quarta-feira, 15 de maio de 2019

FOGO SOBRE TERRA / Nacional (Som Livre, 1974)

Baixe esta trilha remasterizada aqui.
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1974 - Gravadora: Som Livre
Número de catálogo: 403. 6044 (LP e CD) / 740.6044 (K7)
Coordenção geral: João Araújo
Produção Musical: João Mello e Eustáquio Sena
Estúdios: Gazeta (SP) e Havay (Rio)
Fonogramas gentilmente cedidas por RGE.
Ripado do CD original. Parte integrante da caixa "Como Dizia O Poeta". SET 731445606862, CD n.º 16
Remasterizado em 24 bits por $kywalker.
Capa restaurada por Luiz Alberto Gomes (Bugrim).
Adaptação de contracapa e arte-final a partir de arte de Luiz Alberto Gomes (Bugrim) por $kywalker.
Formato: FLAC Lossless

PLAYLIST:
  1. AS CORES DE ABRIL / Toquinho & Vinícius
  2. A SENHA DO LAVRADOR / Ruy Maurity (erroneamente grafado no CD como "A SANHA do Lavrador")
  3. UMA ROSA EM MINHA MÃO / Marília Barbosa
  4. CALMARIA E VENDAVAL / Djavan
  5. PELE DE COURO / Ruy Maurity
  6. FOGO SOBRE TERRA [ABERTURA] / Coral Som Livre
  7. COM LICENÇA, MOÇO / Ruy Maurity
  8. DIVINEIA / Eustáquio Sena
  9. PLANTA BAIXA / Betinho
  10. AI, QUEM ME DERA / Instrumental [Toquinho ao violão]
  11. O VERDE É MARAVILHA / Ruy Maurity
  12. PASSARINHADA* / Ruy Maurity
  13. FOGO SOBRE TERRA [Encerramento] / MPB4 e Quarteto em Cy

*Obs.: Música incluída a partir da segunda tiragem da trilha.


              Olá, Padawans! Mais um pedido realizado: A trilha nacional de "Fogo Sobre Terra", agora remasterizado em 24 bits e em FLAC Lossless (sem perdas). A trilha saiu em CD na caixa "Como Dizia O Poeta" de Vinícius de Moraes sendo o disco 16 em 2001. Apesar de fazer parte da discografia do Vinícius e Toquinho, Ruy Maurity brilha nele participando em 5 faixas (4 delas como compositor). A curiosidade da trilha ficou pela faixa "Uma Rosa Em Minha Mão" (Marília Barbosa) que foi o ponto de partida para a famosa "Aquarela", de Toquinho, e que foi um grande sucesso nos anos 1980.
           "A Senha do Lavrador" virou, quando passou para CD, "A SANHA". De acordo com sua regravação no disco "Natureza" em 1980 de Ruy, era a Senha, mesmo. Então consertei isso na capa.
           A faixa "Passarinhada" foi incluída no disco a partir da segunda tiragem da trilha, que até então possuía 12 faixas. Na capa ela aparece no lugar de "O Verde É Maravilha", também de Ruy. Porém, ao ouvir o disco você verá que nenhuma faixa foi retirada - pelo contrário: acrescentaram mais uma no Lado B totalizando 7 faixas.
            Bem, espero que curtam esta remasterização. E vai um agradecimento todo especial a Luiz Alberto Gomes, o Bugrim do blog "Só Música" por ter feito um excelente trabalho nas capas. Apenas adaptei o inlay à contracapa do LP e adequei a sua contracapa ao formato CD.
             Um abraço a todos e até a próxima. FUI!

7 comentários:

uly disse...

Trilha maravilhosa, parábens.

Marcos Paulo Dall Agnol disse...

Parabéns! Obrigado por postar em .flacseu trabalho já era muito bom em mp3, agora ficou oytimo em flac. Fico torcendo que apartir de hoje faça as tuas postagens somente em flac

JLALW disse...

Ficou bom demais, esse LP é uma gema rara pela quantidade e pela qualidade das musicas, são todas boas. Parabens e obrigado pelo trabalho.

Candido Cesar disse...

Skywalker, permita-me corrigi-lo quanto à grafia do nome da música do grande Ruy Maurity: o correto é "A Sanha do Lavrador" mesmo. SANHA é uma palavra que significa força de vontade, coragem de lutar, de enfrentar as agruras da vida com raiva, etc. Assim é a vida do lavrador, de nosso homem do campo, que sofre de sol a sol capinando a terra para dela extrair seu sustento. Essa é, portanto, a sanha do lavrador, ou seja, lutar e trabalhar sempre com toda sua vontade e força.
Abraços

Sky Walker™® disse...

Cândido, muito obrigado pelo seu momento Aurélio sobre o termo "SANHA" para os usuários do blog. Apesar de, como professor de português que sou, concordar com você, assim estava escrito no álbum de Ruy Maurity. Por isso mesmo eu retornei ao original escrito na capa da trilha e do disco dele. Então vale o que foi pro disco do Ruy. Abraço.

dick disse...

olá boa noite essa trilha sonora ficou muito boa remasterizada, parabéns
eu tenho varios Lps em minha casa e pretendo remasterizar por favor voce poderia me dizer como voce faz, que tipo de software voce usa , se for possivel obrigado

Sky Walker™® disse...

Oi, Dick! (Acho que seu nome é Ricardo, pois Dick é apelido em inglês pra Richard). Em primeiro lugar, antes de remasterizar, você precisa entender alguns conceitos:

* MASTERIZAR = Seria a maquiagem final da música, pois o ato de mesclar cada instrumento em determinado canal ou aplicação de efeitos fica por conta da mixagem. É onde você acrescenta mais grave, mais agudo, limpa os defeitinhos, etc. Antigamente isso era feito analogicamente mesmo em estúdio. Daí o produto final se chama fita máster.

*REMASTERIZAR = É pegar o produto pronto e verificar se o mesmo ainda tem algo a ser melhorado, como retirar o "hissing" (zumbido sibilante presente em gravação analógica), re-equalizar tudo para a sonoridade de hoje (acrescentar mais agudos, mais graves do que antes), limpar os cliques e as crepitações, etc. Pelo fato de fazermos isso em computador e não mais em acetato, é chamada de remasterização em digital.

O problema é que a forma de você ouvir o som é que nem c*: Cada um tem o seu e sua forma de ouvir. Eu tenho uma equalização própria que me agrada os ouvidos. Os outros que fazem este mesmo trabalho, também.

Para começar isso, você precisa de um toca-discos decente (preferencialmente direct drive ou tração à motor, para evitar rotações alteradas e de cápsula magnética para você mesmo customizar sua agulha) e softwares de edição de WAVE decentes, como Sound Forge e o Wave Editor do Nero. Eu trabalho com os dois ao mesmo tempo. Para a coisa realmente dar certo, você tem de ter em mente algumas coisas:

1. Milagres não existem. Só Jesus faz milagres. Nós limpamos a gravação na medida do possível. Por isso, conserve sempre muito bem seus discos.

2. Re-equalizar é uma questão de sensibilidade. Você tem de comparar o que você faz com alguma gravação digital para ter uma ideia do que a música precisa mais.

3. Existem equipamentos bons e em conta em lojas de som que vendem usados recondicionados. Eu gastei em torno de R$ 500,00 em um toca-discos satisfatório e um receiver. O investimento pesado foi em software e agulha elíptica. Aqui agora só Ortofon toca meus discos.

4. O software não é nada sem os plug-ins. Eu dei a sorte de ter amigos que me enviaram plug-ins para poder trabalhar. Plug-ins da Izotope e Waves me ajudam muito no meu trabalho.

5. Eu já falei que ter SENSIBILIDADE é muito importante para o sucesso do trabalho?

6. O som dos nossos vinis são muito irregulares. Portanto se algo não lhe sair a contento, não fique frustrado. Quando você fizer uma equalização que lhe agradou muito, salve-o para reutilizar. Tenho mais de 30 salvos aqui.

7. Por fim, faça algo que lhe agrade. Agradar os outros é consequência.

Espero ter ajudado. Abraço!