- ROCK AND ROLL LULLABY / B. J. Thomas (Selva de Pedra, 1972)
- MUSIC AND ME / Michael Jackson (Carinhoso)
- LOVE ME OR LEAVE ME ALONE / Dennis Yost and The Classics IV (O Semideus)
- ZING WENT THE STRINGS OF MY HEART [O SOM DA MAÇÃ] / The Trammps (Pecado Capital, 1975-76 - não é "O SOM DA MASSA" e sim da MAÇÃ)
- FLY, ROBIN, FLY / Silver Convention (O Grito)
- DANCE AND SHAKE YOUR TAMBOURINE [LOCO-MOTIVAS VERSION] / The Universal Robot Band (Loco-Motivas)
- WE'RE ALL ALONE / Rita Coolidge (O Astro, 1978)
- IT'S A HEARTACHE / Bonnie Tyler (Te Contei?)
- L'ULTIMA NEVE DI PRIMAVERA / Franco Micalizzi (Os Gigantes e Baila Conmigo [trilha venezuelana])
- RIVERS OF BABYLON / Boney M. (Dancin' Days)
- SPECIAL LADY / Ray, Goodman & Brown (Plumas & Paetês)
- CLASSIC / Adrian Gurvitz (Sétimo Sentido)
- I CAN'T GO FOR THAT (NO CAN DO) / Daryl Hall & John Oates (Jogo da Vida)
- TRUE [7" VERSION] / Spandau Ballet (Guerra dos Sexos, 1983)
- TONIGHT, I CELEBRATE MY LOVE / Peabo Bryson & Roberta Flack (Eu Prometo)
- EVA / Umberto Tozzi (Transas e Caretas)
- STILL LOVING YOU / Scorpions (Corpo A Corpo)
Fonogramas cedidos por: Scepter Records (1), Universal Music (2, 3, 7, 9, 11, 16, 17), Sony Music (4, 10, 13), Unidisc (5, 6), BMG Rights Management (8), Warner Music (12, 14, 15).
 |
| Para baixar o Capítulo 2 em FLAC Lossless, clique aqui. |
PLAYLIST:- MAMY BLUE [ENGLISH VERSION] / Ricky Shayne [Bandeira 2]
- LONG AGO TOMORROW / B. J. Thomas [O Primeiro Amor]
- SON OF MY FATHER / Giorgio (Giorgio Moroder) [Selva de Pedra]
- I'VE BEEN AROUND / Nathan Jones Group [O Bem-Amado]
- ROCK YOUR BABY [MELÔ DO PULADINHO] / George McCrae [O Espigão]
- LA CHANSON POUR ANNA / Free Sound Orchestra [Fogo Sobre Terra]
- LET ME BE FOREVER / Steve Feldman [Cuca Legal]
- LA VIE EN ROSE / Grace Jones [O Pulo do Gato]
- FOOL (IF YOU THINK IT'S OVER) / Chris Rea [Sinal de Alerta]
- AUTOMATIC LOVER / Dee D. Jackson [Dancin' Days]
- REUNITED / Peaches & Herb [Marron Glacé]
- EVEN THE NIGHTS ARE BETTER / Air Supply [Elas Por Elas, 1982]
- CHAMPAGNE / Manolo Otero [Champagne]
- PRIMAVERA / Riccardo Cocciante [Partido Alto]
- TIME AFTER TIME / Cyndi Lauper [Amor Com Amor Se Paga]
- THE HEAT IS ON / Glenn Frey [A Gata Comeu]
Fonogramas cedidos por: Sony Music (1, 3, 10, 12, 14, 15), Scpeter Records (2), RGE (4, 6, 13), Warner Music (5, 9), Universal Music (7, 8, 11, 16).
 |
| Para baixar o Capítulo 3 em FLAC Lossless, clique aqui. |
PLAYLIST:- ROCKET MAN (I THINK IT'S GOING TO BE A LONG, LONG TIME) / Elton John [O Bofe]
- BEN / Michael Jackson [Uma Rosa Com Amor]
- WHY CAN'T WE LOVE TOGETHER / Timmy Thomas [Cavalo de Aço]
- YOU ARE EVERYTHING / Diana Ross & Marvin Gaye [Supermanoela - com os The Clowns em A Patota]
- WE CAN MAKE IT HAPPEN AGAIN / The Stylistics [O Espigão]
- BANANA BOAT (DAY-O) [DAY-O (THE BANANA BOAT SONG] / Harry Belafonte [Escalada]
- STUPID CUPID / Neil Sedaka [Escalada - e não "Estúpido Cupido". PEGADINHA DO MALANDRO!!!! IÉ, IÉ! :-D)
- MORE THAN YOU KNOW / Chrystian [Cuca Legal]
- TRUE LOVE / Steve MacLean [O Grito]
- MA BAKER / Boney M. [Espelho Mágico / Coquetel de Amor]
- YOU MAKE ME FEEL (MIGHTY REAL) / Sylvester [Pecado Rasgado]
- DANCE A LITTLE BIT CLOSER / Charo & The Salsoul Orchestra [Te Contei?]
- SMILE / Harpo [Feijão Maravilha]
- LEAD ME ON / Maxine Nightingale [Água Viva]
- NEVER GONNA LET YOU GO / Sergio Mendes - vocals: Joe Pizzulo & Liza Miller [Final Feliz]
- SAVE A PRAYER / Duran Duran [Sol de Verão]
- TOTAL ECLIPSE OF THE HEART / Bonnie Tyler [Pão Pão Beijo Beijo]
Fonogramas cedidos por: Universal Music (1, 2, 4, 5, 11, 14, 15), Warner Music (3, 13, 16), Sony Music (6, 7, 10, 17), RGE (8, 9), BMG Rights Management (12).
Olá, Padawans! Hoje a SWP está completando 13 aninhos de existência. Aproveito, desde já, para expressar a minha gratidão por ter vocês me seguindo por aqui, alguns por anos a fio, desde o início.
Vocês notaram que esta temporada eu tô ralando bastante em cima de coisas da Som Livre e desta vez eu trouxe a série tripla "O MELHOR INTERNACIONAL DE NOVELAS" lançado em 2001.
Voltando um pouco na história, a gravadora resolveu relançar 20 trilhas nacionais em CD em uma série chamada "Campeões de Audiência". Seria uma maravilha completa se não fossem alguns volumes faltando faixas por falta de liberação das gravadoras de origem. Ficamos sem "El Día Que Me Quieras" (Pablo Hernandez y Sus Vocalistas) em "Pecado Capital", "Capricho" (Nara Leão) em "O Casarão", "Meu Mestre Coração" e "Cais" (ambas de Milton Nascimento) em "Mandala" e "Água Viva" respectivamente, "Pra Não Morrer de Tristeza" (Ney Matogrosso) em "Saramandaia" e "Ritmo da Chuva" (Demétrius) em "Estúpido Cupido".
Muitos reclamaram, na época, que as trilhas internacionais não foram relançadas. A Som Livre esbarrou numa série de problemas: A quem pedir a liberação dos fonogramas, o valor de direitos autorais cobrados pelas atuais gravadoras detentoras das faixas, etc. Ficaria difícil, em 2001, fechar uma trilha com artistas já consagrados mas que eram novatos na época de lançamento dos discos. Já pensou, hoje em dia, uma trilha com U2, Madonna, Whitney Houston e tantos outros cuja grana para renovação de direitos que seria gasta? Fora que não valeria a pena ter trilhas em CD com faixas editadas e picotadas. Por isso mesmo a solução mais em conta e que ao mesmo tempo mexeu com a memória afetiva dos trilheiros foi compilar esses hits em três volumes.
Eles acabaram contemplando o período que foi de 1971 a 1985. Pelo fato de "O Cafona" ter sido a primeira novela a ter recebido uma trilha internacional (na época chamada de Volume II), deveria ter alguma faixa representando a novela aqui. Porém, a faixa mais antiga foi "Mamy Blue" (Ricky Shayne), tema da novela "Bandeira 2" (1971). E falando nela, eu entro na questão de "Por que eu chamei de $kywalker Version"?
Respondendo: Porque nem sempre as versões colocadas no CD original corresponderam às das trilhas. "Mamy Blue", por exemplo, está em alemão enquanto que no disco da novela está em inglês. A "$kywalker Version" indica que eu restaurei as versões que foram para os discos na época de lançamento de cada trilha. Faixas editadas, versões rádio quando na verdade vieram as do álbum e outras editatas retiradas dos masters originais da Som Livre foram substituídas.
No encarte de cada CD vem um release falando sobre os discos pelo jornalista e pesquisador musical Mauro Alencar, da mesma forma que ele havia feito nos CD's nacionais da série "Campeões de Audiência". Já eu indiquei ao lado de cada faixa de qual novela ela foi extraída.
Vamos às faixas difíceis que você encontra em bom som aqui:
• "Love Me or Leave Me Alone" (Dennis Yost and The Classics IV): Saiu em LP aqui e depois não mais. Pertence à MGM, selo da Universal Music mas não foi relançado oficialmente em digital.
• "Long Ago Tomorrow" (B. J. Thomas) não saiu em álbum de carreira do cantor. Porém, saiu em compacto mono em 1970 (dois anos antes da triha de "O Primeiro Amor" parar nas lojas). Qualquer fonte digital disponível tá com um som vergonhoso. A daqui é a que tem o melhor som até então.
• "Son of My Father" (Giorgio, o Moroder) não tinha disponível no Brasil até o lançamento do Capítulo 2. Só existe em CD importado, quer dizer: existia. Nos tempos do streaming se escasseou.
• "I've Been Around" (Nathan Jones Group): por ser oriunda de um grupo brasileiro da turma do Hits Brazil, foi a primeira vez que tive notícia de ter saído de fonte digital. Por ora, considero ter só neste CD.
• "La Chanson Pour Anna" (Free Sound Orchestra): apesar da trilha nacional de "Fogo Sobre Terra" ter saído em CD em um box do Vinicius de Moraes, da trilha internacional só aproveitaram esta faixa. Até porque foi gravada pelo Waltel Branco ao violão e que também estava à frente da Orquestra Som Livre (nas trilhas internacionais chamada de Free Sound Orchestra).
• "Let Me Be Forever" (Steve Feldman) também é, até o presente momento, exclusivo do Capítulo 2 aqui no Brasil. E ele é americano, gente. Nada a ver com os nossos brazucas.
• Já tentaram baixar qualquer coisa da Dee D. Jackson pelo iTunes? "Automatic Lover" tem um som horrível e nada aproveitável. Ficou o do CD, mesmo, que tá excelente.
• "Primavera" (Riccardo Cocciante) também é complicada de achar em digital em um outro CD. Ainda bem que saiu em boa qualidade aqui.
• More Than You Know (Chrystian) foi mais um Hits Brazil recuperado em CD. Não tinha em nenhuma outra coletânea dedicada ao tema. Então, exclusividade daqui. Aliás, poderiam fazer um Greatest Hits do Chrystian de respeito! Ele tem músicas lindíssimas.
Faixas restauradas em suas versões que estavam nas trilhas ($kywalker's Version):
• "Fly, Robin, Fly" (Silver Convention): Perdeu representante no Brasil (aqui pertencia à Young/RGE). Pra achar em som bom completo é complicado.
• "Dance And Shake Your Tambourine" (The Universal Robot Band) saiu no Brasil pela EMI-Odeon mas também perdeu representante por aqui. A Unidisc detém os direitos da faixa em CD e ainda temos um problema: A faixa foi editada pra novela de um jeito que tornava a versão um tanto exclusiva. Eu reeditei do jeito que veio no disco da novela e chamei "Loco-Motivas Version".
• "Rivers of Babylon" (Boney M.) saiu numa versão anos 1980 bem house, diferente da trilha de "Dancin' Days". Eu restaurei a versão original aqui.
• "Still Loving You" (Scorpions) foi vergonhosamente cortada em "Corpo A Corpo" (1984) quando poderiam ter usado a versão Radio Edit, que era bem menor e ficaria redondo na trilha. Volta aos 6 minutos inteiros aqui.
• Já falei de "Mamy Blue" (Ricky Shayne), presente em "Bandeira 2", que na coletânea colocaram a versão alemã. Na trilha veio a versão em inglês.
• "Rock Your Baby" (George McCrae) foi da novela "O Espigão" e ganhou o apelido de "Melô do Puladinho". Apesar de terem colocado a música na versão single eu coloquei na versão do álbum, que nada mais é uma extensão da versão de 3 minutos. A música é tão gostosa que 3 minutinhos era muito pouco e é bom que todos a conheçam como ela realmente foi projetada (com seus 6 minutos).
• "Fool (If You Think It's Over)" (Chris Rea) veio na trilha de "Sinal de Alerta" em uma versão single. Só que a faixa parece que tá editada no Capítulo 2 (é só impressão). Pra tentar diminuir isso, coloquei a versão do álbum, que eu considero bem melhor.
• "Reunited" (Peaches & Herb) não está cortada em "Marron Glacé". A versão single acaba ali, mesmo. Mas pra tirar a sensação de música editada eu coloquei a do álbum.
• As edições para a Opus Columbia de "Time After Time" (Cyndi Lauper) e "The Heat Is On" (Glenn Frey) são vergonhosas! Vamos de versão original aqui nos dois casos!
• Tomar banho que "Rocket Man (I Think it's Going to Be A Long, Long Time)" (Elton John) saiu editada feito a trilha internacional de "O Bofe"! O CD aguenta mais justamente pra caber a faixa inteira! Sacanagem!
• "Why Can't We Live Together" (Timmy Thomas) foi da novela "Cavalo de Aço" e já havia saído em versão inteira numa coletânea de disco music da EMI-Odeon em 1992. Então ela volta pra cá inteira!
• "You Make Me Feel (Mighty Real)" (Sylvester) foi lançado na trilha de "Pecado Rasgado" em sua versão álbum, que possui 6:34, só que colocaram no Capítulo 3 a versão single. Vai entender... Volta a álbum pra cá!
• Já com "Dance A Little Bit Closer" (Charo & The Salsoul Orchestra) fizeram o contrário: Na trilha de "Te Contei?" ela veio na versão do álbum (4:30) e na coletânea veio com 6:15, ou seja: A versão 12".Adorei, mas foi surreal, né... Então vamos de álbum, mais uma vez!
• "Lead Me On" (Maxine Nightingale). Bem, temos uma coisinha curiosa aqui: Ela veio com rotação mais lenta na triha de "Água Viva" e a coisa foi reprisada no Capítulo 3. Só que eu já me acostumei com a faixa assim (e creio que todo mundo foi pelo mesmo caminho). Então ficou assim, mesmo, que tá ótimo! Não mudei, não.
• A trilha internacional de "Pão Pão Beijo Beijo" veio bem gorducha para os padrões da Opus Columbia. "Total Eclipse of the Heart" (Bonnie Tyler) veio com 6 minutos dos 6:57 que a faixa dura. Só que no Capítulo 3 ela veio na versão single. Então volta a versão álbum grandona! Nada coisa pela metade!
Bem, gente, espero que tenham gostado da forma que eu resolvi comemorar o nosso aniversário. Em breve volto com mais novidades e mais tarde assoprarei velinhas! Beijos, feliz 13 aninhos para todos e volto depois com mais "velhidades". FUI!!!!