terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

ROQUE SANTEIRO Volumes 1 e 2 (Som Livre, 1985)

Baixe estas trilhas remasterizadas aqui
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1985 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 403.6326 (LP) / 740.6326 (K7) (1985) // 406.0131 (LP) / 746.0131 (K7) / 400.1042 (CD) (1991) // 3020-2 (CD - 2001) (Volume I)
530.007 (LP) / 570.007 (K7) (Volume 2)
Coordenação de Produção: Mariozinho Rocha
Edição: Ieddo Gouveia e Sérgio Seabra
Remasterizado por $kywalker em 24 bits HD
CAPA
Fotos: Jorge Baumann (Volume 1), Wilson Pastor (Capa - volume 2) e Walter Firmo (Contracapa - volume 2)
Coordenação gráfica: Felipe Taborda
Arte-Final: Eduardo Borges
Capas volume 1 restauradas por $kywalker e 2 por Weasley.
Fonogramas gentilmente cedidos por: SME (1, 2, 3, 5, 6, 7, 11, 12), UMG (4, 8) e RGE (9)- volume 1.
SME (1, 2, 3, 6, 7, 8, 9), UMG (5, 10) e RGE (4, 11 e 12).
Bitrate: 320 kbps HD

PLAYLIST - Volume 1:

  1. ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS / Dominguinhos - part. esp.: Chico Buarque
  2. A OUTRA / Simone
  3. SEM PECADO E SEM JUÍZO / Baby Consuelo
  4. CHORA CORAÇÃO / Wando
  5. MISTÉRIOS DA MEIA-NOITE / Zé Ramalho
  6. SANTA FÉ / Moraes Moreira
  7. DONA / Roupa Nova
  8. DE VOLTA PRA ACONCHEGO / Elba Ramalho
  9. INDECENTE / Anne Duá
  10. CORAÇÃO APRENDIZ / Fafá de Belém
  11. ROQUE SANTEIRO / Sá & Guarabyra
  12. CÓPIAS MAL FEITAS [Música incidental: DEZESSETE NA CORRENTE] / Alceu Valença
PLAYLIST - Volume 2:
  1. MALANDRO SOU EU / Beth Carvalho
  2. COISAS DO CORAÇÃO / Ritchie
  3. PELO SIM, PELO NÃO / Claudio Nucci e Zé Renato
  4. VITORIOSA / Ivan Lins
  5. FRUTA MULHER / Nana Caymmi
  6. VERDADES E MENTIRAS / Sá & Guarabyra
  7. MIL E UMA NOITES DE AMOR / Pepeu Gomes
  8. A HORA E A VEZ / Claudio Nucci e Zé Renato
  9. MAL NENHUM / Joanna
  10. ENTRA E SAI DE AMOR / Altay Velloso
  11. AMPARITO AMOR / Cauby Peixoto
  12. MAL DE RAIZ / Miltinho - com MPB 4 (creditada somente ao MPB 4)

             Olá, Padawans! Hoje eu trago a vocês as trilhas de Roque Santeiro. "Roque Santeiro" foi aquele caso raro em que os dois volumes valem a pena ter na discoteca. O volume 1 viu a luz do digital em 1991, quando foi relançado em CD devido à reprise da novela na época. O disco recebeu de bônus as faixas "Vitoriosa" (Ivan Lins) e "Verdades e Mentiras" (Sá & Guarabyra) justamente pela preguiça da Som Livre relançar o volume 2 em CD.
           Em 2001, quando a gravadora lançou a série de trilhas nacionais "Campeões de Audiência" em CD, "Roque Santeiro" foi inclusa. Porém, sem a faixa "A Outra" (Simone), devido a uma disputa judicial envolvendo a cantora e a Sony Music, então sua gravadora na época. A versão de 2001 saiu com 13 faixas e levou o nome de "O Melhor de Roque Santeiro" para disfarçar, com as fotos das duas capas nela.
           Reza uma lenda circulando pela internet que Roque Santeiro teria trilha internacional e que teria até uma lista, mas tudo isso não passou de uma invenção da mente do querido e saudoso Wanderson Lucas do Nascimento, ou Locomaneiro, dono dos extintos blogs "Eu Ovo Música" e "Vale Treis Reau". Ele chegou a montar uma playlist e alguém inventou uma capa com a Patrícia Pillar e passou a vender com a playlist dele no Mercado Livre. Gente, lamento mas NOVELA REGIONAL NÃO TEM TRILHA INTERNACIONAL. Portanto, trilhas de Roque Santeiro, Tieta, Cabocla, Pedra Sobre Pedra e outras regionais que tiveram volumes 1 e 2 saíram da cabecinha de Wanderson e NÃO EXISTEM OFICIALMENTE. Portanto, parem de surtar atrás do que não tem, ok? SE A SOM LIVRE NÃO LANÇOU OFICIALMENTE, NÃO EXISTE, ENTENDEU? É trilha FAKE. :-)
            As trilhas existentes são estas aí que estão neste post: O volume 1 foi sucesso de cabo a rabo e muito bem aproveitada na novela. A curiosidade fica pela gravação de "A Outra" (Simone), que foi lançada antes da versão oficial para a novela e foi com a voz-guia antes da permanente. É um outro take. A gravação com a voz final você encontra em seu álbum de 1985 "Cristal", relançado em CD em 2009.
           "Vitoriosa" (Ivan Lins) era exclusiva do disco da novela e foi lançada editada, saindo inteira somente um ano depois no álbum homônimo de Ivan em 1986. A curiosidade é que a rotação saiu caída em todas as versões da trilha, sendo que a com rotação correta só se encontra no álbum do Ivan.
             "Fruta Mulher" (Nana Caymmi) foi outra que saiu praticamente exclusiva na trilha, vendo a cara do digital a primeira vez na coletânea de temas de novela da cantora em 1999 e fechando o primeiro CD de raridades da caixa de Nana em 2012.
           "Mil e Uma Noites de Amor" (Pepeu Gomes) veio editada na trilha da novela: Reduziram de 5:52 para 3:58 daquele jeitão safado que a pessoa só percebe quando comparam com o disco do cantor. Outra: "Mal de Raiz" não é do MPB 4, que faz um featuring no disco do amigo de grupo Miltinho, mas só saiu no disco solo do cantor.
             Quanto ao início de "Dona" (Roupa Nova): Todas as gravações disponíveis do Roupa Nova vem com um bend esquisito na gravação. Eu tentei amenizar, mas não consegui retirar. Só amenizei, mesmo. Mas a gravação no disco do Roupa Nova vem alguns segundos maior. Outro defeito retirado foi o começo repentino de "Isso Aqui Tá Bom Demais" (Dominguinhos e Chico Buarque): No CD de 1991, diferentemente do vinil, a música começa de repente. Agora restaurei a música desde a sua primeira nota.
           Bem, espero que curtam estes lançamentos, gente. Vou nessa. FUI! ;-)

Nenhum comentário: