão da novela (disco 2).
PLAYLIST - Internacional:
- A MATTER OF FEELING / Duran Duran (5:56)
- DIDN'T WE ALMOST HAVE IT ALL / Whitney Houston (5:04)
- SUGAR FREE / Wa Wa Nee (4:28)
- WITH OR WITHOUT YOU / U2 (4:48)
- NOTHING'S GONNA CHANGE MY LOVE FOR YOU / Glenn Medeiros (3:46)
- BITTER FRUIT / Little Steven (6:11)
- NO CONVERSATION / View from A Hill (5:35)
- LUKA / Suzanne Vega (3:51)
- NEVER SAY GOODBYE / Bon Jovi (4:49)
- LOST IN EMOTION / Lisa lisa & The Cult Jam (5:07)
- I'VE BEEN IN LOVE BEFORE / Cutting Crew (5:32)
- LET THE SUN SHINE IN YOUR HEART / Wind (3:06)
- I THINK WE'RE ALONE NOW / Tiffany (3:45)
- SONGBIRD / Kenny G. (5:02)
Fonogramas gentilmente cedidos por: EMI Odeon (1, 6, 7), BMG Ariola (2, 14), CBS (3, 10, 11), WEA (13), PolyGram (4, 5, 8, 9) e Sigem (12).
Oi, Padawans! Com saudades dos posts do Titio $ky? Resolvi dar um tempo nas gravações e vim aqui postar umas trilhas que fazem 25 anos de aniversário neste ano que tá quase indo embora. Resolvi postar as minhas versões de MANDALA, que está com a versão do LP/CD da novela e também uma versão estendida, onde pode-se ver o quanto o Ieddo Gouveia meteu a tesoura. Escolha a sua preferida e coloque em um CD. :-)
Como eu ia dizendo, "Mandala" nacional foi relançado em 2001 em CD pela Som Livre na série "Campeões de Audiência" mas veio faltando a música "Meu Mestre Coração" de Milton Nascimento. Aqui você vai encontrar como ela veio originalmente na trilha e como ela é sem cortes. O disco está recheado de sucessos: Começa com o tema de abertura "Mitos" (César Camargo Mariano), o nosso Jean-Michel Jarre brasileiro. Ainda, do álbum homônimo lançado pela CBS em 1987, temos "Uma Mulher", com especialíssima participação do saxofonista Léo Gandelman. Mais tarde Simone regravaria com uma letra em 1990 e viraria "Carta Marcada", presente na trilha da novela "Araponga".
Logo em seguida vem a banda Egotrip, formada por, dentre outros, Pedro Gil, filho de Gilberto Gil que tocava bateria. Digo tocava porque um tempo depois ele faleceu em um acidente de carro. Cantam o seu "one-hit-wonder" "Viagem Ao Fundo do Ego".
Seguindo a trilha, temos Djavan - que fazia um sucesso atrás do outro na época - com "Dou-Não-Dou", e com essa não poderia ser diferente. Logo veio a música mais famosa da novela: Não tem como lembrar de Jocasta sem lembrar de "O Amor e o Poder" (da highlander Rosana, atualmente Rosannah Fiengo), versão do sucesso de Jennifer Rush e tema da personagem principal Jocasta (Vera Fischer). Também não há como não associar ao personagem Tony Carrado (Nuno Leal Maia), que era tão carismático e conquistou o público, rendendo finalmente a conquista do amor de "Minha Deusa" Jocasta e o álbum "As PRETERIDAS de Tony Carrado", trilha complementar da novela.
Alceu Valença também marcou presença forte com "Bobo da Côrte", tema do Vovô Pepê (Paulo Gracindo), um doce alucinado. "Um Dia, Um Adeus" (Guilherme Arantes) tocou muito nas rádios da época tanto na versão completa como na editada para a novela. "Meu Mestre Coração" (Milton Nascimento), marcou o personagem Gérson (Osmar Prado), que na novela era um monge budista. "A Paz" (Zizi Possi) também tocou muito e posteriormente ganhou uma versão do próprio Gilberto Gil.
Assim como todo mundo associou a música de Rosana à Jocasta, não tem como lembrar de Tony Carrado sem ouvir "Eu Já Tirei A Tua Roupa" (Wando). Fafá de Belém, agora fazendo a linha brega cult, canta "Personagem", de Mauro Motta e Carlos Colla, usando toda a instrumentação e tecnologia dos teclados na época. Mauro Motta também colaborou com "Eu Quero O Absurdo" (Tânia Alves), com o arranjo arrojado (para a época) de Lincoln Olivetti.
O núcleo negro da novela liderado por Milton Gonçalves, que fazia a personagem Apolinário ganhou o tema "Tempo de Don Don" (Zeca Pagodinho). Aliás, só por que é negro que o tema tem de ser samba e pagode? Enfim, esterótipos à parte, continuamos com "Preconceito" (Via Negromonte), tema de Marlucy (Anna Gallo), filha de Creonte (Gracindo Jr.). "Perdão" (Areia Quente) era tema de Débora (Maria Ferreira), mulher de Creonte. Continuando, vem "Eu Já Sei" (Garotos da Rua), tema de Toninho (Jandir Ferrari) e que o LP da banda saiu pelo extinto selo Plug, subsidiada à BMG Ariola, na época. Hoje este fonograma é da Sony Music por conta da incorporação do catálogo da BMG vinda pela fusão com a Sony.
Falando da trilha internacional...
Ao contrário da trilha nacional que foi fabricada pela CBS (eventualmente encontram-se cópias fabricadas pela Fonopress - ex-fábrica da Odeon - que usam na cara-de-pau o CGC da BMG), Esta trilha é a décima-primeira na linha de montagem da BMG Ariola. Deixando as trilhas com os selos mais bonitinhos, mas com o S azul cambeta e fora de prumo (nem posso falar nada, pois quando a Sony reassume a fabricação o S azul vem impresso em efeito espelho e até com a logomarca da Som Livre escrito na parte de cima, não na parte de baixo do selo).
A trilha abre com "A Matter of Feeling" (Duran Duran), horrorosamente editada. Está certo que a música dura 5:56, mas quem já ouviu a versão inteira sabe muito bem que não teria onde editar. Enfim, os meninos do Duran Duran vieram ao Brasil em janeiro de 1988 e na época o álbum "Notorious", lançado dois anos antes, esta no auge do sucesso. Aproveitando a sua estada aqui no país para o Hollywood Rock na Praça da Apoteose, colocaram esta música na trilha. Até onde eu tenho notícia essa música só estourou do jeito que ela mereceu aqui. Ainda aproveitando que ela estava no topo das paradas, a EMI brasileira quando lançou a coletânea de sucessos da banda "Decade" substituiu a faixa 14 "All She Wants Is" por ela em todos os formatos de mídia, sendo que em cassete tem um leve corte no início da faixa.
Outra que fazia muito sucesso - mas ainda não tinha o status que possui hoje - era Whitney Houston, fiel frequentadora de trilhas dos anos 80 - anteriormente apareceu nas trilhas "Livre Para Voar" (em dueto não-creditado com Teddy Pendergrass), "Um Sonha A Mais" (em dueto com Jermaine Jackson), "De Quina Pra Lua", "Cambalacho" e posteriormente nas trilhas "Vale Tudo", "O Salvador da Pátria", "Lua Cheia de Amor" e "Viver A Vida". "Didn't We Almost Have It All" foi um grande hit, mas curiosamente nunca teve um videoclipe feito para ela. Em seu lugar, o vídeo é de um show em que ela canta no frio intenso tamanho é o número de casacos que ela usa.
Seguindo a trilha, a banda australiana Wa Wa Nee lança, dois anos antes, "Sugar Free" - sim! Na Austrália já existia CD e eu tenho - e o CD cujo nome é o mesmo da banda é de um gosto totalmente duvidoso, como eu diria, um pop de quinta, só salvando essa música, mesmo. Ainda, um comEçando-a-ser-band-hero U2 contribui com "With or Without You", levando Bono & Cia. ao status de pop stars, mesmo eles rejeitando o rótulo por anos, até em 1991 assumir o mainstream.
O havaiano de raízes portuguesas Glenn Medeiros fez um tremendo sucesso ao regravar, com apenas 17 anos, "Nothing's Gonna Change My Love for You", gravada anteriormente por George Benson. Hoje ele ensina música e é vice-diretor na escola paroquial Maryknoll, em Honolulu, Havaí. Foi número na Inglaterra, França e Holanda.
Little Steven, ou Steven van Zandt, após sair da banda de Bruce Springsteen, grava com a participação luxuosa de Bruce "Bitter Fruit" pela EMI no (segundo) álbum "Freedom - No Compromise", lançado em 1987. E aí vem a banda View from a Hill com a mal editada e acelerada no LP "No Conversations". Mais tarde ainda contribuiria para a trilha da novela "Bebê À Bordo" com "I'm No Rebel".
Suzane Vega comparece com um dos maiores hits do disco: "Luka", que conta a história de um menino que sofre maus tratos do pai e que mora no andar de cima. Bon Jovi também marca presença com "Never Say Goodbye", em uma época que todas as menininhas morriam de amores pelo roqueiro que incrivelmente fica mais jovem à medida que o tempo passa.
A banda latina The Cult Jam se junta à Lisa Lisa e gravam "Lost in Emotion", uma das mais divertidas do disco. Cutting Crew dá um tempo no rock pesado em grava o baladão "I've Been in Love Before".
Já a banda alemã Wind (pronuncia-se "vint") colabora com "Let The Sun Shine in Your Heart", segundo lugar em 1987 no Concurso de Canções Eurovision (Eurovision Song Contest) em Bruxelas, Bélgica. Originalmente cantada em alemão, também gravada como "Laß die Sonne in dein Herz". Esta gravação extraída para a novela vem do álbum homônimo gravada naquele ano.
Tiffany marca sua presença com o remake de "I Think We're Alone Now", originalmente gravado por Tommy James & Shondells em 1967. Ela participou com atriz de filmes trash.
E o disco termina com toda trilha da festa das meninas de 15 anos em 1988 (inclusive a minha irmã mais velha): Kenny G. toca "Songbird" lindamente. Aqui, até onde me consta, é o único lugar que tem a versão CORRETA da trilha.
Bem, galera, agora eu já vou mas volto. FUI!!!!! :-)


5 comentários:
A matter of feeling já era hit antes de entrar na trilha, ela foi inserida, meses antes, no LP mega hits 1 da EMI. Mas creio que só foi hit no Brasil mesmo.
Sim. :-)
Amigo, que bom que você voltou! E ainda mais com uma análise certeira de uma novela e trilhas clássicas! Há muito tempo eu procurava pelas versões completas dessas canções da trilha nacional, que mesmo no relançamento em 2001 vieram cortadas, especialmente as faixas da Tânia Alves e da Via Negromonte,que fizeram um relativo sucesso na época (lembro-me das duas em participação n´Os Trapalhões). Quanto ao internacional é perfeito! Eu considero uma das melhores trilhas dos anos 80. Tenho um apreço especial pela canção do Cutting Crew! Eu acho ela atemporal, parece que não envelhece nunca, além de ser linda e muito classuda! Abs.
OI. Acho fabuloso o seu trabalho e sei que não posta por pedidos, mas queria saber se existe change de você postar as trilhas nacional e internacional da novela Ti Ti Ti, de 1985? Obrigado.
Bom Dia que pena as trilhas sonoras de Mandala não estão maís de disponíveis para baixar.
Postar um comentário