sexta-feira, 15 de abril de 2011

Crítica: INSENSATO CORAÇÃO INTERNACIONAL

 UM (QUASE) INSENSATO MICÃO!

                Eis que chegará nas lojas, em breve, as trilhas de Isso É Chato... Ops! Insensato Coração – internacional. Na capa do disco 1 vem o protagonista da história, Eriberto Leão, e no disco 2 Lázaro Ramos estampa sua figura.
                Os fãs de trilhas esperavam, na verdade, uma trilha intitulada “Barão da Gamboa”, onde cogitava-se de Deborah Secco emprestar sua figura para a capa da mesma. O fato da intérprete de Natalie Lamour não estar na capa do volume 2 gerou protestos de membros de várias comunidades do Orkut, classificando a personagem de Lázaro como “sem sal, sem graça” e “não merecedor de estar na capa”. Segundo opiniões, Deborah e Gabriel Braga Nunes carregam a novela nas costas. Titio Sky particularmente acha que o problema do Gilberto Braga em “Insensato...” é a falta de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, seus ex-parceiros em “Vale Tudo”. Ô, novela chata...
                Voltando aos discos, eis que mais uma vez na penúria a Som Livre lança um disco gongado e outro relativamente bom. Vamos ao volume 1, com o Eriberto na capa:

01 - (I CAN’T GET NO) SATISFACTION - FREJAT
02 - PACK UP - ELIZA DOOLITTLE
03 - GRACE BABY - PARIS WELLS
04 - SUSPICIOUS MIND (VIVA ELVIS) - ELVIS PRESLEY
05 - ECO - JORGE DREXLER
06 - COMMENT TE DIRE ADIEU – EMILIAH
07 - AMOR - BEN E. KING
08 - YOU’RE MY EVERYTHING - SARAH VAUGHAN, HAROLD MONEY & HIS ORCHESTRA
09 - ‘S WONDERFUL - JOÃO GILBERTO
10 - ‘ROUND MIDNIGHT - ALEXANDRE ELIAS E ALESSANDRA MAESTRINI
11 - SENZA FINE - ORNELLA VANONI
12 - MON MANEGE A MOI - BIBI FERREIRA

                Como pode se reparar na lista, obviamente a seleção das músicas tem um dedo – por que não dizer um braço inteiro – do Gilberto Braga. Quando ele selecionou as músicas deste disco, praticamente esqueceu de fazê-lo para o público e o fez para si. O público que compra trilha é, em média, dos seus 25 a 40 anos e quer novidades.
                A primeira coisa que todo mundo estranhou foi: O que o FREJAT está fazendo no disco, ABRINDO o volume 1? A trilha não era para ser INTERNACIONAL? Eu até entendo que Rolling Stones possa não ter liberado a original para a trilha, mas isso não justifica a presença dele ABRINDO o disco.
                Seguindo a linha “Araguaia – internacional”, Eliza Doolittle (seria parente do Dr. Doolittle?), com “Pack Up”, e Elvis Presley, que 34 anos depois insistem em fazer com que ele viva com uma nova versão de “Suspicious Minds” (Gente! Conformem-se: Ele morreu!). E o sono segue com Paris Wells cantando “Grace Baby”, um suspeito Jorge Drexler cantando “Eco” e umas velharias do Ben E. King e Sarah Vaughan.
                Ah, sim: os brazucas não poderiam faltar, claro!: Alessandra Maestrini está virando figurinha fácil em “’Round Midnight” (dueto com Alexandre Elias). Você ainda se pergunta: A trilha não é INTERNACIONAL? Sei lá, mas que estou me sentindo enganado com este termo, estou...
                E para irritar o trilheiro ainda mais, repetem “Senza Fine”, com Ornella Vanoni, que foi da minissérie “Anos Rebeldes”, em 1992. Sinceramente, acho que Giba tem uma tara incubada por esta mulher. Se colocassem QUALQUER outra canção de Ornella que não fora parar numa trilha, eu nada falaria.
                Outra música cuja tara incubada fica evidente é com “Mon Manège À Moi Tu me Fais Tourner La Tête)”, pois é a TERCEIRA (!) vez em que essa música para numa trilha do Giba. A primeira fez TCHAN na trilha de “Anos Dourados” em 1986, na voz de Edith Piaf; A segunda fez TCHUM em “Paraíso Tropical”, em 2007, com Etienne Daho; E a terceira vai fazer TCHAN-TCHAN-TCHAN-TCHANNNN!!! na voz de Bibi “Matusalém” Ferreira. Será que esta gravação é do mesmo show em que ela canta uma de Piaf em “A Máfia no Brasil” (para os leigos de plantão, foi uma série que passou em 1984 pela Globo cujo disco saiu pela Opus / Elenco, raríssimo de achar hoje em dia)? Não duvido.
                Outra coisa: P-Q-PARIUUUUU!!! Uma trilha com DOZE faixas? Estamos voltando à era de “Selva de Pedra” ’72? Fala sério...

                Enquanto isso, no volume 2...

01 - FIREWORK - KATY PERRY
02 - ALL THE LOVERS - KYLIE MINOGUE
03 - I DON’T KNOW WHAT TO DO - TIKO’S GROOVE Feat. GOTTSHA
04 - HOW SOON IS NOW (DIRTY SOUTH REMIX) - DAVID GUETTA / SÉBASTIAN INGROSSO / DIRTY SOUTH / JULIE MCKNIGHT
05 - CALLING OUT YOUR NAME - JAMES BLUNT
06 - WHEN YOU GOT A GOOD THING - LADY ANTEBELLUM
07 - TALKING TO THE MOON - BRUNO MARS
08 - I’M HELP YOU STAY - JOHN KIP
09 - BRING ME THE DAWN - CARLO DALL ANESE Feat. FABIO CASTRO Diego Logic Remix
10 - LIVE IT UP - ALI PIERRE
11 - LET YOU GO - DOUBLE YOU
12 - THE BEST OF IT - JOHN NATHANIEL
13 - C’EST LA VIE STREET - LOWRIDER
14 - CONVINCE ME - VAL EMMICH

                Estra trilha está mais pop e dance, e esta é a que deveria permanecer como volume 1.
                Além de abrirem com “Firework” (Ops! Eu não postei uma novela-fake abrindo com a mesma música meses antes deles?), Kylie Minogue vem com “All The Lovers”, mais uma sobra de “Escrito Nas Estrelas” (várias de ‘Escrito...’ pararam em “Araguaia”).
                A falta de criatividade – e licenças – fez com que Rigon & Cia. recorressem ao “Summer Eletrohits 7” e catar duas músicas de lá: “I Don’t Know What to Do”, do Tiko’s Groove com participação da Gottsha, e “Live It Up”, do Ali Pierre. O que Tiko’s Groove faz no INÍCIO do disco? Deveria ser lá pro final, já que de internacional nada tem. Aliás, denuncio logo: Carlo Dallanese, Ali Pierre e John Kip nada tem de INTERNACIONAIS. E até o falido Double You, que caiu na besteira de fincar raízes aqui e tentar sobreviver num cenário dance quase inexistente no resto do Brasil – limita-se a São Paulo – perdeu este status.
                Apesar de tudo, é um CD muito bem-vindo e, claro, adorei Lowrider marcando seu terceiro gol em trilhas, com “C’Est La Vie Street”.
                Em suma: Quem ainda ganha como a melhor trilha de 2011 é “Araguaia” internacional. Será que alguma outra vai desbancar este trono? O tempo dirá. Para concluir tudo: ESQUEÇA o volume 1 e OUÇA COM FERVOR o volume 2.

                P.S.: MULHERES FAZENDO PROJETO GRÁFICO NAS CAPAS DE TRILHA SÃO UM FRACASSO: Telma Ribeiro e Cristina Cruz são dois nomes non-gratos para os trilheiros. Se eu fosse presidente já teria demitido as duas e trazido o Marciso Carvalho (ou Hans Donner) de volta. Fala sério...

17 comentários:

marceloeusorriso disse...

MARCELO GARCIA DIZ:

Será que eu sou a única pessoa que aplaude de pé as duas trilhas, principalmente o classudo volume 1?

jr-valter disse...

Com certeza vc é a única criatura a aplaudir este lixo que é o volume 1.....querido!!!!!!!!!!

jr-valter disse...

Sem querer puxar o saco, mas o comentário do dono deste blog esta perfeito!!!!!!!!!!!
Muito bom mesmo, comentário de profissional que entende da coisa.............E verdade seja dita.............. A SOM LIVRE NÃO É MAIS A MESMA FAZ TEMPO!!!!!!!!

marceloeusorriso disse...

SIM, EU APLAUDO DE PÉ AS DUAS TRILHAS, CADA UMA COM UM ESTILO DIFERENTE. NÃO SOU COMO ALGUMAS PESSOAS QUE SÓ GOSTAM DE HIT PAREDE. UMA TRILHA SONORA TEM Q SERVIR A HISTORIA E ISSO, OS DOIS CDS CUMPREM BEM O SEU PAPEL!CADA CD ATIGE UM TIPO DE PÚBLICO, E ISSO EU ACHEI MUITO BOM PELA PARTE DA GRAVADORA.PIOR SERIA FAZER DOIS VOLUMES MISTURANDO O TIPO DE ESTILOS.AGORA DIZER QUE UM CD QUE TEM NOMES ELIZA DOOLITTLE, PARIS WELLS,JOÃO GILBERTO, BIBI FERREIRA ENTRE OUTROS É UM LIXO,ME DESCULPEM, MAS ACHO UMA TREMENDA...BURRICE!E NÃO ESTOU AQUI PARA PUXAR SACO DA GRAVADORA,AFINAL NÃO SÓ ELA, MAS TODAS AS OUTRAS( POUCAS) QUE AINDA SOBREVIVEM, NÃO SÃO AS MESMAS, POIS A INDUSTRIA FONOGRÁFICA NÃO É MAIS A MESMA, TRANCREDO JÁ MORREU E CAETANO E CHICO JÁ VOLTARAM DO EXILIO.ENFIM...AS COISAS MUDAM,O TEMPO NÃO PARA E GOSTO É COMO CU, CADA UM TEM O SEU! SE NÃO GOSTOU DO VOLUME 1, ÓTIMO! NÃO COMPREM!TOLICE É SE DESCABELAR,FALAR MAL DO CD E QUANDO SAIR...COMPRAR!Respeito a critica do Leo, simplismente porque ela não impoe a mim concordar com ele. PARA MIM OS DOIS VOLUMES ESTÃO ÓTIMOS: O VOLUME 1 OUVIREI A MEIA LUZ EM CASA E O VOLUME 2,NO CARRO, EM CASA COM AMIGOS OU ATÉ QUEM SABE BEIJANDO MUITO.E para mim chega! Não vou falar mais sobre esse cds que para mim estão ótimos. Quem vai ouvir o cd volume 1 sou eu, na hora q eu quiser e não vou estar na casa de ninguem obrigando a ouvir um cd.Tô nem ai se não gostaram, viva a diversidade QUERIDO, QUERIDA,OU ATÉ UM QUERIFLEX( para os indecisos(a)quem ainda não sabe mesmo o que querem na sua cama...) BJS E LEMBRE-SE: ALÉM DE BOM GOSTO, BOM HUMOR E SEXO SÃO FUNDAMENTAIS! kkkkkkkkkk

jr-valter disse...

Querido (a), queridíssimo(a).............o seu bom gosto pelo volume 1 causa na maioria das pessoas, senão em quase todas, pura frigidez, pois é isto que o volume 1 é...............Se gostou, sorte sua fofinho (a), gosto não se descute, e mau gosto muito menos. Agora não concordar com a crítica do Léo é a mais pura BURRICE, alias, pra finalizar.........PRA TUDO NA VIDA SE TEM JEITO, MENOS PRA UMA COISA "CRIATURA"....PRA A BURRICE!!!!! Escute bastante o lixo do volume 1......lindinho (a).

Denis Gazeta disse...

Não é por nada não, colega. Mas você estardalhaçou com sua crítica em cima de uma trilha sonora que, ao meu ver, é muito boa e diferente.
Mas respeito sua opinião. Muito bem redigida, por sinal!

Unknown disse...

Globo Jogou bem: TRILHA VOL HORRIVEL com capa LINDA, alías, Lindo ( o ator)!!

TRILHA VOL 2 BOA com a capa F-E-I-A que tá mais para A ESCRAVA ISAURA - INTERNACIONAL.

Thifesan disse...

A Escrava Isaura??? Eu entendi bem? Isso é uma piada(sem graça) ou é preconceito racial mesmo?

Sky Walker™® disse...

Se foi uma piada, lamento informar, mas eu também não gostei... Afinal de contas, como dono do blog, sou mulato.

Unknown disse...

Eu não conheço nenhuma das trilhas, já que pouco assisto a novela.
Agora com relação as capas acho a volume 1 mais forçada já que até onde sei, a personagem do Eriberto, apesar de protagonista, é um apagado.

Coitado do Lázaro Ramos, foi pego para 'Cristo' [ou nem isso já que Cristo foira um homem loiro com olhos azuis (?)] diante às críticas de um país onde sua população é de raça negra.
Um grande talento subestimado pela cor. Que pena!

EGP disse...

Adorei seu blog.
Tô seguindo.

Unknown disse...

EU SÓ NAO VOU FALAR NADA PQ NEGUINHO AKI IRÁ FALAR Q EU TOU COM PERSEGUIÇÃO, PUXA SAQUISMO E COISA TAL, NAO É, QUERIDO??? xD

PARADA MUSICAL disse...

concordo com a resenha do LEO
PARABENS
A SOM LIVRE FOI PRO BURACO !!!!!!!!!!!!!!

jr-valter disse...

Para os que gostaram do volume 1, escutem bastante este horror dos horrores cheio de regravações e brazucas, enquanto eu vou continuar ouvindo DE QUINA PRA LUA Internacional, que não tem nenhuma regravação e nenhum brazuca dos infernos...........Desabafei......

Unknown disse...

Concordo!

K. Araújo disse...

Eu gostei bastante, tanto do volume 1 quanto do volume 2. São ótimas trilhas.

K. Araújo disse...

"...num cenário dance quase inexistente no resto do Brasil – limita-se a São Paulo..."

E ao Rio também: já vi falar do Club Base Rio, do Excentric na Pirâmide e da festa Moonight, na virada do milênio.