sexta-feira, 13 de julho de 2012

SW Exclusive: AUMENTA! ANOS 90 (2012)

Baixe este álbum aqui.
Nº de catálogo: 0033-2
Capa, seleção de repertório e remasterização: Skywalker
Birate: 320 kbps

Playlist:


      1.    SMELLS LIKE TEEN SPIRIT / Nirvana
2.       ENTER SANDMAN / Metallica
3.       ONE / U2
4.       ORDINARY WORLD [ACOUSTIC VERSION] / Duran Duran
5.       BLACK OR WHITE [RADIO EDIT] / Michael Jackson
6.       YOU COULD BE MINE / Guns N’ Roses
7.       MORE THAN WORDS [RADIO EDIT] / Extreme
8.       SONG 2 / Blur
9.       EPIC / Faith No More
10.   EROTICA [KENLOU B-BOY MIX] / Madonna
11.   MAN IN THE BOX / Alice In Chains
12.   CRASH! BOOM! BANG! [SINGLE VERSION] / Roxette
13.   BLACK HOLE SUN / Soundgarden
14.   LINGER / The Cranberries
15.   YOU GET WHAT YOU GIVE / New Radicals
16.   GIVE IT AWAY / Red Hot Chili Peppers
       

       Fonogramas: UMG Recordings (1, 2, 3, 6, 7, 9, 13, 14, 15), EMI (4, 8, 12), Sony Music (5, 11), WEA (10, 16)
            
           No dia internacional do ROCK, Titio Sky manda para vocês este álbum. Apesar de a Dance Music ter reinado nos anos 90 de uma maneira geral, o bom da década é que musicalmente não ficou só nisso, deixando o bom e velho rock and roll bem revitalizado. Em um tempo em que a ordem era dançar agora, o movimento do rock nos trouxe diretamente de Seattle o movimento "grunge", protagonizado principalmente por Nirvana, em que o eterno - e suicida - Kurt Cobain nos deixou de legado "Smells Like Teen Spirit". Obviamente o grunge também trouxe nomes como o cultuado Pearl Jam, Alice In Chains - aqui com o clássico "Man In The Box", - Soundgarden apresentando Chris Cornell ao mundo - aqui com "Black Hole Sun".
           O disco também apresenta a ex-banda mais poderosa/perigosa do mundo, Guns N' Roses, com o seu hit  "You Could Be Mine", amplamente tocado e visto pela MTV brasileira na época e tema do filme "O Exterminador do Futuro". O ousado projeto 'Use Your Illusion' rendeu muitos outros sucessos que são tão clássicos quanto esta canção escolhida.
           Outro veterano, U2, emplacou "One", do álbum Achtung Baby, de 1991. A importância deste disco é mais estético do que musicalmente falando, mesmo. É quando U2 deixa para trás a pose de banda de protesto e revolucionária para assumir o seu lado popstar e de uma grande banda do mainstream. 
           No cenário indie, Blur até tentou despontar aqui no início, mas foi com "Song 2" parando no game da Fifa que a música estourou e se tornou um dos maiores hits da década.
          Mesmo sido lançado oficialmente em 1989, Faith No More e seu "Epic" só passou a tocar no final de 1990 exaustivamente na MTV, fazendo com que em janeiro de 1991 o grupo viesse ao Rock in Rio. Ainda em 1991, Nuno Bittencourt, o guitarrista queridinho das meninas, juntamente com o Extreme emplacou "More Than Words", mais uma que conhecemos graças à MTV brasileira. O mesmo pode-se dizer sobre Red Hot Chili Peppers, com "Give It Away". RHCP já estava na estrada faz tempo, assim como Faith No More, e com esse estouro aqui no país sua discografia foi toda lançada com atraso.
           Para contrabalançar, pegamos os dois maiores ícones da música pop - Madonna e Michael - e incluímos, pois sem eles a década não seria nada: Madonna, com sua transgressora "Erotica", aqui numa versão remix que tem mais a ver com o clima do disco, e Michael, com "Black or White", onde a cena final do clipe gerou polêmica pelo quebra-quebra e pela mão no saco (risos).
            E não poderia esquecer de comentar, claro, a volta triunfal de Duran Duran de volta às paradas em 1993, com "Ordinary World", uma das baladas mais executadas do ano. Depois de amargar o fracasso com "Liberty", em 1990, a música vazou e caiu no gosto do público, fazendo com que a EMI mudasse de ideia e investisse em um novo álbum da banda. Juntamente com "Come Undone", o álbum vendeu lindamente no Brasil, fazendo com que os jovens redescobrissem a banda. Aqui vem em uma versão especial, muito tocada nas rádios, que é a versão acústica. Ainda no disco "The Wedding Album", tem a luxuosa participação de Milton Nascimento em 'Breath After Breath'.
           Bem, agora é só curtir e AUMENTA! SÃO OS ANOS 90 na área, bebê!

Nenhum comentário: