![]() |
| Baixe esta coletânea em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 406.0024 (LP) / 746.0024 (K7) / 401.0017 (CD)
Seleção de repertório: Toninho Paladino
Fonogramas gentilmente cedidos por BMG/Ariola (atualmente pertencem à UMG).
RIPADO DO CD ORIGINAL
CAPA
Direção de arte: Nicolau Maximiuc Jr.
Arte-final: Wanderley A. de Oliveira
Ilustração: Nemésio Marcos Gonçalves
Capas restauradas por $kywalker
PLAYLIST:
- THE WINNER TAKES IT ALL
- DANCING QUEEN
- CHIQUITITA
- KNOWING ME, KNOWING YOU
- I HAVE A DREAM
- HONEY HONEY
- SUPER TROUPER
- FERNANDO
- SUMMER NIGHT CITY
- S.O.S.
- MAMMA MIA
- I DO, I DO, I DO, I DO, I DO [Long Version]
- WATERLOO
- THE NAME OF THE GAME
Olá, Padawans!
Antes mesmo do ABBA ser consagrado como uma dos melhores grupos pop de todo o planeta através do seu redescobrimento com a coletânea "ABBA Gold" - para muitos um resumo definitivo de mega hits da banda - a Som Livre já ciscava nesse terreno sueco anos antes.
Talvez por negociar diretamente com a Polar Music sem intermediários - dando satisfação À RCA, sua distribuidora na época - a primeira coletânea dedicada ao ABBA se chamou "Dez Anos" e foi lançada em 1981.
Em 1983 outra coletânea foi lançada pela gravadora e foi chamada de "Golden Hits" funcionando como um complemento à excelente "Dez Anos". Enquanto a primeira focou nos inquestionáveis hits, essa focou em hits para nós, brasileiros, menores (no resto do mundo tocava à exaustão) e o disco foi puxado por "The Name of The Game" talvez por ter sido lembrada como tema da novela "O Astro", ainda fresca na memória do povo. Este aqui contém os hits finais do primeiro hiato criativo do grupo, qu foram "The Day Before You Came" e "Under Attack".
Em 1988 chegou a era do CD na gravadora e, com isso, ABBA também em CD: "Os Grandes Sucessos" foi o primeiro CD do grupo em terras brasileiras ainda sob a bênção da Polar Music AB (e também da BMG/Ariola, ex-RCA). Levando em conta de que até essa época ABBA era apenas uma pastiche do passado, algo cafona que somente os saudosistas se lembravam.
A grande virada se deu com o lançamento do filme "O Casamento de Muriel" no início dos anos 1990 que continha canções do ABBA em sua trilha sonora e em especial "Dancing Queen". Coincidiu com o redescobrimento da disco music dos anos 1970 e o revival fervilhando nas pistas e festas. A pedra fundamental para o ABBA no Brasil foi, indubitavelmente, a coletânea ABBA Gold, à época distribuída pela Som Livre pelo seu selo Globo Polydor (uma joint-venture com a então PolyGram, na época). Foi sucesso absoluto e o ABBA virou febre da garotada que só queria saber de dançar por aqui.
Com o seu valor devidamente reconhecido, Benny Andersson, Björn Ulvaeus, Frida e Agnetha Fältskog, esses suecos donos de centenas de hits, tornaram "Os Grandes Sucessos" um item de colecionador muito apreciado por essa junção de fatores: Era um CD da Som Livre dos primórdios, ou seja: de 1988; O momento do revival da era Disco; O redescobrimento do legado do ABBA; e com a ampla utilização de suas músicas através dos filmes "Priscilla: A Rainha do Deserto" e a franquia "Mamma Mia" (lembrando que a franquia também foi sucesso no teatro).
ABBA é um acróstico com os nomes dos integrantes: Ann-Frid, a Frida; Benny Andersson; Björn Ulvaeus; e Agnetha. Começaram com "Waterloo" em festival da canção europeia e daí não pararam mais. Frida se casou com Benny; Agnetha casou com Björn. Mesmo depois dos casais se separarem mantiveram o profissionalismo até 1983, onde mergulharam num hiato profundo que durou mais de 30 anos(!) O mundo ficou em polvorosa quando eles lançaram "Voyage" em 2021 (exatamente 40 anos após "The Visitors", seu álbum pregresso e 39 anos de "Under Attack", seu último single da fase áurea).
Essa é a versão original da Som Livre, sem edições e ripado diretamente do CD original. Quaisquer edições das músicas são as mesmas do LP. Espero que gostem. FUI!

Um comentário:
Eu gostaria de saber de onde tiraram a Long Version de "I Do, I Do, I Do, I Do, I Do". Ao que consta, foi trabalho de alguém da Som Livre, pois, essa versão estendida não existe em nenhum disco/coletânea oficial do ABBA...
Seja como for, como fã incondicional do grupo eu adorei finalmente ter essa "extended" em formato digital.
Postar um comentário