quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Novela: A PATOTA [Remastered] (Som Livre, 1972)

Baixe este álbum aqui.
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1972 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: SSIG 1022 (LP) / K7SSIG 1022 (K7)
Coordenação Geral: João Araujo
Produção Musical: Eustáquio Sena
Remasterizado e Revisado em 2024 por: Sky Walker
Pesquisa de atualização de créditos de fonogramas: Sky Walker
CAPA
Layout: Joel Cocchiararo
Fotos: Edson Coelho
Capas gentilmente cedidas por Ulysses Wanderley. Thanks, Uly! ;-)
Capa restaurada por Sky Walker
Fonogramas gentilmente cedidos por SIGLA, exceto Chelsea Records (3) e UMG (5 e 6).

PLAYLIST:
  1. THE PUSHBIKE SONG / The Clowns
  2. A GAROTADA / The Clowns
  3. ECHO VALLEY 2-6809 / Wayne Newton
  4. PROFESSOR BORBOLETA / The Clowns
  5. SILLY WASN'T I / Valerie Simpson
  6. PAPA WAS A ROLLIN' STONE / The Temptations
  7. A PATOTA / The Clowns [ABERTURA]
  8. ANJO DA MANHÃ / The Clowns
  9. NICK O VIRALATA / The Clowns
  10. OOH - WAKKA - DOO - WAKKA - DAY / The Clowns
  11. VALSA DOS ANJOS / The Clowns
  12. BEAUTIFUL SUNDAY / The Clowns
  13. YOU ARE EVERYTHING / The Clowns
  14. MEET ME ON THE CORNER / The Clowns
        Oi, Padawans! Todes bem?
        No dia 2 de julho de 2016 eu postei "A Patota" pela primeira vez no blog. Como estou postando um mix da série "Som Livre Masters Trilhas" (2006) com a série "Campões de Audiência" (2001) com suas respectivas trilhas internacionais quando lançadas, essa aqui que não parou em nenhuma das duas séries passou por um recall e revisei a masterização, re-equalizando e acertando a rotação (os discos da Odeon eram fabricados com uma rotação ligeiramente mais lenta) usando um afinador eletrônico. Como agora estou contando com meu som amplificando o que eu faço no computador, não me engano mais ao fazer a coisa apenas com o fone de ouvido. O disco original já tem um som intragável. Eu tentei melhorar a coisa da outra vez e agora, 8 anos depois, é que está começando a ficar com som agradável. Melhor seria se tudo estivesse disponível de fonte digital, o que não é a realidade. 
        Em primeiro lugar, queria eu entender quem são os The Clowns. Seria a banda Os Carbonos? Conjunto Excelsior? Marcos Valle juntamente com toda essa turma? Sabemos que a produção é de Eustáquio Sena, mas será que ele foi algo mais além de produtor? Jamais saberemos.
        Em segundo lugar, qual deve ter sido o critério para ter optado por colocar covers em vez das gravações originais? Queria saber...
        Então, vamos conferir como ficou? Boa viagem musical!
        P.S.: Embaixo eu reposto o release original.
        P.P.S.: Qual arranjador achou que guitarra distorcida ficaria bom nas músicas? Isso irrita o ouvido e ainda pensam que é defeito da gravação...

           "Oi, gente! Tudo bem? Durante a madrugada eu postei este álbum com as músicas da novela "A PATOTA", de Maria Clara Machado, voltado ao público infantil e adolescente. É uma trilha muito bacana com covers muito legais feitos pela fictícia banda The Clowns, por vezes revezado entre O Som Livre, Marcos Valle e parentes e a banda Excelsior.
           O disco começa com "The Pushbike Song", sucesso da banda The Mixtures em 1970 que ganhou um cover bem competente com aquele estilo country jovial, típico do período em que foi lançado. Essa música foi regravada pela banda Mungo Jerry em 1990 e foi composta pelos irmãos Idris e Evan Jones. Chegou ao segundo lugar das paradas, mas perdeu o posto quando "My Sweet Lord" (George Harrison) foi lançado.
           Wayne Newton, ou Mr. Entertainment, lançou em 1972 o álbum "Daddy, Don't You Walk So Fast" pela Chelsea Records (representado em alguns países - inclusive o Brasil - pela RCA, atual Sony Music) e foi deste álbum que saiu a belíssima balada "Echo Valley 2 6809". 2 6809 era um número de telefone, gente!
           Valerie Simpson, mais conhecida por fazer dupla com seu marido Nicholas Ashford formando, assim, os Ashford & Simpson, era uma compositora dona de grandes hits da Motown. "Silly Wasn't I" saiu de seu álbum homônimo lançado pela Tamla Records (subsidiária da Motown) e teve um modesto lugar nas paradas americanas de R&B (chegou à 24.ª posição) com "Silly Wasn't I".
           "Papa Was A Rollin' Stone" foi um dos grandes sucessos da banda The Temptations e é parte do álbum "All Directions" lançado pela Gordy Records e pela Motown para o mundo. A versão que saiu no compacto, apesar de grande, é de 6:54 (lembrando que compactos de 45 rpm não suportam tanta minutagem) e a do álbum dura 12:02. Para o disco da novela usaram a do álbum e cortaram quando completou 5 minutos, mas aqui você confere com todos os doze que a faixa possui.
              De resto, The Clowns ainda faz covers de "Ooh-Wakka-Doo-Wakka-Day", um pop country de Gilbert O'Sullivan, "You Are Everything" (de Marvin Gaye & Diana Ross), "Beautiful Sunday" (de Daniel Boone) e "Meet Me on the Corner" (cover da banda Lindisfarne). Claro, possui também composições originais do maestro Waltel Branco aqui. Foi um disco muito difícil de fazer pois a qualidade do LP é ruim. Enfim, está aí. Espero que curtam. FUI! :-)"

(Sky Walker, 2 de julho de 2016.)

2 comentários:

Iluvatar - de Chiador-MG disse...

Excelente!

K. Araújo disse...

Cuido que o projeto The Clowns seja em verdade o projeto O Som Livre, aka Free Sound Orchestra.
E "Beautiful Sunday" ficou ótima na versão deles.