sexta-feira, 1 de junho de 2018

$W Exclusive: EU OUÇO NOVELA - DISCO ($WP, 2018)

Baixe esta coletânea exclusiva neste link único.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2018 - Gravadora: $WP
Nº de catálogo: SWP-0120-8
Seleção de repertório e masterização: $kywalker
Capa: $kywalker
Fotos gentilmente cedidas por CEDOC - Google.
Bitrate: 320 kbps 24 bits HD
Agradecimentos especiais ao Toco pelas faixas "Another Cha-Cha" e "Saddle Up" e ao Bugrim pela faixa "A Walk in the Park".
Fonogramas pertencentes a: Unidisc (1, 22, 24), Carrere (3, 7, 11, 16, 17, 19, 23), UMG (2, 5, 9, 10, 25), SME (4, 6, 8, 12, 18, 20, 21), WEA (13, 14) e Sirocco (15).

PLAYLIST: 
DISCO 1: 1 A 13.
DISCO 2: 14 A 25.
  1. KEEP ON JUMPIN' / Musique (PECADO RASGADO)
  2. ANOTHER CHA-CHA / Santa Esmeralda - starring Jimmy Goings (MARRON GLACÉ)
  3. D.I.S.C.O. [Album Version] / Ottawan (A.K.A. Ottowan) (ÁGUA VIVA)
  4. LOVE FOR SALE / Boney M. (O ASTRO)
  5. GOOD TIME TONIGHT / Kool & The Gang (BRILHANTE)
  6. A WALK IN THE PARK / Nick Straker Band (CHEGA MAIS)
  7. ROLLER SHAKE / La Flavour (CORAÇÃO ALADO)
  8. EL AMOR ENTRE TU Y YO (COMME UN OISEAU QUI S'ENVOLE) / Nydia Caro (TE CONTEI?)
  9. RESCUE ME / A Taste of Honey (CORAÇÃO ALADO)
  10. WHEN THE FUEL RUNS OUT / Executive Suite (O ESPIGÃO)
  11. SADDLE UP / David Christie (FINAL FELIZ)
  12. DO RIGHT / Paul Davis (PLUMAS & PAETÊS)
  13. LOVE IN C MINOR / Cerrone (LOCO-MOTIVAS)
  14. HEART OF GLASS / Blondie (PAI HERÓI)
  15. I LOVE YOU DANCER [Album Version] / Voyage (CORAÇÃO ALADO)
  16. ROCK YOUR WORLD (JOHO JOHO) / Weeks & Co. (O HOMEM PROIBIDO)
  17. CUBA [Album Version] / The Gibson Brothers (FEIJÃO MARAVILHA)
  18. YES SIR, I CAN BOOGIE / Baccara (ESPELHO MÁGICO / COQUETEL DE AMOR)
  19. KNOCK ME OUT / Gary's Gang (FINAL FELIZ)
  20. GOLDEN YEARS / David Bowie (DUAS VIDAS)
  21. FUNKY, FUNKY... / Andrea Mingardi Supercircus (O PULO DO GATO)
  22. DANCE WITH YOU [Single Version] / Carrie Lucas (OS GIGANTES)
  23. THE GRAND TOUR / Grand Tour (DANCIN' DAYS)
  24. WILL WE MAKE IT TONIGHT / Carol Douglas (O GRITO)
  25. LOVE TO LOVE YOU BABY [Album Version] / Donna Summer (ANJO MAU)
               Fala, Padawans! Saí do meu eremitismo forçado para dar o ar da graça aqui pra vocês através deste lançamento. Feriadão foi feito pra aproveitar e dançar e este disco é destinado aos cinquentões - ou menos - amantes da Disco Music. Tanta coisa boa rolou nas novelas e eu tentei compilar um pouco que foi bom contemplando o máximo de trilhas possível entre o período de 1974 a 1982. Como de costume, optei pelo menos óbvio mas sem jogar uma ofuscada numa época de tanto brilho como a que foi para as trilhas de novela nesta época e o que era para ser um disco só virou dois.
           O disco abriu logo com um classicão daqueles: "Keep on Jumpin'" (Musique) que teve em sua composição a diva Jocelyn Brown. Infelizmente por questões de minutagem ela saiu cortada na trilha de "Pecado Rasgado" mas eu trouxe ela inteirinha aqui para vocês ouvirem. Na época lançada pela Top Tape, hoje distribuída no exterior pelo selo Unidisc, que não tem representante no Brasil.
            "Another Cha-Cha" (Santa Esmeralda - starring Jimmy Goings) é outra difícil de se conseguir na versão de Marron Glacé. A versão colocada na trilha foi a do compacto ou 7", sendo que no LP "Another Cha-Cha" é enorme e ainda emenda com a "Cha-Cha Suite".
           Ottowan, ou Ottawan - dependendo da época que a banda se encontrava - eternizou o clássico "D.I.S.C.O." que na trilha de "Água Viva" entrou em versão single. Como o álbum é meu e foi eu que fiz, coloquei a versão do álbum que é quase dois minutos maior. Aqui saiu pelo selo Carrere, representado no Brasil pela RGE na época. Curiosidade: os compositores de "D.I.S.C.O." são os mesmos de "Le Bal Masqué" (Le Compagnie Créole), tema da novela "Bebê A Bordo" (Daniel Vangarde e Jean Kluger).
           Boney M. já tinha emplacado na época sucessos como "Ma Baker" (tema de "Espelho Mágico"), "Daddy Cool" (tema de "Boogie Oogie") e "Rivers of Babylon" (tema de "Dancin' Days") mas escolhi uma singular e difícil de se achar: "Love for Sale", sucesso de Cole Porter transformado em disco music para a novela "O Astro" e uma das faixas que gritam por atenção no disco.
           "Good Time Tonight" (Kool & The Gang) foi tema da novela "Brilhante" e mostra a discoteca bem característica da banda na época. Essa faixa foi substituída por "Queen of Hearts", country de Juice Newton no cover de Linda Kooly (na verdade Grupo Weekend) na segunda tiragem da trilha internacional da novela - ou será que foi ao contrário? Nunca sei...
             Nick Straker Band atacou com seu sucesso "A Walk in the Park" na novela "Chega Mais" e é páreo duro pra outro sucesso maravilhoso da banda: "Just A Little Bit of Jazz", presente na coletânea "Disco 82", também da Som Livre.
           A novela "Coração Alado" rendeu duas trilhas sonoras maravilhosas, sendo que a internacional foi produzida na surdina por Sergio Motta - Toninho Paladino assinou a seleção de repertório - por razões contratuais com a K-Tel na época e deste disco tirei mais de uma para representar bem o repertório disco da novela: "Roller Shake" (La Flavour), "Rescue Me" (A Taste of Honey) e "I Love You Dancer" (Voyage), sendo que esta última eu coloquei novamente a versão do álbum, bem maior que a single.
            Outra trilha internacional recheada de música boa foi a da novela "Te Contei?", de onde saiu "El Amor Entre Tu y Yo", versão em espanhol da cantora Nydia Caro para a canção francesa "Comme Un Oiseau Qui S'Envole".
              "O Espigão" rendeu um discasso no ano de 1974 e de lá saiu a disco "When the Fuel Runs Out" (Executive Suite), mostrando que a mesma ainda transitava entre a soul music e disco, som bem característico do começo do movimento.
           David Christie e sua cabeça amassada por uma bigorna chegaram meio atrasadinhos nessa onda com sua "Saddle Up". Já era uma época em que todos queriam decretar a morte da disco music e voltar a ouvir rock. Apesar de ser de 1981, chegou aqui em 1982 direto para a trilha de "Final Feliz" e a música é bem maior do que os seus dois minutos e meio presentes na trilha.
           Paul Davis já havia dado as caras em trilhas anteriormente em "O Cafona" com a sua canção "I Feel Better" mas foi com "Do Right" em "Plumas e Paetês" que ele chamou a minha atenção. Com uma belíssima voz e com um arranjo para a discoteca muito da elegante, ele colocou essa canção, que por incrível que pareça, é uma canção gospel. Paul foi uma das grandes vozes que infelizmente não atingiu o grande público aqui no Brasil e morreu assim, mas sempre existe gente como eu que dá voz ao inquestionável talento deste camarada barbudasso e loiro.
           Jean-Marc Cerrone era um francês e aos vinte e pouco aninhos, feinho e de cabeça esquisita quando ele lançou a polêmica "Love in C Minor" pela Alligator Records - um braço da Warner Music. Seu primeiro álbum teve o título homônimo. Sua capa original, com mulheres seminuas e com roupinhas imitando roupas de ginástica, foi censurada nos Estados Unidos e lá saiu com outra capa, com quatro mãos segurando um o braço do outro, formando assim um quadrado. Porém a gemedeira foi toda mantida ao longo dos 15 minutos de música. O diálogo inicial é longo e foi todo cortado para a trilha de "Loco-Motivas". Eu comecei a música do mesmo ponto da trilha onde tem a famosa frase: "Suzy, he's looking at you!" (Suzy, ele está te olhando!) mas fui até o final da faixa. Na trilhada novela a música só teve minutos e meio foi cortada em um local estranho no disco, ou seja: Só deixaram a parte decente. O álbum foi remasterizado e relançado em vinil em 2015 com a capa original.
           Blondie é uma banda de rock cujos principais integrantes são Debbie Harry - que também teve êxito em carreira solo - e Chris Stein. Curiosamente e para o desprezo dos fãs, "Heart of Glass" foi o seu maior sucesso, totalmente disco. Há inúmeras versões desta mesma canção e achar a que toca na trilha de Pai Herói foi bem difícil...
           "O Homem Proibido" foi a estreia oficial de Sergio Motta como seletor de repertório - mesmo ele dando uma bola na Som Livre anos antes na surdina. Uma trilha toda baseada na Hi-NRG ou gay disco funk e as tradicionais lentinhas. Por ser um disco arrojado pra época, ele nos presenteia com "Rock Your World" da banda Weeks & Co. A versão da trilha foi editada da versão 12".
           "Cuba" (The Gibson Brothers) já é uma música pequena - sua versão single tem menos de três minutos e meio - e foi encurtada ainda mais para caber como a faixa 7 da trilha internacional de "Feijão Maravilha". Me empombei e coloquei a versão completa, de 7:16.
           A dupla espanhola Baccara veio para o estrelato com o sucesso "Yes, Sir, I Can Boogie", que tem a sua progressão harmônica escancaradamente "inspirada" em "Don't Leave Me This Way", sucesso de Thelma Houston.
           Gary's Gang, famosa pelo hit "Keep on Dancing", teve sua presença carimbada na trilha de "Final Feliz" com sua "Knock Me Out", cuja versão original tem 7:29 e que comeu pelo menos 4:20 da trilha.
           Donna Summer encerra essa viagem com "Love to Love You Baby", cujos 3:30 finais da versão do álbum foram o que abriu a trilha de "Anjo Mau". Lançada em compacto como "Love to Love You Baby - parte II", aqui está com a versão completa no esplendor de seus 16:48.
           A coletânea ainda tem David Bowie, Carrie Lucas, Carol Douglas e mais sucessos para vocês relembrarem e curtir. Espero que gostem. FUI!

Nenhum comentário: