![]() |
| Baixe este álbum em FLAC Loseless aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 2000 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 2281-2
RIPADO DO CD ORIGINAL.
Gravação: Unidade Mòvel ARP (Som Livre)
Direção Artística: Hélio Costa Manso
Produção: Renato Leite
Mônica Salmaso gentilmente cedida por Pau Brasil.
Kleber Albuquerque & Rafael Alitério e Moacyr Luz gentilmente cedidos por Dabliú Discos
Ná Ozetti gentilmente cedida por Ná Records.
Lula Barbosa gentilmente cedido por Atração.
Tianastácia gentilmente cedidos por EMI Music.
Gravado nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro de 2000 no Credicard Hall - São Paulo
Masterização: Carbonos Estúdios
Projeto: Gabriela Corrêa
Coordenação Gráfica: Marciso "Pena" Carvalho
Logotipo Festival: © TV Globo 2000
PLAYLIST:
- TUBAÍNA / Fernando Chuí
- ESTRELA DA MANHÃ / Mônica Salmaso e Banda
- XI, DE PIRITUBA A SANTO ANDRÉ / Kleber Albuquerque e Rafael Alitério
- SHOW / Ná Ozzetti
- EU SÓ QUERO BEBER ÁGUA / Moacyr Luz
- MORTE NO ESCADÃO / Tianastácia
- NECESSIDADE BÁSICA / Paulinho Lemos
- BIGAMIA / Ronald Valle
- TUDO BEM, MEU BEM / Ricardo Soares [VENCEDOR]
- TEMPO DAS ÁGUAS / Bilora
- BRINCOS / Lula Barbosa
- CANSAÇO / Pedro Castello e Banda
Olá, Padawans! Trouxe mais um disco de Festival editado pela som Livre em 2000. O festival anterior havia acontecido quinze anos antes (1985), quando Tetê Espíndola entrou para a eternidade musical com "Escrito Nas Estrelas".
No ano de 2000 a música ganhadora - e motivo de muitas vaias por ter sido a campeã - foi "Tudo Bem, Meu Bem" (Ricardo Soares), mas a minha preferida ao título era "Brincos" (Lula Barbosa), que terminou em vice novamente - sua música "Mira Ira" foi vice no festival anterior.
Abaixo eu trouxe informações sobre o Festival disponíveis no site Memória Globo (pertencente ao site principal da emissora, o G1). Está bem palatável, portanto: bon appetit! E FUI!
"O festival foi transmitido ao vivo durante os meses de agosto e setembro de 2000, em cinco programas, sendo quatro eliminatórias e uma final.
Direção do festival: Solano Ribeiro | Direção do programa: Roberto Talma | Período de exibição:19/08/2000 – 16/09/2000 | Horário: sábados, às 22h40.
PRODUÇÃO
Para garantir a agilidade da transmissão dos shows, realizados na casa de espetáculos Credicard Hall, em São Paulo, foram criados quatro palcos e um set cenográfico distinto para a apresentação de cada canção.
CURIOSIDADES
O diretor Solano Ribeiro foi o idealizador e o diretor do primeiro festival de música da televisão brasileira, transmitido em 1965, pela TV Excelsior. Ele também foi o coordenador dos festivais da TV Record. As 12 músicas finalistas foram lançadas em CD pela Som Livre.
Embora não tenha sido classificada para a final, a cantora Renata Holly foi contratada pelo produtor Mazzola, especialista em fabricar grandes sucessos populares. Renata cantou na primeira eliminatória a música Rap do Real, de composição própria, que estourou nas rádios semanas depois.
Os ingressos para cada dia do festival eram trocados por um quilo de alimento não perecível ou um agasalho, depois doados a instituições de caridade.
O Rio de Janeiro teve o maior número de canções inscritas no festival. Das 23.834 músicas, 5.551 eram do Rio. Em segundo lugar veio São Paulo, com 5.139 músicas. Em terceiro Brasília, com 1.021 registros, seguida por Belo Horizonte, com 950, Campinas, com 822, Salvador, com 757, e Recife, com 548 canções inscritas. As inscrições foram recebidas por 105 emissoras e afiliadas da Rede Globo.
Os outros festivais produzidos pela Rede Globo foram Festival Internacional da Canção (1967), II Festival Estudantil de Música Popular Brasileira (1968), Abertura – Festival da Nova Música (1975), Festival da Nova Música Popular Brasileira – MPB 80 (1980), MPB-Shell 1981 (1981), MPB-Shell 1982 (1982) e Festival dos Festivais (1985).
SINOPSE
Durante três meses, cerca de 24 mil músicas foram avaliadas pelo júri, composto por 12 integrantes, entre músicos, maestros, jornalistas e outras personalidades, como o poeta e letrista Waly Salomão e o escritor Geraldo Carneiro. O corpo de jurados foi dividido em três grupos e ouviu uma média de seis mil músicas cada – das quais 48 (mais 12 de reserva para o caso de qualquer eventualidade com as selecionadas) foram classificadas para participar do festival. As canções foram distribuídas aleatoriamente, com trabalhos de todo o país e contemplando diferentes estilos musicais, do baião ao rock.
As quatro eliminatórias foram realizadas nos dias 19 e 26 de agosto e 2 e 9 de setembro, nas noites de sábado, com 12 concorrentes e três selecionadas por etapa. No intervalo entre a apresentação das músicas e o anúncio das finalistas, apresentaram-se bandas e cantores de sucesso, como Jorge Ben Jor, Jota Quest, Nana Caymmi e Skank.
Na terceira eliminatória, o cantor Gabriel, O Pensador e a banda Cidade Negra abriram a noite do festival. Entre as composições selecionadas para serem apresentadas nesses dias estavam O Vaqueiro e o Violeiro (de Gilberto Nascimento e Américo Romano Ereno), Moleque Marraio (de Felipe Radicetti e Marcelo Coimbra Biar), Zen (de Walter Franco e Maria Cristina Villaboim) e O Amor É pra se Amar (de Toninho Horta).
A finalíssima, reunindo as três músicas escolhidas de cada eliminatória, foi realizada no dia 16 de setembro e contou com um público de seis mil pessoas. O programador de informática Ricardo Soares levou o prêmio de melhor canção do festival com o pop-rock Tudo Bem, Meu Bem, composto e interpretado por ele.
Ricardo Soares recebeu das mãos da atriz Malu Mader o prêmio de 400 mil reais, sob fortes vaias da plateia, que preferia a canção Brincos, de Amauri Falabella, interpretada por Lula Barboza, escolhida a melhor música pelo voto popular. A canção foi a única aplaudida de pé e unânime entre as torcidas.
O segundo lugar ficou com a música Morte no Escadão, rock de José Carlos Guerreiro interpretado pela banda mineira Tianastácia, que levou 250 mil reais. Na terceira colocação ficou a sertaneja Tempo das Águas, de autoria de Bilora.
O prêmio de melhor intérprete ficou para a veterana Ná Ozzetti, que cantou Show, de Luiz Tatit e Fábio Tagliaferri. A cantora recebeu 100 mil reais e lançou um CD pela gravadora Som Livre, o quinto de sua carreira."
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
DIAS, Mauro. “Solano Ribeiro volta ao comando dos festivais” In: O Estado de S. Paulo, 21/02/2000; ROCHA, Janaina. “Festival da Globo já tem um vencedor” In: O Estado de S. Paulo, 02/09/2000; SANCHES, Pedro Alexandre. “Festival da Globo enfrenta a mediocridade da MPB” In: Folha de São Paulo, 16/08/2000; “Rio inscreve o maior número de canções” In: O Globo, 27/03/2000; LEÃO, Tom. “Festival da Música Brasileira mapeia a variada produção cultural do país” In: O Globo, 03/06/2000; PIMENTEL, João. “Festival da Música Brasileira terá prêmio popular votado pela Internet” In: O Globo, 13/07/2000; PIMENTEL, João. “Rock e ritmos brasileiros no festival” In: O Globo, 26/08/2000; RIBEIRO, Débora. “Festival classifica veteranos e novatos” In: O Globo, 28/08/2000; TOGNONI, Reni. “Festival consagra rock e música sertaneja” In: O Globo, 18/09/2000. Sites: www.dicionariompb.com.br, acessado em 05/2008.
FONTE DE CONSULTA: MEMÓRIA GLOBO. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/musicais-e-shows/festival-da-musica-brasileira/noticia/festival-da-musica-brasileira.ghtml . Consultado em: 14 de novembro de 2023 às 04:13 da manhã.

7 comentários:
O último e o pior festival da Globo. "Brincos e Estrela da manhã" Lula Barbosa e Mônica Salmaso mereciam o primeiro e segundo lugar respectivamente. Gostaria de saber se vocês vão postar os dois volumes do MPB 80, MPB-SHELL 81 e 82.
Oi, Augusto Flávio, te respondendo:
Eu bem queria postar esses 6 discos, até porque eu amo MPB 80. Inelizmente não tenho como retirar áudio de fonte analógica (vinil ou K7) de forma que impossibilita, por ora, seu pedido. Obrigado.
ola skywalker vc poderia me postar o cd divas com 4 cds que tem donna summer , tina charles do ano de 2004 ou 2003 , muito obrigado
Carlos, infelizmente não possuo este box. Desculpe.
Caro Amigo Sky Walker, o link para baixar no mega expirou, tem como repostar por favor, muito obrigado!
Mary Help: Repostados. Abraço.
Meu prezado Amigo, mais uma vez, agradeço imensamente o seu tempo para repor o link, parabenizo e espero q continue com essas preciosidades disponibilizadas com nós, internautas e amantes da boa música, um grande abraço.
Postar um comentário