Oi, gente! Eu volto hoje aqui para falar de um assunto que virou um bafafá daqueles recentemente: O ensaio sobre o descaso com a Rede Globo com as trilhas de novelas, escrita pelo dono do site Teledramaturgia, Nilson Xavier, para o site UOL. Nem vou falar muito sobre o que ele escreveu, pois concordei em gênero, número e grau com suas colocações. Mas o que andou meio que me irritando foi os comentários do post.
Vamos antes falar do que está acontecendo: Começando pela história batida da pirataria, que faz com que NENHUMA gravadora esteja vendendo como antes. Somado a isso, realmente rola um descaso com aquele que foi o principal produto da gravadora, ou seja, as trilhas, as preterindo aos gospels e "sertanojos" da vida. Mas, gente, não é querendo defender a gravadora, não, mas na época do LP era bem mais fácil botar músicas bacanas nas trilhas e vou dizer o por quê.
Muitas vezes entravam músicas fabulosas no disco pois no LP, às vezes, vinham trechos da música apenas. Vai me dizer que você acha maneiro ouvir "I Should Have Known Better" (Jim Diamond) ou "The Heat Is On" (Glenn Frey) cortados de forma vergonhosa na trilha de "A Gata Comeu"? Claro que não!!! Ninguém em sã consciência curte uma música cortada, especialmente se o ápice da mesma for editada e não tocar. Mas, para tocar na trilha da novela, iria o trecho, mesmo. As gravadoras detentoras dos fonogramas originais tinham de vender, também.
Falando na "Gata", tem uma boa parcela que enche a boca pra falar que ela é a sua trilha preferida. Mil desculpas, mas a "Gata" em questão NÃO PODE SER A TRILHA PREFERIDA DE NINGUÉM. Não é que a trilha seja ruim, mas aturar "Lovely Love" (Silvia Massari & Terry Winter) é uma tortura... E o que dizer de "Caribe" (W. White, ou Waltel Blanco)? É uma encheção de linguiça sem igual... Além do que esta trilha só tem trechos - só tem "Everything I Need" (Men at Work), "Heaven" (Bryan Adams), "Dillo Tu" (Fred Bongusto) e "I Was Born to Love You" (Freddie Mercury) inteiras. O resto é trecho. E a cagada na meiuca de "Crazy for You" (Madonna)? Fala sério...
Voltando à vaca fria, obviamente que as trilhas de hoje ainda sentem o efeito do fracasso de "Sabor da Paixão" internacional (2003). E essa trilha fez repensar muita coisa na maneira de se fazer um bom disco. Entrou a mentalidade de não querer arriscar uma boa música em uma trilha falida. Só que se esqueceram que muitas trilhas ótimas salvaram novelas da bancarrota total. Vide: "Gente Fina", "Mico Preto", "O Salvador da Pátria" dentre outras maravilhosas.
Pois vamos à parte que me enerva nessa história: A crítica de boteco. O que é isso? Pois bem, é aquela que a pessoa faz sem conhecimento do que está acontecendo, não consome o gênero e ainda acha que pode falar mal somente por falar. Tirando o horror da capa de "Em Família" internacional, a trilha não é ruim. Cortaram um dobrado para ter "Pretty Hurts" (Beyoncé) abrindo o disco - estima-se que a licença, segundo rumores, foi pelo menos de R$ 1000,00 para a sua liberação na trilha. Isso mesmo o álbum da cantora vendendo feito água. Tem de ver que muita coisa não aparece no disco porque a gravadora não quer: O que acontece é que aquele fdp não compra o CD, baixa a trilha e ainda fala mal. Não gerou lucro, não tem como investir. E, ainda, com o cenário atual, as gravadoras estão dificultando a liberação na cara dura, mesmo. Eu mesmo já passei por isso, pois, para o Vangelis liberar uma música dele para uma produção em que eu participei, cobrou muito caro. E graças a Deus, conseguimos barganhar e ter a música dele no disco.
Gente, dizer "não gostei" é muito vago. Especialmente quando se tem o hábito de "polícia americana" - atira primeiro, analisa depois. Um álbum se degusta pelo menos três vezes antes de se formar opinião. Tem de parar para ouvir. Muitas vezes nos enganamos na primeira impressão. Eu, por exemplo, sempre procuro primeiro tentar compreender o que o artista tentou passar com a música ali. Aí depois que eu dou a impressão final. Tudo bem, eu sou músico, analiso instrumentação, voz, arranjos, som, masterização e etc. Mas tenho certeza de que quando opino, dou uma opinião segura sobre o que eu falo. Coisa que muita gente não faz ou quando opina é somente para gongar com algo. Cadê a turma do faz melhor? Ah, a Som Livre não contratou, né...
Vivemos em um tempo em que a comunidade trilheira só reclama. Eu, antes de reclamar, consumo os álbuns. Só isso me dá um respaldo para reclamar, se for preciso. Agora, só quer baixar grátis e dar nada em troca - por isso que eu sou contra a postagem de trilhas recentes: reparem que não há nenhuma no meu blog - lamento, a pessoa em questão não irá morrer por R$ 25,00. Para isso existe OLX, Mercado Livre... Como investir em caixas de trilhas antigas se não tem garantia de retorno? O próprio internauta se sabota com sua paixão.
Outra coisa: Trilhas de verdade da antiga só em LP e cassete. Ou CD's oficiais. Downloads são para quebrar um galho, mas NÃO SÃO trilhas. Uma sugestão? Tome vergonha e compre um toca-discos. Há ótimos para todos os bolsos - eu mesmo consegui um excelente equipamento gastando pouco - e ainda podem-se encontrar muitas trilhas em estado de novos. Em um ano eu fiz a minha coleção, faltando uns itens, apenas. Também, enquanto houver mercenários, não completo. Não me importo em esperar por uma boa oferta.
Enfim, minha gente, vamos parar com essa coisa "freakzoid" que ocorre quando lançam uma trilha - ponham as mãos para o céu por ainda o fazerem, pois a tendência é isso acabar - e ajudem a reerguer um mercado que nós mesmos acabamos detonando, mas eu tenho plena consciência de que eu estou fazendo a minha parte. FUI!!!
Pois vamos à parte que me enerva nessa história: A crítica de boteco. O que é isso? Pois bem, é aquela que a pessoa faz sem conhecimento do que está acontecendo, não consome o gênero e ainda acha que pode falar mal somente por falar. Tirando o horror da capa de "Em Família" internacional, a trilha não é ruim. Cortaram um dobrado para ter "Pretty Hurts" (Beyoncé) abrindo o disco - estima-se que a licença, segundo rumores, foi pelo menos de R$ 1000,00 para a sua liberação na trilha. Isso mesmo o álbum da cantora vendendo feito água. Tem de ver que muita coisa não aparece no disco porque a gravadora não quer: O que acontece é que aquele fdp não compra o CD, baixa a trilha e ainda fala mal. Não gerou lucro, não tem como investir. E, ainda, com o cenário atual, as gravadoras estão dificultando a liberação na cara dura, mesmo. Eu mesmo já passei por isso, pois, para o Vangelis liberar uma música dele para uma produção em que eu participei, cobrou muito caro. E graças a Deus, conseguimos barganhar e ter a música dele no disco.
Gente, dizer "não gostei" é muito vago. Especialmente quando se tem o hábito de "polícia americana" - atira primeiro, analisa depois. Um álbum se degusta pelo menos três vezes antes de se formar opinião. Tem de parar para ouvir. Muitas vezes nos enganamos na primeira impressão. Eu, por exemplo, sempre procuro primeiro tentar compreender o que o artista tentou passar com a música ali. Aí depois que eu dou a impressão final. Tudo bem, eu sou músico, analiso instrumentação, voz, arranjos, som, masterização e etc. Mas tenho certeza de que quando opino, dou uma opinião segura sobre o que eu falo. Coisa que muita gente não faz ou quando opina é somente para gongar com algo. Cadê a turma do faz melhor? Ah, a Som Livre não contratou, né...
Vivemos em um tempo em que a comunidade trilheira só reclama. Eu, antes de reclamar, consumo os álbuns. Só isso me dá um respaldo para reclamar, se for preciso. Agora, só quer baixar grátis e dar nada em troca - por isso que eu sou contra a postagem de trilhas recentes: reparem que não há nenhuma no meu blog - lamento, a pessoa em questão não irá morrer por R$ 25,00. Para isso existe OLX, Mercado Livre... Como investir em caixas de trilhas antigas se não tem garantia de retorno? O próprio internauta se sabota com sua paixão.
Outra coisa: Trilhas de verdade da antiga só em LP e cassete. Ou CD's oficiais. Downloads são para quebrar um galho, mas NÃO SÃO trilhas. Uma sugestão? Tome vergonha e compre um toca-discos. Há ótimos para todos os bolsos - eu mesmo consegui um excelente equipamento gastando pouco - e ainda podem-se encontrar muitas trilhas em estado de novos. Em um ano eu fiz a minha coleção, faltando uns itens, apenas. Também, enquanto houver mercenários, não completo. Não me importo em esperar por uma boa oferta.
Enfim, minha gente, vamos parar com essa coisa "freakzoid" que ocorre quando lançam uma trilha - ponham as mãos para o céu por ainda o fazerem, pois a tendência é isso acabar - e ajudem a reerguer um mercado que nós mesmos acabamos detonando, mas eu tenho plena consciência de que eu estou fazendo a minha parte. FUI!!!

6 comentários:
Concordo com você e com o Nilson Xavier - tanto em relação ao descaso da Som Livre, quanto com os reclamões de plantão que nem compram trilhas. Realmente, é preciso analisar o contexto, a época de seu lançamento, as músicas... Eu de início não gostei de Em Família Internacional, mas após a terceira ou quarta audição vi que é uma boa trilha, mesmo os brasileiros não fazem feio. Só gostaria de salientar algo que você não citou e o Nilson também não: além do descaso com as capas e seleção de repertório eu acho indefensável duas práticas comuns nos últimos tempos: a repetição "ad nauseam" de algumas músicas (Erva Venenosa - Rita Lee; Alma - Zélia Duncan; Puro êxtase - Barão Vermelho); e também o fato de pegarem músicas de 10 anos ou mais que foram hits em sua época e reaproveitá-las nas trilhas, mesmo sem ter um gancho forte com os personagens (caso de Poema do Ney Matogrosso e Fogo do Capital Inicial em Sangue Bom). Como colecionador eu entendo uma trilha da seguinte forma: quando ela não está fortemente ligada à trama ou a alguns personagens, ela pelo menos representa os sucessos de uma determinada época. Com a inserção de músicas antigas ou repetidas que não se enquadram em um caso ou no outro eu acho que deixa a trilha muito vazia e muito pobre, além de cronologicamente louca. Há anos que não acompanho novelas periodicamente, mas as trilhas não deixo de comprar. E tenho uma saudade enorme da minha infância quando mesmo personagens secundários tinha um tema forte, como não ouvir os primeiros acordes de "Alguém" do Kiko Zambianchi e não se lembrar do Tabaco de Roda de Fogo, ou "Bobo da Corte" do Alceu Valença e não ligá-la ao Paulo Gracindo em Mandala, ou mais longe ainda, "Das Dores de Oratórios" do João Bosco e não se lembrar das cenas da Louca do Sobrado/Ítala Nandi em Direito de Amar? E para piorar a situação vi divulgado na imprensa que a trilha de Império será composta por músicas já usadas em outras novelas do Aguinaldo! É pra acabar com tudo mesmo! Pelo menos eu gostei muito da trilha de Além do Horizonte (que achei superior às três últimas trilhas nacional de novela das nove)e a ousadia da trilha de Meu Pedacinho de Chão. Então é isso. Abraços.
Well, Calcanhotto-San, nós já conversamos sobre isto antes de eu postar isso aqui. Realmente estamos acostumados à uma era em que o personagem e a trilha se confundem, pois uma coisa leva a outra. Hoje em dia a importância que a Som Livre dá para a comunidade trilheira é pouca ou quase nula, mas, como eu já disse antes, eles trabalham com o que tem pra hoje. Quanto à repetição de músicas, estamos também mal-acostumados com uma gravadora que não tinha por hábito repetir música. O que nos deixa fulos é que esse hábito está ficando exaustivo, broxando quem coleciona os álbuns em questão. Bem, eu me sinto desprestigiado como tal, também, mas no momento a Som Livre se preocupa com quem vende. É tarefa nossa reerguer o segmento. Sem nosso apoio, não temos como ter respaldo para reclamar. Abs!
Caro $kywalker, parabenizo a vc pelo texto e também concordo com o q o Nilson Xavier escreveu sobre o tal descaso, mas posso tomar a liberdade de discordar de vc em um ponto? rs.
Eu sou um dos q consideram a trilha internacional de A Gata Comeu como uma das melhores, e isso independe dos cortes abruptos ou das canções q vc desconsiderou (Lovely Love e Caribe). Faixas encheção-de-linguiça sempre existiram, sempre existirão...
Da mesma forma q vc descreveu como "maravilhosas" as trilhas de "Gente Fina", "Mico Preto" e "O Salvador da Pátria", REALMENTE MUITO BOAS e respeito essa sua observação, eu ouço a trilha da Gata há quase 30 anos e te digo q, pra mim, não existe outra tão boa. As q mais se aproximam na qualidade, a meu gosto, são as internacionais de Ti Ti Ti (1985/86), De Quina Pra Lua (1985/86), Hipertensão (1986/87), e até a de Perigosas Peruas (1992) eu gosto, mesmo sendo extremamente "radiofônica". Estas e a da Gata são as q mais ouço, até hoje.
Mas repito: é a MINHA opinião!
Não sou músico, mas já fui comprador de trilhas em vinil e k7, e realmente acho q a qualidade anda cada vez pior. E com certeza é por esse fato q eu não compro mais trilha alguma (nem a da novela mais recente q acompanhei, eu comprei: A Vida Da Gente, isso lá em 2010!!)
Enfim, aproveito pra agradecer a vc por compartilhar seus arquivos com a gente. E acho q foi daqui mesmo q eu baixei a versão da Gata Internacional com as faixas na íntegra e remasterizadas! rs. Te agradeço muito, muito mais por isso.
Abraços!!
Gosto é gosto, gosto de A Gata Comeu Internacional (a nacional é horrível), mas não acho the best. Prefiro A Rainha da Sucata Internacional (mesmo com as bagaceiras) ou Top Model Internacional. Aliás as internacionais de Um Anjo Caiu do Céu, Cara e Coroa e Anjo Mau (versão 2) são perfeitas pra mim. Gosto quando sabem misturar rock com Pop e incluir clássicos ou gêneros do mundo. Na verdade ando preferindo as trilhas das novelas das 18h, aquelas com músicas nacionais, mesmo com os repetecos. São mais gostosas que as das 21h. Aliás, se querem usar as 'requentadas', aquelas que já foram usadas, podiam buscar mais lá atrás (anos 80 e 90). E pelo amor de Dio. A Som Livre tem pacto com o Caetano Veloso, não é possível. Não que eu não goste dele, mas tem ele demais. Bem que ele podia falar mal da Globo um dia desses pra cair na geladeira por um tempo! hehe. Música realmente boa e marcante... Hits de verdade acabaram na década de 90. Chegou anos 2000 e nada mais grudou por muito tempo, pois tudo é rápido demais hoje em dia!
Em 2015, há exatos 4 anos, lançaram Além do Tempo, com quase todo o repertório formado por repetecos, a começar pela faixa de abertura: Palavras ao Vento já havia sido tema de Da Cor do Pecado, em 2004; Pra Você Guardei o Amor com Nando Reis e Ana Cañas esteve em Cama de Gato e por aí vai. Em A Força do Querer vol. 1 (2017), pelo menos três repetecos de Porto dos Milagres,Vereda Tropical e Lado a Lado. Mais recentemente, tivemos os dois volumes de Verão 90, repletos de erros cronológicos, com músicas dos anos 80 nos dois CDs, além do excesso de sertalixo e funk nas atuais trilhas (desafio alguém aqui a não encontrar funk nos CDs da Malhação de hoje). É o fim dos tempos.
Tome vergonha e compre um toca-discos. Concordo também, o problema é onde encontrar um como os dos anos 80 e 90.
Wu tem um national preto 3 em um que parou de funcionar porque não encontra-se peças.
se alguém poder passar alguma dica onde encontrar aceito,
REJANE Fortaleza Ce
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