sexta-feira, 8 de março de 2019

9 ANOS... e contando! TODAS AS 145 CAPAS EXCLUSIVAS DAS COLETÂNEAS DO BLOG!

             Oi, Padawans! Este ano comemoramos nove anos de vida do blog $kywalker Productions. Este blog, muito modesto, nasceu de uma história de dor e frustração que se revelou algo bom com o tempo. Ela começa com um sonho que eu sempre nutri, desde muito cedo: O de trabalhar como seletor de repertório de uma gravadora.
           Como isso acabou na justiça e ainda está em julgamento após nove anos, vou ser obrigado a trocar o nome de tudo para começar a contar essa história. Tudo começou em 2009, quando fui contactado por amigo e mentor musical - e também meu ex-professor de inglês com quem já tinha também trabalhado como colegas de curso - que sabia do meu interesse de das minhas habilidades em fazer mix tapes e set lists para as pistas como DJ, para ressuscitar um selo de dance music originário da minha cidade de origem aqui do estado do Rio de Janeiro. O selo possuía o nome de uma loja para DJ's daqui e teve uma vida modesta, até que foi vendida e trocou de nome. Clubes de cidades próximas lançaram CD's com grande êxito por aqui e até rádios como Antena 1 fizeram títulos de sucesso com eles, tendo boa distribuição local e até para fora do estado. Eu sei que é chato contar sem dar nome aos bois, mas quem quiser saber mais, eu falo offline. Por aqui posso ser processado ao fazer isso.
            Na época, éramos uma equipe pequena: Eu, o meu mentor, um divulgador cujo último emprego tinha sido da WEA e mais três pessoas que cuidavam da parte legal e executiva. O projeto era aliado à uma casa noturna famosa da cidade vizinha a qual eu morava e uma marca famosa de vodka estava pondo dinheiro modesto neste projeto. E era um projeto ousado: Ressuscitar a marca da gravadora através de uma recém-renovação do interesse no mercado de vinil. "It's All Party" iria sair em CD duplo e vinil triplo contendo 40 hits no total. O advogado, a quem eu chamarei de Gerson (nome fictício), ficou responsável pela tarefa de conseguir as licenças dos fonogramas por um caminho mais trabalhoso: um escritório americano chamado Norman Stollman Consultant & Assoc., que mediava as licenças diretamente com os selos e seus representantes nos Estados Unidos. Um processo mais demorado, porém mais barato e menos burocrático. O valor dos licenciamentos para 300 cópias em vinil sairia, por exemplo, um terço mais barato para um projeto inicial.
           O chefe executivo, a quem eu também chamarei de Zeca, era a pessoa em contato com a referida marca de vodka. Para baratear os custos ainda mais, eu acabei acumulando funções: Criei as capas, masterizei o repertório duas vezes - um DAT para usar no CD e outro para usar no vinil - e fiquei responsável por adequar todo o projeto gráfico da marca de vodka ao vinil e ao CD. A agência TimesDG ficou responsável pela arte de campanha da vodka, e eu tinha de aproveitar bem em uma capa que, a princípio, seria dupla (gatefold) mas no final foi recusada e ficou a simples, mesmo. Mais larga para caber três discos. O selo do disco é um globo de discoteca, projeto este repetido no label do CD. A gramatura do disco também diminuiu para 140 gramas - o inicial era para ser 180 gramas, mas o orçamento, apesar de apostarem em um projeto ousado, não era do tamanho dessa ousadia toda que a gente queria na época.
            Meu mentor, a quem eu chamarei de Zak, era responsável por aprovar o repertório final que havia selecionado. Na verdade, eu obtive carta branca mas era supervisionado - afinal de contas, tinha dinheiro envolvido nisso. Eu me esmerei muito em tudo e não reclamava do acúmulo de funções, pois era um sonho que também era meu.
           A conta do selo onde eu estava prestes a me consolidar era administrada pelo Zeca, que achou, a princípio, acumular a função de tesoureiro e de chefe executivo. Como eu não entendia nada de nada porém eu estranhei, lá ia eu a fazer meu trabalho e já vendo o meu primeiro neném nascer. Quando o dinheiro bateu na conta da gravadora, fizemos muita festa, pois poderíamos, finalmente, concretizar nossa empreitada. O divulgador - a quem chamarei de Josias - ficou responsável por fechar com a Poly Som os custos da produção de algo tão ousado. Iríamos chutar o mercado descaradamente e o Josias falava: "Só vamos espalhar a notícia quando os discos começarem a ser prensados."
           Como era muita função para o Josias, Zak dividiu com ele a tarefa de "ponte" entre a gráfica - que faria a impressão das capas fora da Poly Som para baratear o custo (mas não escapou da CD+, que tinha fechado o pacote com capas e tudo) - e a fechar com a fábrica para a prensagem de discos. DATs prontos, capas prontas e adequadas às especificações dos fabricantes, tudo foi enviado. Zeca, já com o dinheiro em mãos, pagou o sinal de entrada para os fabricantes. E assim começaram o processo de nascimento do nosso bebê.
           Porém, ninguém contava com a ganância de Zeca que, sorrateiramente, limpou a conta da gravadora, levando todo o dinheiro do patrocinador e fugiu para a Europa - hoje ele vive na frança, parece, com o dinheiro do roubo. O que já estava se reerguendo, faliu de vez. Zeca deveu a todo mundo e não tínhamos como arcar com o resto do projeto. A Poly Som destruiu as cópias já feitas, as capas foram incineradas e por sorte eu mantive cópias dos másteres e das capas. Apesar dos prejuízos, Gerson já estava com os fonogramas licenciados para o selo, mas não pude sequer divulgar meu trabalho. Passados todos estes anos, depois de uma depressão grande e o trauma do aborto do projeto, eis-me aqui falando disso.
           E assim nasceu a $kywalker, fruto de uma vazão à frustração de um filho que não veio. Mas este aqui nasceu, está crescendo e caminhando com graça. Não melhor, nem pior: Apenas mais um na multidão de gente boa que quer resgatar o nosso já fragilizado mercado musical sem memória, por falta de interesse das gravadoras detentoras do material original. Aos pouquinhos, chegando lá, mas com um bom feito ao longo dos anos. E o meu primeiro post comemorativo é este, POSTANDO TODAS AS 145 CAPAS EXCLUSIVAS DO BLOG. Há muitos álbuns inéditos aqui que ainda irei postar ao longo do ano e ainda vocês podem ver alguns projetos de capa que foram rejeitados ou deletados em detrimento de um melhor. Há, também, projetos personalizados a pedidos - como o Juliano Cazarré de cuecas na capa do primeiro "Eu Ouço Novelas" ou João Vasconcellos como o mecânico sedutor mostrando os pentelhos na capa nacional de "Sol de Verão 2011". Enfim, vejam as artes de capa e deem sua opinião. Acho até que a Marisa me esqueceu, pois em 2010 postar o "Antologia" no blog era impensável... Vejam vocês. Divirtam-se com a exposição. FUI!!!  






A gênese. O disco que não saiu... Até agora! ;-)

A Phonomotor/EMI está numa caça às bruxas aos blogs que postam conteúdo de Marisa. Acho que agora dá pra postar isso... ;-)

Edição Standard

Edição deluxe.







Primeiro remake de trilhas, em 2011.



Primeira webnovela exclusiva da $WP, em 2011.


Essa coletânea existe em CD original, pelo selo JJ Records, inventado por mim. A cópia foi prensada em Miami e o salafrário do Zeca vendia na loja de DJ's dele. Vendeu bastante...



A versão do diretor. Crystal sempre gostava de trilhas imensas. Eu reduzia a 16 faixas...


Layout rejeitado em detrimento ao novo ensaio fotográfico, que está na foto de cima.


Primeira colaboração de blogueiros: $kywalker e Saladificador. :-)


Projeto de trilha nacional rejeitada e foto usada para outro projeto: lounge.


A versão do diretor. :-D













Como esse disco foi pirateado em outros sites... :-(

Layout para as meninas e LGBTs...





Engavetei!




A capa era assim...

...e o produto final ficou assim. :-)

















Primeiro projeto do meu disco, recusado para colocar o projeto abaixo.





O finado Locomanero, do blog Eu Ovo Música e Vale Treis Reau, teve participação direta neste projeto: Me cedeu a foto de capa (de Romero Cavalcanti) e as fontes da mesma.






































































Meu primeiro EP! :-))


Engavetado!










5 comentários:

Sa disse...

E o seu sonho te levou a fazer o bem e trazer música de qualidade para as vidas de muitas pessoas, como eu, fãs do seu trabalho. Parabéns pela dedicação, as compilações incríveis e as capas lindas!!! Skywalker é o meu blog favorito de músicas. Muito obrigada!!! Sabrina.

Sky Walker™® disse...

Muito obrigado por me acompanhar ao longo dos anos, Sabrina. Enquanto eu puder, no blog só vai ter coisas bacanas que eu faço com o objetivo de que vocês gostem. Um grande abraço. :-*

airesmiguel disse...

Adorei conhecer esse site. Tem tudo do que eu gosto e muito mais. Parabéns ao desenvolvedor. Gratidão!

airesmiguel disse...

Esse site é perfeito. Tem tudo que eu gosto e muito mais. Parabéns ao desenvolvedor. Gratidão!

edilsonsfx disse...

Gostei da proposta do blog tenho muito material opara disponibilizar. Como faço para ajudar o site?