quinta-feira, 9 de maio de 2024

Vale A Pena Ouvir em FLAC: BEBÊ A BORDO - Internacional (Som Livre, 1988)

Baixe esta trilha em FLAC Lossless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988. Gravadora: Som Livre.
No. de cat.: 406.0037 (LP) / 746.0037 (K7)
Gerente de produto: Toninho Paladino
Seleção de Repertório: Sérgio Motta
Edição: Ieddo Gouveia
Masterizado por: Sky Walker exceto faixa 12, masterizado por Nell e remasterizado por Sky Walker.
Agradecimentos especiais ao Nell pela cessão da faixa 12. 
CAPA: Direção de arte: Marciso "Pena" Carvalho
Fotos: Frederico Mendes
Ator capa: Guilherme Leme Garcia
Bebê contracapa: Beatriz Bertu
Logo contracapa: DISCO: O presente que todo mundo gosta
Capas restauradas por Sky Walker
Adaptação gráfica para CD: Sky Walker
Pesquisa para atualização sobre informações dos fonogramas: Sky Walker
Fonogramas gentilmente cedidos por: PolyGram* CBS** BMG Ariola*** Sigem**** WEA+ EMI-Odeon++ FIF+++
"I'm No Rebel / View from A Hill" - P 1988 EMI-Odeon sob licença da EMI Records Ltd. - Inglaterra
"Downtown Life / Hall and Oates" - P 1988 Arista Records Inc. (USA)

PLAYLIST:
  1. I DON'T WANNA GO ON WITH YOU LIKE THAT* / Elton John
  2. BUILD [Melô do Papel]** / The Housemartins
  3. 1-2-3** / Gloria Estefan & Miami Sound Machine
  4. I WONDER WHO SHE'S SEEING NOW*** / The Temptations
  5. LE BAL MASQUÉ**** / La Compagnie Créole
  6. SO LONG**** / Eddy Benedict (Edinho Santa Cruz)
  7. DOWNTOWN LIFE*** / Hall and Oates (Daryl Hall & John Oates)
  8. I DON'T WANT TO LIVE WITHOUT YOU+ / Foreigner
  9. I'M NO REBEL++ / View From A Hill
  10. NO PAIN (NO GAIN)** / Betty Wright
  11. STRANGELOVE [Pain Mix]+ / Depeche Mode
  12. QU'EST-CE QUE TU FAIS? [Melô da Lambateria]+++ / Formule II
  13. NEVER TEAR US APART* / INXS
  14. ELECTRICA SALSA (BABA BABA)**** / Off (Organisation For Fun)
  15. LE BAL MASQUÉ [Long Version]°°**** / La Compagnie Créole
  16. QU'EST-CE QUE TU FAIS? [Vocal Version]°°+++ / Formule II
°Faixas-bônus.

          Oi, Padawans! Todes bem?
        Continuando a nossa linha de trilhas-farofa mas com um toque de glamour, desta vez eu trago a trilha da novela de Carlos Lombardi: BEBÊ A BORDO. Uma novela com muito sarcasmo e, pra variar, gente peluda. Os peludos da vez foram Tony Ramos e Guilherme Leme que junto com o seu irmão vivido por Guilherme Fontes falavam nas tais "coelhadas (transadas)" como se não fizessem outra coisa. A novela acabou cativando o público pelo seu estilo anárquico e pela bebê Heleninha, vivida na primeira fase por Caroline e Roberto e na segunda por Adriana Tausz e Beatriz Bertu, a menininha que ilustra a contracapa da trilha internacional.
            A trilha internacional foi lançada às portas do Natal sendo o produto da data festiva pela Som Livre. Fazendo um grupo com as trilhas lançadas no ano, que foram todas boas - "Sassaricando", "Fera Radical" e "Vale Tudo" - "Bebê A Bordo" é a trilha dos posers dos anos 80 que não sabem porcaria nenhuma sobre o assunto e quando não falam que a sua trilha preferida é a"A Gata Comeeeewww" (pense num maconhado falando isso - risos, falam que é essa aí. Mas, calma, gente, a trilha de fato é boa: Primeiro que vinha um grande hit, porém, na versão remixada: "Strangelove" (Depèche Mode - sim! O correto é com o acento grave apesar de que com os anos a banda não usava mais e assim veio escrito no disco. Significa "Depressa, moda!" em francês) era, na época, aquela música que todo mundo curtia, dançava nos clubes, mas ninguém sabia qual era o nome. Depois é que vinham outros hits como a música do Elton John que na capa e no selo veio grafada errado ("I Don't WANNA Go On With You Like That" - veio I Don't Want Go On...). Ainda vinha com "Build", aqui popularizada como "Melô do Papel", dos Housemartins, cujo membro mais famoso era um incógnito baixista da banda chamado de Norman Cook. Anos mais tarde ele faria sucesso como o DJ Fatboy Slim. 
           Temos grupos consagrados como os caras dos Temptations e a sua romântica e moderna "I Wonder Who She's Seeing Now", a diva Betty Wright com o sucesso "No Pain (No Gain)", Foreigner com outra baladona "I Don't Want to Live Without You"e INXS indo para as paradas com "Never Tear Us Apart". Falando neles...
          ...Sempre tem um viado cara, ainda por anos, que cisma que "Never Tear Us Apart" não é a versão presente no relançamento. Ô, energúmeno: o disco da novela cortou o primeiro pedaço mas deixou a minutagem escrita no selo como se não a tivesse (2:51). Na realidade no disco da novela ela dura 2:01. Se você quiser música pela metade, procure em outro blog que curta colocar músicas pela metade. Eu quando trepo faço sexo transo eu não tiro antes de gozar. Então por que deixar a música pela metade feito coito interrompido? Gente chata...
           Temos ainda duas faixas que lembram a lambada que estava começando a fazer sucesso na época: O clássico "Le Bal Masqué" diretamente de 1984, aqui na versão single. Tem a faixa-bônus que é a versão do álbum homônimo. Também "Qu'est-Ce Que Tu Fais?" - conhecida como "Melô da Lambateria" - pelos belgas do duo Formule II, também lançada em 1984 em um compacto (ou single) 45 RPM cujo lado B, com a versão instrumental, foi parar na trilha. Eles só lançaram essa e mais uma música, "Dou-Dou L'Amour". Ambos os compactos são dificílimos de se achar. Neste lançamento a faixa vem inteira e ainda de bônus coloquei a versão vocal, que compreende o lado A do single.
           Também comparece o projeto "Off" (ou Organisation For Fun) com a sua "Electrica Salsa (em alguns países com o subtítulo 'Baba Baba')", que tocou com certa frequência na novela. Luca Anzilotti e Michael Münzing iriam, no futuro, ser os caras por trás do Snap! com os pseudônimos de Benito Benites e James "Virgo" Garret III. Essa gravação é de 1986 e chegou ao Brasil por um disco mix da Sigem somente dois anos depois. Esta é a single version. O clipe é tosco com (d)efeitos especiais e botando um bando de velhinhos pra dançar.
            Bom, amanhã eu volto. Tchau, Padawans!!!! :-)

3 comentários:

Rafael disse...

Olá Skywalker!

Excelente o teu blog... Procuro em FLAC pela trilha sonora da inesquecível novela da extinta TV Manchete, a "Kananga do Japão". Você teria essa trilha sonora em especial? Você me deixaria imensamente feliz se sim e se pudesse postá-la aqui... Meu sonho é um dia ter essa trilha no máximo de qualidade possível... Abraço!

Sky Walker™® disse...

Rafael: Talvez quando eu conseguir um cassete oficial em excelente estado eu faça o Kananga do Japão mas por enquanto não cogito porque o som do LP definitivamente não ajuda - e olha que o meu é zero bala! Abração.

Blog do Andinho disse...

Obrigado por mais um presentaço, seu $ky!! Bebê a Bordo é uma das minhas novelas favoritas e a trilha sonora dela é fantástica, inclusive acho a melhor das que foram lançadas em 1988. Se vierem a trilha nacional e também a complementar Lambateria Tropical, ambas em FLAC, serão muito bem vindas!
Só um (outro) comentário: olha a implicância/pegação de pé/perseguição com quem gosta da trilha internacional de A Gata Comeu, poxa vida! A gente é legal e tem bom gosto SIM! hahahahaha
Abraços!!