![]() |
| Para baixar em FLAC Lossless clique aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 406.0028 (LP) / 746.0028 (K7) / 401.0020 (CD) // 400.1132 (CD Reedições 1992, 1994 e Israel) / 2075-2 (CD Reedição 1995) / 4103-2 (CD reedição 1996) / 2575-2 (CD box Coleção Xou da Xuxa, 2013)
"Arco-Íris" gentilmente cedido pela Visom Digital.
Produzido por Michael Sullivan e Paulo Massadas
Coordenação artística: Max Pierre
Edição (LP): Ieddo Gouveia
Ripado do CD original do box "Coleção Xou da Xuxa" (2013)
CAPA
Criação e Ilustrações: Reinaldo Waisman
Arte: Duncan
Fotos: André Wanderley
Cabelo: Fátima Lisboa e Marta Delgado
PLAYLIST:
- ILARIÊ
- BOMBOM
- O PRAGA É UMA PRAGA
- XUXERIFE
- BEIJINHOS ESTALADOS
- CORAÇÃO CRIANÇA
- BRINCAR DE ÍNDIO
- DANÇA DA XUXA
- EU NÃO
- ABECEDÁRIO DA XUXA
- ARCO-ÍRIS
- APOLO
- VIVER
Padawans, meus caros! Vamos voltar a ser crianças? Chegamos ao vigésimo CD do catálogo da Som Livre e este pertenceu à XUXA, a maior campeã de vendagens da gravadora com este disco - mais de 3 milhões de cópias, pra ser mais exato. XOU DA XUXA 3 configura na história da Som Livre e no lugar de honra da música brasileira - mesmo não sendo MPB e sim música infantil - superando, inclusive, Roberto Carlos.
"Ilariê" - composição de Cid Guerreiro, Dito e Ceinha - foi a febre do ano, tocando em bailes, festas e discotecas Brasil afora. Porém, o primeiro single foi "Dança da Xuxa". Todos loucos pela música nova e nada de disco lançado. Quando "Xou da Xuxa 3" chegava às lojas, rapidamente se esgotava e muita criança chorou por aí porque não tinha o seu. Eu mesmo fui uma dessas que abriu o berreiro - eu era baixinho assumido e colecionado aficionado da Xuxa. A banda de apoio na gravação de "Ilariê" foi nada mais, nada menos do que Roupa Nova.
O que muitas pessoas não sabem - e vão continuar não sabendo - é que eu tenho uma história e envolvimento pessoal com este disco, mas como eu disse, é pessoal mas fica a pulga atrás da orelha. ;-)
Seguindo o fluxo, o outro hit do disco foi "Brincar de Índio". Sucesso enorme na época, hoje soa meio inadequado pois o linguajar aplicado na letra da música é a forma estereotipada da dublagem do índio americano nos filmes da TV. Essa coisa do índio formar frases somente usando o verbo no infinitivo foi desmistificado ao longo dos anos - graças a Deus. "Índio FAZER (sic!) barulho / Índio TER (sic²!) seu orgulho..." hoje em dia é duro de aturar. Além do que, hoje em dia, índio não quer apito mas sim um belíssimo de um iPhone com wi-fi em sua oca! :-D
O disco ainda trouxe uma prévia da trilha de "Super Xuxa Contra Baixo Astral": todo mundo quis pintar um "Arco-Íris" de energia e Xuxa levou milhões ao cinema. Revendo este filme atualmente eu percebi que era muito tosco - dos diálogos ao argumento final - mas valeu pelas músicas de Michael Sullivan, Paulo Massadas e Ana Penido. Apesar do filme ter sido exibido logo após o lançamento do Xou 3 no mesmo ano, a trilha somente ficou disponível a partir do ano seguinte, em 1989.
Quem via o programa da loura diariamente também ouvia "Beijinhos Estalados", música de Lincoln Olivetti - também produzida e tocada por ele - e Cláudia Olivetti. Muitos aprenderam a soletrar com "Abecedário da Xuxa", música do renomado cantor - mas na época atuando apenas na composição - César Costa Filho; a cantora e compositora sertaneja Neuma Morais contribuiu com a faixa "Viver", que fecha o disco; e uma das mais bonitas do disco, na minha opinião, ficou por conta da dupla Sullivan e Massadas: "Coração Criança" encerra lindamente o lado A.
Agora, quem comprou o disco de vinil ou o cassete na época de lançamento e depois o CD notou que algumas faixas no formato discoide digital vieram MAIORES. É isso mesmo que você leu: MAIORES!! Essas faixas foram: "Beijinhos Estalados", "Coração Criança", "Eu Não", "Abecedário da Xuxa" e "Apolo". O curioso é que as edições para LP não davam nenhuma pista de que as faixas eram editadas com fade out...
Apesar de não ter sido o meu Xou preferido - pra mim o "Xegundo Xou da Xuxa" ainda é imbatível -, eu tenho um laço afetivo por diversos motivos: tenho uma cópia dada pelo meu falecido avô (a cópia que eu ganhei da gravadora eu acabei vendendo pra ficar com a do vovô) e o outro que poucos sabem E VAI FICAR ASSIM! (risos)
Me desculpem pela capa, mas é que a minha versão em CD é do box "Coleção Xou da Xuxa" de 2013. E como veio sem encarte, vou ficar devendo essa para vocês. Eu tirei as informações do disco e os créditos dos compositores vocês podem conferir no Windows Media Player. Quanto ao GRA (número de 8 dígitos do lado da música que representa a Guia de Recolhimento Autoral), bem, ninguém presta atenção nisso mesmo...
Ah, sim: Faltou colocarem como faixa bônus do CD a faixa "Em Busca do Amor", música esta que saiu somente em flexidisc (disco de plástico) transparente colado à um papelão com a foto de Xuxa e a letra da música que nunca foi oficialmente relançada em formato digital. Este disquinho saiu juntamente com a sandália da apresentadora (Dançalinha da Xuxa) e fez muita garota feliz no Natal de 1988.
Bem, galera, acho que falei demais por aqui. Agora é só curtir. Obrigado e até à próxima. FUI! ;-)

2 comentários:
Saudações, Skywalker Gostaria de solicitar um álbum do Johnny And The Hurricanes (se você tiver algum álbum deles, por favor, publique-o, não importa qual seja) e, mais do que isso, em Flac... Obrigado por me ler e não me ignore...P.S: Por favor, responda, obrigado.
Xi, Emmanuel Emmanuel, não tenho nada deles. Mil perdões! Abraço.
Postar um comentário