quinta-feira, 20 de outubro de 2022

$W Remasters: DJ MEMÊ - PAR-LUI MÊME ($WP, 2010, 2022)

Baixe este remaster em FLAC Lossless aqui.

Se prefere baixar em MP3 320 kbps 24 bits HD, clique aqui.


FICHA TÉCNICA:
Gravadora: $WP - Ano: 2010
Nº de catálogo: SWP-0006-2 (CD) / SWP-0006-4 (K7)
Seleção de Repertório: $kywalker. Colaboração: HP
Remasterização em FLAC Loseless 24 bits HD e MP3 320 kbps HD: $kywalker
Restauração de capas, Arte-final, diagramação e lay-out: Skywalker
Fotos: Google
Ano: 2010
Músicas: RGE (1-16); Casablanca (17)
Colaboração: HP
    
            Oi, gente! Voltei com mais um resgate do blog. Desta vez a coletânea em homenagem ao DJ Marcello Mansur, o Memê, está em som FLAC Loseless 24 bits HD e também opcionalmente em MP3. Esta remasterização faz parte de um projeto de resgate de alguns itens feitos especialmente para o Blog ao longo desses 12 anos em que não se podia contar em ter um áudio mais fidedigno possível e sem perdas.
                Além disso, trouxe à tona o texto do release original do Natal de 2010. Este fica pelo meu aniversário que se aproxima - dia 28, para ser mais exato. Também, de novidade, o layout de capa teve uma repaginada. Espero que gostem. Leiam o release para quem não teve a oportunidade ou releiam para quem já baixou na primeira. Garanto a todos que este remaster não tem mais nada a ver com aquele... FUI!

                "A.S.: Memê, não me processe! Sou seu fã! (risos).

          Ho! Ho! Ho! Papai Noel Skywalker passou por aqui para deixar o presente de Natal para os seguidores - ou não - do meu blog! Resolvi contar a trajetória do homem que fez a dance music finalmente ter o lugar de destaque que mereceu no Brasil: O carioquíssimo Marcello Mansur, ou como todos o conhecem, DJ MEMÊ!
           Marcello começou a tocar nos bailes aos 11 anos de idade e, com o passar do tempo, foi passando de admirador do DJ's a admirado, conseguindo fazer dance music de qualidade e hoje é um DJ conceituadíssimo no mundo todo. Poucos são os DJ's que tem o mesmo "know-how" de Memê.
           Seu nome começou a ficar conhecido pelos programas na Rádio Cidade, com "Festa da Cidade" e "Hot Mix", onde mixava seus sets com os últimos hits das pistas. Passou também pela RPC FM e mais recentemente pela Paradiso FM. Apesar de desde 1986 mixando para artistas como Titãs, por exemplo, o boom mesmo veio quando lançou pela Som Livre o disco "Festa Mix", em 1990, onde não só fez a seleção de repertório - em conjunto com Sérgio Motta - e mixagem como também inseriu os mixes "Party Mix" e "Pump It Up (House Jam)". Curiosamente essas faixas saíram em um mix promo pela SIGEM - raríssimo, e eu tenho! (risos) -, que pertencia às Organizações Globo.
           Marcello ainda colaborou ativamente nas coletâneas de dance music da Som Livre até 1993, com coletâneas memoráveis - e até com canções inéditas de outras gravadoras - como: "Festa Mix 2" e "Festa Mix 3", "Let's Dance", "Resumo da Ópera". Também colaborou com temas em novelas como: "Mico Preto" - sob o pseudônimo de "Jam Session" -, "Araponga" e "Despedida de Solteiro". Ele também colaborou com mixes em outras gravadoras, como a Universal, na época da lambada.
           Ele não só mixava como também produzia musicalmente. Os remixes de Memê tem como marca registrada as linhas de piano, que davam um certo toque clássico às canções. Ele tirou Shakira do obscurantismo com os remixes de "Estoy Aqui" e "Donde Estás Corazón" fazendo com que ela ficasse conhecida não só por toda a América mas também no resto do mundo. Produziu muita gente nossa, também, como: Gabriel O Pensador, Claudinho e Buchecha, Rita Lee, Lulu Santos - com quem fez uma trilogia dance, cultuada até hoje - e até o Rei Roberto Carlos com o memorável remix de "Se Você Pensa".
            Nos anos 90 não havia ninguém que não ficasse parado ao som do Memê. E ele ainda punha aquele remix para que a pessoa pudesse gravar. Muitos, como eu, gravaram sets e mais sets e mais remixes e guardam suas fitas como se guarda ouro.
           Hoje em dia Meme - assinando sem acento - remixa não só grande nomes como Dido e Donna Summer como também continua atuando no cenário dance/garage. Seu hit mais recente no Brasil foi com "Chanson Du Soleil / Sun Is Coming Out" em que conta com os vocais de Gavin Bradley, Rogério Flausino e Cidália Castro.
           O fio condutor desta coletânea SWP é basicamente o início da carreira e as colaborações que Memê teve com a Som Livre. Abaixo segue a lista de músicas comentada:

1 - PARTY MIX

Lançado em 1990 pela SIGEM, nº de catálogo LP-SIGEM-001, em um disco mix promocional. Lançado no álbum Festa Mix (Som Livre), como faixa 5 do lado A. Reprisado na coletânea Disco de Ouro, da mesma gravadora, em 1992, como faixa 8.
A base do mix é a música "Yo No Sé" (Pajama Party), mas dentre outros samples usados, os identificados foram: "Pump Up The Jam" (Technotronic), "You Make Me Feel Mighty Real" (Jimmy Sommerville), "What's On Your Mind?" (InSoc), "All She Wants Is" (Duran Duran) e "Ride On Time" (Black Box).

2 - PUMP IT UP (HOUSE JAM)

Lançado em 1990 pela SIGEM, nº de catálogo LP-SIGEM-001, em um disco mix promocional. Lançado no álbum Festa Mix (Som Livre), como faixa 5 do lado B.
Um mix mais autoral, com música original de Memê, sendo que a ideia é lembrar "Pump Up The Jam" (Technotronic). No meio ainda se ouve samples de "Good Life" (Inner City) e "I Don't Want Your Love" (Duran Duran).

3 - SURE OF IT! / Jam Session

Lançado em 1990 na trilha sonora internacional de Mico Preto (Som Livre), como faixa 7 do lado A.
Sob o pseudônimo de Jam Session - provavelmente uma alusão a Jimmy Jam (James Harris III) - Memê grava essa canção com um som mais black do início mesmo dos anos 90. Engraçado é ouvir o nome de cidades brasileiras no meio do texto em inglês para compor o rap (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Ceará, Recife, Salvador da Bahia...).

4 - ARAPONGA MIX

Lançado em outubro de 1990 na trilha sonora nacional de Araponga (Som Livre), como faixa 1 do lado B (ou 8 do CD).
Para compor o clima de detetive da novela, Memê criou um mix que lembra em certos momentos o tema de James Bond. Dentre os samples usados se ouve "Is It Love You're After" (Rose Royce). Lembrando que o mesmo sample foi usado em "Theme from S'Express" (S'Express), de onde provavelmente Memê tirou o referencial para o mix.

5 - PARTY MIX II

Lançado em 1991 pela Som Livre na coletânea Festa Mix 2 como faixa 5 do lado B (ou 10 do CD) e reprisado na coletânea Disco de Ouro, da mesma gravadora, em 1992, como faixa 15.
"Festa Mix 2" foi mais um disco de sucesso de Memê. Foi somente uma pena que o som do mesmo em CD fosse tão gongado, com a péssima masterização do Sérgio Seabra na época, enchendo a gravação de filtros desnecessários. Memê ainda brincou com "Strike It Up" (Black Box), no mesmo álbum, criando o Memê's Minimix. Samples usados: "Do The Bartman" (Simpsons), "Tom's Diner" (DNA feat. Suzanne Vega), "Livin' in the Light" (Caron Wheeler), "Keep It Together" (Madonna), "Love Don't Live Here Anymore" (Double Trouble), "Let The Beat Hit'em" (Lisa Lisa and The Cult Jam), "Loving You" (Minnie Ripperton), fora "Strawberry Fields Forever" e outra do Soul II Soul.

6 - SPANISH GROOVE

Lançado em 1991 pela Som Livre na coletânea Festa Mix 2 como faixa 5 do lado A.
A base deste mix é o riff de órgão de "Gypsy Woman" (Crystal Waters), que também está presente no mesmo álbum. Há um violão. com muitos solos à moda espanhola no meio.

7 - MEGA ÓPERA / feat. Claudia Diniz (t/c/c Claudja)

Lançado em 1992 na coletânea Resumo da Ópera (Som Livre), como faixa 5.
A boite Resumo da Ópera era muito tradicional na zona sul do Rio de Janeiro até fechar suas portas e dar lugar a Sky Lounge. Claudia Diniz acabou virando Claudja em 1996 e gravou "Brand New Day", uma canção-clone de "You Gotta Be" (Des'ree). Canção autoral de Memê, a mesma cita "(I Wanna Give You) Devotion", canção originalmente interpretada pela banda dance Nomad.

8 - SOUND FACTORY

Lançado em 1992 na coletânea Resumo da Ópera (Som Livre), como faixa 10.
É um dance simples e autoral, com apenas dois samples. Uma bela faixa de dance com harmonia dissonante.

9 - TABATHA BABY

Lançado em 1992 na coletânea Let's Dance (Som Livre), como faixa 6.
Inspirada principalmente em "Remember The Time" (Michael Jackson), também tem como sample "Pride", de Clivillés & Cole.

10 - CLASSIC MEGAMIX

Lançado em 1992 na coletânea Let's Dance (Som Livre), como faixa 9.
O termo "megamix" começou a ganhar maior notoriedade pelo fato de fazer a palavra francesa "pot-pourri" cair em desuso. Depois o mesmo termo sofreu um revés e "megamix" é obsoleto hoje em dia, voltando a usar a expressão anterior. É um mix-colagem com grandes sucessos dos anos 70, como "That's The Way (I Like It)" (KC and The Sunshine band) e "Stayin' Alive" (Bee Gees).

11 - ITALIAN MISSION / feat. Beto Saroldi

Lançado em 1992 na trilha sonora internacional da novela Despedida de Solteiro (Som Livre), como faixa 14.
Gravada para a novela, na versão LP a faixa não vem inteira. Já no CD se escuta a faixa inteirinha. No sax, Beto Saroldi.

12 - SWEET RAGGA MUSIC / Nabby Clifford feat. Alex Lucas & Julio C.

Lançado em 1992 na trilha sonora internacional da novela De Corpo e Alma (Som Livre), como faixa 12.
Nabby Clifford sempre foi um cantor de reggae inexpressivo no Brasil, porém, deixou essa divertida faixa com a ajuda de Memê, Alex Lucas e Julio C. Na época em que Memê tinha seu programa na Rádio Cidade, ele executava muito esta música. Em estilo Ragga - uma variação moderna do Reggae cujo nome completo é Raggamuffin - o sample mais visado é de "I Love Your Smile" (Shanice).

13 - PARTY MIX III (T.O.Q.A.G.N.C.)

Lançado em 1993 pela Som Livre no álbum Festa Mix 3 como faixa 5.
Continuando a jornada dance iniciada em 1990 com este terceiro volume, Memê usou como base "I'm Gonna Get You" (Bizarre Inc.), interpolando hits da época como: "Dirty Cash" (Stevie V.), "Understand This Groove" (Sound Factory), "Shake Your Head" (Was (Not Was) feat. Ozzy Osobourne and Kim Basinger), "Don't You Want Me" (Felix), "Así Me Gusta A Mi" (Chimo Bayo) e "Too Legit to Quit" (Hammer) - aliás, a do Hammer ficou muito famosa com a versãozinha infame de "Tu É Gay / Tu É Gay Que Eu Sei..."

14 - KIBE-LEZAH / Cheb Memê feat. Cheb Alexis

Lançado em 1993 pela Som Livre no álbum Festa Mix 3 como faixa 10. Relançado no álbum Arabian Nights, da mesma gravadora, em 2000.
E mais um ragga árabe pinta na área! A moda árabe mesmo só estoura anos depois, em 1999, mas esta gravação antecipa a tendência que virou moda nas vozes de Khaled e Tarkan. Vocais de Alexis.

15 - EASY 2 LUV / DJ Memê vs. Double You

Lançado em 2002 na trilha sonora internacional da novela Coração de Estudante pela Som Livre, como faixa 4. Relançado na coletânea Replay, no mesmo ano e da mesma gravadora, como faixa 7. Também está na re-edição da coletânea The Very Best of Double You, antes lançada pela Spotlight Records em 1998 em CD simples mas relançada pela Musics Net / Indie Records em 2006. Disco 1, faixa 8.
Na época em que gravaram esta faixa para a novela, Double You já andava meio em baixa nas paradas após anos consecutivos fazendo sucesso nos anos 90. É um cover de Leo Sayer, um desses cantores que curtiam cantar em falsete na época da discoteca. Memê deu um toque de classe na faixa com um bom Charme rolando. William Naraine e cia. hoje em dia vivem no Brasil, continuando sua jornada no cenário dance brasileiro e no exterior, mas não com o mesmo sucesso de antes. Ainda sim, garantem bons momentos musicais como este.

16 - SUN IS COMING OUT (CHANSON DU SOLEIL) (HP Mash-Up Edit '10) / feat. Gavin Bradley, Rogério Flausino e Cidália Castro

Lançado em 2006 pela Som Livre no álbum Caldeirão do Huck, encerrando o CD. Também aparece no álbum Summer Eletrohits 6, da mesma gravadora, em 2009.
Originalmente chamada de "Chanson du Soleil", Memê teve uma pegada Disco nesta canção. Quando foi lançado em 2006, "Chanson..." contou com os vocais de Rogério Flausino (Jota Quest) e também de Cidália Castro, colocando a sua marca registrada que é Dance de qualidade.
Quando se pensou que não poderia ficar melhor, eis que Gavin Bradley dá o ar da graça com nova letra e novos vocais, fazendo com que a música voltasse às paradas. Curiosamente a música tocou direto na novela "Caminho das Índias", mas não entrou em sua trilha sonora.
Para este lançamento o DJ foi remixado por HP, fazendo um "mash-up" (espécie de "duelo" entre duas gravações de cantores distintos) com o melhor das duas versões.

17 - I FEEL LOVE 2006 [DJ Memê Mix] / Donna Summer

Bonus track internacional.
Donna Summer gravou esta música em 1977, para o álbum "I Remember Yesterday", e esta música é colocada como marca precursora da Techno-Trance no cenário musical, pois até hoje ela soa atual. A música usa quase que exclusivamente sintetizadores e loops, provocando o ouvinte com uma brincadeira estereofônica que mexe com os sentidos de qualquer pessoa.
"I Feel Love" ganhou diversas releituras de DJ's renomados e, claro, Memê não poderia ter ficado de fora. Gente como Rollo & Sister Bliss, dentre outros, usaram sua forma de contar a mesma história que possui uma letra simples, belos vocais e um ritmo musical que até então era uma novidade completa na época."

(Texto escrito por $kywalker retirado do release original de 24 de dezembro de 2010.)

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

$W Exclusive: NICE TO MEET YOU! WE'RE... THE 5TH DIMENSION ($WP, 2022)

Baixe esta coletânea exclusiva em FLAC 24 bits Loseless HD aqui.


 

Se preferir baixar em MP3 320 kbps HD, clique aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2022 - Gravadora: $WP - Nº de catálogo: SWP-0159-2 (CD), SWP-0159-4 (K7)
Todos os fonogramas pertencentes à SME.
Remasterizado por $kywalker em FLAC Loseless 24 bits HD / 320 KBPS 24 bits HD.
Capas por $kywalker
Fotos: Google

PLAYLIST:
  1. UP, UP AND AWAY
  2. AQUARIUS / LET THE SUNSHINE IN (THE FLESH FAILURES)
  3. A LOVE LIKE OURS
  4. STONED SOUL PICNIC
  5. CALIFORNIA SOUL
  6. BLOWING AWAY
  7. WEDDING BELL BLUES
  8. WORKIN' ON A GROOVY THING
  9. THE GIRLS' SONG
  10. (LAST NIGHT) I DIDN'T GET TO SLEEP AT ALL
  11. PUPPET MAN
  12. PAPER CUP
  13. CARPET MAN
  14. NEVER MY LOVE [Live]
  15. THE WORST THAT COULD HAPPEN
  16. LIVING TOGETHER, GROWING TOGETHER
  17. SWEET BLINDNESS
  18. LOVIN' STEW

                Oi, Padawans! Voltei com uma coletânea sobre um grupo vocal muito maneiro que começou sua carreira nos anos 1960 e fizeram muito sucesso até os anos 1970. No melhor estilo de uma era conhecida na música americana como "Happy Days" (seria algo similar à nossa expressão "Bons Tempos") - que também se estendia ao utópico estilo de vida americano - "The American Dream" - é que The 5th Dimension surgiu.
                No Brasil o grupo ficou imortalizado pela regravação de "Aquarius / Let The Sunshine In (The Flesh Failures)", sucesso de 1969 ganhador do Grammy de Gravação do Ano. Porém, nos EUA e  em outros países eles possuem uma gama enorme de sucessos.
                Com forte apelo vocal, eles chegaram nas paradas logo em seu primeiro disco deixando para trás o nome The Versatiles e emplacaram em 7º lugar a música "Up, Up and Away" gravando no selo Soul City do cantor Johnny Rivers. Logo depois mudaram para a Bell Records / Arista, ABC Records e Motown Records.
                Alguns compositores que trabalharam com o grupo seguiram carreira própria, como Ashford & Simpson (deem um Google). Laura Nyro, cantora e compositora, tiveram algumas de suas músicas regravadas pelo The 5th Dimension e que fizeram mais sucesso nas voz deles do que na dela. Outro compositor constante é Jimmy Webb, o autor do famoso hit de Donna Summer "MacArthur Park".
                    Os membros originais eram Lamont McLemore, Marilyn McCoo, Florence LaRue, Ronald Townson e Billy Davis Jr. Bones Howe, o produtor dos discos do grupo, contratou Bob Alvicar como arranjador vocal e a banda de apoio nas sessões de gravação era o Wrecking Crew. The 5th Dimension segue em atividade até hoje, tendo somente Florence como membro original.
                Eu compilei 18 músicas que vão te chegar ao coração, sua alma e te deixarem felizes mesmo nas lentinhas. Permitam-se e ao escutarem, "deixem o sol entrar" e não pulem nenhuma! FUI!

terça-feira, 11 de outubro de 2022

$W Vault: ROCK IN RIO 2 (37th Anniversary Edition) (Opus Columbia / Som Livre, 1985) e ($WP, 2022)

 

Para baixar esta coletânea remasterizada em FLAC Loseless 24 bits HD, clique aqui.

Se desejar baixar esta coletânea em MP3 320 kbps 24 bits HD, clique aqui.

Capa do cassete original lançado em 1985.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1985 - Gravadora: Opus Columbia - Reedição 2022: SWP
Nº de catálogo: 412.096 (LP) / 416.096 (K7 Original) / SWP-0158-2 (CD Reedição 2022) / $WP-0158-4 (K7 Reedição 2022)
Supervisão (Seleção de repertório): Sidnei Oliveira
Montagem (1985): Ieddo Gouveia
Remasterizado por $kywalker em 24 bits HD / FLAC Loseless e MP3 320 kbps
Fonogramas pertencentes à: WEA (1, 2, 3, 4, 8), SME (5, 6, 9), UMG (7, 10) e RGE (11).
CAPA
Restauração e adaptação do projeto original para CD e K7: $kywalker
Foto: João Bosco (Matéria Prisma)
Assistente: Luiz Simões
Produção de Foto: Cátia Gimenez
Direção de arte (1985): Felipe Taborda

PLAYLIST:
  1. DA YA THINK I'M SEXY? [Live] / Rod Stewart
  2. LEGAL TENDER / The B-52's
  3. THIS MASQUERADE / George Benson
  4. OWNER OF A LONELY HEART / Yes
  5. (WHAT A) WONDERFUL WORLD / Art Garfunkel (with James Taylor and Paul Simon)*
  6. THE CHANGE / Nina Hagen
  7. ROCK YOU LIKE A HURRICANE / Scorpions
  8. GUILTY OF LOVE / Whitesnake
  9. FLYING HIGH AGAIN / Ozzy Osbourne
  10. TURN TO YOU / The Go-Go's
  11. ROCK IN RIO / Eduardo Souto Neto
*Nota: Na coletânea veio como se originalmente James Taylor fosse o artista principal da faixa mas ele era, juntamente com Paul Simon, somente uma participação especial.

           Olá, Padawans! Completando a nossa saga Rock In Rio 1985 eu trouxe esta coletânea que, dentre todas as lançadas na época, foi a menos conhecida. Analisando o disco, me pareceu preliminarmente que foi feito para incluir os artistas que não compareceram no internacional volume 1.  Porém, depois eu vi que ainda faltaram dois artistas para esta ideia ter sido concretizada: Iron Maiden e AC/DC.
                Apesar de eu gostar deste disco no que tange à seleção de repertório, por outro lado me incomodou Sidnei Oliveira recorrer a uma gravação de um outro artista que sequer participou do Festival, que foi Art Garfnukel (nem o seu amigo Paul Simon, que juntos formaram a dupla Simon & Garfunkel nos anos 50 e fizeram muito sucesso nas décadas posteriores).
                Curiosidade para "Da Ya Think I'm Sexy" (Rod Stewart). Rod queria fazer uma paródia da Disco Music e acabou fazendo um megahit. Só que, além de te ele enfrentou problemas com a justiça, pois Jorge Ben Jor reconheceu elementos de sua composição "Taj Mahal" no refrão. Neste álbum entrou a versão ao vivo presente em "Absolutely Live".
                Com este álbum encerro a saga do primeiro festival internacional que colocou o Brasil no mapa da rota dos shows internacionais e é graças ao Rock in Rio que isso vem acontecendo há 37 aninhos. Beijundas, feliz Dia das Crianças e até uma próxima! FUI!