terça-feira, 17 de dezembro de 2013

BEBÊ À BORDO: Nacional e Internacional (25th anniversary Bonus Tracks) (Som Livre, 1988)

Baixe esta trilha remasterizada aqui.

Baixe esta trilha remasterizada aqui.
FICHA TÉCNICA:
TRILHA NACIONAL
Gravadora: Som Livre
Ano: 1988
No. de cat.: 406.0023 (LP) / 746.0023 (K7)
Produção Musical: João Augusto para Deck Produções
Assistente: Adriana Ramos
Apoio Musical: Sérgio de Oliveira e Aramis Barros
Montagem: Heleno de Oliveira
Edição: Ieddo Gouveia
Remasterizado por: Toco
CAPA: Alexandre Fonseca
Atriz: Isabela Garcia
Produção: Ana Miranda e Mirian Mello
Coordenação Gráfia: Felipe Taborda
Adaptação de capa para CD: Voldemort
Fonogramas gentilmente cedidos por: CBS* 3M** PolyGram*** EMI-Odeon**** BMG Ariola+ Retoque++ De Recife Produções Artísticas+++
Bitrate: 320 kbps

PLAYLIST:

  1. MORDIDA DE AMOR (Love Bites)+++ / Yahoo
  2. ADORO* / Léo Jaime
  3. QUASE NÃO DÁ PRA SER FELIZ** / Dalto
  4. PRECISO DIZER QUE TE AMO*** / Marina
  5. O BECO**** / Os Paralamas do Sucesso
  6. RENDEZ-VOUS / Carla Daniel
  7. AS BRUXAS++ / Beto Saroldi
  8. AMOR BANDIDO+ / Joanna
  9. DE IGUAL PRA IGUAL+ / José Augusto
  10. ME AME OU ME DEIXE / Wanderléa
  11. VIVER E REVIVER (Here, There and Everywhere)+ / Gal Costa
  12. RONDA / Emílio Santiago
  13. ME DÁ UM ALÔ+ / Solange
  14. AMOR E BOMBAS [Abertura] / Eduardo Dusek
TRILHA INTERNACIONAL:
Gravadora: Som Livre. Ano: 1988
No. de cat.: 406.0037 (LP) / 746.0037 (K7)
Gerente de produto: Toninho Paladino
Seleção de Repertório: Sérgio Motta
Edição: Ieddo Gouveia
Remasterizado por: $kywalker, exceto faixa 12 remixado e masterizado por Toco, remasterizado por $kywalker.
CAPA: Direção de arte: Marciso "Pena" Carvalho
Fotos: Frederico Mendes
Ator capa: Guilherme Leme
Bebê contracapa: Beatriz Bertu
Logo contracapa: DISCO: O presente que todo mundo gosta
Capa (frente) restaurada por Gui Oliver
Fonogramas gentilmente cedidos por: PolyGram* CBS** BMG Ariola*** Sigem**** WEA+ EMI-Odeon++ FIF+++
"I'm No Rebel / View from A Hill" - P 1988 EMI-Odeon sob licença da EMI Records Ltd. - Inglaterra
"Downtown Life / Hall and Oates" - P 1988 Arista Records Inc. (USA)
Bitrate: 320 kbps

PLAYLIST:
  1. I DON'T WANNA GO ON WITH YOU LIKE THAT* / Elton John
  2. BUILD [Melô do Papel]** / Housemartins
  3. 1, 2, 3** / Gloria Estefan & Miami Sound Machine
  4. I WONDER WHO SHE'S SEEING NOW*** / Temptations
  5. LE BAL MASQUÉ**** / La Compagnie Créole
  6. SO LONG**** / Eddy Benedict
  7. DOWNTOWN LIFE*** / Hall and Oates
  8. I DON'T WANT TO LIVE WITHOUT YOU+ / Foreigner
  9. I'M NO REBEL++ / View From A Hill
  10. NO PAIN (NO GAIN)** / Betty Wright
  11. STRANGELOVE [Pain Mix]+ / Depeche Mode
  12. QU'EST-CE QUE TU FAIS? [Melô da Lambateria]+++ / Formule II°
  13. NEVER TEAR US APART* / INXS
  14. ELECTRICA SALSA (BABA BABA)**** / Off
  15. LE BAL MASQUÉ [Long Version]°°**** / La Compagnie Créole
  16. QU'EST-CE QUE TU FAIS? [Vocal Version]°°+++ / Formule II
°Como a faixa não se apresenta inteira também no LP "Danceterias Internacional", lançado pelo selo Laser / Fermata em 1989 (a única fonte em que a música saiu no Brasil) e na impossibilidade de achar o compacto em 45 rpm do Formule II que contém a versão instrumental presente na trilha, Toco optou por fazer um final alternativo. A versão original cantada você confere na faixa 16.
°°Faixas-bônus.

          Oi! Continuando a nossa linha de trilhas-farofa mas com um toque de glamour, desta vez eu trago as trilhas da novela de Carlos Lombardi: BEBÊ À BORDO. Uma novela com muito sarcasmo e, pra variar, gente peluda. Os peludos da vez foram Tony Ramos e Guilherme Leme, que junto com o seu irmão vivido por Guilherme Fontes falavam nas tais "coelhadas (transadas)", como se não fizessem outra coisa. A novela acabou cativando o público pelo seu estilo anárquico e pela bebê Heleninha, vivida na primeira fase por Caroline e Roberto e na segunda por Adriana Valbon e Beatriz Bertu, a menininha que ilustra a contracapa da trilha internacional.
           Nos anos 80, como todo colecionador de trilha sabe, as trilhas de maior sucesso foram - e continuam sendo - as internacionais mas a nacional tem seus encantos. O maior hit do disco nacional foi "Mordida de Amor", um versão da música "Love Bites" do Def Leppard feita por Robertinho de Recife e cantada pela banda Yahoo, sendo o seu único e lembrado hit. O álbum ainda é lembrado por "Quase Não Dá Pra Ser Feliz" (Dalto) - com aquele "Uh-na-na..." tocado à exaustão na primeira fase da novela - , "Preciso Dizer Que Te Amo" (Marina), canção de Cazuza, Bebel Gilberto e Dé (ex-Barão Vermelho), "Ronda" (Emílio Santiago), do pot-pourri que foi editado retirando "Sampa" da música, tema de Laura (Dina Sfat), a antagonista que queria ficar com Heleninha, "O Beco" (Os Paralamas do Sucesso) e "Me Ame ou Me Deixe" (Wanderléa). E não se esqueçam de Carla Daniel, filhota de Daniel Filho e Dorinha Duval, cantando a chatinha "Rendez-Vous" (sendo vulgar sem ser sexy), inclusive dando uma "canja" na novela.
            Já a trilha internacional foi lançada às portas do Natal, sendo o produto da data festiva pela Som Livre. Fazendo um grupo com as trilhas lançadas no ano, que foram todas boas - "Sassaricando", "Fera Radical" e "Vale Tudo" - "Bebê À Bordo" é a trilha dos posers dos anos 80, que não sabem porcaria nenhuma sobre o assunto e quando não falam que a sua trilha preferida é a"A Gata Comeeeewww", falam que é essa aí. Mas, calma, gente, a trilha de fato é boa: Primeiro que vinha um grande hit, porém, na versão remixada: "Strangelove" (Depèche Mode - sim! O correto é com o acento grave apesar de que com os anos a banda não usava mais, e assim veio escrito no disco. Significa "Depressa, moda!" em francês) era, na época, aquela música que todo mundo curtia, dançava nos clubes, mas ninguém sabia qual era o nome. depois que vinha outros hits, como a música do Elton John, que na capa e no selo veio grafada errado ("I Don't WANNA Go On With You Like That" - veio I Don't Want Go On...). Ainda vinha com "Build", aqui popularizada como "Melô do Papel", dos Housemartins, cujo membro mais famoso era um incógnito baixista da banda chamado de Norman Cook. Anos mais tarde ele faria sucesso como o DJ Fatboy Slim. 
           Temos grupos consagrados como os caras dos Temptations e a sua romântica e moderna "I Wonder Who She's Seeing Now", a diva Betty Wright com o sucesso "No Pain (No Gain)", Foreigner com outra baladona "I Don't Want to Live Without You", INXS indo para as paradas com "Never Tear Us Apart", falando neles...
          Sempre tem um viado cara, ainda por anos, que cisma que "Never Tear Us Apart" não é a versão presente na remasterização. Ó, criatura imbecil, o disco da novela cortou o primeiro pedaço, mas deixou a minutagem escrita no selo como se não a tivesse (2:51). Na realidade no disco da novela ela dura 2:01. Se você quiser música pela metade, procure em outro blog que curtem colocar músicas pela metade. Eu quando trepo faço sexo transo eu não gozo pela metade, então por que deixar a música pela metade? Gente chata...
           Temos ainda duas faixas que lembram a lambada, que estava começando a fazer sucesso na época: O clássico "Le Bal Masqué" diretamente de 1984, aqui na versão single. Tem a faixa-bônus que é a versão do álbum homônimo. Também "Qu'est-Ce Que Tu Fais?", conhecida como "Melô da Lambateria", pelos franceses do duo Formule II, também lançada em 1984. Eles só lançaram essa e mais uma música, "Dou-Dou L'Amour". Ambos os compactos são dificílimos de se achar. Para a trilha Toco criou um final alternativo para a música. Confiram! 
           Também comparece o projeto "Off" com a sua "Electrica Salsa (Baba Baba)", que tocou com certa frequência na novela. Luca Anzilotti e Michael Münzing iriam, no futuro, ser os caras por trás do Snap! com os pseudônimos de Benito Benites e James "Virgo" Garret III. Essa gravação é de 1986 e chegou ao Brasil por um disco mix da Sigem somente dois anos depois. Esta é a single version. O clipe é tosco com (d)efeitos especiais e botando um bando de velhinhos pra dançar.
            Bom, galera, amanhã eu volto com mais trilhas que fazem aniversário de 25 anos. Espero que curtam. Tchau, Padawans!!!! :-)

3 comentários:

Lyndon disse...

Léo, que ótimo presente! Há tempos eu procurava Bebê a Bordo Nacional, que eu considero uma das melhores trilhas nacionais dos anos 80! Mesmo sendo tremendamente pop e com um pezinho no brega, ainda assim é maravilhosa. Já que falei no brega, até as canções que se enquadram nesse "estilo" me agradam muito, José Augusto, Joanna, Wanderléa... São pérolas!!! Saudade dos tempos em que nas trilhas sonoras nacionais até o que não prestava era legal, diferente de agora em que trilhas como Avenida Brasil 2 e Salve Jorge 2, apesar de tê-las comprado eu nunca me aventurei a ouvir, e da trilha horrorosa de Amor à Vida eu devo ouvir de 3 a 4 músicas somente. Abs.

Unknown disse...

Léo, com esse tumulto de fim de ano deixei passar esse post, e olha que eu esperava há tempos. Essa trilha nacional é um mistério, apesar de ser musicas cafonas, principalmente no lado 2, há coisas bem marcantes.
Um grande abraço e ainda sé tempo de desejar Feliz 2014.
Só uma correção, a Atriz/quase cantora é filha de Daniel Filho com Dorinha Duval e não Betty Faria ,como foi citado.

Ivan disse...

Links off, poderia consertar ? Obrigado.