terça-feira, 24 de setembro de 2013

$W Exclusive: NIGHT IN MOTION vol. 2 (SWP, 2013)

Baixe esta coletânea exclusiva aqui
FICHA TÉCNICA:
Ano: 2013 - Grav.: SWP
No. de cat.: SWP-0051-2
Capa: $kywalker - Fotos: Google
Seleção de Repertório: $kywalker
Remasterização: $kywalker
Fonogramas gentilmente cedidos por: Sony Music  (1, 2, 4, 13, 14), Strictly Rhythm (3), UMG Recordings (5, 6, 7, 8), EMI Music (9, 11), Warner Music  (10), Musics Net (12).
Bitrate; 320 kbps


           Padawans (jovens aprendizes), como vão? Eu volto com um disco para os saudosistas de dance music de plantão: o volume de 2 de NIGHT IN MOTION!!! O volume um saiu num post tão-tão distante (risos)...
           Arregacei as mangas e selecionei 14 músicas que foram grandes hits nas rádios e nas danceterias daqui do Rio de Janeiro. Muitos deles ainda apresentados pelo nosso grande DJ Memê, outros tantos apresentados por outros DJ's das rádios que estavam entrando na batalha, como RPC FM e, posteriormente, Jovem Pan. Como eu sei que o povo que aqui frequenta curte uma literatura longa, SENTA seu traseiro magro que lá vai eu passar a playlist e as fichas dos artistas:

           PLAYLIST:
  1. SET YOUR LOVING FREE [KenLou 12"] / Lisa Stansfield
  2. LOVE U MORE [Hot Tracks Remix] / Sunscreem
  3. BEAUTIFUL PEOPLE [Masters at Work Remix] / Barbara Tucker
  4. WHAT IS LOVE [Rapino-Brothers-Mix] / Haddaway
  5. VIOLENTLY HAPPY [Masters at Work Dub] / Björk
  6. CAUGHT IN THE MIDDLE [Radio] / Juliet Roberts
  7. CRITICAL (IF YOU ONLY KNEW)[CLUB MIX] / Wall of Sound feat. Gerald Lethan
  8. CONNECTED / Stereo MC's
  9. SAVE A PRAYER [DMC Remix] / Duran Duran
  10. INFINITY (PHASE 1) / Taucher
  11. TRACEY IN MY ROOM [LAZY DOG BOOTLEG VOCAL MIX] / Everything But The Girl vs. Soul Vision
  12. SOUNDS LIKE A MELODY [Radio] / Randy Bush
  13. IT'S NOT OVER [Universal Mix] / Hunter Hayes
  14. WHEN YOU GONNA LEARN (DIDGERIDOO) [JK Mix] / Jamiroquai
           Lisa Stansfield, a inglesa que conquistou o mundo com "All Around The World" (tema da novela "Rainha da Sucata") e "Change" (tema da novela "Perigosas Peruas", onde nessa música teve o seu timbre comparado ao de Donna Summer), veio com este remix de "Set Your Loving Free" produzido por nada menos que Kenny "Dope" Gonzalez e "Little" Louie Vega, ambos com um extenso currículo fonográfico. Para se ver, Kenny produziu "The Bomb! (These Sounds Fall Into My Mind)" dos Bucketheads - para quem não sabe, foi o maior sucesso de 1995. Procure no disco "Festa Mix 4" - e Louie Vega produziu "Domino Dancing" dos Pet Shop Boys. Essa música, mais lentinha e com um clipe onde mostra Lisa DPD (doida pra dar) pro namorado, mas ele foge e no final se atracam no almoxarifado de uma biblioteca. Divertido. A versão original também é ótima, mas a que tocou em 1992 foi essa aqui. Quase gozei de alegria quando achei o LP. Claro que essa gravação é digital...
            Lucia Holm & Cia. ficou conhecido no Brasil como a banda "Suncreem" (suponho eu que seja a junção de "sunscreen" - filtro solar" - com "scream" - gritar, berrar). Esse remix tocou muito na época, em 1993, mas confesso que nem no single achava essa versão que tanto tocava nos bailes. Mas, muitos anos depois, ACHEI! :-) . A banda ficou famosa mesmo num comercial sazonal da Cultura Inglesa cantando "Perfect Motion", mas a canção era famosa mesmo assim. A banda continua na ativa até hoje.
            Quem nunca ficou com este ostinato na cabeça? "Deep, deep inside, deep, deep down inside..." Até Dinho, dos Mamonas Assassinas, cantou isso em um programa de TV - agora não me lembro qual - no auge do sucesso. A voz escolhida por Kenny Gonzalez e Louie Vega - eles de novo - foi de Barbara Tucker, com quem gravou. Pena que de sucesso MESMO foi só com "Beautiful People", o bate-cabelo preferido das pão-com-ovo com uma pitadinha de carro amassado. Só dava Barbara quando ligavam para a Andrea Gasparetti na RPC FM (para os "younglinks", os calouros da força, o radialista que se fazia de travesti - mas é casado e com muitos filhos), mas @ radialista sacaneava com "Batida de Limão", música hilariante do eterno Aroldo Santos (com o refrão "to doidão, to doidão, to doidão com batida de limão...").
           Haddaway, ou Nestor Alexander Haddaway, hoje um senhor respeitável de 48 anos, já era ativo musicalmente falando na adolescência. Assinando um contrato com a Coconut Records, lançou, em 1993, "The Album". Neste disco ele fez - acredito eu - um de seus maiores sucessos, até então: "What Is Love" (tema da novela "Sonho Meu"). Quando tocou nos rádios, era sempre nas duas versões, e uma delas, também presente em seu álbum, era a dos Rapino Brothers. O disco teve uma segunda versão, incorporando a versão mais famosa de "Rock My Heart" e algumas outras canções que não estavam na primeira edição, como um cover do The Real Milli Vanilli, "Tell Me Where It Hurts". E, ainda, o clipe da música era tosco, com um lance meio vampiresco. Acho sempre que essa Fanta é Coca-cola com cabeça de ratinho dentro. Mas é um cara legal. E, para a sua informação, "I Miss You" só tocou no RJ em versão dance (Club Mix).
          Já para Björk Gudmundsdottir, a melhor coisa que lhe aconteceu foi ter saído da banda de rock Sugarcubes e ter lançado "Debut", seu primeiro álbum solo, produzido pelo Nelee Hooper e completamente diferente do que ela tinha feito até então. Até o grunhido desta mulher soa afinado e não vocalmente rasgado. DJ Memê curtia muito colocar esta versão dub em seu programa. Muito me agrada, também. Tem gente que não gosta, mas dane-se, vale o que eu gosto (sentindo uma fria mão de Mumm-rá no seu ombro? Hehehehehehe...). Se tocou outra versão em outro estado, LAMENTO MUITO, a que tocou foi essa aqui no RJ.
            A londrina Juliet Roberts, atualmente com 51 aninhos, depois de fazer backing para artistas como Cathy Dennis, por exemplo, encarado duetos com o projeto L.A. Mix (a música mais famosa é a gostosa "We Shouldn't Hold Hands in the Dark", presente na coletânea "The Best Hits of Calígola", da Universal, de 1993), gravou este single de estilo garage: "Caught in the Middle", lançando o álbum "Natural Thing" em seguida, no ano de 1994.
           Já Wall of Sound foram descobertos em uma coletânea da Telstar de 1994 - se eu me enganei, foda-se por que não sou obrigado a lembrar de tudo, mil desculpas, mas acho que é "Spirits of Ecastasy" - por um acaso. Gerald Lethan se juntou à dupla de produtores John Ciafone e Lem Springsteen e criou "Critical", sucesso na Inglaterra em 1994.
           Embora Stereo MC's fosse mais conhecido, em 1993, por "Step It Up" (tema da novela "Olho no Olho" - que coisa mais bate-bunda, essa) a primeira música de trabalho e posterior sucesso foi "Connected". Sinceramente, do CD da banda só essas que salvavam... Bem, "Connected" tem um sample de KC & The Sunshine Band, "I'm Your Boogie Man". É muito sutil, mas aparece mais no som das guitarras e na flautinha que toca ao longo da música.
           A lendária banda Duran Duran estava na sua entressafra e há um tempo sem gravar - depois do fracasso retumbante do álbum "liberty", de 1990 - e se re-estruturando. No lugar do guitarrista Andy Taylor e do baterista Roger Taylor - que surtou e foi para sua fazenda criar galinhas, mas anos depois voltou definitivamente, mesmo dando umas canjas aqui e ali - eis que no rádio começou a rolar um remix para "Save A Prayer", originalmente lançada em 1982 no álbum "Rio". Todo mundo despirocou na farofa e queria comprar o remix, mas não havia o CD, nem nada. Nas lojas de DJ sempre andava em falta, mas vendiam um "bootleg" de uma banda chamada The O, que fazia uma versão meio mixuruca e com um rap que, só Jesus na causa, nada tinha a ver com o restante da melodia. Um ano depois, finalmente, saiu "Duran Duran (ou "the Wedding Album", se preferir), com o blockbuster "Ordinary World".
           Guru Josh (do "Josh Project"), ou Taucher, já havia lançado "Infinity" anos antes, em 1996. Se você comprou Summer Eletrohits 8, ele remixou mas não é coisa nova, não (risos). Saiu em um CD single na Europa. Eu prefiro essa versão daqui, que de tão rápida ajudou a manter um estilo chamado hyperdance. Não durou muito tempo: "Ter, tinha, mas acabou."
          Não satisfeitos em fazer sucesso com a música "Wrong", a banda inglesa Everything But The Girl a reviveu alguns anos depois sob o remix de Sandy Rivera, ou Soul Vision. Eu me lembro que eu ia dançar e de repente, do nada, tocava essa versão. O povo quase ficava louco do fiofó e requebrava mais do que lacraia na pista. Diretamente de 2000 para o túnel do tempo.
           Randy Bush, não cansada de cantar "Foreign Affair" até nossos tímpanos estourarem, ela veio com outro mega grude auditivo na época: Já no reinado da Jovem Pan, ela gravou um cover da banda Alphaville chamado "Sounds Like A Melody", parando até na série "As 7 Melhores', da Paradoxx, série esta que eu comprei até o volume 8. Nem sei se rendeu mais. A música está no volume 2.
           Eu falaria sobre Hunter Hays, mas não achei porra nenhuma nada, eu confesso. Então...
          ...Falo do Jamiroquai! Jason Kay (voz), Stuart Zender (baixo) e cia. apresentou ao mundo o seu disco mais emblemático: "Emergency on Planet Earth". Detalhe: Na edição brasileira em vinil, na época, as primeiras faixas vinham MAIORES que no CD. E veio essa versão chamada de "JK Mix". 6:50 contra 3:47? Delícia. Além de reinar sozinho no mundo do Acid Jazz, sua voz foi comparada ao de Stevie Wonder. Ele contou que, ao dar uma entrevista, o radialista não acreditou que aquela voz viesse dele - do Jason Kay, ou JK - e de um branco. Ele, desde então, nunca mais parou e quando vem fazer shows no Brasil, agita muito mais que um show de axé. Todos sabem suas músicas. Além do que ele é um excelente dançarino. E um singelo AVISO: Não foi eu quem retirou essa versão do vinil. 
            Para quem esperou, espero não ter decepcionado. Vou nessa, pois o Escravo Isauro precisa ir mimir. FUI! :-) Que a Força esteja com vocês!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Recordando VAMP: MARY MATOSO quase canta em CD de RÁDIO CORSÁRIO.

Colaborou: Crystal. Reportagem de Patrícia Andrade.

            Sabem que ia cantar no CD "Rádio Corsário - O Som da Galera Vamp"? Mary Matoso (Patrícia Travassos). Ela chegou a gravar três músicas, mas foi barrada das gravações. Embaixo vem um artigo inteiro falando sobre isso. Vejam:

           Bem, galera, FUI!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ÁGUA VIVA: A Fraude da Continental

           Uma pequena curiosidade:
          Em meados de 1980, quando a Som Livre lançou a trilha internacional de "Água Viva", no rastro do sucesso a gravadora Continental lançou o LP" Temas Internacionais da novela Água Viva", imitando tuuudo, com uma faixa a menos por lado, mas feito pra confundir o consumidor. Eu mesmo cheguei a me deparar com este disco nos sebos daqui. Aí, deu furdunço. A Som Livre mandou o seguinte recadinho aos seus compradores:
A capa fake.
          Bem, aí está (risos). Quem na época comprou piranha achando que estava levando tubarão, se fu... FUI POR HOJE! :-)

Colaborou: Crystal.