quinta-feira, 28 de setembro de 2023

SL Origens: GRANDES SUCESSOS DA ORQUESTRA BILLY VAUGHN / Billy Vaughn (401.0022, 1988)

Baixe em FLAC Lossless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre.
Nº de catálogo: 402.0040 (LP) / 742.0040 (K7) / 401.0022 (CD)
RIPADO DO CD ORIGINAL.
Seleção de repertório: Toninho Paladino
Direção de arte: Nicolau Maximiuc Jr.
Arte-final: Wanderley Agostinho de Oliveira
Restauração de capas: $kywalker
Fonogramas gentilmente cedidos por F.I.F. sob licença da Victor-Japan.
Masterizado por Aramis Barros e Mário Jorge

        Oi, Padawans! Hoje é a vez do CD "GRANDES SUCESSOS DE BILLY VAUGHN", de número 22 da gravadora. A capa do LP é ligeiramente diferente da do CD, contendo a playlist na capa.

Capa do LP.


        Como o titio também não conhecia Billy, ele resolveu apelar para quem poderia falar alguma coisa sobre ele e foi o Wikipédia estrangeiro, o qual eu traduzi e revisei a tradução para todos vocês. Boa leitura e aprendam do mesmo jeito que eu fiz:

        "William Vaughn, popularmente conhecido como Billy Vaughn (nascido Richard Smith Vaughn, 12 de abril de 1919 - 26 de setembro de 1991) foi um músico, cantor, multi-instrumentista, líder de orquestra e homem de A&R americano da Dot Records .
        Vaughn nasceu em Glasgow, Kentucky, Estados Unidos onde seu pai, Alvis Radford Vaughn, era um barbeiro que amava música e inspirou Vaughn a aprender sozinho a tocar bandolim aos três anos de idade, enquanto sofria de sarampo. Ele aprendeu vários outros instrumentos, incluindo violão e saxofone alto, seus principais instrumentos.
        Em 1941 Vaughn ingressou na Guarda Nacional dos Estados Unidos para o que havia sido planejado como uma missão de um ano, mas quando a Segunda Guerra Mundial estourou ele permaneceu como um valioso músico e compositor em Camp Shelby, Mississippi. O major-general Daniel I. Sultan decidiu que Vaughn era valioso demais para a big band da Trigésima Oitava Divisão da base e o manteve em Camp Shelby durante a guerra. Ele decidiu fazer da música uma carreira quando foi dispensado do exército no final da guerra e no GI Bill frequentou o Western Kentucky State College, agora conhecido como Western Kentucky University, com especialização em composição musical.
        Aparentemente ele aprendeu a ser barbeiro com seu pai porque o fez enquanto estudava no Western Kentucky para se sustentar financeiramente (quando não conseguia emprego tocando piano em boates e salões locais). Enquanto ele era estudante lá, três outros estudantes (Jimmy Sacca, Donald McGuire e Seymour Spiegelman, que formaram um trio vocal os Hilltoppers) recrutaram Vaughn para tocar piano com eles. Ele logo adicionou sua voz à deles convertendo o trio em um quarteto. Como membro do grupo, ele também escreveu seu primeiro hit, "Trying", que alcançou as paradas em 1952.
        Em 1954 ele deixou o grupo para ingressar na Dot Records em Gallatin, Tennessee, como diretor musical. Posteriormente, ele formou sua própria orquestra que teve um single de sucesso no mesmo ano com "Melody of Love". Vendeu mais de um milhão de cópias, e foi premiado com disco de ouro. Ele teve muitos outros sucessos na década e meia seguinte e foi o líder de orquestra de maior sucesso comercial da era do rock.
        Vaughn alcançou um total de 42 singles nas paradas da Billboard, muitas vezes baseado no som de dois saxofones altos e guitarra como sua 'marca registrada'. Vaughn era o líder da banda e tocava guitarra na maioria de suas músicas. Ele também alcançou trinta e seis álbuns na Billboard 200, começando com Sail Along Silv'ry Moon de 1958 e terminando com Winter World of Love de 1970. Ele também teve dezenove sucessos no Top 40 na (Alemanha) começando com o líder das paradas "Sail Along, Silv'ry Moon", também disco de ouro, que foi um cover de um sucesso de 1937 de Bing Crosby . Ele teve mais dois números um na Alemanha: "La Paloma" e "Wheels" (todos os três venderam milhões). A gravação de "Wheels" de Vaughn foi número 1 por 14 semanas na Alemanha (Hit Bilanz), bem como número 1 na Índia, Nova Zelândia, e Itália. Vaughn também fez sucesso na Austrália, América Latina e Japão. "Pearly Shells" foi um grande sucesso no Japão. As turnês de Vaughn naquele país começaram na época em que "Pearly Shells" foi um sucesso em 1965. Muitas canções que não foram sucessos nos EUA ou mesmo lançamentos de singles tiveram grandes sucessos em outros países, incluindo "Lili Marlene", "Zwei Gitarren am Meer", "Blueberry Hill" (Alemanha) e "Greenfields". Também fizeram sucesso "Song of Peace", "It's a Lonesome Old Town" (Japão), "Michelle" (nº 1 na Argentina e Malásia), "México" (nº 1 nas Filipinas) e "Bonanza" (um grande sucesso no Brasil e na Itália) mais "Theme from the Dark at the Top of the Stairs" (O álbum La Paloma foi um sucesso em toda a América Latina.Ele também teve um álbum número um na Alemanha no início dos anos 1980 com Moonlight Melodies, que consistia em 20 dos maiores sucessos de Billy (gravações originais de Dot, notas originais do LP e créditos). Além disso, a Dot Records lançou uma compilação de tangos, rumbas e música easy listening com a Orquestra Billy Vaughn e a Orquestra John Serry no Japão. ("Ballroom in Dreamland", DOT 5006).
        A Orquestra Billy Vaughn começou a excursionar em 1965 com inúmeras turnês esgotadas pelo Japão, Brasil e Coreia do Sul.
        No final da década de 1960 e início da década de 1970, Vaughn morou em Palm Springs, Califórnia. Ele morreu de mesotelioma peritoneal no Hospital Palomar em Escondido, Califórnia, em 26 de setembro de 1991 aos 72 anos. Ele e sua esposa Marion estão enterrados no Oak Hill Memorial Park em Escondido.
        A Orquestra Billy Vaughn, co-propriedade e administrada por seu filho, Richard Smith Vaughn Jr., ainda é uma big band em turnê. Produzido pela Tate Corporation, Japão, fez uma turnê pelo Japão em 2013, 2014 e novamente em 2018 para um público esgotado."

        Por enquanto é isso, pessoal! FUI!!! 

Nenhum comentário: