TRILHA SONORA ORIGINAL NACIONAL:
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FICHA TÉCNICA:
Ano: 1972 - Gravadora: Som Livre
Nº de Catálogo: SSIG 1015 (LP) / K7SSIG 1015 (K7) / C8SSIG 1015 (Cartucho 8-trk) / 0548-2 (CD, 2006)
RIPADO DO CD ORIGINAL
Coordenação Geral: João Araujo
Produção Musical: Eustáquio Sena
Orquestrações: Waltel Branco
Estúdio: Somil
Reedição produzida por: Charles Gavin
Remasterização: Luigi Hoffer para DMS Studio
Fonogramas Som Livre, exceto faixa 3 por Universal Music.
Layout: Joel Cocchiararo
Fotos: Edson Coelho
Capas restauradas por: Cilene Roso @ NewXtension Design
Agradecimentos especiais: Valdir Siqueira (pela cessão de capas) e Nilson Xavier (pelas informações)
PLAYLIST - Músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos:
- FALA DORIVAL / Renata e Flávio
- INSTANTES / Jacks Wu
- RAINHA DE RODA / Elza Soares
- PORCELANA, VIDRO E LOUÇA / Osmar Milito, Luna e Suza
- MADAME SABE TUDO / Nelson Motta
- O BOFE / Osmar Milito e Quarteto Forma [Abertura]
- PERDIDO NO MUNDO / Eustáquio Sena
- QUEM MANDOU / Djalma Dias
- SÓ DE BRINCADEIRA / Sandra
- MOÇO / Betinho
- GREGO SÓ / Os Vips
- MAPA DO TESOURO / Cláudio Faissal
TRILHA SONORA INTERNACIONAL:
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FICHA TÉCNICA:
Ano: 1972 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: SSIGI 5011 (LP) / K7SSIGI 5011 (K7) / C8SSIGI 5011 (Cartucho 8-trk)
Seleção de repertório: Som Livre
Coordenação de produção: João Araujo
Orquestração (faixa 7:) Waltel Branco
Remasterização: Sky Walker
Pesquisa de atualização de créditos dos fonogramas: Sky Walker
Arte-final, Adaptação gráfica e Diagramação: Sky Walker
Layout: Joel Cocchiararo
Fotos: Edson Coelho
Fonogramas cedidos por: Som Livre (1 e 6), UMG (2, 4, 5, 10 e 12), Disc A'Z (3), Evasion Disques (7), WEA (8, 11 e 13) e Light In The Attic Records (9).
PLAYLIST:
- ALONE AGAIN (NATURALLY) / Excelsior
- ROCKET MAN (I THINK IT'S GOING TO BE A LONG, LONG TIME) / Elton John [subtítulo omitido do LP]
- ARABIAN MELODY / Pop Concerto Orchestra
- BABY LET ME TAKE YOU (IN MY ARMS) / Detroit Emeralds [subtítulo omitido do LP]
- YOUR WONDERFUL SWEET, SWEET LOVE / The Supremes
- SWEET CONCERT / Free Sound Orchestra
- CONCERTO POUR UN ÉTÉ [Version RTL]* (Concerto Para Um Verão) / Alain Patrick
- WAITIN LINE / Spyder's Gang [escrito sem apóstrofo, mesmo]
- I'LL BE HERE / Jim Sullivan
- PRECIOUS LITTLE THINGS / The Supremes
- IT'S GONNA TAKE A MIRACLE - MEDLEY** / Honey and The Bees
- LOVE SONG / The Jackson 5
- MACARTHUR PARK / Dionne Warwick
Notas:
*A faixa e o nome do disco só tiveram o título traduzido para o português no Brasil e espanhol nos países de latino-americanos. A faixa com os efeitos de gaivotas e de ondas foi faixa-bônus na edição digital do álbum.
**Compreende as músicas: IT'S GONNA TAKE A MIRACLE, HURTS SO BAD e GOING OUT OF MY HEAD, todas dos mesmos autores.
Oi, Padawans! Toddys bem?
"O BOFE" está no ar. Novela das 22 horas escrita por Bráulio Pedroso e, posteriormente, Lauro César Muniz, não emplacou no horário que é reservado para novelas experimentais. "Bofe" significava, naquele tempo, homem feio e rude. Atualmente é que significa "homem gostoso".
Seguindo o então conceito de Trilha Sonora Original nos moldes cinematográficos, foi a terceira escrita por uma dupla de compositores: Roberto e Erasmo Carlos (anteriormente foram "O Primeiro Amor" de - majoritariamente - Antônio Carlos e Jocafi com Ildásio Tavares e "Selva de Pedra" de Marcos e Paulo Sergio Valle).
Sinceramente, gente: a trilha nacional é muito mais ou menos e para não dizer que eu adquiri ranço eu salvo o tema de abertura (interpretado por Osmar Milito e Quarteto Forma) e "Rainha de Roda" (Elza Soares). Além de vir com apenas 12 faixas não tem a mesma qualidade de outras composições da dupla e a impressão é de que tudo foi feito muito nas coxas, de má qualidade. Parece algo feito enquanto Erasmo meditava no vaso sanitário e pra fazer uma grana extra fácil. As letras falam sobre nada. Não vale o absurdo que os mercenários pedem nos sebos e Mercado Livre da vida só porque é uma trilha de Roberto e Erasmo. Não pago caro por merda. Quando eu comprei o meu foi com a capa alternativa da reedição (Pelé comemorando o tricampeonato do Brasil) que é bem mais em conta. A faixa que eu mais detesto é "Madame Sabe Tudo" (Nelson Motta), que é uma charanga irritante em tudo: voz, instrumental, arranjo... (eu jogaria uma bomba só para ficar em silêncio. Já que a música é uma merda não gravem, pelo amor de Deus!). Aquele clarinete tresloucado permeando a gravação toda me enlouquece juntamente com aquele banjo intermitente. Veredito: PERDA DE PETRÓLEO.
É isso. Postei porque tinha de postar, apenas.
Quanto à trilha internacional eu sou infinitamente mais simpático. Curiosamente possui 13 faixas (o praxe é que venha com 14 faixas). Gilbert O'Sullivan parece que não liberava suas gravações para figurarem em trilhas brasileiras e por isso grupos como Excelsior e Spirit of Freedom faziam covers de suas músicas. "Alone Again (Naturally)" é bem mais bonita no original e saiu pelo selo Pick/RGE.
O grande hit do disco foi "Rocket Man (I Think It's Going to Be A Long, Long Time)" de Elton John (tema de Demetrius, o grego / Cláudio Marzo) e meu xodó é o medley "It's Gonna Take A Miracle" (Honey and The Bees). The Supremes emplaca duas músicas ("Your Wonderful Sweet, Sweet Love" e "Precious Little Things") do álbum "Floy Joy" - o que contém a música de mesmo nome que foi tema de "Selva de Pedra" - e "Love Song" (The Jackson 5) apareceria a primeira vez aqui - a segunda foi em "Uma Rosa Com Amor" e foi atribuída a Michael Jackson.
A trilha internacional veio como bálsamo para os ouvidos depois da insossa trilha nacional. Essa vale a pena.
Bem, Padawans, é tudo por hoje. Bom feriado! Beijundas e FUI!


4 comentários:
Eu acho incrível como Roberto e Erasmo conseguiram criar uma trilha tão irrelevante, em vários níveis. As músicas, no geral, são bem aquém de outras do mesmo período, como de Selva de Pedra, por exemplo. Dá pra identificar o estilo dos compositores em algumas músicas, mas, nada perto do que Roberto apresentou em seus discos de 71 e 72. A melhor música, aliás, é o tema de abertura, uma bela crítica social (que me soa mais Erasmo e menos Roberto) e que não combina nada com a proposta anárquica da novela (seria isso proposital, em tom de deboche?).
Não deixa de ser ruidoso que, em 50 anos de especiais na Globo Roberto nunca tenha cantado uma única música da novela, sendo ele noveleiro confesso, em algum dos tantos momentos de nostalgia. Esquisito, esquisitíssimo.
A trilha internacional é uma delicinha mesmo. Gosto muito de Rocket Man, Arabian Melody, Love Song, Macarthur Park e principalmente do Medley e Precious little things (The Supremes é tudo de bom).
Essa eu tenho em LP, há muitos anos (pena que os discos da Odeon deixavam a desejar, principalmente em graves).
Muchas gracias.
Saludos.
Maravilha!!!
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