terça-feira, 3 de outubro de 2023

SL Origens: PIANO MARAVILHOSO / Roger Williams e Luiz Carlos Vinhas (401.0026, 1988)

Baixe esta coletânea em FLAC Lossless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 402.0057 (LP) / 742.0057 (K7) / 401.0026 (CD)
RIPADO DO CD ORIGINAL.
Seleção de Repertório: Toninho Paladino
Fonogramas gentilmente cedidos por FIF (1, 3, 5, 7, 9, 11, 13)
Direção de arte: Nicolau Maximiuc Junior
Arte-Final: Wanderley A. Oliveira
Restauração de capas: $kywalker.

PLAYLIST:
  1. AUTUMN LEAVES / Roger Williams
  2. THE MAN I LOVE / Luiz Carlos Vinhas
  3. STARDUST / Roger Williams
  4. POINCIANA / Luiz Carlos Vinhas
  5. THE WAY WE WERE / Roger Williams
  6. I'M IN THE MOOD FOR LOVE / Luiz Carlos Vinhas
  7. MISTY / Roger Williams
  8. MANHATTAN / Luiz Carlos Vinhas
  9. IMPOSSIBLE DREAM / Roger Williams
  10. AS TIME GOES BY / Luiz Carlos Vinhas
  11. SEPTEMBER SONG / Roger Williams
  12. GIRL TALK / Luiz Carlos Vinhas
  13. NADIA'S THEME (THE YOUNG AND THE RESTLESS) / Roger Williams
  14. AGAIN / Luiz Carlos Vinhas

        Olá, Padawans! Voltei! A série SOM LIVRE ORIGENS aproxima-se do seu fim mas não deixaremos de resgatar outros títulos da mesma ao longo deste ano. Fazendo um balanço geral, a gravadora seguiu basicamente o que as outras contemporâneas fizeram na época: Começaram focando em artistas de seu cast - os que mais venderam até aquele momento -, uma coletânea com hits de mais gente do cast só que abrangendo os maiores sucessos e começou timidamente a lançar suas trulhas. Claro que música de elevador rolou aos montes, pois o CD era visto como produto chique e elitizado naquele ano. Apostando nessa ideia, saiu a coletânea PIANO MARAVILHOSO contando com dois grandes pianistas de renome que foram ROGER WILLIAMS (EUA) e LUIZ CARLOS VINHAS (Brasil).
        Não pense que por ser um disco somente com pianistas que é um álbum chato, pois não é. Roger Williams é um pianista americano que frequentou as paradas da Billboard e tem seu nome, inclusive, na Calçada da Fama de Hollywood. O seu maior hit abre o disco, inclusive: "Autumn Leaves". Aí você pega a referência da cascata de notas descendentes da música "You Don't Know My Name" composta e interpretada por Alicia Keys. De uma forma geral, Williams e Vinhas são pianistas no melhor estilo de piano bar com muitos arpejos e as cascatas de notas que não caberiam em uma partitura caso fossem escritas nela. Piano Bar é uma arte que poucos pianistas eruditos dominam a não ser que sejam concertistas. É tudo discípulo de Tchaikovsky quando este escreveu "Concerto Para Piano Nº 1, Op. 23". As cascatas de notas, que na verdade levam o nome de arpejos, são um elemento primordial do piano bar aliado à técnica de composição e à virtuose que o pianista deve ter para executar uma peça bem no modo livre ou freestyle.
        Roger morreu aos 87 anos em 8 de outubro de 2011 devido à um câncer no pâncreas, deixando suas obras gravadas para a posteridade.
        Já Luiz Carlos Vinhas nasceu Luís Carlos Parga Rodrigues Vinhas no Rio de Janeiro em maio de 1940 e nos deixou em agosto de 2001 aos 61 anos devido a uma parada cardíaca e um edema cerebral ao operar uma hérnia abdominal e corrigir rugas no pescoço e nos olhos. Ele foi um dos grandes expoentes da Bossa Nova. Trabalhou no Beco das Garrafas e tocou em discos de cantores como Elis Regina dentre outros. Formou o conjunto Bossa Três juntamente com Leny Andrade e Pery Ribeiro. Ganhou o prêmio Ordem do Mérito Militar concedido pelo falecido presidente Itamar Franco na condição de Cavaleiro Especial.
        Quando o disco foi intitulado "PIANO MARAVILHOSO", não foi à toa. Infelizmente, na geração atual, as pessoas desaprenderam a apreciar o gênero e a musicalidade indicando caminhos nada favoráveis para a música atual. Eu resgato este disco principalmente na esperança de não deixar esta arte morrer ou ficar no ostracismo. Eu queria tocar um décimo do piano que esses dois tocaram enquanto vivos. Fica aqui a minha homenagem. Evoé! 

Um comentário:

Ricardo Becker Maçaneiro disse...

Uma grata surpresa encontrar o Roger Williams por aqui. Ele teve vários discos lançados no Brasil nos anos 60 e 70 e eu conheci seu belo trabalho ao comprar 2 compactos num sebo em 2005, numa época em que os vinis eram comprados baratíssimos, já que eram vistos como mais do que ultrapassados.