quinta-feira, 30 de abril de 2020

$W Exclusive: Marília Barbosa / TODOS OS TEMAS DE MARÍLIA BARBOSA ($WP, 2020)

ATENÇÃO: LINK E PLAYLIST ATUALIZADOS EM 31/05/2020.

Baixe este álbum remasterizado em FLAC aqui. Para baixar em MP3, baixe aqui.

Versão cassete.
Versão vinil.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2020 - Gravadora: $WP
Nº de catálogo: SWP-0134-2 (CD) / SWP-0134-1 (LP)* / SWP-0134-4 (K7)*
*As versões em cassete e vinil não existem.
Seleção de repertório: $kywalker
Capas e diagramação: $kywalker
Fotos: www.mariliabarbosa.com.br (site oficial)
Remasterizado por $kywalker em 24 bits HD
Fonogramas gentilmente cedidos por RGE / Som Livre.
Bitrate: FLAC Loseless 24 bits

PLAYLIST:
  1. MANEQUIM (O Cafona, 1971)
  2. TIA MIQUITA (Minha Doce Namorada, 1971)
  3. DESTINOS (O Semideus, 1973)
  4. UMA ROSA EM MINHA MÃO (Fogo Sobre Terra, 1974)
  5. AMOR, AMOR (O Grito, 1975)
  6. MEU POETA, MINHA VIDA (O Feijão e O Sonho, 1976)
  7. CASO VOCÊ CASE (Saramandaia, 1976)
  8. O CIRCO (À Sombra dos Laranjais, 1977)
  9. À SOMBRA DOS LARANJAIS (À Sombra dos Laranjais, 1977)
  10. NÃO INTERESSA (À Sombra dos Laranjais, 1977)
  11. EU DEI (Nina, 1977)
  12. OLHA (O Astro, 1977)
  13. ANTES QUE ACONTEÇA (Dancin' Days, 1978)
  14. MANIFESTO
  15. OLHA (Versão álbum)
  16. ESTÓRIA DE CANTADOR
           Olá, Padawans! Finalmente esta criança nasceu. No dia 21 de abril de 1950 nasceu a carioca Marília Barbosa. Portanto, este ano ela comemora 70 anos de vida e resolvi comemorar seu aniversário juntamente com vocês que me seguem aqui no blog.
           Mas para os novinhos yag devem estar se perguntando quem ela é para merecer estar aqui: Marília é uma querida dos trilheiros colecionadores e ela fez sua carreira musical principalmente cantando temas de novelas da Globo - ela começou lá muito nova e foi "a princesinha da Globo" no início de sua carreira, só vindo a gravar aos 21 anos a canção "Manequim" especificamente para a novela "O Cafona".
           Ela emplacou um tema por ano, sendo que o seu primeiro sucesso expressivo nacional foi a canção "Uma Rosa Em Minha Mão" da novela "Fogo Sobre Terra" em 1974 (qualquer semelhança com a canção "Aquarela" é mera propositalidade, já que Toquinho pegou a melodia da "Rosa" para fazer "Aquarela"). Outro sucesso de grande expressividade foi "Caso Você Case" da novela "Saramandaia" em 1976.
           Ela também contribuiu para a trilha da novela das 18 horas "O Feijão e O Sonho" em 1976 com "Meu Poeta, Minha Vida" que no disco veio sob o pseudônimo de Orquestra Romanza. Não havia atentado para isso na primeira vez mas fui alertado por um seguidor do blog, Valdir Campos. Consertando esta grande falha agora renovando o post e o link.
           Marília, além de intérprete, é uma atriz versátil e de mão cheia: Atuou em diversos musicais no teatro e também em novelas na Globo e na extinta TV Manchete: "À Sombra dos Laranjais", onde ela contribuiu com três temas, também teve sua participação como atriz. Apesar de não estar no disco, ela contribuiu com a música "Meu Poeta, Minha Vida" para a novela "O Feijão e O Sonho" em 1976.
           Em 1978 ela lançou seu primeiro álbum pela Som Livre após de passar anos só como cantora de temas: "Filme Nacional" foi produzido por Guto Graça Mello e contou com "Antes Que Aconteça", cover de Renato Teixeira e tema da novela "Dancin' Days". "Filme Nacional" teve sua edição em CD no Brasil pela Tratore em 2010, gravadora do DJ Zé Pedro.
           O disco começou com "Manifesto", uma música que apesar de ser de 1978 parece ter sido escrita para os tempos tensos de polarização política de hoje. "Olha", da novela "O Astro", ganha uma versão mais intimista em seu disco e "Estória de Cantador" (de Djavan) ganha uma interpretação mais rural e ao mesmo tempo te convida para prestar atenção na estória que é contada.
           Preparei algumas surpresas dentro do ZIP deste arquivo. Consertei algumas rotações oscilantes das fontes de CD de onde eu tirei as canções, "Tia Miquita" encontra-se em estéreo e com som melhor do que "Som Livre Masters"... O disco está lindo e meu deu um tesão em compilar a obra de Marília. Espero que gostem. FUI! 

           P.S.: FIQUEM EM CASA!

sábado, 18 de abril de 2020

$W Vault: CAIS / Ronaldo Bastos (Som Livre, 1989)

Baixe este álbum remasterizado aqui.
FICHA TÉCNICA:
Ano: 1989 - Gravadora: Som Livre
Nº de catálogo: 407.0015 (LP) / 747.0015 (K7) / 401.0045 (CD)
Produzido por Aramis Barros e Milton Nascimento
Direção artística: Max Pierre
Produção artística; Milton Nascimento
Produção executiva: Aramis Barros
Remasterizado em 24 bits HD por $kywalker.
RPM e Milton Nascimento gentilmente cedidos por CBS.
Gal Costa, Alceu Valença, Roupa Nova, Chico Buarque e Marçal gentilmente cedidos por BMG Ariola.
Tom Jobim gentilmente cedido por Verve / PolyGram Records.
Os Paralamas do Sucesso e Beto Guedes gentilmente cedidos por EMI-Odeon.
Caetano Veloso gentilmente cedido por PolyGram.
Nouvelle Cuisine gentilmente cedido por WEA.
Bitrate: FLAC Loseless 24 bits

Projeto gráfico e capa: Rico Lins
Colagem sobre a foto "Tuna By The Ton, Caught In Eight Days By A Single Fisherman, Hangs High At Wedgeport" da reportgem "Salty Nova Scotia" de Andrew H. Brown, publicada na The National Georgraphic Magazine, volume LXXVII, No. 5, May 1940.
Coordenação gráfica: Marciso "Pena" Carvalho
Foto encarte (não incluso no CD): Bob Wolfenson
Restauração de capas: $kywalker

PLAYLIST:

1.   ABERTURA: NADA SERÁ COMO ANTES / Coro
      A PÁGINA DO RELÂMPAGO ELÉTRICO / RPM
2.   SONHO REAL / Gal Costa - part. esp.: Wagner Tiso
3.   FÉ CEGA, FACA AMOLADA / Alceu Valença
4.   O TREM AZUL / Tom Jobim
5.   NADA SERÁ COMO ANTES / Os Paralamas do Sucesso
6.   TODO AZUL DO MAR / Roupa Nova e Beto Guedes
7.   CAIS / Caetano Veloso
8.   AMOR DE ÍNDIO / Milton Nascimento - part. esp.: Túlio Mourão
9.   BONS AMIGOS / Ângela Maria e Nouvelle Cuisine
10. CIRCO MARIMBONDO / Chico Buarque e Marçal
11. ENCERRAMENTO: CAIS / Caetano Veloso

           Olá, crianças! Ronaldo Bastos sempre colaborou como letrista com os maiores compositores da MPB como: Milton Nascimento, Lô Borges, Flávio Venturini, Toninho Horta dentre muitos outros. Este niteroiense havia completado no ano anterior seus 40 anos de idade. Milton o ajudou a produzir este disco que contou com diversos companheiros de jornada de Ronaldo como compositor e assim nasceu "Cais": Um apanhado de suas canções mais representativas de sua carreira.
           É, ao mesmo tempo, seu primeiro álbum de carreira - apesar de não cantar e nem tocar no disco - e uma coletânea. O que eu achei mais legal foi os amigos todos de jornada participando de alguma forma no disco (essa informação é mais clara na edição em vinil). No coro da vinheta "Nada Será Como Antes" eu destaco a presença do baixista Novelli, simplesmente o baixista mais peeka das galáxias que eu já ouvi tocar no quesito MPB.
            São releituras ótimas cujo destaque é difícil de se falar, mas fico com "O Trem Azul" (Tom Jobim), que serviu para uma outra versão em inglês lançada em seu álbum de carreira com um arranjo melhor apurado, "Cais" com Caetano - repetido em algumas novelas como "Cara e Coroa" e "Sete Vidas". Mas por que falo que é difícil? Cada cantor deu sua cara à música, como por exemplo a banda RPM que transformou "A Página do Relâmpago Elétrico" em rock mas ao mesmo tempo clean e palatável a qualquer ouvido ou o Jobim que transformou o "Trem" numa coisa jazzística e classuda. Ângela Maria, inclusive, domou seu vozeirão e virou Nana Caymmi sem semitons ou ar na voz. Gal sempre com sua voz cristalina e com a sensibilidade ímpar de Wagner Tiso nos teclados. Por isso mesmo eu me pergunto: Como não amar este disco?
           Este álbum saiu em Portugal em 1991 pela Som Livre com distribuição pela PolyGram também em LP, K7 e CD com uma playlist de ordem diferente e com uma adição: "A Luz do Meu Caminho" com Eugênia Mello e Castro + Ney Matogrosso no lugar da vinheta de "Cais" (Caetano Veloso). Invejinha da arte gráfica deles que era uma miniatura do LP. O numero de catálogo era ligeiramente parecido com o do nosso lançamento só que veio assim: 407.0015-1 (LP), 407.0015-4 (K7) e 407.0015-2 (CD).
           A segunda edição em CD saiu pela Dubas Música (selo de Ronaldo) distribuído Pela Warner Music em 1995 seguindo a mesma ordem do CD português sem a bônus portuguesa e sem a Abertura e o Encerramento presentes no CD de 1989. A segunda capa remetia a algo semelhante da primeira edição: o Ronaldo quarentão encarando o Ronaldo novinho na mesma mesa (os dois homens na capa do disco de 1989 são Ronaldo novinho em pé e o Ronaldo com 40 anos agachado).
           A terceira edição saiu em 2001 com outra capa e esta vez o álbum foi distribuído pela Universal Music (ainda sob o selo Dubas Música) a capa anterior virou contracapa e a foto de capa é Ronaldo aos 40 anos andando na rua ainda com uma foto preto e branca com suma sobreposição verde. Porém, o disco do jeito que ele foi originalmente concebido é somente a edição da Som Livre. Comprando as outras edições você nunca teria a experiência completa.
           Bem, é isso, pessoal. Espero que curtam este lançamento e CONTINUEM EM CASA! A CoVid-19 NÃO É BRINCADEIRA. CUIDEM-SE! Fui!!! 
           

sábado, 11 de abril de 2020

$W Exclusive: TRUE LOVE ($WP, 2020)

Baixe esta coletânea exclusiva aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2020 - Gravadora: $WP
Nº de catálogo: SWP-0133-2
Seleção de repertório, capas e diagramação: $kywalker
Fotos: Google
Remasterizado por $kywalker em 24 bits HD
Fonogramas gentilmente cedidos por: UMG (1, 5, 6, 7, 9, 11, 12, 13), WMB (2, 3, 8, 10, 15, 17) e SME (4, 14, 16)
Bitrate: FLAC Loseless

PLAYLIST:

  1. EVERYTHING I DO (I DO IT FOR YOU) [RADIO EDIT] / Bryan Adams
  2. CRYING IN THE RAIN / a-ha
  3. LOSING MY RELIGION / R.E.M.
  4. TOO LATE (TRUE LOVE) / The Real Milli Vanilli
  5. MORE THAN WORDS [SINGLE EDIT] / Extreme
  6. WIND OF CHANGE / Scorpions
  7. LULLABY / The Cure
  8. FADING LIKE A FLOWER (EVERY TIME YOU LEAVE) / Roxette
  9. ANGELIA / Richard Marx
  10. NO MORE RHYME / Debbie Gibson
  11. NOTHING ELSE MATTERS / Metallica
  12. WOMAN IN CHAINS / Tears For Fears - feat. Oleta Adams
  13. DISAPPEAR / INXS
  14. SHIP OF FOOLS / Erasure
  15. OH FATHER / Madonna
  16. FUNNY FEELING / New Kids On The Block
  17. TO FACE THE TRUTH / Pet Shop Boys
            Salve, Padawans! Sentiram a minha falta? Voltei para alegrar sua quarentena. Estão se cuidando e ficando em casa? CoVid19 NÃO É BRINCADEIRA! Higienizem sempre as mãos, usem máscaras quando saírem às ruas e SÓ SAIAM QUANDO FOR ESTRITAMENTE NECESSÁRIO. Seguidor morto não tem como acompanhar as novidades. ;-)
           "True Love" foi uma coletânea que nasceu sendo feita a pedidos com músicas que variam do período de 1988 a 1991. Uma forma de apresentar a uma plateia mais jovem o que também foi sucesso neste período. Periférico e mainstream ao mesmo tempo. Destaque para a música que dá nome à coletânea pela performance dos Milli Vanilli reais. Também vem com as versões single das músicas de Bryan Adams e Extreme.
           O arquivo em FLAC ficou grande. Não reclamem! Espero que gostem deste disco. FUI!