- MAR DE COPACABANA / Gilberto Gil*
- QUERO FICAR COM VOCÊ / Maria Bethânia**
- O NOSSO AMOR A GENTE INVENTA (ESTÓRIA ROMÂNTICA) / Cazuza***
- DOUBLÉ DE CORPO / Heróis da Resistência*
- ESQUECE E VEM / Nico Rezende****
- ºKÁTIA FLÁVIA, A GODIVA DO IRAJÁ / Fausto Fawcett e Os Robôs Efêmeros*/+
- AMANHÃ É 23 / Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens*/++
- FOGO DE SAUDADE / Beth Carvalho*****
- O MUNDO É UM MOINHO / Ney Matogrosso°°
- QUEM ME OLHA SÓ / Barão Vermelho*
- RETRATOS E CANÇÕES / Sandra SẺº
- FLORES EM VOCÊ / Ira!*/++++
Produzido por *Liminha **Caetano Veloso e Guto Graça Mello ***Ezequiel Neves e Jorge Guimarães ****Nico Rezende. Direção Artística: Liminha *****Renato Corrêa °°Mazola ººº Michael Sullivan
Co-Produzido por +Iraí Campos ++Paulo Junqueiro +++Ezequiel Neves ++++Pena Schmidt, Paulo Junqueiro, Vitor Farias e IRA! Direção Artística: Liminha.
 |
| Baixe esta trilha em FLAC Lossless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1987 - Gravadora: Som Livre
Nº de Catálogo: 590.002 (LP) / 595.002 (K7)
Seleção de Repertório: Sérgio Motta
Edição (LP e K7): Ieddo Gouveia
Remasterizado por Sky Walker
Faixa 4 gentilmente cedida por Nell e remasterizada e re-equalizada por Sky Walker.
Faixa 10 gentilmente cedida por David Schenoor e remasterizada por Sky Walker.
Fonogramas cedidos: SME (1, 3, 5, 6 e 13), UMG (2), Magnet/WEA (4), WEA (7, 8, 9 e 11), Pow Wow Records (10), Som Livre (12) e Gegia Srl (14).
CAPA
Fotos: Marisa Alvarez Lima
Coordenação gráfica: Felipe Taborda
Arte-Final: Eduardo Borges
Restauração de capas: Sky Walker
Adaptação de capas para CD: Sky Walker
Encarte: Sky Walker
Pesquisa de Atualização de Créditos de Fonogramas: Sky Walker
PLAYLIST:
- COMING AROUND AGAIN / Carly Simon
- DON'T DREAM IT'S OVER / Crowded House
- MIRACLE OF LOVE / Eurythmics
- AT THE BACK OF MY HEART / MCR
- YOU'RE THE VOICE / John Farnham
- WORDS GET IN THE WAY / Gloria Estefan and Miami Sound Machine
- THIS LOVE / Bad Company
- DON'T GET ME WRONG / The Pretenders
- TWO PEOPLE / Tina Turner
- NEVER GONNA LEAVE YOU / Subject
- STAY THE NIGHT / Bnejamin Orr
- FOOLISH PRIDE / Sasha
- I'LL BE OVER YOU / Toto
- THOUSAND MILES FROM HOME / Jim Porto
Olá, Padawans! Todes bem?
Hoje iremos falar das trilhas de "O Outro", novela das 8 (20 horas) de Aguinaldo Silva que foi ao ar em 1987. Confesso que pouco me lembro dessa novela - as trilhas sonoras. Na minha casa minha mãe dava preferência ao canal concorrente - Rede Manchete - e à novela "Corpo Santo", também dona de duas trilhas sonoras excelentes.
A trilha nacional foi toda radiofônica - ou seja: todas as 12 músicas foram amplamente tocadas no rádio e se tornaram grandes sucessos - e produzida por Liminha. Ex-Os Mutantes, Arnolpho Lima Filho foi baixista da banda a partir do álbum "A Divina Comédia Ou Ando Meio Desligado" em 1970. Depois de um disco engavetado em 1973 (relançado somente em 1992) e já sem a Rita Lee na banda ele seguiu os rumos da produção fonográfica, em especial nos anos 1980 onde produziu, com sucesso, Ultraje A Rigor e Titãs ajudando esses rapazes a fincarem seus nomes na corte da música brasileira.
Vamos começar falando de "Mar de Copacabana" de Gilberto Gil. Sua versão original saiu primeiramente no álbum "Extra" em 1983 e foi regravada em 1987 a priori para o álbum "Em Concerto", só que não saiu na primeira edição. Com a inclusão da música na trilha sonora da novela, ela que até então havia saído somente na edição em CD do álbum como faixa-bônus, saiu também em LP substituindo a faixa 1B "Cores Vivas".
Quando Maria Bethânia gravou o álbum que posteriormente foi chamado de "Dezembros" em 1986 quase descartou a música "Quero Ficar Com Você", de seu irmão Caetano, do lista final de músicas do disco por achar que não se encaixava no conjunto final. No final das contas, a mesma virou música de trabalho da cantora juntamente com "Anos Dourados", música de Tom Jobim que ganhou letra composta por Chico Buarque.
Cazuza se deu bem em carreira solo. O ex-vocalista do Barão Vermelho fez sucesso com "Exagerado" e seu álbum de estreia autointitulado pela Som Livre. Já em 1987 ele foi para a casa nova - PolyGram - justamente para calar a boca dos maliciosos e provar que não precisava da ajuda do pai para alavancar a carreira (para quem não sabe, Cazuza era filho do então presidente da Som Livre João Araújo). O primeiro single (música de trabalho) foi "O Nosso Amor A Gente Inventa (História Romântica)", composição dele em conjunto com o guitarrista Rogério Meanda e o tecladista João Rebouças (que também tocam no disco). Curiosamente os dois primeiros discos do Cazuza são difíceis de se achar em vinil e em CD (em especial "Só Se For A 2").
Leoni havia deixado a banda Kid Abelha - e se separado de sua vocalista Paula Toller -, formou a banda Heróis da Resistência, gravou um disco autointitulado em 1986 pela WEA e emplacou duas músicas em novelas. Enquanto "Só Pro Meu Prazer" entrou para a novela "Hipertensão" em 1987, "Doublé de Corpo" (atualmente se grafaria "Dublê de Corpo") fez um enorme sucesso na trilha de "O Outro". Composição do vocalista Leoni e do tecladista Lulu Martin.
Nico Rezende já havia emplacado a música "Perigo" (Zizi Possi) como compositor e botou a cara no sol no ano seguinte. Com direção artística de Liminha ele lançou, pela WEA, seu disco autointitulado e o single "Esquece e Vem". Em 1987 o formato compacto simples (7") foi abolido do Brasil e os singles passaram a sair em 12" (do tamanho de um LP) naquilo que eles chamavam do discos promocionais ou promos. Na WEA o lado A era a música em 33 RPM e no lado B vinha em 45 RPM. Nunca entendi o por que disso, mas paciência... P.S.: O mesmo aconteceu com todas as músicas da WEA presentes na trilha da novela.
ºO álbum de estreia de Fausto Fawcett (sobrenome em homenagem à atriz Farah Fawcett, mais conhecida por ser a loura de "As Panteras") e Os Robôs Efêmeros rendeu a icônica "Kátia Flávia". Tocou num baile, por ter certeza de que a pista enche e todos gritam "calcinha!" até hoje. O título da música pode ser encontrado com variantes e todas elas foram oficializadas pela WEA: "Katia Flavia" (sem acento nas edições em LP e cassete em 1987), "Kátia Flávia" (com acento e assim veio na edição em CD de 2001) "Kátia Flávia, Godiva de Irajá" (em algumas edições do promo single da WEA) e "Kátia Flávia, A Godiva do Irajá" (na segunda tiragem do promo, no selo do CD de 2001 e na trilha estrangeira de "Tropa de Elite"). Eu optei por renomear por "Kátia Flávia, A Godiva do Irajá" por ser a mais usada.
A Rádio 98 FM, grande divulgadora das trilhas da Som Livre no Rio de Janeiro, fazia um mash-up com "Kátia Flávia" e a música "O Quê?" dos Titãs ajudando, assim, as duas músicas a ficarem estouradas nas pistas e nos rádios.
Kid Abelha emplacou "Amanhã é 23". A faixa entrou no disco "Tomate" fechando o álbum que lançado no mesmo ano pela WEA. O detalhe curioso é que Leoni havia deixado o grupo um ano antes por conta da separação de Paula e entrou o baterista Claudinho Infante, um Kid que nunca escutei falar mas que gravou - além do álbum "Ao Vivo" de 1986 - o de 1987. A banda finalmente se assume como trio em 1989, no disco "Kid".
"Beth" foi o último disco da cantora Beth Carvalho pela RCA em 1986 - depois disso ela assinou com a PolyGram. O álbum recebeu reedição em CD em 2000 e trouxe "Fogo de Saudade" como hit da cantora. Até a sua morte, Beth foi respeitada e endeusada no mundo do samba por toda a sua discografia e por trazer luz ao Cacique de Ramos e ser madrinha de Zeca Pagodinho.
Ney Matogrosso colocou em LP seu show "Pescador de Pérolas" que saiu, na época, pela CBS (atual Sony Music) e com ela "O Mundo É Um Moinho", faixa de abertura do disco ao vivo com violão de Raphael Rabello (também grafado como Rafael Rabello, falecido em 1995 em decorrência de arritmia cardíaca e parada respiratória).
Quem disse que por ter Cazuza no disco isso impediria do Barão Vermelho também estar presente na mesma trilha? Tanto estiveram em "O Outro" que repetiram a dobradinha em "Vale Tudo" ("Pense e Dance" / "Faz Parte do Meu Show"). Aqui emplacaram o blues "Quem Me Olha Só", composição de Frejat e Arnaldo Antunes. A banda ainda mantinha a formação clássica (Frejtat, Dé, Guto Goffi e Maurício Barros) sem Cazuza e o disco era "Rock 'N Geral".
A novela é lembrada por outro grande hit. Se "Kátia Flávia" foi o hit das pistas, "Retratos e Canções" (Sandra Sá) foi o hit romântico que tocou à exaustão no rádio. Composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas com as quatro mãos de Robson Jorge e Lincoln Olivetti nos teclados, essa música saiu de um dos discos mais pop de Sandra, o álbum autointitulado de 1986 pela RCA.
O disco termina com o tema de abertura da novela: "Flores em Você" (Ira!), composição de Edgard Scandurra, ganhou um sofisticado arranjo de cordas feito pelo renomado maestro e violoncelista Jacques Morelenbaum e marcou uma geração inteira, por mais que a música fosse muito curta. Saiu do disco "Vivendo e Não Aprendendo" de 1986 pela WEA.
UM BREVE RESUMO SOBRE O DISCO INTERNACIONAL...
Foi a sexta trilha sonora de novela mais vendida da história da Som Livre (1.164.299 cópias - fonte: Vincent Villari, Som Livre e ABPD). Assim como a sua irmã nacional tinha 11 hits de 12 músicas tocando no rádio a internacional, mesmo com uma seleção muito boa, pesou menos na seleção pois a novela estava sendo um sucesso. Como não tinham de alavancar nenhuma audiência, foram mais tranquilos na internacional.
Todo o Lado A exceto faixa 6 mais as faixas do Lado B 3, 4 e 7 vieram editadas no LP e cassete. A seleção de repertório é muito boa, mas quem masteriza (eu e meus colegas Bugrim, Saladificador e etc.) topa com o mesmo bat-problema de sempre: Arranjar uma boa fonte ou até fonte digital das faixas de gravadoras pequenas ou sem representação alguma no Brasil e em lugar algum. Isso também vale para faixas pertencentes à Som Livre e gravadas exclusivamente para a novela. Caso de "Foolish Pride" (Sasha). Tem gente que se vira e consegue falar com o artista da faixa e consegue arrumar a música com ele - caso do amigo Nell, que já tirou cada música de trilha do obscurantismo e nos revelou as versões completas. Isso quando não saímos feito loucos pelos sebos da vida atrás de qualquer pista fonográfica deles: Seja um compacto, um mix, um álbum ou um CD. Eu tenho uma porção de discos que comprei somente por causa disso. Fonogramas distribuídos pela Fermata (FIF), RGE e outros selos menores e até extintos dão nó na gente! Então já agradeceu seu blogueiro por te proporcionar uma audição estendida da sua trilha preferida? Se não, eu sugiro que o faça. Vida de remasterizador não é fácil! E, às vezes, é cara! A gente deixa de comprar papel higiênico pra levar o disco com o nosso mísero aqué!
Vamos às faixas complicadas direto: pela primeira vez em um remaster "At The Back of My Heart" (MCR) comparece em sua forma completa, conseguida graças ao Nell. Ela saiu em um compacto de 45 RPM pelo selo Magnet (atualmente representado pela Warner Music). Obviamente eu reequalizei e remasterizei para ficar pau a pau com o restante das faixas. O resultado final me tocou.
Já "Never Gonna Leave You" saiu pela gravadora Pow Wow Records e no Brasil ganhou representação pela Fermata / FIF. Só que só achei o single 12" no exterior com a faixa completa. Essa também me veio pelas mãos de outro cara ímpar, que é David Schenoor. Antes de eu começar ele era a Suzana Vieira de todos nós, com a diferença de que tinha tempo para quem estava começando. Ele já estava aí quando eu comecei com isso 20 anos atrás e nem tinha me assumido como Sky Walker ainda.
Infelizmente vou ficar devendo "Thousand Miles From Home" (Jim Porto). Se serve de consolo e para sua informação, nem o próprio Jim Porto possui mais o fonograma. Então, até segunda ordem, a música realmente acaba como no disco da novela. No site Discogs essa gravação é citada somente dentro do disco da novela mas a gravadora é Gegia Srl da Itália. Certamente seria mais fácil se saísse pela Sigla Quattro, braço italiano da Som Livre.
A trilha internacional é cheia de hits: "Coming Around Again" (Carly Simon), "Don't Dream It's Over" (Crowded House), "Miracle of Love" (Eurythmics), "Words Get In The Way" (Gloria Estefan and Miami Sound Machine), "Don't Get Me Wrong" (The Pretenders)", "Two People" (Tina Turner), "Stay The Night" (Benjamin Orr) e "I'll Be Over You" (Toto). É só baladão romântico tirando a dos Pretenders, que é um rock pop e "You're The Voice" (John Farnham), outro hit pop poderosíssimo. O disco fica ainda mais gostoso com a faixa do MCR inteira.
Bem, é isso, povo! Espero que gostem dos posts e lembrem-se de deixar um aquézinho pro Titio pro meu aniversário. Poxa, gente, não estão gostando do meu trabalho? Fortalece aí, vai... O Titio agradece! ;-)
Beijundas e FUI!