segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

51 discos em 50 Anos: HIT PARADE '77 (SWP, 2026)

Baixe esta coletânea em FLAC Lossless aqui.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 2026 - Gravadora: SWP - Nº de catálogo: SWP-0188-2
Seleção de repertório, masterização, IArts e arte-final de capa: Sky Walker
Fonogramas pertencentes a: Sony Music (1 e 12), Universal Music (2, 3, 4, 5, 7, 9, 10 e 11), Warner Music (6 e 13), Repertoire (8) e Sirocco/Harmless (14).

PLAYLIST:
  1. DOGS / Pink Floyd
  2. BABY COME BACK / Player
  3. WE WILL ROCK YOU / Queen
  4. THE THINGS WE DO FOR LOVE / 10cc
  5. TAKE A CHANCE ON ME / ABBA
  6. DREAMS / Fleetwood Mac
  7. TOMORROW / Grace Jones
  8. FROM HERE TO ETERNITY / Giorgio Moroder
  9. I FEEL LOVE / Donna Summer
  10. STAR WARS THEME / CANTINA BAND (Single Version) / Meco
  11. FLASHLIGHT / Parliament
  12. BEIJO (BRAZILIAN RHYME) (BEIJO PARTIDO) / Earth, Wind & Fire
  13. DISCO ENERGY / Universal Energy
  14. ORIENT EXPRESS / Voyage

            Oi, Padawans! Curtindo a segunda de carnaval?
            Eis-me aqui novamente com o segundo volume da série "51 Discos em 50 Anos" com 14 sucessos vindos direto de 1977, quando eu completei 1 aninho de idade. A capa tem duas referências à minha memória. A primeira é que o meu eu menino está vestido com um uniforme policial porque eu gostava muito da série "Chips" com Eric Estrada. Os óculos são só para referência (eu só viria a usá-los definitivamente em 1990). A segunda é uma homenagem ao meu amigo que morreu antes da CoVid em 2020 que era também era meu colega de profissão (músico) Jorge Botelho. Nas minhas capas vou mixando minhas memórias antigas com atuais. E vocês repararam que tanto a auréola dele quanto as rodas dos carrinhos de rolimã são de discos dourados? Espero que sim.
            Este é o disco feito mais rechonchudo até então - contém 79 minutos. Vamos dizer que o lado A é pop e o lado B é mais disco music / funk das antigas. Enquanto o lado romântico é representado pelas faixas "Baby Come Back" (Player), o pop permeia através das canções "The Things We Do For Love" (10cc) e "Dreams" (Fleetwood Mac). O rock se apresenta através do hino "We Will Rock You" (Queen) e da saga progressiva sonora "Dogs" (Pink Floyd).
            O meu lado dos musicais se apresenta disfarçadamente através de Grace Jones e sua "Tomorrow" - saída do musical "Annie". O futuro da disco dance se apresenta pelas mãos de Giorgio Moroder com "From Here to Eternity" e "I Feel Love" na voz de Donna Summer, atemporais.
            O Brasil enlouquecendo os americanos do Earth, Wind & Fire e sua versão em inglês para "Beijo Partido" de Toninho Horta, ainda exclusiva deste blog aqui. Todos conhecem o final da versão deles, pois foi só o que deram para disponibilizar em seu álbum "All N' All" de 1977. A versão final ficou pronta depois do disco ter saído. Deliciem-se com essa joia.
            Eu também resgatei outra gema perdida nos arquivos da Pahté Marconi atual Parlophone France: "Disco Energy" (Universal Energy) só chegou a sair aqui em coletâneas da EMI-Odeon mas o álbum nunca viu a luz do dia no Brasil. E para completar os clássicos de Meco, Parliament e Voyage.
            Vocês gostaram da seleção dessa vez? Comprariam este volume? Eu sei que a pergunta está ficando enfadonha mas quero saber a opinião de vocês, sempre. Regozijam-se! FUI!

Nenhum comentário: