![]() |
| Baixe este álbum remasterizado aqui. |
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1971 - Gravadora: Som Livre
Número de catálogo: SIG 1006 (Mono) / SSIG 1006 (Estéreo)
Produzido por: Arturo Castro
Arranjos Vocais: Arturo Castro
Capa adaptada por $kywalker para CD a partir do projeto original.
Remasterizado por $kywalker em 24 bits HD
Bitrate: 320 kbps HD
PLAYLIST:
- SI SUPIERAS CUANTO TE QUIERO
- ZAZUEIRA
- CON LOS BRAZOS ABIERTOS
- CERCA DE TI (THEY LONG TO BE)(CLOSE TO YOU)
- Y DESPUÉS DEL AMOR
- PAÍS TROPICAL
- YO SIN TI
- RAINDROPS KEEP FALLIN' ON MY HEAD
- QUE TAL CUBA*
- BABY SIN TI
- a 20. Todo o álbum com mixagem MONO
*Nota: Para driblar a censura e o regime militar pela sua cisma de considerar qualquer música de língua espanhola subversão, a música "Que Tal Cuba" passou a se chamar "Que Tal". No lançamento mexicano pelo selo RAF Música, o nome veio sem censura.
Olá, amiguinhos! Titio Sky está de férias e resolveu trabalhar com algumas joias perdidas nos arquivos mortos das gravadoras. Curiosamente tive o prazer de me deparar com este maravilhoso álbum de Los Hermanos Castro lançado pela Som Livre em 1971. Primeiro comprei o disco mono. Recentemente o raio me atingiu de novo e me mandou o disco estéreo. Os dois em excelente estado, novinhos, novinhos. Aí vi que era um sinal e que caiu no meu colo a tarefa de resgatar do umbral este magnífico disco. Se você tem preconceito com música em espanhol, recomendo que abra bem os seus ouvidos e reveja seus conceitos.
Los Hermanos Castro, também conhecido como Los Castro ou The Brothers Castro, é um grupo vocal oriundo da Cidade do México, do país de mesmo nome e na época era formado pelos irmãos Arturo "Bigodón" Castro - compositor e principal arranjador do quarteto -, Javier, Jorge e o primo em primeiro grau Gualberto Castro. Eles se apresentavam em clubes do México e Nova Iorque e sempre chamaram a atenção pela forma que harmonizavam suas vozes. Gravaram alguns discos pela Capitol Records e RCA.
Em 1971 vieram ao Brasil participar do Festival Internacional da Canção Popular no Rio de Janeiro - o festival em que os principais compositores nacionais se recusaram a participar dando uma confusão dos diabos sendo que os mesmos foram intimados a depor e enquadraram todos na Lei de Segurança Nacional, cujo final foi que ninguém foi punido pois não se podia obrigar ninguém a participar - e acabaram ganhando o prêmio internacional com a canção "Y Después Del Amor", a mesma que dá nome ao disco. Arturo ainda ganhou os prêmios de melhor letrista, melhor compositor e melhor arranjador pela canção.
Deste disco retiraram a versão espanhola de "(They Long to Be) Close to You", dos Carpenters, para fechar a trilha internacional da novela "Bandeira 2", em 1971. O álbum foi lançado na versão estéreo e mono no Brasil pela Som Livre e saiu no mesmo ano com lay-out de capa diferente pelo selo mexicano RAF. A primeira a levantar a bola sobre o potencial do quarteto foi Maysa, que gravou "Yo Sin Ti" em seu álbum "Ando Só Numa Multidão de Amores" pela Philips em 1970.
Este álbum é simplesmente arrebatador e com canções que deveriam ser alçadas a status de clássico: As composições originais de Arturo Castro para o quarteto aponta o caminho da modernidade para a música vocal tirando daquela coisa enfadonha e cansativa da música vocal tradicional. Arranjos simples, geniais e eficazes, Arturo aproveitou o potencial dos cantores com quem trabalhou, já que todos fizeram vozes de barítono, tenor e contratenor. Os solistas, com suas letras descaradamente românticas, arrebatam o ouvinte com a emoção que atinge em cheio o coração. Arranjos instrumentais ricos e com encadeamentos inesperados fazendo com que o mais refinado dos músicos se surpreenda a cada caminho que Arturo seguiu em suas composições.
Eles, obviamente querendo atingir o mercado brasileiro, quiseram demonstrar seu apreço regravando dois clássicos de Jorge Ben Jor: "Zazueira" e "País Tropical" (este último com uns tropeços de pronúncia mas que são perdoáveis) - aliás, o que é a risada macabra no início de "País Tropical"? Queria entender o contexto... Também demonstraram seu apreço por Burt Bacharach com "Cerca de Ti" (se eles nomeassem como eles cantaram depois, "Junto A Ti", também ficaria legal - aliás, parabéns para a adaptação da letra em espanhol pois nada se perdeu em sentido da tradução) e "Raindrops Keep Fallin' on My Head", que no LP mexicano foi traduzido como "Gotas de Lluvia" (sim, eles traduziam os nomes das músicas em vez de colocarem as originais em inglês...).
Espero que vocês fiquem tão apaixonados como eu fiquei ao descobrir a história deste disco e que tenham gostado de eu ter resgatado do arquivo morto da Som Livre. Ah, quanto ao quarteto: Ainda continua na ativa lá no México, só que Arturo já faleceu e em seu lugar canta Benito, seu filho. Para mim já marcou como um dos grandes álbuns descobertos por mim tardiamente dos anos 1970. FUI! :-)

4 comentários:
Muito bacana Leo! parabéns pelas informações e pelo trabalho.
Olá Skywalker, como faço para entrar em contato com você?
Pode falar por aqui, Bugrim! :-)
Quase caói para trás quando vi esse disco postado aqui! Adoro o trabalho dos Hermanos Castro, que conheci justamente no vinil Bandeira 2 Internacional
Postar um comentário