![]() |
| Baixe este álbum remasterizado aqui. |
![]() |
| Baixe este álbum remasterizado aqui. |
Ano: 1989 - Gravadora: Som Livre
No. de cat.: 401.0071 (CD) - 407.0025 (LP) - 747.0025 (K7)
Direção Musical: Mariozinho Rocha.
Produção Musical: João Augusto para Deck Produções.
Edição e masterização originais de Ieddo Gouveia
Remasterizado e ressuscitado sonoramente por $kywalker a partir do CD original.
Capa scaneada do CD original.
Foto de capa: Marisa Alvares Lima - Figurino: Sonia Soares
Cabelo e Maquiagem: Carlos Prieto - Coordenação gráfica: Marciso "Pena" Carvalho
Atriz: Bia Siedl
Foogramas gentilmente cedidos por: EMI Odeon (1, 6, 13), BMG Ariola (2, 5), WEA (3), Esfinge (4), Sigla (7, 9, 14), CBS (8), PolyGram (10), Gravações Elétricas (11), EMPO (12). Paula Toller gentilmente cedida por WEA.
Bitrate: 320 kbps.
PLAYLIST:
- ANJO (Angel) / Yahoo
- A 2 / Lulu Santos
- NATUREZA VIVA / Nico Rezende
- MATINÊ NO RIAN / João Penca & Seus Miquinhos Amestrados - part. esp.: Paula Toller
- ALMA GÊMEA / Sandra de Sá
- AMIGO DO AMIGO / Skowa e A Máfia
- ANJOS E DEMÔNIOS / Zé Lourenço
- ONDE O AMOR ME LEVA / Rosana
- SOU EU / Eduardo Dusek
- DEDICADO A VOCÊ / Zizi Possi
- ADOCICA / Beto Barbosa
- NAMORAR / Claudia Olivetti
- AMENDOIM TORRADINHO / Marília Pêra
- PAISAGENS / Julinho Teixeira
TRILHA INTERNACIONAL
Ano: 1990 - Gravadora: Som Livre
No. de cat.: 401.0082 (CD), 407.0029 (LP), 747.0029 (K7)
Gerente de produto: Toninho Paladino
Seleção de repertório: Sergio Motta
Edição e masterização: Ieddo Gouveia
Remasterizado por: Toco e $kywalker.
Capas restauradas por: Voldemort, the unnamed, e outro amigo desconhecido do Orkut.
Direção de arte: Marciso "Pena" Carvalho.
Fotos: José Luis Pederneiras.
Ator: Mário Gomes
Fonogramas gentilmente cedidos por: Universal Music (1), EMI Music (2, 3, 4), Warner Music (5, 8) Sony Music (6, 9, 10, 11, 14) e Som Livre (7, 12, 13).
PLAYLIST:
- SWEET CHILD O'MINE / Guns N' Roses
- LISTEN TO YOUR HEART / Roxette
- A LITTLE RESPECT / Erasure
- YOU GOT IT / Roy Orbison
- ROCK WIT'CHA / Bobby Brown
- BOYS (SUMMERTIME LOVE) / Sabrina
- LOVIN' / Highway
- IF YOU DON'T KNOW ME BY NOW / Simply Red
- GOT TO BE CERTAIN / Kylie Minogue
- I'LL BE LOVING YOU (FOREVER) / New Kids on the Block
- IT'S NOT ENOUGH / Starship
- CONQUISTADOR / Thierry Mutin
- CHRONIC LOVE / Dean McDowell
- FIST OF FIRE / Anderson, Bruford, Wakeman, Howe
Em 1989 estreava mais uma novela de sucesso de Ivani Ribeiro, reedição da novela "O Terceiro Pecado", que foi ao ar pela TV Excelsior em 1968. que contava a história de amor entre um anjo (Felipe Camargo - Adriano) e uma mortal (Isabela Garcia - Isabela) cuja missão era levá-la para o plano dos espíritos, supervisionado de pertinho pelo anjo da Morte (Bia Siedl - Diana), também chamada no plano terreno de Diana. Ao observar que ela nunca havia pecado, Adriano tenta convencer Diana a levar a irmã má, Ruth (Sílvia Buarque), em seu lugar, porém, Diana não aceita. A condição para retardar sua morte proposta por Adriano foi a de que ela pecasse três vezes. E quase ela foi, mesmo: Pecou duas, mas o amor entre os dois falou mais alto, Diana desistiu de querer levá-la e ele se tornou mortal para poder viver essa história de amor.
Outros personagens de destaques eram o do Mário Gomes, que vivia um ambientalista ameaçado de morte disfarçado de padre, Aurélio - que na verdade se chamava Renato - que, no final da trama, é assassinado e seu espírito vira guardião da floresta, uma alusão a Chico Mendes, recém-assassinado na época. Ao longo da trama ele acaba despertando a atenção de Diana, quando esta vem à Terra como mortal; o de Marcos Frota e Paula Burlamaqui, que faziam, respectivamente, os surdos Tomás e Bia, vivendo uma linda história de amor ao som de "Lovin'" (Highway); O amor de Gigi (Carla Marins) e Zé Paulo (Irving São Paulo), sempre atrapalhados pela mãe dele, Vera (Norma Benguell, em uma atuação muito canastrona) por questões sócio-econômicas.
Quem estreava nas telinhas com então 29 aninhos era o ator Humberto Martins. E também foi a primeira novela em que a atriz Paula Bularmaqui tinha um papel de relativo sucesso, muito bem defendido em conjunto com Marcos Frota. E quem nos deixou no meio da novela foi o ator Lutero Luiz, que viva o jardineiro Bastião. No final do capítulo, no dia de sua morte, ele recebeu uma singela homenagem, onde seu personagem aparecia cuidando do jardim.
Uma ótima novela que, a meu ver, merecia uma reprise. Como eu NUNCA conto com a audiência de SP - tá, eu desprezo MESMO com todas as letras maiúsculas até porque eu não moro lá - posso dizer que no RJ foi um tremendo sucesso, e suas trilhas sonoras, também.
A trilha nacional fez muito barulho, puxada pelos hits "Anjo" (Yahoo) e "Adocica" (Beto Barbosa). Já o grande hit da trilha internacional vai para "Listen to Your Heart" (Roxette), que foi o tema de Isabela e Adriano. Uma trilha cheia de hits, à altura da novela e muito querida entre os colecionadores de plantão, pois 11 das 14 faixas foram grandes sucessos das rádios, e as outras ficaram bastante conhecidas por causa da novela. Esse disco também iniciou o chamado "ano de ouro" das trilhas internacionais de novela, onde era praticamente uma heresia não ter alguma delas na discografia de qualquer pessoa. Lembrando que no mesmo ano, logo após, foram lançadas as trilhas: Gente Fina, Rainha da Sucata, Mico Preto, Barriga de Aluguel e, antes dela, Top Model. Todas já com as faixas inteiras ou tamanho maior no CD.
Analisando sonoramente as trilhas originais, particularmente eu não sei o que aconteceu, pois quem ouviu "O Salvador da Pátria" e "Que Rei Sou Eu?", mesmo com as condições de masterização da época - os CD's vinham mais baixos, até com ruído de fundo do acetato perceptíveis de uma faixa para outra - o som era bom. Eu pensei que, em termos sonoros, "Tieta 2" ainda ganha no quesito som ruim, mas "O Sexo dos Anjos nacional" mereceu um honroso segundo lugar. E por que eu digo isso?
Assim como aconteceu em"Tieta" 1 e 2 e "Top Model nacional", as trilhas nacional e internacional têm pausas inexplicáveis de 5 segundos entre uma faixa e outra. Obs.: Top Model nacional tem uma duração maior no CD, haja vista que o LP possui cortes muito discretos que não interferem no resultado final das faixas. Ieddo Gouveia "masterizou" - se é que aquele serviço xexelento pode se chamar de masterização - como se fosse um disco. Então entre "Tieta vol. 1" e "O Sexo dos Anjos internacional" temos problemas sérios de rotação e às vezes uma equalização capenga. Por exemplo, a faixa "A 2" (Lulu Santos) foi descaradamente retirado de disco. "Matinê no Rian" (João Penca) perdeu o início, aqui restaurado neste remaster. E com a aceleração cada música ficou 10 segundos menor da sua duração original.
Como eu não suporto nada com voz de pato, tratei de consertar a rotação, re-equalizar as músicas e fazer umas limpezas necessárias aqui e ali, além de aumentar o volume pois ninguém tem ouvido biônico devido aos baixíssimos níveis de gravação. E, claro, limar com os segundos de silêncio desnecessários.
Quem conhece a trilha internacional em LP sabe que tem um corte escroto no meio do solo de guitarra em "Sweet Child O'Mine" (Guns n' Roses). No CD original vem inteira. Também vieram cortadas: "Listen to Your Heart" (Roxette), "You Got It" (Roy Orbsion - um corte até inteligente que não agrediu a música e nem alterou sua estrutura) e "Rock Wit'cha" (Bobby Brown - no LP não tem o final. No CD não tem o começo).
Falando sobre o CD original, a trilha internacional veio com uma ligeira aceleração de rotação em todas as faixas. "Listen to Your Heart" (Roxette) parece que apertaram o REC, soltaram o acetato muito em cima e ela começa dando a impressão de que estava sem luz e ela voltou, começando a acelerar pra rotação "normal" ao longo da introdução. Já falei anteriormente sobre "Rock Wit'cha" - sem começo. Já as faixas "Lovin'" (Highway), "Conquistador" (Thierry Mutin) e "Chronic Love" (Dean McDowell) perderam 5 segundos de final, cada uma. E sem comentários para os 20 segundos perdidos no final de "It's Not Enough" (Starship) e "Got to Be Certain" (Kylie Minogue) nitidamente retirado de disco e devagar, parecendo que está cantando cansada ou em estado terminal no leito de um hospital. "I'll Be Loving You (Forever)" (NKOTB) também perdeu 5 segundos de final.
Mais uma vez, nesta remasterização, despedi a patolândia e tudo o que eu pude retirar de outras fontes assim o fiz. Graças ao amigo Toco, Starship volta com todos os segundos perdidos e mais alguns achados no final. Acho que ficou um trabalho bem joia.
Bem, espero que curtam mais essa novela que marcou muita gente, apesar das críticas contrárias de alguns. Em breve mais novelas para a galera, a pedidos. FUI! :-)


8 comentários:
Amigo, gosto muito do seu blog!!! Poderia postar as trilhas internacionais das novelas Coração Alado (1980) e Gente Fina (1990)? Pois sou louco por essas trilhas, da primeira ate a ultima do álbum!!! Ficarei muito grato. Abraços.
Muito bons seus textos, cara! Você é master, inteligente e suas afirmativas em toque de humor são muito plausíveis! Eu concordando com tudo racho de rir!!!!
Estão na fila. Abraços! ;-)
Obrigado, Denis! Abraço! ;-)
A novela A Gata Comeu - Internacional veio recheado de músicas que marcaram uma década, porém suas faixas incompletas e alteradas de disco pra disco como as cantoras Madonna e Sade que não estão no mesmo LP, mas separadas, sem falar dos cortes das músicas. Gostaria que se fosse possível colocar aí no seu Blog uma versão perfeita em CD assim como uma capa Perfeita também. Um abraço e fique com Deus.
Tudo bem, só me dá um tempinho pra reajeitar a capa da frente. Na tela não dá diferença, mas na impressão dá. Então vou refazer. Ah, sim, vou te atender, mas tem uns pedidos na frente, então vai demorar só um pouco. Abs do Titio e continue visitando aqui. B-)
Pela primeira vez terei que defender o Ieddo Gouveia (nunca pensei que o faria): estava pesquisando sobre "Sweet Child O'Mine" (Guns n' Roses) e descobri (está na versão em língua inglesa da Wikipedia, no post sobre a música) que a, hoje clássica, música do Guns n' Roses recebeu essa edição sem o solo do Slash, e diminuindo a duração da música em um minuto, para a execução da mesma nas rádios e na MTV.
Inclusive, o Axl Rose detonou a edição da música na revista Rolling Stone dizendo que só o fizera para poder transmitir mais comerciais e ganhar mais dinheiro.
Ou seja: a versão cortada de Sweet Child O'Mine, que usaram no lp e cassete "O Sexo dos Anjos internacional" é oficial, uma "Radio Edit", ainda que muito controversa já no lançamento.
Ricardo Becker Maçaneiro, eu tenho o single de "Sweet Child O'Mine" e te garanto que aquela derrapada feia da trilha não tem nada de oficial. A versão do vídeo inclui o solo do Slash, que é a que bate com a minutagem da trilha e a versão Radio Edit tem uma edição do solo que é infinitamente mais bem feita do que a apresentada no disco da Som Livre. Além do que esse lance de botar a versão single no LP e a completa no CD só aconteceu 1 vez na gravadora com o álbum "Top Hits" de 1993 (Pump That Body - Stevie B.). Também houve troca de versões de LP para CD em dois casos ("Shock Me" - Amadhouse em 'Hits Explosion' e "Delirando de Prazer" - Veneza em 'Hitória de Amor'). Então, REAFIRMO que foi uma cagada de diarreia bem braba do Ieddo Gouveia, nada a ver com a Radio Edit e tampouco com a Video Version.
Outra coisa: Ieddo Gouveia fez barbeiragem parecida com "Is This Love" do Whitesnake em "Brega & Chique" internacional.
Postar um comentário