quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

SUMMER ELETROHITS 2 (Som Livre, 2005)

Baixe esta coletânea em FLAC Loseless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2005 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 0202-2
RIPADO DO CD ORIGINAL
Seleção de repertório: André Werneck, Marcus Vinicius, Gustavo Ramos e Guilherme Figueiredo
Masterização: Sérgio Seabra
Projeto Gráfico: Cristina Cruz
Direção de Arte: Marciso (Pena) Carvalho
Fonogramas cedidos por: Maxpop Music (1, 7 e 8), Building Records(2, 4, 5, 10, 11 e 15), WEA (3), UMG (6, 9 e 12) e suSU / Concept Music (16).

PLAYLIST:
  1. CAN'T GET OVER / Kasino
  2. WHAT A FEELING (FLASHDANCE) [PROGRESSIVE FOLLOW-UP MIX/EDIT] / Global Deejays
  3. AXEL F [RADIO EDIT] / Crazy Frog
  4. THE KILLER'S SONG [EXTENDED/EDIT] / Carolina Marquez
  5. SO MANY TIMES / Gadjo
  6. LOLA'S THEME / Shapeshifters
  7. LOVE BELIEVER / Ivana Domenico
  8. VIDAS NUEVAS / Laura
  9. PON DE REPLAY / Rihanna
  10. SUMMER LOVIN' / Musikk
  11. GET UP / DJ Ross vs. DY [Double You]
  12. THE WORLD IS MINE / David Guetta - feat. Joachim Garraud and JD Davis
  13. I WISH / Infected Mushroom
  14. FREE / Inaya Gray
  15. LIVIN' ON A PRAYER / Dalimas
  16. U GOT THE LUV / Soulfunkers YOU GOT THE LOVE [RADIO EDIT] / Solitaire
         Oie!
        Depois do sucesso do primeiro volume o segundo foi lançado no período de Natal de 2005. Falando nisso, aquele ano teve uma safra infeliz no que tange à qualidade das trilhas sonoras com exceção de "Belíssima - internacional" e "Belíssima - Fashion" (também chamada de "Fashion B." ou "Fashion Belíssima"). Como ficamos sem a trilha de Natal, tivemos a coletânea de Natal.
        Continuando a colher a bela safra de Eletro Music vigente, a Som Livre repetiu o sucesso do projeto brasileiro de dance music Kasino nesta coletânea - ela tinha sido escalada para a trilha internacional da novela "América" no mesmo ano. "Can't Get Over" foi um tremendo sucesso nas rádios e TV mas reconheçamos que é uma cópia estrutural descarada da música "If You" do Magic Box (Nota: Cópia estrutural de uma música é quando tudo numa música lembra uma outra conhecida mas não é plágio porque não contém as mesmas notas ou o mesmo fraseado musical). Alías, Tristano De Bonis ou Magic Box processou Fábio Almeida e Ian Duarte por plágio mas foram considerados inocentes. Quem é trilheiro cascudo como eu sabe que a referida dupla ou faz covers para as trilhas de novelas ou faz canções com cópias estruturais de outras basicamente o tempo todo, só que essa foi a mais bem sucedida de todas.
        Outra coisa que não posso deixar de citar é que apesar de Fher Cassini ser o rosto do Kasino na época, a voz era de Fábio Almeida (também conhecido como vocalista de outra banda dele, Mister Jam). Segundo o site Discogs, Fher era presidente do fã-clube do Mister Jam antes de se juntar ao projeto. Com o retorno da banda em 2022, Fábio e Ian comandam tudo com Fábio nos vocais. Falando ainda neles...
        Eles fizeram a mesma coisa com "Love Believer", cópia estrutural de "Can You Feel It" (Jean-Roch). O sample de "The Final Bell" (Bill Conti, tema do filme Rocky) também está mais do que evidente lá sendo que a música está em ré menor enquanto que a do Jean-Roch está em lá menor. O pouco que consegui apurar, Ivana é cantora de musicais e participou de "A Ópera do Malandro" de Chico Buarque, "Saçaricando, O Musical", "Hairspray" e ainda participou da novela "Carrossel" no SBT como a mãe do Jaime.
        Eram tempos de personagens animados lançarem discos. Além de Gummy Bear, fizeram o desenho Crazy Frog que interpretou "Axel F" (tema instrumental famoso do filme "Um Tira da Pesada"). Global Deejays, dos irmãos austríacos Konrad e Florian Schreyvogl, emplacaram uma atualização de "What A Feeling (Flashdance)" reconstruída milimetricamente com os vocais de Svenja Schmidt, que curiosamente é uma cantora de jazz.
        Rocio Carolina Mateus Alfonso, também conhecida como Carolina Marquez, é uma cantora ítalo-colombiana conhecida pelo seu único sucesso que por um acaso está aqui neste CD: "The Killer's Song". Esta música foi feita baseada na "The Whistle Song" do filme Kill Bill (por isso o vídeo clipe é cheio de referências ao filme) ou seu nome original: "Twisted Nerve" de Bernard Hermann, tema do filme de mesmo nome. Apesar de ter gravado vários CD's, esse faixa foi seu único sucesso relevante.
        Não podemos deixar de registrar o nascimento de dois atuais superastros da música, que são Rihanna e David Guetta. Enquanto ela despontou com "Pon de Replay", David despontou com "The World Is Mine", música que lembra um pouco Depeche Mode nos vocais e no estilo.
        Murat Arslan ou Gadjo nasceu na Alemanha e em 2003 lançou o single "So Many Times", presente nesta coletânea. Não encontrei informações de quem fez o vocal feminino principal.
        O projeto sueco Shapeshifters é formado pelo inglês Simon Marlin e o sueco Max Reich, que hoje já não integra mais o duo. Foram o número 1 das paradas com "Lola's Theme" em 2004. A música foi feita para a mulher de Simon na época, Lola Marlin e contém o sample da música "What About My Love" de Johnnie Taylor composta por Patrick Moten em 1982. A voz feminina foi feito pela cantora Cookie (Janet Ramus).
        Não querendo acusar ninguém de nada, mas não acham estranho quando uma pessoa muda deliberadamente os créditos? Free (Inaya Gray, cover de Ultra Naté) teve sua autoria alterada para ela enquanto que a música é de autoria de Ultra Naté, John Ciafone e Lem Springsteen. Mas o pior foi feito na faixa 16: SOULFUNKERS NÃO EXISTE. Isso foi uma invenção da gravadora (ou seria do André?) para colocar uma faixa estrangeira como se fosse da Som Livre. A referida gravação é do projeto Solitaire e - pasmem vocês - até clipe o TVZ fez para colocarem no DVD homônimo da compilação. Essa música originalmente é de Candi Sataton, foi regravada por Florence + The Machine dentre outros artistas desde os anos 1990 e agora reaparece aqui. NÃO É BRAZUCA, gente: É Paolina se passando por Paola Bracho ou Raquel se passando por Ruth.
        Por causa do projeto Dalimas, que eu não gosto muito, meu veredito é: MINHA NOTA É NOVE!
        FUI, amiguinhos! 

Um comentário:

K. Araújo disse...

Ô, Léo, tudo bem?
A vocalista do Gadjo é a Alexandra Prince, enquanto o de David Guetta aqui é JD Davis.

Mas fiquei pasmo que Soulfunkers não existe!!! 😮