sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Giorgio Moroder / E=MC² (Oasis / Repertoire, 1979)[Bonus Tracks]

Baixe este álbum remasterizado aqui.
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1979 - Gravadora: Casablanca (Exterior) / Young/RGE (Brasil) / Repertoire (CD)
No. de Catálogo: 304.1160 (LP) / 734.1160 (K7) / OASMC 507 (K7 - Exterior) / REP 4948 (CD - Exterior)
Produzido por Harold Faltermeyer e Giorgio Moroder
Remasterizado em 2001 por Oasis / Repertoire Records.
Arte de capa original: H. Vizcarra e G. Parsons / Gribbit!
Foto de capa: R. Slenzak
Foto do computador: D. Ingerbretsen
Ilustrado por: Shusei Nagaoka
Licensed by Mellow B.V., exceto faixa 8 (P) 1978 Casablanca Record and Filmworks, Inc.
© 2001 Repertoire Records. Originalmente lançado pela Oasis Records na Europa como D-Oasis 200 842-320
Bitrate: 320 kbps HD


PLAYLIST:
  1. BABY BLUE
  2. WHAT A NIGHT
  3. IF YOU WEREN'T AFRAID
  4. I WANNA ROCK YOU
  5. IN MY WILDEST DREAMS
  6. E = MC²
  7. LOVE'S IN YOU, LOVE'S IN ME [Faixa-bônus, do álbum homônimo de Giorgio & Chris (Bennett), de 1978]
  8. EVOLUTION [Faixa-bônus, da trilha sonora do filme "Battlestar Galactica", de 1978]

             Olá, meus jovens Padawans! Estavam com saudades? Eu estava. Apóis um longo e tenebroso inverno causado pelo meu TCC, volto aqui com um disco-desafio: "E=MC²" de Giorgio Moroder que viu a luz no Brasil pelo selo Young/RGE/Fermata
           E = MC² se descreve como "o primeiro álbum eletrônico ao vivo para o digital". Foi um dos primeiros álbuns da música pop a utilizar a tecnologia de gravação digital.
           O ano de 1979 foi o 100º aniversário do nascimento do físico Albert EinsteinPara se juntar ao discurso, Giorgio Moroder começou a fazer um álbum com tecnologia de gravação digital depois de ter sido inspirado por um stand de exibição para a Soundstream Inc. Esta empresa, fundada em 1975 em Salt Lake City, foi pioneira na gravação digital com seu trabalho em música clássica.
           Moroder fez uso intenso de computadores e eletrônicos para fazer o álbum. Envolveu o uso de 25 sintetizadores computadorizados, quatro teclados computadorizados, três microcomputadores, tambores eletrônicos, percussão e vocais.
      Demorou uma semana para sincronizar todo o equipamento e seis semanas para criar o álbum. Foi gravado na Soundstream, Inc. em Los Angeles. Moroder usou este estúdio com bastante frequência, como no álbum de Donna Summer  "Bad Girls", também gravado em 1979.
           A gravação de áudio digital era cara naquele momento. Moroder disse que lembrou que custou cerca de "15.000 dólares por dia" e que ele sentiu-se nervoso de não poder completar o projeto, pois não tinha o orçamento de 'Billy Idol' ou 'Led Zeppelin'.
           A composição foi compartilhada entre Moroder, Chris BennettKeith Forsey e Pete Bellotte, velho parceiro de composição de GiorgioMoroder mais tarde usou a gravação digital novamente para a trilha sonora de "Scarface".
           A música em E = MC² tem um ritmo contagiante e pesado, que inclui faixas como "Baby Blue", "What A Night", "If You Weren't Afraid", "I Wanna Rock You" e "E = MC²". Todos eles foram processados ​​eletronicamente para dar uma tchan extra ou uma nitidez harmônica.
           Todas as faixas do lado A: "Baby Blue", "What A Night" e "If You Weren't Afraid" são uma mix longo de 120 BPM, semelhante ao conceito no álbum 1977 "From Here To Eternity" de GiorgioOs instrumentos utilizados neste álbum incluem um Roland MC-8 Microcomposer sequenciador de música, dois sintetizadores modulares Roland System 700um sintetizador Polymoog, Roland Vocoder  e ainda os sintetizadores VP-330 e ARP 2600.
           Para promover o álbum, um cartaz foi erguido pela Casablanca Records na Sweetzer Avenue, Los Angeles, Califórnia, de um estiloso Giorgio que ostenta uma camiseta de estilo robô, projetada por Shusei Nagaoka, um famoso designer de arte de álbuns japoneses. Durante a noite, o outdoor acendeu, iluminando o Giorgio através de várias lâmpadas e luzes intermitentes. Este design de estilo robô foi usado mais tarde como obra de arte do álbum. O design artístico do próprio álbum foi muito elaborado, o rótulo do LP original mostra o comprimento da trilha de cada música até 5 decimais. O encarte interno do LP original mostra uma fotografia de uma onda de áudio digital da primeira faixa, "Baby Blue", juntamente com os créditos do álbum. Existem várias versões da capa do álbum, incluindo fontes de cores diferentes, por exemplo: O LP britânico tinha títulos de cor verde claro com legendas em vermelho, enquanto o LP dos EUA possui títulos verde escuro com legendas em laranja. A versão italiana tinha uma capa diferente.
           As músicas "E = MC²" e "I Wanna Rock You" foram usadas no jogo 'Grand Theft Auto: Liberty City Stories' na estação de rádio "Flashback FM".

Créditos vocais de "E = MC²" 

Os créditos adicionais estão listados vocalmente no final de "E = MC²" (não estão escritos no encarte. No final da música ele recita os créditos):

  • Este álbum foi produzido por: Giorgio Moroder e Harold Faltermeyer.
  • Todos os teclados e programação por: Harold, com uma pequena ajuda de Giorgio.
  • Na bateria e percussão: Keith 'Foot' Forsey, gravado ao vivo para o digital - no estúdio de som Rusk.
  • Sistema digital por: Sound Stream, Inc.
  • Microcompositor de Roland, programado por: Harold, assistido por Brian Gardner.
  • Projetado e mixado por: Harold, Giorgio e Juergen Koppers 'The Floppers'.
  • Segundo engenheiro: Steven Smith, assistido por Carolyn Tapp e Roman Olearczuk.
  • Teclados reproduzidos em pianocoder, projetados por: Merlin Bogan.
  • Chá e café por: Laurie Kanner.
  • "Energy equals MC²" (A teoria da relatividade de Eisntein).
  • Obrigado Albert (Einstein).

Espero que curtam este disco, que na verdade me foi desafiado por alguém do blog. Beijos do $ky!

(Fonte: Wikipedia)

P.S.: Meu TCC vai até o ano que vem :-D

4 comentários:

Danilo Julião disse...

Caro Skywalker,
Acompanho seu blog há alguns meses e considero um dos melhores de música que eu já vi. É cada pérola que eu encontro por aqui que fico boquiaberto! Continue com o excelente trabalho! Abraços!

Anônimo disse...

Boa sorte no TCC!!!
Parabéns pelas postagens!!!

Ormano Sousa disse...

Você é o cara. Lancei o desafio já há algum tempo, mas hoje me deparo com essa preciosidade de Giorgio Moroder. Valeu, meu caro. Mais música em sua e na nossa vida!

PEPE disse...

Fiquei feliz em ver este disco postado. Tenho procurado por muito tempo, porém não consegui baixá-lo. Seria possivel repostar o link? Parabéns pelo site e muito obrigado.